Folding@Home - Projecto de Suporte a Investigação Médica

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Folding@Home - Projecto de Suporte a Investigação Médica

Mensagempor OrDoS » quinta out 05, 2006 11:48 am

Boas pessoal. Para quem não conhece o Folding@Home, vou deixar aqui um texto descritivo sobre o projecto e o objectivo deste post, retirado do site da PeopleWare que foi onde eu vi esta iniciativa, mais precisamente aqui, e que eu alterei um pouco para nosso "benefício". Já estou registado e a contribuir, até porque tenho bastante tempo de CPU livre para dar, visto que deixo o PC bastante tempo ligado por dia a não fazer nada de especial. Talvez até poderemos ver o nosso nome a ser incluído no projecto do Portugal@Folding como "suporters" da causa (mas não é esse o propósito deste post :cool: ). Aqueles que se decidirem juntar, não se enganem a por o nome da equipa, nem o nº correcto ok? ;) As instrucções de instalação estao lá na página portuguesa.

Se houver interesse, gostaria de saber que users instalaram o cliente colocando mensagens nesta thread :D Aos admins, se acharem isto interessante o suficiente, poderiam colocar esta thread como "inamovível", pois os objectivos são de ajudar em algo que um dia (esperemos bem que não) nos poderá calhar a nós :? (é quase como doar sangue ;) )

"Provavelmente já muitos de vós ouviram falar no projecto Folding@home. Desde Janeiro de 2004 que Portugal participa activamente neste projecto através da equipa nº 35271 com o nome de Portugal@Folding. A ideia que tenho para vos propor é passarmos a contribuir para este projecto através de uma sub-equipa dentro da grande equipa que é o Portugal@Folding. Assim propunha que fizessem o download da aplicação colocando no nome de utilizador (username) www.metalunderground.org e no número da equipa o número 35271. Podem ver como é feita a instalação do programa passo a passo aqui. Tenham muita atenção a colocar o username e o número da equipa. Se não colocarem correctamente não estarão acontribuir para a equipa do Metal Underground.

Username: http://www.metalunderground.org
Team Number: 35271

Existem vários clientes para correr o programa. Apresentamos acima o modo mais simples mas também o mais intuitivo. Nesta fase é a forma mais simples de podermos ajudar todos nas dúvidas que possam ter. Iremos oportunamente complementar a informação aqui hoje apresentada.

O Projecto Folding@home é um projecto não lucrativo de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas, que permite à comunidade científica entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística. O Projecto é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Química da Universidade de Stanford.

O Folding@home não conta com poderosos supercomputadores para o processamento. Em vez disso, os colaboradores principais para o projecto são milhares de computadores pessoais que têm instalado um pequeno programa (cliente). O cliente é executado em segundo plano, e faz uso do processador do computador quando este não está ocupado. Nos computadores pessoais mais modernos o processador raramente é usado na sua totalidade. O cliente Folding@home usa apenas a parte que não está a ser utilizada pelo processador para poder trabalhar, visto ter como predefinição de prioridade de processamento a mais baixa possível.

O cliente Folding@home conecta-se periodicamente a um servidor para transferir uma “Work Unit” (unidade de trabalho), pacotes de dados sobre os quais executa os cálculos. Cada “workunit” completa é devolvida ao servidor e contribui para a pontuação da equipa, sendo que a cada “work unit” corresponde uma pontuação relativa ao seu tamanho. O tráfego gerado é mínimo e seguro. Não conheço qualquer problema de vírus ou spyware relacionado com o projecto ao longo de mais de 5 anos de existência do Folding@home.

A equipa Portugal@Folding ocupa actualmente o 27º posto, a nível mundial no ranking por equipas como podem ver aqui.

Conto com a colaboração dos visitantes do Metal Underground para esta causa. Acredito que em breve estaremos numa posição de destaque mostrando assim a participação em causas válidas de utilizadores atentos e disponíveis. Coloco assim aqui uma iniciativa que poderá ser bem-vinda por todos nós. Está em aberto o desenvolvimento do logótipo para o Peopleware@Folding, participa enviando para vitorm.peopleware’at’gmail.com a tua ideia em forma de arte."

LINKS:

:arrow: Página oficial: Folding@home
:arrow: Página ofical portuguesa: Portugal@Folding
:arrow: Downloads: Folding@home Software Cliente
:arrow: Tutoriais de Instalação: http://www.portugalfolding.org/page.php?5
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

necroshine
Participante
Registado: domingo set 12, 2004 11:17 pm
Contacto:

Mensagempor necroshine » quinta out 05, 2006 4:11 pm

Já tinha lido sobre isso há uns tempos atrás, é uma excelente ideia!
Vou tratar já disso!

Offtopic: Já participei no projecto SETI que é algo parecido, mas este é para ajudar a detectar vida inteligente fora do planeta terra.
Última edição por necroshine em quinta out 05, 2006 4:14 pm, editado 1 vez no total.
As its temple and its victim,
My blood runs on marble floors
Just like some insane circulation
Back into my corroded heart

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta out 05, 2006 4:13 pm

necroshine Escreveu:Já tinha lido sobre isso à uns tempos atrás, é uma excelente ideia!
Vou tratar já disso!

Offtopic: Já participei no projecto SETI que é algo parecido, mas este é para ajudar a detectar vida inteligente fora do planeta terra.

Sim, mas acho esse uma perda de tempo e de Watts :lol: Ainda que seja um projecto porreiro, este é muito mais interessante e benéfico a longo prazo. Este projecto já o conhecia há algum tempo, mas só agora me deu para aderir. De qualquer maneira configurei o meu para receber pedaços de informação de 5mb (o máximo possível). Tenho que chegue para processar isso :cool: Era bom que mais pessoal se disponibilza-se a "emprestar" os seus ciclos para o bem da ciência :D

PS- Estava a ver que ninguém mostrava interesse ;)

necroshine
Participante
Contacto:

Mensagempor necroshine » quinta out 05, 2006 4:30 pm

OrDoS Escreveu:Sim, mas acho esse uma perda de tempo e de Watts :lol:

É e não é :lol: qd me registei nisso (em 1999 :shock:), não havia mais nada do estilo, e como trabalhava como administrador de redes numa escola pus o software a rolar lá.

Este de facto este é bem mais útil

Já está a rolar!!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta out 05, 2006 4:34 pm

necroshine Escreveu:
OrDoS Escreveu:Sim, mas acho esse uma perda de tempo e de Watts :lol:

É e não é :lol: qd me registei nisso (em 1999 :shock:), não havia mais nada do estilo, e como trabalhava como administrador de redes numa escola pus o software a rolar lá.

Este de facto este é bem mais útil

Já está a rolar!!

Usaste o nome do forum para o Username? ;)

De facto, o SETI é interessante, mas prefiro dar o meu CPU a este :)

necroshine
Participante
Contacto:

Mensagempor necroshine » quinta out 05, 2006 4:44 pm

OrDoS Escreveu:Usaste o nome do forum para o Username? ;)

Ya
user: http://www.metalunderground.org
team: 35271

Só não coloquei a opção dos 5MB pq uso kanguru a 384kb :?

necroshine
Participante
Contacto:

Mensagempor necroshine » quinta out 05, 2006 4:54 pm

Explica-me só uma coisa.

Não deveria-mos ter usernames diferentes? Nas instruções de instalação diz para verificar-mos se o usarname já existe ou não.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta out 05, 2006 4:59 pm

necroshine Escreveu:Explica-me só uma coisa.

Não deveria-mos ter usernames diferentes? Nas instruções de instalação diz para verificar-mos se o usarname já existe ou não.

Não. Porque assim o user http://www.metalunderground.org representa a nossa comunidade ;) Aquilo que eu submeter também conta para ti, ou melhor, para nós. O objectivo aqui é usarmos o utilizador http://www.metalunderground.org para a comunidade ganhar relevo no site do Folding. Não há registo, de sub-equipas, só de equipas normais. Nós estamos a usar a equipa 35271, que corresponde à comunidade portuguesa. A partir daí, o username que utilizares pode ser individual ou de sub-equipa, que é o nosso caso, percebes? ;) Estamos a angariar pontos para Portugal e para a nossa equipa do metal underground, daí eu ter pedido ao pessoal que instalar o cliente, que viesse aqui dizer que o fez, para sabermos quantos estão a participar aqui do fórum.

PS - Só espero é que os admins não me caiam em cima por estar a usar o nome do forum ;) :lol:
Última edição por OrDoS em quinta out 05, 2006 5:10 pm, editado 1 vez no total.

necroshine
Participante
Contacto:

Mensagempor necroshine » quinta out 05, 2006 5:09 pm

Compreendido :wink:

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta out 05, 2006 6:21 pm

Então? Mais ninguém quer aderir? É de graça, mas se preferirem, pode ser de borla!!! :lol:

necroshine
Participante
Contacto:

Mensagempor necroshine » quinta out 05, 2006 6:49 pm

OrDoS Escreveu:Então? Mais ninguém quer aderir? É de graça, mas se preferirem, pode ser de borla!!! :lol:

Já sabes como é, é de borla mas mesmo assim há pessoal que ainda quer que seja mais barato :lol: :lol:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda out 09, 2006 2:46 pm

Eu uso o UD Agent ja há uns tempos valentes :)

Jeordie [RIP]

Mensagempor Jeordie [RIP] » segunda out 09, 2006 2:55 pm

a pagina portuguesa não está a funcionar. mas ainda não percebi qual é o proposito de utilizar este programa.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » segunda out 09, 2006 3:08 pm

Jeordie Escreveu:a pagina portuguesa não está a funcionar. mas ainda não percebi qual é o proposito de utilizar este programa.

http://www.portugalfolding.org/

Funciona na perfeição. Está lá tudo explicado, mas resumindo, é um programa que fica a correr em background com prioridade mínima (ou seja, não ocupa recursos essenciais, e só te toma o CPU em força quando não estás a usar tarefas que exijam muito do processador), e que faz cálculos sobre proteínas, etc..., e serve para ajudar no combate a doenças (muito resumidamente :? ).

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça out 10, 2006 8:59 pm

Então pessoal? Sinto que vos estou a perder por aqui... nem Folding nem listas de bandas... :?

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes