Porquê a mitologia Nórdica?
-
BlackWolf [RIP]
Porquê a mitologia Nórdica?
Porque será que existe uma "fome" incessante em querer fazer bandas em Portugal que se baseiam em mitologias ou cultura nórdica?Portugal é certo que de mitologia tem mt pouco.Mas a sua história é rica e repleta de feitos épicos. Penso que é desta maneira que muitas vezes acusamos estes e outros de modas.E quem o faz não está errado.É como na Itália, que de vez em quando aparece uma banda com "o espirito nórdico".Ho pah...vá lá...até parece que n sabem que tem uma riquissima fonte mitologica para trabalhos dentro do metal.Se estou errado elucide-me...mas é a minha franca opinião. Esqueçam o martelo do Norte por um instante e cantem os feitos de Lusitania. \m/
-
LS [RIP]
é uma temática interessante, tal como o satanismo, o canibalismo ou tolkien, por exemplo. acho q é só isso, e nao acho q portugal tenha material suficiente para ser usado como temática... mas then again, também se pode chegar aos lusiadas e fazer um album à volta disso, mas como os oratory provaram (sendo os únicos a fazê-lo) n é uma temática particularmente apelativa (senao já havia mais gente a fazelo).
não sei, podem-se fazer muitas teorias á volta do assunto, mas acho q é mais fácil fazer uma canção a elogiar o espirito portugues dos descobrimentos (na sua versão poética) do q propriamente puxar mitologia portuguesa para o caldo.
eu houve umas alturas em q andei virado para escrever letras sobre tradições socio-religiosas portuguesas, mas havia tão pouco por onde pegar, e o pouco q havia encaixava-se tão mal no black metal q pus de lado definitivamente essa tematica, embora também nao axe particular piada á mitologia viking...
não sei mesmo... esta é a minha visão sobre o assunto...
não sei, podem-se fazer muitas teorias á volta do assunto, mas acho q é mais fácil fazer uma canção a elogiar o espirito portugues dos descobrimentos (na sua versão poética) do q propriamente puxar mitologia portuguesa para o caldo.
eu houve umas alturas em q andei virado para escrever letras sobre tradições socio-religiosas portuguesas, mas havia tão pouco por onde pegar, e o pouco q havia encaixava-se tão mal no black metal q pus de lado definitivamente essa tematica, embora também nao axe particular piada á mitologia viking...
não sei mesmo... esta é a minha visão sobre o assunto...
-
Phobos [RIP]
Pá concordo em parte com o q dizes, mas metal a cantar os feitos dos cruzados... (E la iam eles espalhar a fé d criiiiiiiiiiisstooooooooooo...) E mais, nao sao propriamente os feitos nordicos q sao "cantados" mas sim uma epoca q é usada alegoricamente com uma resposta a esta em q vivemos.
Agora, tambem é verdade q a "lusitania" teve grandes momentos e q é realmente estranho ninguem ligar a isso.
Agora, tambem é verdade q a "lusitania" teve grandes momentos e q é realmente estranho ninguem ligar a isso.
-
LS [RIP]
eu tenho visões muito radicais sobre isso, um pouco como as que já vi o beast (axo q foi ele, se nao, peço desculpa) uma vez a expor. para mim, descobrimentos foram uma chacina com interesses politicos disfarçados de religiosos por trás e cruzadas uma guerra de territorio contra muçulmanos (novamente disfarçada com religiao por cima).
como já disse, sou muito radical quanto a essas coisas, e patriota ou não, acho mais interessante escrever sobre "demonismo, trevas, carne e destruição" sem me tar a atirar a nenhuma religião em particular do q estar com manias épicas. acho-lhes piada, mas simplesmente não vão com o meu estilo (ou falta dele
). sei q n tem muita originalidade, mas também n fizemos uma banda para sermos originais ou revolucionários, fizemos-a para debitar o máximo de energia criativa e tocar música de q realmente gostamos. eu, pelo menos, n tou interessado em ser original nem ser o melhor de todos, apenas de dar o meu melhor e de gostar do q faço. e até lá vou escrevendo sobre coisas q m soem bem.
como já disse, sou muito radical quanto a essas coisas, e patriota ou não, acho mais interessante escrever sobre "demonismo, trevas, carne e destruição" sem me tar a atirar a nenhuma religião em particular do q estar com manias épicas. acho-lhes piada, mas simplesmente não vão com o meu estilo (ou falta dele
-
BlackWolf [RIP]
-
Bronze [RIP]
-
LS [RIP]
-
LS [RIP]
Bronze Escreveu:Há sempre hipóteses de se ser original.
Feitos épicos portugueses...... madjer ... futre .... gomes ... deco ... derlei ... baía ... acabei de inventar o SOCCER METAL
podemos propor aos symphony x como temática a "odisseia portuguesa do euro 2004", já q eles gostam tanto de odisseias
-
SoupNazy [RIP]
Não vejo as coisas dessa forma. Os Tarantula têm no 'Kingdom of Lusitania' um marco do Heavy Metal Português e falam sobre varias temáticas históricas Lusitanas. Nesse capitulo os Oratory, nem de perto nem de longe, foram os únicos... provavelmente existe é uma tendência infeliz de muitas bandas nacionais em seguirem as influências dos seus ídolos sem tentarem procurar uma identidade própria. É nisso que dou algum valor (por ex.) aos Moonspell que apesar de musicalmente divergirem completamente dos meus gostos, em termos líricos fizeram coisas interessantes e algumas homenagens bem justas a nossa cultura.
Dizer-se que falar nas Cruzadas é mais nobre que falar nos Vikings (para mim até seria), isso é tudo muito relativo... cada um tem a sua pancada, Frank Zappa até sobre higiene dental escreveu e não faltava quem ouvisse e gostasse
(ok eu acuso-me
)
Dizer-se que falar nas Cruzadas é mais nobre que falar nos Vikings (para mim até seria), isso é tudo muito relativo... cada um tem a sua pancada, Frank Zappa até sobre higiene dental escreveu e não faltava quem ouvisse e gostasse
-
LS [RIP]
sim, mas são poucos os q fazem isso. agora se é bom ou mau, já n sei dizer... e os moonspell, tirando a alma mater e aquela mania estranha de falarem do seu "southern deathstyle" dizendo q está associado a sabóia não acho q tenham feito nada por ai além pela temática portuguesa...
sem ter muito a ver, e a titulo de exemplo, os teasanna satanna escrevem letras em portugues de tematica meramente obscura e pessoal e acho q captam bastante bem o espirito e atmosfera "lusitana" (mas de uma forma "dark" obviamente). portanto acho q n é preciso tar a escrever sobre a historia portuguesa para se captar a essencia lusitana
sem ter muito a ver, e a titulo de exemplo, os teasanna satanna escrevem letras em portugues de tematica meramente obscura e pessoal e acho q captam bastante bem o espirito e atmosfera "lusitana" (mas de uma forma "dark" obviamente). portanto acho q n é preciso tar a escrever sobre a historia portuguesa para se captar a essencia lusitana
- Vento_Nocturno
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm
E porque não a actualidade nacional... creio que nao faltaria agressividade e força sobre esta tematica para musica em qualquer variante de metal.
Porquê olhar so para trás ou para "fantasia".
Acho que a força na música será muito mais real quando traduz a "raiva" que se sente no dia a dia e que marca a nossa vida.
Não conhecendo o blackmetal assim tao bem como isso, e considerando alguns acto menos sociais de individuos ligados à cena, acho que a tematica de mitologia viking ou satanica é uma metaphora para veicular a raiva sobre o meio social a que pertenciam/pertencem.
Por absurdo e mais do que cantar as cruzadas históricas, e assim de repente, seria mais interessante uma onda tipo
"se queres o meu guito Manela/ se queres o meu sangue ò Leite/ prova a minha espada/ prova a tua decapitação /do aço da minha convicção /que tu Ferreira so ferras bestas/ cavalgamos no deserto / cavalgamos de estandarte/cavalgamos com fé de te derrotar"
mais a sério recomendo uma leitura das letras dos TON em live is killing me (a minha mais recente compra musical e que tenho andado a ouvir) e acho que percebem o que quero dizer
Acho que o Beast referiu aqui no forum anteriormente que preferia escrever sobre as coisas reais que lhe diziam mais do que as fantasias. (espero nao ter deturpado o sentido da tua intervenção de então)
\00/
Porquê olhar so para trás ou para "fantasia".
Acho que a força na música será muito mais real quando traduz a "raiva" que se sente no dia a dia e que marca a nossa vida.
Não conhecendo o blackmetal assim tao bem como isso, e considerando alguns acto menos sociais de individuos ligados à cena, acho que a tematica de mitologia viking ou satanica é uma metaphora para veicular a raiva sobre o meio social a que pertenciam/pertencem.
Por absurdo e mais do que cantar as cruzadas históricas, e assim de repente, seria mais interessante uma onda tipo
"se queres o meu guito Manela/ se queres o meu sangue ò Leite/ prova a minha espada/ prova a tua decapitação /do aço da minha convicção /que tu Ferreira so ferras bestas/ cavalgamos no deserto / cavalgamos de estandarte/cavalgamos com fé de te derrotar"
mais a sério recomendo uma leitura das letras dos TON em live is killing me (a minha mais recente compra musical e que tenho andado a ouvir) e acho que percebem o que quero dizer
Acho que o Beast referiu aqui no forum anteriormente que preferia escrever sobre as coisas reais que lhe diziam mais do que as fantasias. (espero nao ter deturpado o sentido da tua intervenção de então)
\00/
- Beastlike
- Administrador
- Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
- Contacto:
De forma alguma... Não sou tão directo e agressivo, mas não estás longe de todo.
A mania das mitologias estrangeiras, tem a ver com a ignorância da nossa gente. As bandas nórdicas, informam-se sobre aquilo de que falam. Têm prazer em aprender. As de cá, não fazem nada disso e tem mais acesso ao que aprendem com essas bandas, ou nos livros sobre essas mitologias, que encontram mais facilmente do que livros sobre a nossa História. O próprio interesse é muito diferente...
Não se fala sobre mitologia lusitana, porque não se sabe quase nada sobre isso, mas já se sabe sobre algumas das outras. É mais uma forma de seguir o rebanho. Muita gente nem português sabe, por vezes, quanto mais saber alguma coisa de História ou mitologia...
De qualquer forma e como disse, muito bem, o Vento, eu escrevo sobre coisas muito mais próximas de nós. São gostos...
A mania das mitologias estrangeiras, tem a ver com a ignorância da nossa gente. As bandas nórdicas, informam-se sobre aquilo de que falam. Têm prazer em aprender. As de cá, não fazem nada disso e tem mais acesso ao que aprendem com essas bandas, ou nos livros sobre essas mitologias, que encontram mais facilmente do que livros sobre a nossa História. O próprio interesse é muito diferente...
Não se fala sobre mitologia lusitana, porque não se sabe quase nada sobre isso, mas já se sabe sobre algumas das outras. É mais uma forma de seguir o rebanho. Muita gente nem português sabe, por vezes, quanto mais saber alguma coisa de História ou mitologia...
De qualquer forma e como disse, muito bem, o Vento, eu escrevo sobre coisas muito mais próximas de nós. São gostos...
Jó (Theriomorphic)
http://metalhead.pt : http://theriomorphic.org : http://thedeadstore.com : http://loomdesign.net
http://metalhead.pt : http://theriomorphic.org : http://thedeadstore.com : http://loomdesign.net
na minha opinião, portugal nao tem na sua história elementos suficientes para satisfazer todos os tipos de bandas (tomemos o exemplo do death metal). nos paises nordicos, a sua história está repleta de feitos históricos, cuja narração funciona perfeitamente nas musicas (amon amarth sendo um dos exemplos mais obvios). por outro lado, existem varias bandas noutros espectros musicais, cuja maior inspiração é o nosso legado maritimo (azagatel, desire, ...), e outras que utilizam o nosso imaginario lusitano (moonspell). acho que faz parte da atitude de cada banda usar a tematica que quer e, na minha opinião, se desejam exprimir se sobre mitologia ou efeitos epicos cada uma devia restringir-se a historia da sua nação.
Wine, women and song.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 66 visitantes