Zeitgeist - o Filme

Phobos [RIP 2012/08/19]

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quinta ago 19, 2010 1:15 am

Fdx, dar como exemplo de sociedades "perfeitas" sociedades que se encontram em perigo por não resistirem aos avanços/encantos do "capitalismo" deixa-me em estado de pré-mind-fuck. De qualquer das formas, as minhas questões nem se prendem muito com as maravilhas económicas dessas tribos, nem com o direito das pessoas idealizarem outros sistema (acho isso óptimo). O que me faz confusão é que parece que este é um projecto que vai nascer sem qualquer tipo de pressões, dentro de uma bolha

Dizer que uma tribo tem um sistema económico ou hierárquico diferente dos Estados Unidos (ou do Japão ou de Portugal) não significa muito mais que isso. Até porque esses pormenores dependem muito de coisas como a pressão exterior. Por exemplo, é normal que uma tribo que viva isolada há muito tempo tenha menos manifestações de guerra, que uma tribo que viva próxima de outra que seja violenta. Não quer isto dizer que a tribo pacífica não se torne guerreira se as condições se alterarem.

Quero dizer que até posso achar bonita a ideia mas o contexto em que ela se iria desenvolver seria profundamente hostil. E isso parece-me um ponto convenientemente ignorado. Ou espera-se que os paladinos das armas, droga, petróleo, etc. vão olhar com carinho para um projecto que lhes retira o poder? E então de que forma vão reagir a isso? Guerra? Ondas de pensamento positivo?

DechristianizeR
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 10:40 pm
Contacto:

Mensagempor DechristianizeR » quinta ago 19, 2010 2:37 am

Com vários exemplos só olhaste para um? Mas esse exemplo que tanto te choca, e falando de pressões exteriores como o capitalismo, quando um grupo está ignorante ou desconhece os perigos dum capitalismo está mais vulnerável a alterações devido a essas pressões, mas a diferença é que nós hoje estamos conscientes do perigo do capitalismo e já vimos no que dá, logo não iríamos voltar a cair o ceder ao mesmo, não seria racional, é devido a isso mesmo que se propõe alterar. E essas pressões que ameaçam sociedades dessas como na Austrália são pressões ambientais, que vão mexer com o comportamento das pessoas. Se soubessem o perigo que enfrentam também não cederiam a uma pressão capitalista, ou não teriam uma relação externa entre as tribos nesse sentido e interna como igualitária.
Infelizmente parece que vai ser necessário o actual sistema entrar em chrash, para as pessoas serem “forçadas” a olhar para outras soluções, mas se começarem a ver exemplos antes dum chrash mundial talvez comecem a pensar mais cedo. Nascer dentro de uma bolha ou não, não é razão para se ficar pasmado a olhar para o que se passa sem se fazer ou tentar algo melhor, e essa bolha até pode passar a nascer bem grande, ao que me parece que vai ser.
Não se ignora o facto da transição e a oposição dos “poderosos” e homens de arma e capitalistas etc, isso é tido em conta, mas não é razão para se ficar pasmado em submissão, essas pessoas ou sucumbem a um sistema que lhes trará bem mais benefícios e melhor qualidade de vida, ou então ficam de fora como “desertores” ultrapassados. Resistência da parte dessa gente não é ignorada, mas é de lembrar que esses são apenas uma percentagem muito reduzida da população geral, apesar de agora terem poder, podem-no perder facilmente e rapidamente. Podem muito bem ficarem todos juntos numa “ilha” felizes com as suas vidas capitalistas que não me incomoda nada. Serão encarados como “primitivos” e podem de servir de museu.
Não se pretende nenhuma guerra com eles, mas sim demonstrar que até para esses há mais vantagens em “aderir” a outro sistema como o proposto. E isto tudo também não é para ser alterado duma vez dum dia para o outro nem numa década.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quinta ago 19, 2010 8:02 am

OK a resposta é ondas de pensamento positivo.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quinta ago 19, 2010 8:56 am

DechristianizeR Escreveu:
Quanto á pergunta alguém a faz/fez. se o problema do médio oriente é a religião e disputas religiosas é disso que se vai falar na resposta, é uma resposta directa a exemplificar a lógica. E sinceramente eu estou-me completamente a borrifar para o médio oriente, eles que se matem uns aos outros ou que fiquem na mesma enquanto o resto progride.

Não. Aí é que está. A resposta de directa tem muito pouco. Enrola e enrola com um palavreado muito giro sobre "partilhas comuns" e "livre circulação de pessoas" completamente desfasado da realidade. E se estás a borrifar-te ou não isso para mim também me é irrelevante. É uma região em relação à qual me interesso particularmente e, portanto, tendo talvez a focar-me mais nela quando penso neste tipo de assuntos.

Exemplo de Israel. Um relato de um membro do Banco de Israel nos anos 80.

“A inflação destrói a economia. Quando a inflação procede, digamos a 400% anualmente, a média mensal é de 14%. Um dólar recebido numa venda ao fim do mês vale menos cerca de 13 cêntimos que um dólar gasto em produção no início do mês. Os consumidores também enfrentam problemas. Geralmente, quando as pessoas compram usam uma referência em memória para aceder aos preços que lhes são cobrados. Mas quando os preços se alteram continuamente, as pessoas ficam no escuro. Recordo-me de situações durante os anos inflacionários quando as pessoas não conseguiam decidir os preços razoáveis por um factor de 10. Recordo-me quando produtos no supermercado tinham 4 etiquetas de preço, cada um com preço diferentes, em cima uns dos outros. No final, o custo de alterar continuamente os preços tornou-se tão substancial que abandonaram a afixação de preços. Em substituição, um código de barras foi usado em cada produto, e a caixa registadora programada diariamente para associar os preços com os códigos… Os compradores não faziam ideia dos preços de nada, até chegarem á caixa registadora. Isso torna difícil o processo de orçamento doméstico. O orçamento governamental tornou-se inútil por razões similares.”

Este é um exemplo da década de 80. No entanto, seria talvez um pouco mais rigoroso uma análise daquilo que é a evolução actua, ou pelo menos a evolução desde essa altural. Um dos paradoxos interessantes de Israel é a capacidade que o País tem tido para se manter razoavelmente bem em períodos de permanente conflito, a par da crise internacional que se tem vindo a sentir. Um livro engraçado sobre isto (+-) é o Start Up Nation: The story of Israel's Economic Miracle. A premissa é esta:

START-UP NATION addresses the trillion dollar question: How is it that Israel - a country of 7.1 million, only 60 years old, surrounded by enemies, in a constant state of war since its founding, with no natural resources— produces more start-up companies than large, peaceful, and stable nations like Japan, China, India, Korea, Canada, and the UK? How is it that Israel has, per person, attracted over twice as much venture capital investment as the US and thirty times more than Europe?
Israel has more companies on the tech-oriented NASDAQ stock exchange than any country outside the US – more than all of Europe, India, and China combined. Nor is Israeli innovation limited to computers, security, and communications; the Jewish state leads the world in medical device patents, and is a strong global player in cleantech and biotech.

O que aconteceu nos anos 70 quando o valor do petróleo chegou ao pico máximo, foi que convenceram o mercado que havia pouco petróleo e estava a acabar, o que era mentira. Ora com uma fuga é a mesma coisa.

Por acaso acho que não foi bem isso. Pelo contrário, os países árabes até foram bastante honestos em relação a isso. Levaram a cabo um embargo como protesto em relação ao apoio dos EUA a Israel durante a Guerra do Yom Kippur.

HNRK
Metálico(a)
Registado: quarta ago 04, 2010 9:57 pm
Contacto:

Mensagempor HNRK » quinta ago 19, 2010 9:44 am

A minha teoria da conspiração acho que toda a gente devia ter uma: O Zeitgeist é uma manobra dos governos, multinacionais, igrejas, Copus Dei, maçonarias, mafias, templários, ovnis, trolls da floresta, Dan Brown e outros agentes ocultos, para desviar-nos a atenção da verdadeira conspiração, para a qual estão a trabalhar numa cave oculta. Só me falta "trabalhar" os factos, e descobrir uma forma de implementar o paraíso na terra, de forma a obter resultados simulares aos paraísos do sec. XX.

Brincadeiras à parte, estas teorias da conspiração escondem uma verdade muito mais incómoda, a natureza do ser humano. No fundo são a teorias do bom selvagem e as fés milenaristas (a salvação da humanidade há muito prometida) a trabalhar na cabeça das pessoas.

O grande mérito do Zeitgeist, é provar que uma teoria da conspiração pode ser muito popular, e com isso, encher os bolsos de alguém. Enfim, podem não resolver os problemas da humanidade, mas resolvem os seus proprios problemas.
"One likes to believe in the freedom of music, but glittering prizes and endless compromises shatter the illusion of integrity"

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta ago 19, 2010 10:00 am

DechristianizeR Escreveu:Uma fuga de petróleo não aumenta os preços? O que aconteceu nos anos 70 quando o valor do petróleo chegou ao pico máximo, foi que convenceram o mercado que havia pouco petróleo e estava a acabar, o que era mentira. Ora com uma fuga é a mesma coisa.
Não tendes justificar o que eles fizeram ou os esforços que não fizeram para resolver logo o problema no primeiro dia, com argumentos como prazo de exploração da plataforma etc. e a BP tem outras plataformas. Sei qual a desvalorização da BP sim. E os custos que vai ter. Compara os lucros da empresa.
Não digo necessariamente que foi uma catástrofe premeditada, mas quando aconteceu não fizeram grande coisa e andaram claramente a gozar, para quem sabe.

Concordando com o Pedro, a fuga já aconteceu e deixou de acontecer e os preços não se alteraram significativamente. Por outro lado, a BP continua a perder milhões todos os dias, directa e indirectamente, desde há algum tempo com essa "manobra" e assim continuará por muito tempo a julgar pela posição da Casa Branca, Senado e Comissões afins.

Este assunto não tem ponta por onde se lhe pegue, lamento.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » quinta ago 19, 2010 10:59 am

DechristianizeR Escreveu:Uma fuga de petróleo não aumenta os preços? .

Disparate! Naturalmente que esta fuga não aumenta os preços.

DechristianizeR Escreveu:O que aconteceu nos anos 70 quando o valor do petróleo chegou ao pico máximo, foi que convenceram o mercado que havia pouco petróleo e estava a acabar, o que era mentira. Ora com uma fuga é a mesma coisa.

Disparate! Não foi isso que aconteceu! Informa-te melhor!

DechristianizeR Escreveu:Não tendes justificar o que eles fizeram ou os esforços que não fizeram para resolver logo o problema no primeiro dia, com argumentos como prazo de exploração da plataforma etc. e a BP tem outras plataformas. Sei qual a desvalorização da BP sim. E os custos que vai ter. Compara os lucros da empresa.

O que precisas de avaliar é o lucro potencial que o poço iria gerar à BP contrapondo com os prejuízos que esta situação provocou e vai ainda provocar.

Não podes comparar o prejuízo de um poço com os lucros da empresa. Ou achas que a BP só tem este poço de petróleo?

Sinceramente, parece-me que história e economia não são o teu forte. Ainda por cima, o meio ambiente que te formatou esqueceu-se de te explicar o que quer dizer humildade.

Quanto ao Japão, pronto se tem suicídio já não presta não é. Uma falha serve logo para destruir tudo.

Tu é que mencionaste os estudos e as provas documentadas que indicavam o Japão e os países nórdicos com menos suícidios. Já agora, até a própria Noruega tem uma elevada taxa de suicidios. De qualquer forma, estes países têm menos desigualdades porque são ricos sendo que a Noruega é um país rico graças a quê? Ao bacalhau e ao salmão fumado?

DechristianizeR Escreveu:O ambiente que leva o ser humano a não ser egoísta e invejoso, com tanto texto não viste?! O que mais fundamentei foi isso mesmo, já que a filosofia é o que mais incomoda.

E quem vai controlar a gerência inteligente de recursos também já o expliquei umas páginas atrás. Andas a passar á frente.

Realmente só vi teorias e muito paleio por isso te fiz duas perguntas objectivas para as quais não deveria ser dificil dar respostas objectivas. Não preciso que venhas com o homem-grande ou com os aborigenes.

Mas, sinceramente, penso que nesta fase já não adianta muito argumentar e contra argumentar porque se está a perder tempo.

Temos de ser práticos! Afinal, onde é que este Zeitgeist está a ser implementado?

Os apoiantes desta teoria ou movimento arranjaram algum território vasto como os mormons ou é uma coisa mais familiar como aquela comunidade do filme “ A Vila”?

O que é necessário para entrar nessa comunidade?

Penso que com o vosso exemplo de unidade e igualdade entre as pessoas, sem necessidade de dinheiro e sem esses mafiosos dos políticos e dos capitalistas que nos controlam, levará rapidamente a que o vosso território tenha que se estender.

Tens fotografias das casas? O pessoal escolhe o número de assoalhadas ou são todas iguais?

Internet imagino que não exista, aliás, nem sequer electricidade. Vou ter saudades tuas quando fores para lá.

Podes sempre usar um pombo-correio. Alguém aqui do fórum é columbófilo?
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quinta ago 19, 2010 11:18 am

Pedro Lopes Escreveu:Realmente só vi teorias e muito paleio por isso te fiz duas perguntas objectivas para as quais não deveria ser dificil dar respostas objectivas. Não preciso que venhas com o homem-grande ou com os aborigenes.

Mas, sinceramente, penso que nesta fase já não adianta muito argumentar e contra argumentar porque se está a perder tempo.

Temos de ser práticos! Afinal, onde é que este Zeitgeist está a ser implementado?

Os apoiantes desta teoria ou movimento arranjaram algum território vasto como os mormons ou é uma coisa mais familiar como aquela comunidade do filme “ A Vila”?

Penso que com o vosso exemplo de unidade e igualdade entre as pessoas, sem necessidade de dinheiro e sem esses mafiosos dos políticos e dos capitalistas que nos controlam, levará rapidamente a que o vosso território tenha que se estender.

Tens fotografias das casas? O pessoal escolhe o número de assoalhadas ou são todas iguais?

Internet imagino que não exista, aliás, nem sequer electricidade. Vou ter saudades tuas quando fores para lá.

Pedro, parece que entraste na discussão ontem, ou então só leste (muito) na diagonal e o que te interessava, dado que neste momento estás a fazer perguntas que já foram respondidas há muito tempo, nem parece teu... :roll:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta ago 19, 2010 11:39 am

OrDoS Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Realmente só vi teorias e muito paleio por isso te fiz duas perguntas objectivas para as quais não deveria ser dificil dar respostas objectivas. Não preciso que venhas com o homem-grande ou com os aborigenes.

Pedro, parece que entraste na discussão ontem, ou então só leste (muito) na diagonal e o que te interessava, dado que neste momento estás a fazer perguntas que já foram respondidas há muito tempo, nem parece teu... :roll:

OrDoS

Só quero respostas objectivas para as minhas perguntas objectivas.
Não preciso que se estendam nas respostas.

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » quinta ago 19, 2010 12:38 pm

DechristianizeR Escreveu:Exactamente o que quis dizer Spiegelman.
Já vi que não percebeste ou leste bem tudo o que eu disse. Sugiro que releias o texto relativo a isso e os exemplos, fui muito específico.
Vou dizer por outras palavras. Temos no mundo milhões de pessoas todas diferentes (biologicamente e geneticamente) a viverem no mesmo ambiente e comportam-se todas basicamente da mesma forma, logo o factor é o ambiente, já que nas diferenças individuais são diferentes, as pessoas não partilham do mesmo património genético. Milhões de pessoas comportam-se da mesma forma no mesmo ambiente, apesar das diferenças individuais.

Todas da mesma forma? E são afectadas pelo ambiente da mesma maneira? Parece-me uma análise demasiado superficial do comportamento humano e das diferenças individuais. É mais do que aceite que o comportamento humano é uma junção entre património genético e ambiente.

DechristianizeR Escreveu:E por último, o TVP não é perfeito, digo eu e dizem eles também, mas é a melhor solução para os problemas de hoje.

Talvez devesses ter um pouco de humildade nesta avaliação. Nunca puseste este sistema em prática, não sabes se vai funcionar ou não. Não apresentes, portanto, como a melhor solução. É pura arrogância.
Imagem

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » quinta ago 19, 2010 12:43 pm

Mister OrDoS, há algo que se chama de “institucionalização”, e no caso da educação, ou melhor “educação”, pelos vistos há quem só conheça a “escola” wikipedia ou uma universidade, o que é triste, sem estar bem a par das suas limitações a vários níveis e nível geral, e “qualidade”. Para o geral, fora dessa perspectiva, dessa doutrinação, dessa caixa parece não haver mais nada, nem meios e fontes melhores, logo sofrem de educação limitada e premeditada como já expliquei algures num parágrafo bem acima. Curioso que muitas vezes quem sabe pouco ou “nada” tenta atacar quem sabe ou partilha, o que não me parece ser uma prática produtiva pois uns aprendem com os outros, tal como eu e todos.
E “tendo em conta este tópico e o da Física”, a ponta do iceberg, supondo hipoteticamente eu ser aluno wikipedia – não deve haver outra possibilidade - não precisaria sequer de “perder” horas por dia a passar de página em página, pois existem certas capacidades cognitivas de assimilação e acomodação e equilíbrio entre as duas que em alguns casos diferem muito do geral (não deve fazer ideia do que falo, com um pouco de wikipedia chega-se lá para usar a mesma suposição), e continuando a suposição caso fizesse uma média diária de quantas horas por dia “perco” no wikipedia seria o tempo aproximado que conseguem olhar directamente para o sol.
Talvez com um pouco de leitura do outro tópico seria evidente que não cheira nada a wikipedia, nem tem nada a ver com explicações wikipedia, mas muitos devem passar á frente as páginas em questão, e eu também passo á frente desses.
O termo que sugeriste para me “classificar” parece não fazer parte daquele dicionário, mas também com um pouco de wikipedia - neste caso sem ironia – além do processo, encontra-se lá vários nomes históricos, onde faltam lá muitos outros, entre eles um senhor português de renome que morreu recentemente, talvez tenha aprendido tudo num “wikipedia” também e ganhou o “prémio Nobel wikipedia”.
Talvez a bola de cristal necessite ser limpa por fora e por dentro…
Quem sabe, talvez seja mesmo um charlatão que tento impingir á força “inceptions” para os não-pensantes sem explicar e fundamentar, e ando a inventar á velocidade do pensamento. Será tudo um REM sleep?

Agora se me permitem, tenho necessidades primatas a satisfazer…

O problema do autodidacta é que muitas vezes não sabe seleccionar aquilo que aprende, tendendo a absorver tudo e mais alguma coisa. A internet, infelizmente, está cheia de desinformação. Mas tu fica lá na tua "torre" de "marfim".
Imagem

DechristianizeR
Contacto:

Mensagempor DechristianizeR » quinta ago 19, 2010 3:20 pm

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:
DechristianizeR Escreveu:Exactamente o que quis dizer Spiegelman.
Já vi que não percebeste ou leste bem tudo o que eu disse. Sugiro que releias o texto relativo a isso e os exemplos, fui muito específico.
Vou dizer por outras palavras. Temos no mundo milhões de pessoas todas diferentes (biologicamente e geneticamente) a viverem no mesmo ambiente e comportam-se todas basicamente da mesma forma, logo o factor é o ambiente, já que nas diferenças individuais são diferentes, as pessoas não partilham do mesmo património genético. Milhões de pessoas comportam-se da mesma forma no mesmo ambiente, apesar das diferenças individuais.

Todas da mesma forma? E são afectadas pelo ambiente da mesma maneira? Parece-me uma análise demasiado superficial do comportamento humano e das diferenças individuais. É mais do que aceite que o comportamento humano é uma junção entre património genético e ambiente.

Concordo, e sei disso, e nunca disse o contrário nem ignorei o património genético. O que falei está no âmbito da “genética comportamental” e são exemplos do campo.
Não leiam ou seleccionem meias frases minhas ou o que convém.
DechristianizeR Escreveu:O crucial é que tendências de natureza humana são fortemente exorbitadas pelo ambiente, fortemente influenciadas, logo podem ser controladas ou minimizadas pelo ambiente.
…o ambiente é um factor bastante importante no condicionamento do comportamento humano.
...Por isso uns descriminam mais que outros, e uns nem sequer descriminam, são variáveis captadas no ambiente onde podem ter intensidades diferentes.

No entanto há que separar o que é pre-disposiçao genética com valores aprendidos no ambiente, sistemas de valores como Racismo, nacionalismo, inveja, superstição, ganância, e comportamento egoísta etc, são todos padrões de comportamento aprendidos, que são fortalecidos ou reforçados pelo ambiente onde vivemos, o homem não nasce com esses conceitos, não é natureza humana. É um processo de aprendizagem, tal como exempliquei no exemplo de desvio social. O meu exemplo de ambiente pré-natal dá-te toda a razão, mas existem casos e contextos diferentes, daí dar exemplos diferentes. Tendencias biologicas e valores "psicologicos" sao coisas diferentes.

O condicionamento ambiental que o TVP propõe vem da história antropológica de cerca de 90% da humanidade, e que ainda hoje persiste. Acho que não é uma questão se é funcional ou não, benéfico, ou se os seres humanos se adaptam, pois até na guerra o fazem. Mas o TVP vai além disso com noutras áreas. Se existe outra solução melhor que o TVP então apresenta-me que terei o prazer de averiguar.

Quanto ao jogo de pingpong off topic, não foste tu que o lançaste e a resposta não foi para ti, mas também não generalizes tanto a tua observação em relação a autodidactas, por exemplo, pois não conheces os meus critérios de selecção nem a fontes. Mas posso concordar contigo no que disseste em alguns, para quem consome tudo o que anda na internet sem filtrar. Felizmente não existe só a internet. Como disse offtopic não adianta.

Pedro Lopes Escreveu:

Se ficassemos reduzidos a meia duzia de plataformas no mundo, o preço nao ia aumentar de acordo com a escassez e dificil extracção do petroleo? O caso da BP eu especifiquei algures ser a longo prazo. Não quer dizer que os preços aumentem ja imediatamente, é o mesmo com a inflação, quando dinheiro novo entra em circulação os preços não sobem logo. E quando há politica de contracção monetária, ou seja reduzir o dinheiro em circulação, a moeda passa a valer um pouco mais durante esse periodo. E claro que a BP como tem mais plataformas não esteve preocupada em resolver o problema, pois se só tivesse aquela de certeza que tinham solucionado logo o problema, mas sendo assim vão ganhar de outros lados a longo prazo. O que nao quer dizer, como ja disse, ter sido de proposito, mas nao se podem ignorar a "falta de esforços" para controlar a catástrofe, soluções ridículas á vista de todos.
Última edição por DechristianizeR em quinta ago 19, 2010 4:05 pm, editado 5 vezes no total.

HNRK
Metálico(a)
Registado: quarta ago 04, 2010 9:57 pm
Contacto:

Mensagempor HNRK » quinta ago 19, 2010 3:30 pm

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:
DechristianizeR Escreveu:E por último, o TVP não é perfeito, digo eu e dizem eles também, mas é a melhor solução para os problemas de hoje.

Talvez devesses ter um pouco de humildade nesta avaliação. Nunca puseste este sistema em prática, não sabes se vai funcionar ou não. Não apresentes, portanto, como a melhor solução. É pura arrogância.

Este "projecto", ou lá o que é, soa-me tão familiar, tão deja-vu... :? .
"One likes to believe in the freedom of music, but glittering prizes and endless compromises shatter the illusion of integrity"

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta ago 19, 2010 7:28 pm

Pedro Lopes Escreveu:

Se ficassemos reduzidos a meia duzia de plataformas no mundo, o preço nao ia aumentar de acordo com a escassez e dificil extracção do petroleo? O caso da BP eu especifiquei algures ser a longo prazo. Não quer dizer que os preços aumentem ja imediatamente, é o mesmo com a inflação, quando dinheiro novo entra em circulação os preços não sobem logo. E quando há politica de contracção monetária, ou seja reduzir o dinheiro em circulação, a moeda passa a valer um pouco mais durante esse periodo. E claro que a BP como tem mais plataformas não esteve preocupada em resolver o problema, pois se só tivesse aquela de certeza que tinham solucionado logo o problema, mas sendo assim vão ganhar de outros lados a longo prazo.

O que é que a BP vai ganhar a longo prazo por causa desta fuga?

DechristianizeR
Contacto:

Mensagempor DechristianizeR » quinta ago 19, 2010 11:02 pm

Cthulhu_Dawn Escreveu:
DechristianizeR Escreveu:Exemplo de Israel. Um relato de um membro do Banco de Israel nos anos 80.

“A inflação destrói a economia. Quando a inflação procede, digamos a 400% anualmente, a média mensal é de 14%. Um dólar recebido numa venda ao fim do mês vale menos cerca de 13 cêntimos que um dólar gasto em produção no início do mês. Os consumidores também enfrentam problemas. Geralmente, quando as pessoas compram usam uma referência em memória para aceder aos preços que lhes são cobrados. Mas quando os preços se alteram continuamente, as pessoas ficam no escuro. Recordo-me de situações durante os anos inflacionários quando as pessoas não conseguiam decidir os preços razoáveis por um factor de 10. Recordo-me quando produtos no supermercado tinham 4 etiquetas de preço, cada um com preço diferentes, em cima uns dos outros. No final, o custo de alterar continuamente os preços tornou-se tão substancial que abandonaram a afixação de preços. Em substituição, um código de barras foi usado em cada produto, e a caixa registadora programada diariamente para associar os preços com os códigos… Os compradores não faziam ideia dos preços de nada, até chegarem á caixa registadora. Isso torna difícil o processo de orçamento doméstico. O orçamento governamental tornou-se inútil por razões similares.”

Este é um exemplo da década de 80. No entanto, seria talvez um pouco mais rigoroso uma análise daquilo que é a evolução actua, ou pelo menos a evolução desde essa altural. Um dos paradoxos interessantes de Israel é a capacidade que o País tem tido para se manter razoavelmente bem em períodos de permanente conflito, a par da crise internacional que se tem vindo a sentir. Um livro engraçado sobre isto (+-) é o Start Up Nation: The story of Israel's Economic Miracle. A premissa é esta:

START-UP NATION addresses the trillion dollar question: How is it that Israel - a country of 7.1 million, only 60 years old, surrounded by enemies, in a constant state of war since its founding, with no natural resources— produces more start-up companies than large, peaceful, and stable nations like Japan, China, India, Korea, Canada, and the UK? How is it that Israel has, per person, attracted over twice as much venture capital investment as the US and thirty times more than Europe?
Israel has more companies on the tech-oriented NASDAQ stock exchange than any country outside the US – more than all of Europe, India, and China combined. Nor is Israeli innovation limited to computers, security, and communications; the Jewish state leads the world in medical device patents, and is a strong global player in cleantech and biotech.

Vou ver isso. Dei só um exemplo de Hiper Inflação em Israel, não a história toda. Dezenas de países já sofreram de hiper inflação. Agradeço a sugestão. :jam:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes