Incêndios Florestais

Perforation
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 22, 2009 12:47 pm

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Perforation » quarta jul 28, 2010 7:15 pm

José Sousa Escreveu:
Lapeno Enriquez Escreveu:Meter os militares a limparem florestas em vez de passarem tardes a mamar mines (exemplo).

O problema é que a esmagadora maioria dos terrenos são de pequenos proprietários e muitas vezes desconhecidos.
Por exemplo sou proprietário de dois terrenos florestais e não faço qualquer limpeza dos mesmos, tal como os meus vizinhos. 1º porque não têm qualquer valor comercial, 2º como não tem utilidade e os acessos são difíceis, nem me dou ao trabalho de lá ir... e como eu há resmas deles.

Apesar do risco de incêndio ser elevado, não vou limpar o terreno. Ai o estado tem duas soluções: ou aplica-me multa ou expropria-me o terreno. Se for multa, entrego o terreno de boa vontade, se expropriar, melhor que evito de pagar contribuição autárquica.

Que vantagens tem o estado em ficar com os meus terrenos?
Nenhumas, eles são pequenos e inúteis. Só dão despesa.

Para isso vale mais dares os terrenos directamente ao Estado lol e eles resolvam o problema da Limpeza.
Isto das leis tem que mudar!!
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼

Perforation
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Perforation » quarta jul 28, 2010 7:24 pm

Imagem

Se isto fosse aplicado agora mesmo muitas famílias escusavam de estar preocupadas!

As coisas tem que acontecer para reagir!
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » quarta jul 28, 2010 8:13 pm

Perforation Escreveu:
José Sousa Escreveu:
Lapeno Enriquez Escreveu:Meter os militares a limparem florestas em vez de passarem tardes a mamar mines (exemplo).

O problema é que a esmagadora maioria dos terrenos são de pequenos proprietários e muitas vezes desconhecidos.
Por exemplo sou proprietário de dois terrenos florestais e não faço qualquer limpeza dos mesmos, tal como os meus vizinhos. 1º porque não têm qualquer valor comercial, 2º como não tem utilidade e os acessos são difíceis, nem me dou ao trabalho de lá ir... e como eu há resmas deles.

Apesar do risco de incêndio ser elevado, não vou limpar o terreno. Ai o estado tem duas soluções: ou aplica-me multa ou expropria-me o terreno. Se for multa, entrego o terreno de boa vontade, se expropriar, melhor que evito de pagar contribuição autárquica.

Para isso vale mais dares os terrenos directamente ao Estado lol e eles resolvam o problema da Limpeza.

O Estado limpar as florestas?!lol?
Pois, pois é tudo muito giro nesta altura vêm ministros, secretarios de Estado, associações e mais não sei quem mas, as coisas ano apos ano não funcionam, a não ser que exista interesse como em terrenos da Portucel por exemplo.
Outra coisa gira e completamente inutil são os GIPS que não fazem a ponta dum caralho literalmente.
5 gajos dentro de uma Toyota de oculos de sol a passear e agora pelos vistos até se recusam a combater os incendios porque não receberam um subsidio (mais um) qualquer.
Mas voltando atrás, é claro que os proprietarios não vão limpar nada, mesmo que obrigados e o Estado não lhes vai tirar os mesmos porque como disse o José só iriam aumentar ainda mais a sua propria despesa.
E depois muita gente não faz a menor ideia dos custos para limpar os terrenos hoje em dia...é que muitos deles não são somente pinheiros ou eucaliptos que poderão ser vendidos e gerar um pequeno lucro..
Não existe solução para os incendios (para além da agua), por mais que se gaste todos os anos, por mais vigilancia que se faça, aquilo que se pode fazer é atuar.
Atuar rapido, com coordenação, conhecimento dos terrenos e competencia, coisa que muita vez não acontece.

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » quarta jul 28, 2010 8:20 pm

José Sousa Escreveu:

Eu sei, 85% da floresta pertence a privados. Não no teu caso, uma vez que o que te queres é ver livre dos terrenos (pelo menos foi o que percebi), mas o Ministério da Agricultura anda a promover as Zonas de Intervenção Florestal (ZIF): basicamente uma associação de donos de pequenos terrenos que entregam a sua gestão a uma entidade que vai tratar dessa ZIF de maneira a que se diminua o risco de incêndio (entre outras coisas).

:arrow: https://docs.google.com/viewer?url=http ... df/zif.pdf

Claro que também há outra coisa em relação aos incêndios e que provem da má gestão da floresta: sobreiro, pinheiro-bravo e eucalipto são as árvores mais abundantes, o que significa que as nossas matas são uma espécie de acendalha gigante. Não será fácil, mas investir em carvalho (que arde menos) pode ser um ponto de partida para diminuirmos os incêndios no futuro (longínquo, porque estas árvores ainda demoram uns anos a crescer).
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Perforation
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Perforation » quarta jul 28, 2010 8:36 pm

Zyklon Escreveu:
Perforation Escreveu:
José Sousa Escreveu:

O Estado limpar as florestas?!lol?
Pois, pois é tudo muito giro nesta altura vêm ministros, secretarios de Estado, associações e mais não sei quem mas, as coisas ano apos ano não funcionam, a não ser que exista interesse como em terrenos da Portucel por exemplo.
Outra coisa gira e completamente inutil são os GIPS que não fazem a ponta dum caralho literalmente.
5 gajos dentro de uma Toyota de oculos de sol a passear e agora pelos vistos até se recusam a combater os incendios porque não receberam um subsidio (mais um) qualquer.
Mas voltando atrás, é claro que os proprietarios não vão limpar nada, mesmo que obrigados e o Estado não lhes vai tirar os mesmos porque como disse o José só iriam aumentar ainda mais a sua propria despesa.
E depois muita gente não faz a menor ideia dos custos para limpar os terrenos hoje em dia...é que muitos deles não são somente pinheiros ou eucaliptos que poderão ser vendidos e gerar um pequeno lucro..
Não existe solução para os incendios (para além da agua), por mais que se gaste todos os anos, por mais vigilancia que se faça, aquilo que se pode fazer é atuar.
Atuar rapido, com coordenação, conhecimento dos terrenos e competencia, coisa que muita vez não acontece.

Sim lol realmente eles não vão limpar loool

Eu acredito que as coisas organizadas podiam estar melhor, o caso das limpezas, melhores acessos, estou na fronteira com a Galiza e é raro alias muitooo raro haver 1 incêndio e é tudo praticamente monte.

Mas enquanto as coisas não mudarem realmente o melhor é "Actuar rápido, com coordenação, conhecimento dos terrenos e competência" e de facto as vezes não acontece porque falta de comunicação entre as varias equipas envolvidas.

Vim agora do curativo, tenho mais 2 semanas de baixa :roll: Seca!
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼

Callaway
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo jul 11, 2010 2:07 pm

Mensagempor Callaway » quarta jul 28, 2010 9:33 pm

eu se soubesse quem anda a fazer esta merda, pegava nesse pessoal, e metia-os no meio de um wall of death, depois de serem violados por um exercito de pretos, e a seguir ainda os incendiava lentamente

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » quarta jul 28, 2010 9:40 pm

Zyklon Escreveu:Adoro sair de manha e sentir o cheiro a queimado....ou então a tardinha, não faz de mim um piromamo, mas adoro aquele cheiro...

e estás em boa terra para poderes sentir esse cheiro :lol:
agora vão atacar no eucalipto :arrow:
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

Yazdan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 28, 2007 8:39 pm
Contacto:

Mensagempor Yazdan » quarta jul 28, 2010 10:47 pm

Em vez de comprarem submarinos podiam ter comprado mais meios de combate a incêndio..
Sempre que há um fogo grande, têm de vir aviões de Itália ...

E mais...temos tanto presos em Portugal a passar boa vida.., porque não mete-los a limpar matas?
Houve um homem que meteu aqui fogo na minha terra, estava na prisão, ate vinha á rua comprar o jornal, e não teve metade do tempo na prisão.. o que é isto? é assim que se castiga um homem?
ImagemImagem
ImagemImagem

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » quinta jul 29, 2010 12:00 am

Yazdan Escreveu:Houve um homem que meteu aqui fogo na minha terra, estava na prisão, ate vinha á rua comprar o jornal, e não teve metade do tempo na prisão.. o que é isto? é assim que se castiga um homem?

tópico da justiça crossover.

CrazyfoX
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:31 pm

Mensagempor CrazyfoX » quinta jul 29, 2010 12:05 am

Alvin Karpis Escreveu:
Yazdan Escreveu:Houve um homem que meteu aqui fogo na minha terra, estava na prisão, ate vinha á rua comprar o jornal, e não teve metade do tempo na prisão.. o que é isto? é assim que se castiga um homem?

tópico da justiça crossover.

Justiça Crossover. :lol: :lol:

Yazdan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 28, 2007 8:39 pm
Contacto:

Mensagempor Yazdan » quinta jul 29, 2010 1:47 am

gozam aqui :P

Gostava de vos ver, a viver numa aldeia em que tudo á volta é mato, e a verem um fogo a 300 metros de vossa casa ;)
ImagemImagem
ImagemImagem

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Mensagempor Opuskulo » quinta jul 29, 2010 9:14 am

Portugal é um país vulnerável a incêndios florestais. Estes sempre existiram, existem e continuarão a existir. Em primeiro lugar temos um clima propício a que tal aconteça, e quanto a isso não há volta a dar. Depois tivémos péssimas políticas de florestação e ordenamento do território ao longo de muitos e muitos anos. A caça ao subsídio iniciada com a nossa entrada na CEE fez disparar a mancha de eucalipto como se de uma praga se tratasse. Aliás, o eucalipto é mesmo uma espécie infestante. Não é uma espécie autóctone, teoricamente nem devia existir no nosso país. É uma espécie extremamente resinosa, logo uma verdadeira acendalha e matéria de incêndios. Para além disso, é uma espécie que seca o totalmente o solo à sua volta, levando a uma erosão acelerada do solo e à sua infertilidade. Sinceramente incêndios em áreas de eucalipto tem o seu lado positivo...quanto mais arder melhor! Mas lá está, é uma espécie de rapidamente rentável, logo existem interesses económicos para continuarmos a ter enormes manchas de eucalipto espalhadas por Portugal.
Depois temos a questão do ordenamento do território. Até há bem pouco tempo pouca foi a preocupação por parte da administração central e local em ordenar convenientemente a floresta e o povoamento em torno desta. Andámos muitos anos na lógica do deixa andar, até que em 2003 enfrentámos uma verdadeira calamidade. Desde então muito tem sido feito (apesar de pensarem que não) e as coisas em matéria de incêndios e área ardida têem baixado bastante. Tivémos um reforço de meios de combate a incêndios, tivémos uma maior preocupação em matéria de vigilância (um ponto chave nesta equação), foram criadas equipas de primeira intervenção muito bem preparadas e eficazes, os GIPS, apesar de não acharem, desempenham um papel muito importante na limpeza e vigîlância (e atenção que o GIPS tem toda a razão em não querer combater incêndios, o seu papel não é esse), foram criados planos e medidas ao nível da administração central, depois difundidas à administração local, que visam ordenar a floresta e salvaguardar as populações, enfim...uma série de factores que melhoraram visivelmente ao longo destes últimos anos. A lei de limpeza das faixas obrigatórias em torno das habitações é realmente aplicada, existem sanções para quem não o faça e uma fiscalização constante dessas situações. Obviamente que muito está ainda por fazer, mas o trabalho que as autarquias têem pela frente é monstruoso. As ZIF foram realmente criadas, aplicadas e obtiveram algum sucesso. Em matéria de ordenamento do território foram criados ou reformulados os planos de defesa da floresta (conjugados com o PDM) onde são claramente definidas diferentes zonas de perigosidade e vulnerabilidade a incêndios ( e não só) e onde em muitos casos deixou de ser possível construir. Se os nossos pais e avós construiam onde bem lhes apetecia, hoje em dia já não bem assim. Existem regras e são cumpridas. Agora é como disse, tudo isto foi principalmente despoletado após 2003, pelo que são políticas e medidas com sete anos de existência. Vamos dar tempo ao tempo e não vamos ter a memória curta.
Depois ainda temos a questão dos bombeiros voluntários...por muito boa vontade que estes possam ter, é importante que uma questão tão sensível como esta não dependa da boa vontade de pessoas que pretendem ajudar. Exige-se uma estrutura profissionalizada e bem preparada. Tal como os militares ( e porque não os reclusos) deviam ter um papel muito mais activo na limpeza e vigilância da floresta.
Para além de tudo isto há outro factor que me parece preponderante. Se repararem a comunicação social de há uns anos a esta parte tem sido muito mais contida na cobertura que fazem aos incêndios florestais. Se bem se lembra, em 2003 os telejornais invadiam-nos com autênticos filmes do apocalipse com imagens de incêndios, caos e destruição. Actualmente há mais contenção neste aspecto, e acreditem que isso também faz a diferença.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta jul 29, 2010 9:23 am

Em 2003 foi mesmo duro. Pelo menos a Sul...

Lembro-me bem enquanto ia para o Algarve passei por 2 ou 3 incêndios. E o Algarve tb sofreu bem nesse ano. Ainda agora se nota.

Lembro-me de estar na praia às 4 da tarde e parecia ser de noite tal o fumo que estava. E esteve mais de um dia a chover cinzas :?

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » quinta jul 29, 2010 12:33 pm

Yazdan Escreveu:temos tanto presos em Portugal a passar boa vida.., porque não mete-los a limpar matas?

Isso era um espectáculo para os pequenos proprietários que não querem limpar os terrenos. Ter o terreno limpo sem fazer a ponta dum corno. Neste caso o crime (de não limpar) compensa, porque temos outros a limpar por nós. :lol:

Opuskulo Escreveu:Se bem se lembra, em 2003 os telejornais invadiam-nos com autênticos filmes do apocalipse com imagens de incêndios, caos e destruição. Actualmente há mais contenção neste aspecto, e acreditem que isso também faz a diferença.

Foram apanhados alguns incendiários que confessaram pegar fogo só para as televisões irem à terra deles. :?

Lapeno Enriquez Escreveu:uma vez que o que te queres é ver livre dos terrenos (pelo menos foi o que percebi)

Se me dessem 1000€ ainda vendia, agora por 500€, mais vale ficar com aquilo, talvez tenha petróleo. :mrgreen:

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » quinta jul 29, 2010 12:40 pm

Quando Portugal arder por completo pode então ser transformado numa imensa praia para Camones :twisted:

Do Minho ao Algarve - PortugAll

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes