O problema do Black Metal - J.L. Peixoto

Ermo [RIP]

O problema do Black Metal - J.L. Peixoto

Mensagempor Ermo [RIP] » sexta nov 19, 2004 7:57 pm

"Like Heavy Metal Falling From The Skies" - O Problema do Black Metal
José Luís Peixoto

" Em algum momento, durante um período maior ou menor, quase todos os géneros musicais estiveram na moda e dessa forma foram legitimados socialmente, tornando-se reconhecidos por um público mais vasto e tornando-se parte de um património cultural aceite pela sociedade. Qualquer pessoa que tenha uma cultura média é capaz de dizer o nome de pelo menos uma banda punk, de uma banda de heavy metal, ou de identificar os Sisters of Mercy com a génese do movimento gótico. No entanto, há géneros musicais que nunca, nem por um único instante estiveram na moda. É esse o caso do black metal. Como qualquer outra pessoa, parece-me que os rótulos são simplificações de algo que, tantas vezes, não é simples. Com frequência, essas simplificações são negativas, reduzem a precoceitos o que merecia uma abordagem livre. No entanto, é também vilgar encontrar bandas que, em entrevistas , recusam rótulos e que, ao mesmo tempo, fazem música que encaixa precisamente em todos os lugares-comuns de determinado género. Se uma banda não quer ser associada a certo género, não deveria tocar música que se confunde com esse género. Não acredito que haja nenhum drama na classificação dos géneros musicais. Neste momento, parece-me que o black metal é um género nitidamente autónomo. O black metal é inconfundível. A distância que o separa do heavy metal clássico é a mesma que separa este do rock and roll. O black metal tem características própias. Possui uma identidade. No entanto, as pessoas que têm uma cultura musical dita "normal", que nunca saíram dos trilhos daquilo que passa na televisão ou do que passa normalmente nas rádios, não têm nenhuma oportunidade de chegar ao black metal. Essa maioria de pessoas não sabe e nunca poderá saber o nome de uma única banda de black metal. Aqueles que se interessam por esse género de metal são necessariamente os que sentem curiosidade, que procuram para lá daquilo que lhes é oferecido e que vão encontrar respostas entre as sombras, entre o que a maioria das pessoas desconhece e que nunca chega a perceber o que desconhece. Quem ouve black metal não precisa de muito tempo para entender que nunca poderá ouvir música de que gosta em lugares onde estejam muitas pessoas reunidas. No trabalho, tomá-lo-iam como louco. Em família, apelariam ao seu bom senso para que desligasse a música imediatamente. Mesmo no carro, em cada semáforo, todos os outros condutores ficam especados a olhar porque nunca ouviram nada assim. É por isso que, normalmente, quem ouve black metal sente essa escolha como um segredo impartilhável e, dentro desso mesmo segredo, sabe com uma certeza profunda que essa incapacidade não é uma característica do black metal, mas sim da sociedade que o rejeita. "

Rock Sound nº 22

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta nov 19, 2004 8:06 pm

Tanto como "eles" a rejeitam...

RevaTre
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 31, 2004 11:07 am

Mensagempor RevaTre » sexta nov 19, 2004 10:42 pm

Sinceramente, não vejo o que este artigo tem de especial em termos de conteúdo.

A forma como o JLP caracteriza o black metal pode ser empregue para qualquer outro estilo de metal.

O Metal em geral ainda causa estranheza nesta sociedade atrasada. Não só o BM. É o tal "receio" gerado pela ignorância.

chainsaw maniac
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jun 03, 2003 2:54 pm

Re: O problema do Black Metal - J.L. Peixoto

Mensagempor chainsaw maniac » sexta nov 19, 2004 11:02 pm

Cernunnos Escreveu: Quem ouve black metal não precisa de muito tempo para entender que nunca poderá ouvir música de que gosta em lugares onde estejam muitas pessoas reunidas. No trabalho, tomá-lo-iam como louco. Em família, apelariam ao seu bom senso para que desligasse a música imediatamente. Mesmo no carro, em cada semáforo, todos os outros condutores ficam especados a olhar porque nunca ouviram nada assim.

:shock: :shock: :shock:

só quem ouve blackmetal????

x:

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » sábado nov 20, 2004 2:22 am

focou um ponto muito intressante: a maoir parte das pessoas não suporta o metal, e é triste quando temos que mudar a música no nosso prório carro ou casa, porque lhes "incomoda". porém, não se lembram que nós temos de gramar com a música deles todo o dia. existe como que uma falta de respeito para com os nossos gostos musicais. a intolerancia reflecte-se também na música.
Wine, women and song.

Sataere
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sataere » sábado nov 20, 2004 7:34 pm

Mas tb q interessam as outras pessoas? Q interessam as massificações? Q raio de ideia escrever um artigo a constatar o óbvio... claro q o BM não é aceite pela sociedade, nem pretende tal coisa.
Última edição por Sataere em sábado nov 20, 2004 7:46 pm, editado 1 vez no total.
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m

AKM T. [RIP]

Mensagempor AKM T. [RIP] » sábado nov 20, 2004 9:16 pm

"Quem ouve black metal não precisa de muito tempo para entender que nunca poderá ouvir música de que gosta em lugares onde estejam muitas pessoas reunidas. No trabalho, tomá-lo-iam como louco. Em família, apelariam ao seu bom senso para que desligasse a música imediatamente. Mesmo no carro, em cada semáforo, todos os outros condutores ficam especados a olhar porque nunca ouviram nada assim. É por isso que, normalmente, quem ouve black metal sente essa escolha como um segredo impartilhável e, dentro desso mesmo segredo, sabe com uma certeza profunda que essa incapacidade não é uma característica do black metal, mas sim da sociedade que o rejeita. "

Os espaços públicos que frequento são favoráveis a criar um ambiente confortável, e são raras as vezes que não tenho possibilidade de ouvir a Música da qual gosto. Em família oiço seja o que for, há respeito mútuo, e os meus progenitores até nem desgostam. No carro não me preocupo com os olhares alheios, e por várias vezes amigos meus alheios ao género se deixaram seduzir pela Música. Não é nenhum segredo impartilhável, nem me preocupo tão pouco com o que as pessoas possam pensar, que tolerem espero eu, ou então ignorem como eu faço. É uma reflexão desmedida esta, penso eu... Se qualquer um de nós se preocupasse com rótulos, ou andasse sempre preocupado com isto, provavelmente como muitos ou agia de forma hipócrita ou pura e simplesmente deixaria de ouvir a Música que goste para se "integrar" na massa de carne guiada por uma ditadura que até os sentidos bloqueia. E hoje em dia, acho que tudo é acessível, goste-se ou não, compreenda-se ou não. Eu sou eu, e cada caso é um só, daí na minha opinião ser uma reflexão sem grande interesse para mim.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » domingo nov 21, 2004 1:22 am

Eu sinceramente vi o artigo como um elogio ao black meta, e não como um lamento por este não ser aceite. Mas talvez nao tenha analisado bem a coisa.

Equimanthorn [RIP]

Mensagempor Equimanthorn [RIP] » domingo nov 21, 2004 3:28 am

Em relação ao texto penso que pelas "descrições" feitas, também o Death Metal, e vários estilos dentro do Metal poderiam ser perfeitamente enquadrados.

Se o Black Metal foi "eleito", ora, foi uma opção, como poderia ter sido outra.

E também na minha opinião vi o texto como um elogio. :naughty:

"É por isso que, normalmente, quem ouve black metal sente essa escolha como um segredo impartilhável (...)"

E há segredos que deviam ser tão bem guardados...

AKM T. [RIP]

Mensagempor AKM T. [RIP] » domingo nov 21, 2004 7:32 am

Não vejo nada nesse texto que seja elogio a o que quer que seja. Música é Arte, a meu ver se há pessoas que não a entendem e ainda por cima reprimem, não sinto pena nenhuma, eu não vivo em função de preconceitos nem contra nem a meu favor, se os houver, ignoro-os, fazer "filmes" é que não.

MeTaL_MaNiAc [RIP]

Mensagempor MeTaL_MaNiAc [RIP] » domingo nov 21, 2004 11:40 am

Também não acho o texto grande coisa. Muitos já focaram os pontos fracos e erros deste texto, mas houve um do qual ainda ninguém falou. Há uma parte no texto onde ele diz que se as bandas não querem ser rotuladas, que não toquem música que se confunda com um certo estilo. Ora bem, isto é uma das maiores parvoíces ditas no texto. Uma banda tem de tocar o que gosta, o que sente, não tem de tocar para um certo estilo, tem de se deixar levar. E digo isto principalmente porque estamos num forúm de metal underground.

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » domingo nov 21, 2004 1:03 pm

Um texto com 2 mil e tal caracteres que não diz nada.
O JLP deve dedicar-se mais à Literatura, área em que tem provas dadas.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » domingo nov 21, 2004 2:26 pm

Bah e quem diz black metal podia dizer death metal, doom, darkfolf, darkambient, noise...

Tendo em conta o autor, que decepção de texto. De facto o conteúdo é nulo. Dá para perceber que o jovem gosta de bm, mas pensar que é o único género que se distancia do mainstream é absolutamente idiota.

mnl-stl
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 17, 2003 12:04 pm

Mensagempor mnl-stl » domingo nov 21, 2004 4:20 pm

Os outros pensarem que sou tolo só por ouvir determinado tipo de música? Os meus vizinhos secalhar devem pensar que é melhor para mim internar-me em algum sanatório.
É só um gosto. Há coisas que são bem piores e ninguém diz que são tolinhos, lerdinhos ou seja o que for.

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » domingo nov 21, 2004 6:10 pm

Aiwass Escreveu:Um texto com 2 mil e tal caracteres que não diz nada.
O JLP deve dedicar-se mais à Literatura, área em que tem provas dadas.

Concordo plenamente.

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes