Aquele sentimento...

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor abyssum » sexta set 20, 2019 10:41 am

Soulforged Escreveu:

Não conheço isso em pormenor, mas tenho a sensação que mesmo nesses casos dos anos 90, mais de 90% desse pessoal seria incapaz de agir totalmente de acordo com o que diziam defender, mesmo que pudessem. Era mais a vontade de se sentirem e parecerem edgy, do que mais nada...

Houve situações por toda a Europa que levaram à prisão de alguns elementos de bandas e fecho de algumas editoras, nunca foram muito conhecidos para não acontecer o o efeito bola de neve que aconteceu na Noruega devido ao mediatismo. A cena do BM nos 90s era mesmo extrema e perigosa, era odiada e temida mesmo dentro do Metal, muitas revistas e editoras maiores recusavam ter bandas deste género, mas depois com o sucesso dos COF e a evolução do género as coisa foram mudando.

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Selvagem » sexta set 20, 2019 8:00 pm

abyssum Escreveu:Houve situações por toda a Europa que levaram à prisão de alguns elementos de bandas e fecho de algumas editoras, nunca foram muito conhecidos para não acontecer o o efeito bola de neve que aconteceu na Noruega devido ao mediatismo. A cena do BM nos 90s era mesmo extrema e perigosa, era odiada e temida mesmo dentro do Metal, muitas revistas e editoras maiores recusavam ter bandas deste género, mas depois com o sucesso dos COF e a evolução do género as coisa foram mudando.


Questiono-me o que terá levado a que o extremismo e perigosidade do estilo tenha praticamente desaparecido. Desde meados dos 90's que nunca mais aconteceram eventos marcantes a larga escala como as queimas de igrejas ou os assassinatos. Nunca mais apareceram Varg's, Euronymous ou Gaahls (não que isso seja bom ou mau, o que o estilo perdeu em shock-value, a meu ver, ganhou em riqueza musical com a evolução do mesmo).
O único outro género musical que acho que tenha estado num mesmo nível de perigosidade é o Hip-Hop (numa onda diferente do BM obviamente), e neste estilo ainda continuam a acontecer crimes e detenções de músicos com alguma regularidade.

Acho que o pessoal do BM tornou-se mais sério, e passou a concentrar-se mais na música e no poder desta para passar uma mensagem em vez de recorrer aos actos.

Outra questão que acho bastante interessante é o que levou a que o BM tenha surgido e desenvolvido nos países de maior desenvolvimento e qualidade de vida.
O BM na sua génese é um grito de revolta contra a sociedade e a religião - e a igreja, apesar de não ter um impacte a nível social nesses países tão grande como no Sul ou Leste Europeu, acaba por ter os valores cristãos profundamente enraizados em qualquer cultura ocidental. Isto, aliado ao contributo do cristianismo para a extinção das culturas pagãs, bem como também ao clima extremo e às paisagens melancólicas, foram os factores que na minha opinião mais contribuíram para a génese do estilo.

Acho que isto dava um estudo sociológico bastante interessante (se calhar até já foi feito, não sei).
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aBisMo
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2719
Registado: quarta jun 10, 2009 7:42 pm
Localização: N41.161763 | W8.583702

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aBisMo » sábado set 21, 2019 4:38 pm

Selvagem Escreveu:https://antiblackmetal.wordpress.com/

..de não perceber se isto é a sério ou gozo. Nem Alcest escapou :lol:

Ainda pensei ver lá os Moonspell... mas nem isso!!! Nem uma única menção a este canteiro à beira-mar plantado! O Mário Machado tem mesmo que formar uma banda.
Onde só os mais fortes sobrevivem, Nós seremos Eternos

Compra & Venda CD, Vinil, Tapes

Venda T-Shirt's & Longsleeves

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » sábado set 21, 2019 5:39 pm

aBisMo Escreveu:
Selvagem Escreveu:https://antiblackmetal.wordpress.com/

..de não perceber se isto é a sério ou gozo. Nem Alcest escapou :lol:

Ainda pensei ver lá os Moonspell... mas nem isso!!! Nem uma única menção a este canteiro à beira-mar plantado! O Mário Machado tem mesmo que formar uma banda.




Não é dele, mas é sobre ele... :mrgreen:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » sábado set 21, 2019 9:19 pm

Selvagem Escreveu:Questiono-me o que terá levado a que o extremismo e perigosidade do estilo tenha praticamente desaparecido. Desde meados dos 90's que nunca mais aconteceram eventos marcantes a larga escala como as queimas de igrejas ou os assassinatos. Nunca mais apareceram Varg's, Euronymous ou Gaahls (não que isso seja bom ou mau, o que o estilo perdeu em shock-value, a meu ver, ganhou em riqueza musical com a evolução do mesmo).
O único outro género musical que acho que tenha estado num mesmo nível de perigosidade é o Hip-Hop (numa onda diferente do BM obviamente), e neste estilo ainda continuam a acontecer crimes e detenções de músicos com alguma regularidade.


Fiquei a pensar nisto... particularmente no "Desde meados dos 90's que nunca mais aconteceram eventos marcantes a larga escala " e continuar a existir noutro género, como o Hip-Hop. Assim numa análise muito superficial e imediata (porque, sim, isto é bem matéria de análise sociológica), e correndo o risco de parecer biased, parece-me que a origem social é diferente e daí que tenham evoluído de forma diferente. Apesar dos atos cometidos nos anos 90 serem crininosos, quem os praticou não tinha outra motivação além da afirmação de uma ideologia e pertenciam a estratos socialmente estabelecidos. No hip-hop, há também o móbil da contestação social, mas porque nasce de um meio social marginalizado. Também por isso, sei lá, vemos valores materiais associados ao hip-hop, coisa que no BM não acontece. Muito menos acontecia. Não se vê ninguém a ir para o BM porque quer ficar rico. Já no hip-hop, há toda uma imagética que logo à partida está ligada à ostentação e ao crime. Talvez por isso ainda encontremos criminosos que se tornam músicos e músicos que se tornam criminosos, no hip-hop.

Já no BM, depois do tal shock-value, estando a tal ideologia bem instituida e clara, os seus músicos viraram-se para o tal aperfeiçoamento do género, em termos musicais. E ainda bem, de facto.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Selvagem » domingo set 22, 2019 9:21 pm

aetheria Escreveu:Fiquei a pensar nisto... particularmente no "Desde meados dos 90's que nunca mais aconteceram eventos marcantes a larga escala " e continuar a existir noutro género, como o Hip-Hop. Assim numa análise muito superficial e imediata (porque, sim, isto é bem matéria de análise sociológica), e correndo o risco de parecer biased, parece-me que a origem social é diferente e daí que tenham evoluído de forma diferente. Apesar dos atos cometidos nos anos 90 serem crininosos, quem os praticou não tinha outra motivação além da afirmação de uma ideologia e pertenciam a estratos socialmente estabelecidos. No hip-hop, há também o móbil da contestação social, mas porque nasce de um meio social marginalizado. Também por isso, sei lá, vemos valores materiais associados ao hip-hop, coisa que no BM não acontece. Muito menos acontecia. Não se vê ninguém a ir para o BM porque quer ficar rico. Já no hip-hop, há toda uma imagética que logo à partida está ligada à ostentação e ao crime. Talvez por isso ainda encontremos criminosos que se tornam músicos e músicos que se tornam criminosos, no hip-hop.

Já no BM, depois do tal shock-value, estando a tal ideologia bem instituida e clara, os seus músicos viraram-se para o tal aperfeiçoamento do género, em termos musicais. E ainda bem, de facto.


Em certa medida concordo com tudo. Apenas acho que generalizaste o Hip-Hop. Não percebo praticamente nada do estilo, mas tenho ideia que nem todo o Hip-Hop se baseia em valores materiais nem em querer ficar rico, tal como nem todo o BM é puramente adorador de Satanás.
Obviamente que são estilos com fundamentos e objectivos diferentes, daí no meu post anterior ter tido o cuidado de frisar isso aquando da comparação. :wink:
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » domingo set 22, 2019 9:54 pm

Selvagem Escreveu:
Em certa medida concordo com tudo. Apenas acho que generalizaste o Hip-Hop. Não percebo praticamente nada do estilo, mas tenho ideia que nem todo o Hip-Hop se baseia em valores materiais nem em querer ficar rico, tal como nem todo o BM é puramente adorador de Satanás.
Obviamente que são estilos com fundamentos e objectivos diferentes, daí no meu post anterior ter tido o cuidado de frisar isso aquando da comparação. :wink:


Tens razão. Nem eu gosto de generalizar. Se calhar até estou a baralhar rap com hip-hop, que devem ser diferentes para quem conhece... Não faço ideia.
Centrei-me, contudo, na imagética que exploram... Os carros, as joias, os gangs. E isso porque tentava perceber porque uns deixaram de cometer crimes e outros continuam.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Selvagem » domingo set 22, 2019 11:41 pm

aetheria Escreveu:Tens razão. Nem eu gosto de generalizar. Se calhar até estou a baralhar rap com hip-hop, que devem ser diferentes para quem conhece... Não faço ideia.
Centrei-me, contudo, na imagética que exploram... Os carros, as joias, os gangs.


Daquilo que sei, o rap é um elemento do Hip-Hop, é o acto de declamar a rima, corresponde à parte vocal numa música de hip-hop.

O estilo de Hip-Hop normalmente associado aos gangs e ostentação é o Gangsta Rap.

aetheria Escreveu:E isso porque tentava perceber porque uns deixaram de cometer crimes e outros continuam.


Lá está, seria um estudo sociológico interessante. Mas estes temas costumam ser marginalizados pela opinião pública. Principalmente o BM: é um nicho, é algo muito específico e difícil de ser compreendido pela mente comum, e não é levado muito a sério pelos académicos.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Vooder » segunda set 23, 2019 9:19 am

Hip hop nada mais é que a tomada do poder pelo azeite. :twisted:

O BM quer voltar a ter tomates e a ser perigoso? No geral e só passar o alvo principal do Cristianismo para o Islão... simples. :P
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor nagasakirecords » terça set 24, 2019 1:37 pm

O BM deixar de andar nas redes sociais... É meio caminho andado para voltar a ser respeitado e a ser levado a sério...
Quando se mete BM e Hip Hop, Rap, na mesma frase é porque a coisa não anda lá muito bem...
Acho que o BM é (ou deve ser) contra todo o tipo de religião, seja ele o cristianismo, islamismo, budismo, iurdismo etc etc
Politicamente e pelo que disse acima , sendo o BM provavelmente o género dentro metal mais elitista e que (tenta ser ou tentam que seja) o mais "verdadeiro" ou em que esta palavra seja mais levada mais em conta (a discussão ridicula da primeira vaga, segunda vaga etc etc é disso exemplo, não estou a ver mais nenhum género com estas discussões) é normal que chame a si muito do fascismo / nacionalismo que sempre houve na cena e que infelizmente sempre vai haver...
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor abyssum » terça set 24, 2019 5:48 pm

nagasakirecords Escreveu:, sendo o BM provavelmente o género dentro metal mais elitista e que (tenta ser ou tentam que seja) o mais "verdadeiro" ou em que esta palavra seja mais levada mais em conta (a discussão ridicula da primeira vaga, segunda vaga etc etc é disso exemplo, não estou a ver mais nenhum género com estas discussões) é normal que chame a si muito do fascismo / nacionalismo que sempre houve na cena e que infelizmente sempre vai haver...

Essa cena do "verdadeiro" nunca foi exclusiva do BM, já vem da década de 80, os Manowar usavam esse termo para se distinguirem dos demais. Assim como outras bandas dessa década usavam isso para se demarcarem das modinhas da altura como o glam metal/rock.
Quanto aos naçis no BM, acho que isso se deve em muito ao Varg.

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor nagasakirecords » terça set 24, 2019 7:03 pm

Entendo o que dizes, mas não querendo ser o dono da razão, longe disso, acho que o termo "verdadeiro" não foi/é usado em mais nenhuma vertente como no BM... True isto, Trve aquilo como se diz agora...
Quantos aos nazis, sim o "Cristiano" teve/tem a sua cota parte, mas na mesma altura já os Dimmu Borgir, os Emperor (Mortiis) andavam com essas conversas... O Rob Darken também... Engraçado (embora não ache piada nenhuma à coisa) há países com uma muito maior percentagem de bandas de índole nazi ou nacionalista como a Finlândia, a Polónia do que propriamente a Noruega (pelo que vou observando)...
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Selvagem » terça set 24, 2019 8:44 pm

nagasakirecords Escreveu:O BM deixar de andar nas redes sociais... É meio caminho andado para voltar a ser respeitado e a ser levado a sério...
Quando se mete BM e Hip Hop, Rap, na mesma frase é porque a coisa não anda lá muito bem...
Acho que o BM é (ou deve ser) contra todo o tipo de religião, seja ele o cristianismo, islamismo, budismo, iurdismo etc etc
Politicamente e pelo que disse acima , sendo o BM provavelmente o género dentro metal mais elitista e que (tenta ser ou tentam que seja) o mais "verdadeiro" ou em que esta palavra seja mais levada mais em conta (a discussão ridicula da primeira vaga, segunda vaga etc etc é disso exemplo, não estou a ver mais nenhum género com estas discussões) é normal que chame a si muito do fascismo / nacionalismo que sempre houve na cena e que infelizmente sempre vai haver...


Quando referi ambos os estilos estava apenas a comparar a única coisa que talvez tenham em comum, que é um historial de crime e assassinatos, algo que não é comum noutros géneros musicais. Aliás nem os comparei por motivos musicais.

E, sinceramente, acho que o género (BM) nunca foi tão respeitado e levado a sério como actualmente, mas isso são pontos de vista, cada um tem a sua opinião.
O género hoje em dia é tão vasto e ramificado que a definição do mesmo torna-se cada vez mais difícil. Dizer que o BM deve ser essencialmente sobre anti-religião era verdade para as primeiras bandas, entretanto surgiram bastantes projectos que abordam outros temas.
Eu defino Blackmetal essencialmente por um determinado tipo de produção (ou falta dela), por um determinado som de guitarra e/ou por uma estética tipica associada (que pode ou não estar relacionada com anti-religião), eventualmente haverá quem não concorde, cada qual com sua ideia..
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » terça set 24, 2019 9:05 pm

Selvagem Escreveu:O género hoje em dia é tão vasto e ramificado que a definição do mesmo torna-se cada vez mais difícil. Dizer que o BM deve ser essencialmente sobre anti-religião era verdade para as primeiras bandas, entretanto surgiram bastantes projectos que abordam outros temas.


Concordo bastante com isto.
A meu ver, se fosse identificar presentemente algo que ainda pode ser, tematicamente, comum a vários subestilos e que perdura, seria a misantropia.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Selvagem » terça set 24, 2019 11:30 pm

aetheria Escreveu:Concordo bastante com isto.
A meu ver, se fosse identificar presentemente algo que ainda pode ser, tematicamente, comum a vários subestilos e que perdura, seria a misantropia.


Também acho. E isso acaba por transparecer na estética típica do género que referi atrás.
"..too old for this shit.."


Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes