Software para monitorizar a troca ilegal de filmes

DarkIshtar [RIP]

Mensagempor DarkIshtar [RIP] » sexta jan 20, 2006 7:45 pm

Encontrei a seguinte noticia na página do DN.
"Eles andem aí!"

http://dn.sapo.pt/2006/01/09/artes/edit ... ombat.html

In DN

Recorrendo ao génio de jovens estudantes do Instituto Superior Técnico, editores e Polícia Judiciária colaboram neste momento no projecto de um novo software para monitorizar a troca ilegal de filmes através da Internet. A nova tecnologia deverá ficar pronta a usar ainda no primeiro semestre de 2006 e a ideia dos responsáveis pela iniciativa é clara "muito em breve, começaremos a fazer visitas às casas das pessoas."

A promessa parte do presidente da APEV, que é também responsável pela Federação de Editores de Vídeograma Portugueses (Fevip), entidade especialmente criada para o combate à pirataria. "As pessoas têm de perceber que esta troca ilegal de ficheiros, hoje perfeitamente institucionalizada nos hábitos, é crime punível com pena até três anos de cadeia", diz Paulo Santos. "Estão em causa, entre outros, direitos de propriedade intelectual e esta é a maior causa de prejuízo de todo o mercado. Temos de combater isso com todas as armas ao nosso alcance." E o novo software, garante-se, será arma decisiva na guerra a um mercado negro que, segundo a "estimativa tímida" dos editores, rouba anualmente pelo menos 20% da facturação. O que significa, partindo das receitas declaradas em 2004, um mínimo de 12,5 milhões de euros.

Com a nova tecnologia, a Fevip pretende monitorar a transacção de ficheiros na Net, nomeadamente nos canais peer to peer, e a partir daí aproximar-se da origem do ficheiro. O princípio é simples o software reconstrói o trajecto que o ficheiro seguiu na Internet, percebendo todas as transacções de que foi objecto. "Quanto mais antiga for data dessa transacção, mais perto estaremos da origem, ou seja, de quem fez a cópia ilegal e a lançou na Rede", explica Paulo Santos. "E sempre que percebermos que alguém é reincidente, com certeza vamos agir."

O lado negro do mercado

Em 2004, venderam-se em Portugal 8,3 milhões de DVD. A esse número, calculam as editoras, é necessário somar pelo menos 20% em cópias ilegais transaccionadas. Contas redondas, mais 1,7 milhões de discos. Mas esse nem é o lado mais negro do imenso mercado paralelo que se alimenta da indústria cinematográfica. "É na Net que está o grosso da pirataria", garante Paulo Santos. "Com a generalização do acesso de banda larga, a transacção de filmes é cada vez mais fácil. Ainda não estamos ao nível do que acontece com a música e o Mp3. Mas quase."

Não são ainda conhecidos os números definitivos da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) - o organismo oficial a quem compete coordenar o combate a este tipo de contrafacção -, mas há já a certeza de que 2005 foi ano de recordes, tanto na avaliação que se faz sobre a dimensão do mercado ilegal como nas acções de fiscalização que sobre ele se realizaram. De acordo com o registos da Fevip, foram realizadas 311 acções de fiscalização em todo o País, de que resultou a apreensão de 237 mil cópias DVD, entre muitos outros bens. Na sequência dessas acções, elo menos 273 pessoas foram constituídas arguidas.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sábado jan 21, 2006 12:12 am

Boa sorte para eles :P

DarkIshtar [RIP]

Mensagempor DarkIshtar [RIP] » sábado jan 21, 2006 12:20 am

Lol!
É verdade!
Terão de ir a casa de muita gente! :P

intolerance
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 09, 2005 9:15 pm

Mensagempor intolerance » sábado jan 21, 2006 12:23 am

Eu não sei é como vão arranjar celas para tanta gente :lol:

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » sábado jan 21, 2006 12:29 am

Já comprei o meu bilhete para um país sem extradição. :roll:

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sábado jan 21, 2006 12:31 am

Off-topic: Abra, não consigo aceder a nenhum dos teus dois sites
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » sábado jan 21, 2006 12:34 am

raxx7 Escreveu:Off-topic: Abra, não consigo aceder a nenhum dos teus dois sites

Queres ver que os gajos já me foderam o servidor!? Mas só saquei 324324GBs este mês. :/
ps: Três pessoas assim de repente disseram-me que conseguem aceder. Cheira-me a coisa de Mafarrico (ou IE, mas duvido que uses disso hehe).

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado jan 21, 2006 12:36 am

Deve ter sido o Mafarrico, já consigo aceder.
When in doubt, ban!

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » sábado jan 21, 2006 12:56 am

Já agora... por acaso este programa que é referido, não será, a modos que, uma tremenda violação da privacidade de cada um?

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado jan 21, 2006 1:00 am

Uma pessoa mais entendida que eu disse-me que é capaz de violar, pelo menos dois artigos da Constituição e talvez uma série de leis.

Espero que depois o Sacred-Steel diga também de sua justiça.
When in doubt, ban!

Zsa Zsa Gabor [RIP]

Re: Software para monitorizar a troca ilegal de filmes

Mensagempor Zsa Zsa Gabor [RIP] » sábado jan 21, 2006 1:32 am

DarkIshtar Escreveu:Recorrendo ao génio de jovens estudantes do Instituto Superior Técnico,

Esta foi a parte da notícia que mais me divertiu. Quem estuda no IST muito provavelmente (prái um em cada dois) tem PC portátil e acesso gratuito e ilimitado à rede de lá. E, como é óbvio, toda a gente saca música, filmes e jogos como se não houvesse amanhã.
Última edição por Zsa Zsa Gabor [RIP] em sábado jan 21, 2006 1:34 am, editado 1 vez no total.

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » sábado jan 21, 2006 1:32 am

Pelo que me pareceu, o objectivo não é apanhar quem saca os filmes, mas sim a origem, ou seja, quem fez a cópia do filme e o colocou em share para os outros...o início da cadeia...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Spiritual Invasion
Participante
Registado: segunda out 24, 2005 11:17 am
Contacto:

Mensagempor Spiritual Invasion » sábado jan 21, 2006 1:52 am

Seja como for... para além de "um pouco utópico", este projecto terá sempre a limitação de quem o concebe... será que não irá haver logo a seguir quem, num momento de "inspiração divina", consiga elaborar uma outra aplicação que contorne essa "câmera de vigilância"?!!! :twisted:
Ah pois é... :lol:
Com certeza que no IST há muito mais gente generosa que coloca acima de qq coisa a partilha com o próximo, do que os que estão envolvidos neste projecto deveras "assustador"!!! lol lol lol
Se for mesmo algo incontornável :shock: (NOT!), o governo bem pode começar a investir em campos de férias de 3 anos para a maioria dos 'tugas com acesso à internet!!! :lol:

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sábado jan 21, 2006 2:03 am

BKD. Escreveu:Pelo que me pareceu, o objectivo não é apanhar quem saca os filmes, mas sim a origem, ou seja, quem fez a cópia do filme e o colocou em share para os outros...o início da cadeia...

Também me parece, mas eu até gostava de perceber como... Uma cena dessas é obra, até me quero rir dos bugs ou falhas que esse software irá ter... detectar os ficheiros até à origem... LOL! Essa agora teve piada... :lol:
Mas é claro que também me posso estar a rir e tal ter sido mesmo concretizado, o que duvido mesmo mesmo muito...

"O princípio é simples o software reconstrói o trajecto que o ficheiro seguiu na Internet, percebendo todas as transacções de que foi objecto." AHAHAHAHAHAHA!!!
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Pika
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta jan 12, 2005 1:58 am
Contacto:

Mensagempor Pika » sábado jan 21, 2006 4:11 am

Achei GIGABYTES de piada a esta notícia :twisted:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes