O que procuras na escolha de um curso superior?

Avatar do Utilizador
Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2228
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Déjà loin » sábado out 17, 2009 5:29 pm

Tenho de gostar do que estou a estudar, tem de ser exigente, saídas profissionais não inexistentes (a sério, qual é o ponto de tirar um curso quando depois não se vai conseguir trabalhar na área? existe um conceito chamado, como é que é..ah, hobby).

Fui para eng. do ambiente porque pensei que ia gostar/precisar da diversidade do plano curricular, mas como as únicas cadeiras em que não me aborrecia de morte a estudar e de que realmente gostava eram as de matemática mudei para...*drumroll* matemática.

Em relação ao estabelecimento de ensino, o melhor curso de Eng. do Ambiente é na nova portanto fui para lá. Para matemática era técnico ou coimbra, i guess, mas eu não queria sair de lisboa portanto nem pensei duas vezes no assunto.
Assez lent, si vous le voulez bien.

Avatar do Utilizador
[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2468
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Localização: ->#0044<-
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor [BR11] » sábado out 17, 2009 5:34 pm

eu tirei o curso de Engª Electª porque nos testes psico-técnicos que fiz aos 14 anos deu isso... obviamente que não fiz caso à opção silvicultura :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2011
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Localização: Amarante/Mesão frio
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Nevoeiro » sábado out 17, 2009 6:20 pm

Déjà loin Escreveu: como é que é..ah, hobby).


Isso é um modo muito simplista de ver as coisas e bastante comum em Portugal. Curiosamente, é também uma opinião muito usual em formandos de áreas mais racionais como sejam as matemáticas. Até mesmo na classe politica existe a convicção de que determinadas coisas "quando são precisas aparecem". É tudo um enorme hobbie seja História da Arte, Filosofia, Teatro, Música, as artes em geral e talvez por isso mesmo nessas áreas somos pouco ou nada relevantes ao nível internacional. É um problema cultural que não é de agora e que é demonstrativo do estado do país. O que é compreensivel, pois as prioridades são outras, o que não significa o alheamento total dessas áreas aparentemente inúteis.

Avatar do Utilizador
Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2228
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Déjà loin » sábado out 17, 2009 8:55 pm

Nevoeiro Escreveu:
Déjà loin Escreveu: como é que é..ah, hobby).


Isso é um modo muito simplista de ver as coisas e bastante comum em Portugal. Curiosamente, é também uma opinião muito usual em formandos de áreas mais racionais como sejam as matemáticas. Até mesmo na classe politica existe a convicção de que determinadas coisas "quando são precisas aparecem". É tudo um enorme hobbie seja História da Arte, Filosofia, Teatro, Música, as artes em geral e talvez por isso mesmo nessas áreas somos pouco ou nada relevantes ao nível internacional. É um problema cultural que não é de agora e que é demonstrativo do estado do país. O que é compreensivel, pois as prioridades são outras, o que não significa o alheamento total dessas áreas aparentemente inúteis.


Isso seria tudo extremamente fofo não fosse eu possivelmente estar em filosofia ou artes se não tivesse de me preocupar com o meu futuro e de saber que muito dificilmente ia viver a ser pintora (como tu muito bem dizes, menos de 1/10 dos teus colegas está a trabalhar na área) ou "filósofa" :). Felizmente tenho outros interesses (matemática) e portanto tive a opção de manter a filosofia e o desenho como "hobby". Um hobby não tem de ser uma parte secundária da vida de uma pessoa. Por favor, eu gasto todo o meu dinheiro em música e considero-o um hobby.
Assez lent, si vous le voulez bien.

Avatar do Utilizador
Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3131
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
Localização: Viseu

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Old_Skull » sábado out 17, 2009 9:03 pm

Que bom que seria viver num mundo de pragmatismo, tecnocracia e ciência exacta...

Imagem


...Oh Wait! :|

Avatar do Utilizador
Cthulhu_Dawn
Moderador
Mensagens: 2427
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Localização: Londres, Reino Unido

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sábado out 17, 2009 9:18 pm

Fiz o secundário no 1º Agrupamento...desde miudo que achava que queria ser paleontólogo...infelizmente não tive muito boas experiências ao longo do secundário, nomeadamente andei completamente às aranhas com a Matemática e a Quimica...e por isso achei que podia tentar outras paragens, já que ir fazer Geologia não me aguçava muito o apetite.. Como também sempre achei piada a assuntos internacionais, política e afins, resolvi ficar o ano seguinte ao 12º a assistir a História, Filosofia e Geografia para fazer os exames. Resumindo, entrei para Ciência Política e Relações Internacionais na FCSH - UNL porque me pareceu uma alternativa interessante, embora também nunca tenha tido ilusões em relação a eventuais saídas profissionais (ou falta delas)...

Avatar do Utilizador
Armagedda
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 67
Registado: terça set 08, 2009 8:30 pm
Localização: Lisboa

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Armagedda » domingo out 18, 2009 6:18 pm

A ironia,

Também me lixei em Matemática.. Mudei para história, geografia e fiz a prova de Ingresso a qual tive 19 valores e agora estou a aprender línguas para ajudar os "sôres Enginheiros" nos congressos onde se falam outras línguas *-*

Avatar do Utilizador
Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 828
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Localização: alfragide ou pataias
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Le Point Noir » segunda out 19, 2009 12:20 am

Fiz o Secundário em Humanidades e não me safava nada mal no Português, no Inglês, em História, Sociologia,etc... Só que pela bela das merdas do nosso ensino, as minhas opcionais foram impostas (mais de 50% da turma escolheu, logo eu não podia ter outra cena) e a mui lírica e vonita cadeira de Oficina de Expressão Dramática deu-me um belo de um 11 e cagou-me a média.
Faculdade - opção severamente limitada. teve de ser lisboa e pronto. Portanto, FLUL ou Nova. Por causa da média borrada por OED, FLUL.
Agora, podia ter ido para a faculdade para a cena das línguas e literaturas ou História, mas pareceu-me uma cena demasiado fechada em si, como de resto alguns departamentos de lá, e como não quero ir para docente, escolhi à meia-bola e força um curso que não me fizesse morrer de tédio (Comunicação e Cultura, hoje Ciências da Cultura).
Admito que não faço a mínima ideia do que vou comer amanhã ao pequeno-almoço, muito menos do que vai ser o futuro, logo nunca pensei no factor da empregabilidade. pegando ali no assunto nevoeiro-déjà loin, consigo ver os dois lados. Se bem que, infelizmente no meu caso, não tinha/tenho quaisquer aptidões científico-matemáticas nem de artes visuais ou whatever(sempre corrido a 2 no Básico :lol: ), por isso não consigo ir para as ciências só para garantir o ordenado ao fim do mês.
Ah, e escolha de área aos 14 também não ajuda nada :roll:
Oui oui la baguette

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Waltheer » segunda out 19, 2009 7:20 am

Fiz o secundário em ciências pois anda inclinado para algo dentro das biologias/ geologias... depois de ter andado uns anos pendurado com as matemáticas às costas (há uma estátua minha na sec. que frequentei) lá entrei para a faculdade e para um de dois cursos que tinha ideia de estudar (fui parar a letras...) . não pelas saídas profissionais, apenas por gosto.
Actualmente, com o mestrado passa-se a mesma coisa: estou a fazer o que gosto dentro da oferta que há disponível e que posso pagar.

Se fosse hoje, tinha feito o secundário num tecnico-profissional e era canalizador, carpinteiro, mecânico... enfim, uma área prática onde o emprego é garantido... e depois logo me armava em intelectual e ia estudar apenas pelo prazer que isso me dá (e que é muito).

Quando acabar o mestrado, em princípio segue-se mais uma licenciatura (área de letras tb), novamente apenas por gosto.

Quantro a trabalho, o que não falta por aí é call-centers...
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor spiegelman » segunda out 19, 2009 8:25 am

Eu não procurei nem escolhi um curso superior. No ano do senhor de 1996, com um curso de técnico profissional de design no buxo, daqueles que serviram para a UGT e o Torres Couto meterem dinheiro ao bolso, pensava que seria o futuro guru dos cartazes de touradas e bailaricos populares da freguesia.

Algures para esse Verão, no meio de muito submarino de bagaço e sagres e amores desavindos olhei para o céu e decidi que isto não fazia sentido nenhum.

Há depois um escurão difuso entre provas de aferição e burocracias de candidatura e quando dei por mim era Outubro e estava num anfiteatro da Av. de Berna em Lisboa a ter aulas de Heráclito na cadeira de Filosofia Antiga leccionada por um ex-baixista de Mata-Ratos

FFFUUUUUUUUU.....

E depois percebi que Filosofia não paga a renda e decidi atirar-me para o mundo editorial e de comunicação, e aí sim, a escolha pela pós-graduação em Edição de Texto e o Mestrado em Ciências da Comunicação já foram escolhas ponderadas, ainda não sobriamente ponderadas, mas ponderadas.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
DemoniCreature
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 463
Registado: domingo mai 31, 2009 11:42 am
Localização: BRAAAGA!!!
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor DemoniCreature » segunda out 19, 2009 9:21 am

Muito sucintamente...

