És Satânico, Cristão ou outra coisa qualquer?
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Re: És Satânico, Cristão ou outra coisa qualquer?
Bolas, parece que se anda às compras no Jumbo..."Levo o Cristo? Hmm, mas o Buda tá em promoção hoje..."
Que ninguém se ofenda, só me faz um bocado de confusão ter que, aparentemente, se ser alguma coisa...
Que ninguém se ofenda, só me faz um bocado de confusão ter que, aparentemente, se ser alguma coisa...
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
AnCaLaGoN Escreveu:Não apoio a opulência do Vaticano, mas apoio a bondade de pessoas individuais que usam a religião como motivação para o bem. Tal como ataco todos os que a usam para o mal.
Aqui esta tua frase lembrou-me um artigo do Nicholas Kristoff no NYT que li há algum tempo..Até acho que o tinha citado no tópico da visita do Papa. Fica só a referência que mais me chamou a atenção:
In my travels around the world, I encounter two Catholic Churches. One is the rigid all-male Vatican hierarchy that seems out of touch when it bans condoms even among married couples where one partner is H.I.V.-positive. To me at least, this church — obsessed with dogma and rules and distracted from social justice — is a modern echo of the Pharisees whom Jesus criticized.
Yet there’s another Catholic Church as well, one I admire intensely. This is the grass-roots Catholic Church that does far more good in the world than it ever gets credit for. This is the church that supports extraordinary aid organizations like Catholic Relief Services and Caritas, saving lives every day, and that operates superb schools that provide needy children an escalator out of poverty.
This is the church of the nuns and priests in Congo, toiling in obscurity to feed and educate children. This is the church of the Brazilian priest fighting AIDS who told me that if he were pope, he would build a condom factory in the Vatican to save lives.
This is the church of the Maryknoll Sisters in Central America and the Cabrini Sisters in Africa. There’s a stereotype of nuns as stodgy Victorian traditionalists. I learned otherwise while hanging on for my life in a passenger seat as an American nun with a lead foot drove her jeep over ruts and through a creek in Swaziland to visit AIDS orphans. After a number of encounters like that, I’ve come to believe that the very coolest people in the world today may be nuns.
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
O ancagalon vai-me fazer aderir ao tl:drismo 

...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Estudasses 

...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Sethlad
- Moderador
- Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
- Contacto:
AnCaLaGoN Escreveu:Lapeno Enriquez Escreveu:O ancagalon vai-me fazer aderir ao tl:drismo
Se vais fazer piadas cmg ao menos faz de maneira a que eu entenda"tl:drismo"????

Google it.
Sethlad Escreveu:
Google it.

- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Por acaso é uma sigla, não um monossílabo.
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

Venøm Escreveu:Nos somos uns sortudos do crlh por sermos europeus e so com uma religião predominante. E estando em portugal em pleno sec XXI temos um "regime" religioso do mais liberal e do mais libertino que há, ninguem obriga ninguem.
Porque veneras tu um deus que se esqueceu do teu cerebro no momento em que te criou?
"This is a bowel disruptor. And you are just full of shit."
Lapeno Enriquez Escreveu:O ancagalon vai-me fazer aderir ao tl:drismo

Mas não devias deixar de ler o post dele, que descreve o que acontece com grande parte das pessoas hoje.
A religião (seja ela qual for) oferece mais confusão do que salvação.
Pessoalmente creio que é impossível provar a existência de um Deus ou de algo que transcenda a nossa existência terrena, pelo simples facto de em toda a história da Humanidade não haver factos concretos disso mesmo. Creio que a criação de um Céu e Inferno e das suas personificações não passam de uma forma do ser humano tentar explicar a sua existência e mortalidade e de responsabilizar os seus actos através de entidades simbólicas. Por outro lado, são representações utilizadas para adquirir poder sobre os mais fracos. Civilizações mais remotas já faziam isto: conquistavam e regiam pelo "poder divino" a eles conferido.
De qualquer forma a religião está profundamente enraizada na nossa cultura e a prova é que está presente em quase tudo o que fazemos e onde vamos diariamente, inclusive num fórum de metal. Cientificamente, contudo, nada do que essas religiões dizem pode (ainda) ser provado.
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Ermo Escreveu:Venøm Escreveu:Nos somos uns sortudos do crlh por sermos europeus e so com uma religião predominante. E estando em portugal em pleno sec XXI temos um "regime" religioso do mais liberal e do mais libertino que há, ninguem obriga ninguem.
Porque veneras tu um deus que se esqueceu do teu cerebro no momento em que te criou?
Eu não venero nada. Apenas não me incomoda absolutamente nada existir uma Igreja como instituição no nosso país, tenha ela as opiniões que tenha. Causa-me impressão é o incomodo que isso faz a certas pessoas...
Uma das poucas coisas realmente positiva da rligião é o legado arquitectónico e iconográfico. Quando entro numa igreja é para desfrutar desse legado, especialmente se for de verão e estiver calor.
- storm
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: sábado dez 29, 2007 6:59 pm
- Localização: chelas/tascas/tabernas/snack bares/bares/roullote do Ti Zé
como já aqui foi dito realmente as igrejas no verão dão jeito, porque são assim pó fresquinhas no verão deve ser a brisa divina do todo poderoso que faz estar fresquinho lá dentro quando esta um inferno na rua.. 

- Sethlad
- Moderador
- Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
- Contacto:
Vooder Escreveu:Uma das poucas coisas realmente positiva da rligião é o legado arquitectónico e iconográfico. Quando entro numa igreja é para desfrutar desse legado, especialmente se for de verão e estiver calor.
O melhor do cristianismo... são os feriados.
Tive a profunda sorte de ter pais ateus que nem me baptizaram nem me incutiram nenhum tipo de crença religiosa desde pequenino.
Sempre tive um profundo desdém pelas religiões institucionalizadas embora entenda e aceite a necessidade das pessoas de acreditarem em algo "maior"... procurar alguém para responsabilizar por tudo o que de bom e (especialmente) de mau acontece na vida é das coisas mais humanas que pode haver. Até os miúdos desde pequeninos respondem instintivamente com o "não fui eu", ao que, anos mais tarde, se adiciona a parte de "foi a vontade do senhor".
É óbvio que há padres, imãs e rabis que são boa gente... não o nego, mas por muito "porreiros" que sejam e por muito que ajudem e dêem de comer aos pobrezinhas (atitude que louvo) jamais terei o "common ground" para discutir com eles, já que me recuso a entrar em argumentações em que um dos lados é 100% dogmático (a mesma razão pela qual me abstenho da maioria das discussões no MU, sejam de política ou futebol). Jamais admitirei que me tentem obrigar a engolir um conjunto de crenças que, para mim, só desrespeitam o valor do ser humano e a nossa capacidade de viver as nossas vidas.
Dito isto, também nunca me senti atraído pelo Satanismo que, por muito que advogue a "liberdade do indivíduo" sempre me pareceu outra institucionalização e denominação desnecessária. Isso sim, tive, durante largos anos, um profundo interesse pelo paganismo e panteísmo (que de certa forma ainda se mantém) que me atraia exactamente por ser tão ambíguo, aberto e desconexo (já wiccas e palhaçadas afins me parecem um absurdo).
Hoje não me considero um ateu, visto que também é a meu ver uma posição excessivamente dogmática, pelo que na "poll" me votei como agnóstico... não poder provar que algo existe ou não existe resume perfeitamente a minha visão da religião actualmente. Eu pessoalmente não acredito em nenhuma divindade, mas aceito a possibilidade de que outros seres humanos sim acreditem e quem sou eu para lhes afirmar categoricamente que não têm razão?
Isso sim, não me venham cá chatear a cabeça com as vossas doutrinas absolutas inspiradas por palavras escritas em folhas de papel há séculos atrás e desde então infinitamente deturpadas por inúmeras traduções e revisões.
TL;DR?
:care:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes