O problema do Black Metal - J.L. Peixoto

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » terça mai 16, 2006 9:59 am

Amphion(José Ramos) Escreveu::o José Luís Peixoto no nosso cantinho... fantástico...

Independentemente da qualidade da tua resposta, deixo a minha vénia sim à tua pessoa enquanto escritor, pois sou um admirador confesso das tuas obras. Foi com grande surpresa que vi aqui esta tua resposta e faço votos de te ver a participar em outros tópicos (mmmmm, inevitável ocorrer-me a vontade de ver alguns textos teus na secção de Pensamentos e Reflexões...).

Também acho que era interessante que o JLP contribuisse para o forum da maneira que ele melhor sabe... Escrever com qualidade :D
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça mai 16, 2006 10:26 am

Amphion(José Ramos) Escreveu::o José Luís Peixoto no nosso cantinho... fantástico...

Independentemente da qualidade da tua resposta, deixo a minha vénia sim à tua pessoa enquanto escritor, pois sou um admirador confesso das tuas obras. Foi com grande surpresa que vi aqui esta tua resposta e faço votos de te ver a participar em outros tópicos (mmmmm, inevitável ocorrer-me a vontade de ver alguns textos teus na secção de Pensamentos e Reflexões...).

é mesmo, este forum está a ganhar categoria demais. talvez esteja na altura de eu o abandonar, para ficar mesmo com categoria :lol:

pelican
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 15, 2004 1:56 am
Contacto:

Mensagempor pelican » terça mai 16, 2006 12:28 pm

numa escala mtv é certo que o black metal não é mainstream, agora no underground..

epah não há coisa que esteje mais na moda. enjoa já, qualquer caramelo faz um bocado de lixo e diz que é raw e culto. pior que o black metal actualmente só o drone
shred of light pinch of endless

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça mai 16, 2006 1:09 pm

pelican Escreveu:numa escala mtv é certo que o black metal não é mainstream, agora no underground..

epah não há coisa que esteje mais na moda. enjoa já, qualquer caramelo faz um bocado de lixo e diz que é raw e culto. pior que o black metal actualmente só o drone

Talvez uma posição um pouco radical não? Poderá estar na moda nesta pequena minoria de pessoas que constituem o "meio" metaleiro, mas essas generalizações são sempre perigosas.

De qualquer modo é justificável que existam mais bandas de blackmetal a florescer. Se quiseres iniciar uma banda de metal progressivo e não souberes tocar grande coisa, desistes rapidamente. Se quiseres iniciar uma banda de "raw" BM a coisa é bem mais fácil. Assim é lógico que os fãs de BM consigam mais facilmente efectivar o seu desejo de fazer uma banda.

Agora depois serem bons nisso é que já é um assunto totalmente diferente.

VULTURIUS
Metálico(a)
Registado: quinta ago 04, 2005 10:40 pm
Contacto:

Mensagempor VULTURIUS » terça mai 16, 2006 7:36 pm

De qualquer modo é justificável que existam mais bandas de blackmetal a florescer. Se quiseres iniciar uma banda de metal progressivo e não souberes tocar grande coisa, desistes rapidamente. Se quiseres iniciar uma banda de "raw" BM a coisa é bem mais fácil. Assim é lógico que os fãs de BM consigam mais facilmente efectivar o seu desejo de fazer uma banda.

sinceramente tás a dizer que dizer um gajo que queira tocar outra cena qualquer que tecnicamente como em termos de criar algo vai deixar de criar aquilo que quer ou gosta para tocar black metal só porque é mais facil em termos técnicos de tocar.
se existe acho isso ridiculo e sem razão de ser

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » terça mai 16, 2006 7:51 pm

Não; o que ele disse é que é mais fácil desistir-se de um projecto tecnicamente mais complexo que de um mais simples.

Não sei se concordo ou não com essa análise, mas de qualquer modo é muito diferente do sentido que deste às palavras dele.

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça mai 16, 2006 7:54 pm

VULTURIUS Escreveu: sinceramente tás a dizer que dizer um gajo que queira tocar outra cena qualquer que tecnicamente como em termos de criar algo vai deixar de criar aquilo que quer ou gosta para tocar black metal só porque é mais facil em termos técnicos de tocar.
se existe acho isso ridiculo e sem razão de ser

Pra já pra já digo-te sinceramente que tens que fazer bem os quotes e que tens que escrever de modo a que se perceba o que estás a tentar dizer.

Tentando decifrar essa amálgama de palavras penso que me estás a perguntar se estou a dizer que um músico inexperiente que goste de metal progressivo, ao ver que não tem técnica se vira para o BM por ser mais fácil de tocar, então não é de todo isso que estou a dizer.

O que eu disse é que o fã de metal progressivo inexperiente a tocar pode desistir mais rapidamente de ter a banda do estilo de que gosta (ou seja, metal progressivo), do que o fã de blackmetal, pois é possível tocar o tal blackmetal cru com uma quantidade bem menor de técnica.

Tal como já disse anteriormente, e atenção que eu sou um grande fã de metal mais minimalista (incluindo BM), não basta ser simples tecnicamente para que se consiga formar uma boa banda de BM.

VULTURIUS
Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor VULTURIUS » terça mai 16, 2006 9:37 pm

Bem eu penso que não é de um dia para o outro que se aprende a tocar um instrumento nem a formar uma banda ,penso que dai á muito tempo de ensaio muita hora a praticar em estudio e assim surge a experiência.
passo a passo e aos poucos.
Não vejo as coisas por esse prisma lá por ser mais dificil tecnicamente não quer dizer que se desista mais facilmente acho que todos gostamos de passar certos obstáculos e para qualquer aspirante a musico isso é um deles.

p.s-vou tentar fazer melhor os quotes e escrever em português

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça mai 16, 2006 10:01 pm

Eu apenas estava a tentar explicar porque é que estatisticamente existem mais bandas de BM, na sequência do post do pelican. É apenas um dos muitos factores que decerto contribuem, mas que estará longe de ser o único.

terrorist666 [RIP]

Mensagempor terrorist666 [RIP] » terça mai 16, 2006 10:18 pm

...
Última edição por terrorist666 [RIP] em terça mai 16, 2006 10:22 pm, editado 2 vezes no total.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça mai 16, 2006 10:19 pm

enfim...

VULTURIUS
Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor VULTURIUS » terça mai 16, 2006 11:14 pm

Não gostei de algumas afirmações/teorias sobre quais eu não concordo.
E então simplesmente dei a minha opinião.
É para isso que o forum existe.

Quanto ao sr.pelican ainda bem que acha que black metal é lixo.
É isso mesmo tás lá.

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » quarta mai 17, 2006 1:03 am

pelican Escreveu:epah não há coisa que esteje mais na moda. enjoa já, qualquer caramelo faz um bocado de lixo e diz que é raw e culto. pior que o black metal actualmente só o drone

O mesmo é válido para qualquer estilo. Qualquer badameco pega num instrumento, grava uma bosta (tecnicamente complexa ou não) e diz que tá feito. Seja Black, Death, Grind, Heavy ou qualquer outro estilo.

Está na moda o BM? EH pá, também me parece estar na moda embirrar com ele.

É como em qualquer estilo, há BM bom e BM mau. Essa do "qualquer caramelo faz lixo e diz que é raw e culto" não pega porque, contrariamente à imagem que está na moda tentar fazer passar, gostar de BM não torna uma pessoa num ignorante musical. Continua-se a separar o trigo do joio e esse "lixo", para mim, não chega sequer a poder ser categorizado como Black Metal.

Anyway, se por um lado concordo com o Amphion quando diz que, possivelmente, há mais bandas de Black do que de Progressive porque, tecnicamente, é mais acessível, concordo também com o Vulturius quando diz que isso não implica necessariamente que se desista mais facilmente de qualquer um dos estilos.

Bem, pronto, foi a minha colherada. :beer:

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta mai 17, 2006 1:04 am

VULTURIUS Escreveu:Não gostei de algumas afirmações/teorias sobre quais eu não concordo.
E então simplesmente dei a minha opinião.
É para isso que o forum existe.

Quanto ao sr.pelican ainda bem que acha que black metal é lixo.
É isso mesmo tás lá.

Exactamente. Não te pedi que não desses a tua opinião, pedi-te que escrevesses as coisas de modo perceptível.

E para além disso o que escrevi foi precisamente por não concordar em grande parte com o pelican. Bem, voltemos ao tópico inicial.

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » quarta mai 17, 2006 10:34 am

Até a relação que se faz entre o "não saber tocar" e o BM "raw" é [ ou era ] um pouco descabida...albuns como o "Transilvanian Hunger" de Darkthrone, ou o "Nattens Madrigal" de Ulver, são tidos como influências óbvias para muito do Black Metal Raw, no entanto são tudo menos albuns simples, e mesmo em termos de guitarras, recorrem muito a intervalos de terceiras e sétimas e não ao "básico" travessão, e em muitas partes até a outro tipo de posições alternativas não muito habituais...outra das coisas que o BM "norueguês" introduziu, foi o uso das 6 cordas da guitarra, e em certas bandas com 2 guitarristas serem usadas oitavas e cordas diferentes, dando uma dimensão diferente ao som, enquanto que grande parte do metal mais "extremo" até aí trabalhar quase só à base do travessão e das 3 cordas de cima da guitarra, sendo que o resto da guitarra só seria usada nos solos.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes