Lembro-me de em miúda ter decidido frequentar a catequese, mas como (a) ninguém me soube explicar o que é o Espírito Santo, (b) sempre tive fraca capacidade de concentração, o que me leva a desistir de coisas que não me chamem constantemente a atenção (aprender a rezar e ler a histórias da bíblia é obviamente uma delas), acabei por me desinteressar ao fim de 3 semanas.
Nos últimos anos adoptei uma postura anti-fé. Em momentos mais radicais chego a pensar que qualquer tipo de religião/crença-em-algo-transcendente é um cancro que se metastizou na sociedade sob a forma de instituições religiosas. Mas reconheço que é uma posição extrema.
Resumindo: caguei para a religião, é algo que me passa ao lado.
Não percebi essa. Irrito-me onde? Lá por não compreender o que é uma fé, (ou A Fé) não quer dizer que não reconheça que outras pessoas sintam o contrário ou compreendam qualquer coisa que eu não atinjo. Mas o conceito continua na mesma a passar-me a lado. Por outro lado, talvez o que me "irrite" seja o papel intrusivo das instituições religiosas o que não quer dizer que sinta o mesmo em relação à religião per se.