Sempre tive um grande interesse pela tecnologia e consequentemente computadores. Este interesse fez-me ingressar, no ano transacto, em Ciências da Computação na Universidade do Minho (porquê a UM? Várias razões: a 10 minutos de carro da minha residência, uma das mais prestigiadas academias do país, talvez a mais importante em termos de programação, etc, etc). Contudo esse "interesse" não deu frutos no curso que havia escolhido. Tentei, depois, transferência de curso para Ciências da Comunicação (também na UM), para trabalhar na área da multimédia, talvez aí eu estivesse realmente em casa. Contudo, a média estupidamente alta (17,3 na segunda fase deste mesmo ano) impossibilitou-me de lá estar neste momento. Mas eu não estava bem no curso em que estava, e mesmo sofrendo muita pressão por parte dos meus progenitores (que queriam a todo o custo que ficasse na UM e naquele que é, provavelmente (a par de Medicina) o curso com maior empregabilidade daquela nobre academia) lá mudei. Neste momento estou em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais, no IPCA em Barcelos. Ainda não posso dizer se é o curso ideal para mim ou não, pois só lá estou à uma semana. Mas em breve chegarei a uma conclusão.

Tudo isto para dizer o quê?
Apesar de estar obviamente preocupado com o meu futuro, prefiro orientar-me por aquilo que me agrada, por aquilo que gosto de fazer, por aquilo que acredito que me faça feliz e não por aquilo que me vai dar o maior salário no futuro.
I am the son of abyss, the essence of PERFECTION!

http://joserodrigues.pt.vu
http://demonicreature.deviantart.com/

Avatar do Utilizador
Riuuki
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 259
Registado: sábado jun 16, 2007 10:40 pm
Localização: Amadora/Lisboa

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Riuuki » segunda out 19, 2009 9:41 am

Pessoal, quero agradecer pelas vossas opiniões que têm sido interessantes. Continuem a opinar que vou sempre retirando informação util :D

Imaginem agora que têm um site com informação sobre a faculdade/ curso:
O que querem procurar logo de imediato, ou seja, que informações importantes e úteis querem saber para ajudar a decidir o curso/faculdade.
Desde festas, informações sobre a praxe, condições que a faculdade oferece,propinas, etc.

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor spiegelman » segunda out 19, 2009 10:25 am

Riuuki Escreveu:Pessoal, quero agradecer pelas vossas opiniões que têm sido interessantes. Continuem a opinar que vou sempre retirando informação util :D

Imaginem agora que têm um site com informação sobre a faculdade/ curso:
O que querem procurar logo de imediato, ou seja, que informações importantes e úteis querem saber para ajudar a decidir o curso/faculdade.
Desde festas, informações sobre a praxe, condições que a faculdade oferece,propinas, etc.


Condições de estudo e investigação. Biblioteca geral, bibliotecas de departamento, acesso a bases de dados de arquivos, salas de estudo e acesso à internet etc. Vais para uma faculdade estudar. O que queres de uma faculdade são boas condições para esse estudo.

O resto não é alvod e preocupação. Gajas e festas é no ISPA
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Cthulhu_Dawn
Moderador
Mensagens: 2427
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Localização: Londres, Reino Unido

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda out 19, 2009 10:37 am

spiegelman Escreveu:
Riuuki Escreveu:Pessoal, quero agradecer pelas vossas opiniões que têm sido interessantes. Continuem a opinar que vou sempre retirando informação util :D

Imaginem agora que têm um site com informação sobre a faculdade/ curso:
O que querem procurar logo de imediato, ou seja, que informações importantes e úteis querem saber para ajudar a decidir o curso/faculdade.
Desde festas, informações sobre a praxe, condições que a faculdade oferece,propinas, etc.


Condições de estudo e investigação. Biblioteca geral, bibliotecas de departamento, acesso a bases de dados de arquivos, salas de estudo e acesso à internet etc. Vais para uma faculdade estudar. O que queres de uma faculdade são boas condições para esse estudo.

O resto não é alvod e preocupação. Gajas e festas é no ISPA


2x

O que mesmo assim não me preparou para a deprimência que era (é?) a biblioteca da fcsh...Mas sempre foi dando para o gasto...

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: O que procuras na escolha de um curso superior?

Mensagempor spiegelman » segunda out 19, 2009 10:46 am

A biblioteca da FCSH foi dando para o gasto mas continua a ser deprimente. A melhor biblioteca académica de Ciências Sociais é a da Católica. Tens é de pagar 25 euros para a poderes utilizar. Nunca mais usei a biblioteca da FCSH, prefiro usar a VPN para aceder a artigos científicos online que me são muito mais úteis
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)


Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes