O negócio multimilionário das reuniões de bandas

Dico
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: segunda fev 02, 2004 1:41 pm

O negócio multimilionário das reuniões de bandas

Mensagempor Dico » terça fev 12, 2008 8:34 pm

O negócio multimilionário das reuniões de bandas

Texto publicado no site http://lusitaniadepeso.pt.vu/

Estarei a proferir uma blasfémia aos olhos de muitos se afirmar que me merecem desconfiança as reuniões dos line-ups clássicos de bandas profissionais (ou semi-profissionais) cujos elementos-chave há muito cederam lugar a outros músicos, incumbidos da ingrata tarefa de prosseguir o trabalho dos carismáticos antecessores, simultaneamente demarcando-se do mesmo. No entanto, suspeito ainda mais do regresso ao activo de bandas extintas, que afirmam desbocadamente ser a música per se que as impele a regressar às lides, mesmo que por uma noite só.

Em ambos os casos, esta moda que há anos assola o universo da música sem apresentar sinais de abrandamento resume-se a mero oportunismo mercantilista:

- das editoras e retalhistas, reais e virtuais, cujo volume de negócios aumenta à custa de gravações antigas (maioritariamente sob a forma de best off’s, álbuns ao vivo e outras compilações duvidosas cujo único motivo de interesse reside nos extras, inéditos ou raridades habitualmente incluídos) ou novas, bastas vezes de inferior qualidade;

- das empresas de management / booking e merchandise, que exploram sofregamente o filão das tournées e eventos associados - workshops, sessões de autógrafos, etc.;

- dos promotores, nomeadamente de festivais, que ano após ano materializam reuniões de grupos clássicos (o Wacken Open Air constitui, no Metal, a face mais visível desta rentável moda, tendo a organização do festival já confirmado para 2008 actuações dos regressados Carcass e At the Gates);

- dos intérpretes, que relançam carreiras estagnadas ou inexistentes, após desaires musicais noutros projectos ou incursões em diferentes áreas profissionais (casos, por exemplo, de Donald e John Tardy, dos Obituary)

- da comunicação social, que se alimenta do alarido associado a estas reuniões e das controvérsias inerentes à atribulada existência de muitas bandas que, não obstante, cedem ao apelo do vil metal, recuperando as suas formações clássicas (os Police são um dos mais clamorosos exemplos).

Muitos destes agentes limitam-se a tentar sobreviver numa era em que as acentuadas quebras nas vendas discográficas obrigam à descoberta urgente de novos modelos de negócio e à exploração máxima daqueles já existentes. No entanto, há muito que a tendência se tornou uma moda geradora de milhões e sem fim à vista, expondo sistematicamente os fãs aos mesmos produtos, agora sobre-inflacionados.

Congratulei-me, obviamente, por, quase na viragem do século, Bruce Dickinson e Adrian Smith terem reocupado os seus lugares nos Iron Maiden (porém, não entendo o que ainda faz Janick Jers no grupo, além de mandar a guitarra ao ar nos espectáculos) e, mais tarde, Rob Alford ter-lhes seguido o exemplo nos Judas Priest. O momento da confirmação do regresso de Dave Lombardo aos Slayer foi mágico e a notícia de Matt Barlow ocupar novamente os comandos dos Iced Earth deixou-me radiante.

No entanto, dispensava a sucessão de acusações mútuas no âmbito do efémero regresso de Messiah Marcolin aos Candlemass, a controvérsia do entra-e-sai de vocalistas nos Anthrax (com John Bush e Joey Belladona a substituírem-se mutuamente e, por fim, a verem-se preteridos a favor do novíssimo frontman, o quase desconhecido Dan Nelson) ou da infeliz conduta dos irmãos Eddie e Alex Van Halen (coadjuvados pelo regressado David Lee Roth) para com o baixista de sempre, Michael Anthony (substituído na tournée de reunião dos Van Halen por Wolfgang, o filho adolescente de Eddie).

O facto de um (bom) músico ser preterido a favor do seu antecessor constitui um abalo não negligenciável na sua carreira. Imagino o que sentiu Tim “Ripper” Owens pela “dispensa” de que foi alvo nos Judas Priest e, depois, nos Iced Earth, para que Rob Halford e Matt Barlow pudessem reocupar as suas posições. Ou John Bush quando se viu obrigado a ceder o posto de frontman a Joey Belladona. *


Back from the dead
Por outro lado, o regresso dos Terrorizer (efémero devido à morte prematura de Jesse Pintado), Destruction (com Schimmer de volta mas sem o baterista Olly), Celtic Frost, Obituary, Europe, Gorefest ou Atheist foram bem sucedidos (embora, no caso destes últimos, não haja servido para mais do que vender umas cópias dos álbuns re-editados, dar alguns expectáculos e gravar um DVD).

Essas bandas provaram a sua relevância e qualidade musical hoje – numa época marcada pelo excesso de grupos, na sua maioria clones dos originais - como há 20 anos. São génios que souberam recuperar o estatuto outrora desperdiçado. Infelizmente, o mesmo não se aplica aos Death Angel, Nuclear Assault, Onslaught, Sabbat ou Brutal Truth, cujos regressos se mostraram irrelevantes para o Metal. Hoje, essas bandas nada acrescentam ao género, vivendo uma existência banal e, nalguns casos, manchando a sua história. Para quê, então, retomar capítulos encerrados? Porque não dignificar esses legados musicais, abrindo-lhes as portas da eternidade como são conhecidos? **

Mortos mas infelizmente não enterrados
No entanto, o oportunismo revela a sua expressão máxima no imoral regresso, ainda que para concertos ou digressões pontuais, de grupos míticos, finados há décadas e órfãos das suas figuras de proa, agora nas mãos do Criador. Foi chocante ver os Queen sem Freddie Mercury, os The Doors (perdão, The Doors of the XXI Century) sem Jim Morrison (mas com um ridículo Ian Astbury tentando imitar o lendário cantor ao mais ínfimo pormenor), os Sex Pistols (que actuam a 31 de Julho no Festival de Paredes de Coura) sem Sid Vicious ou os Led Zeppelin sem John Bonham (Jason, o filho, constituiu um mero prémio de consolação. Resta saber até quando a banda resistirá ao apelo monetário que uma digressão mundial constitui).

Mais do que anti-natura, estas reuniões desrespeitam grosseiramente a memória desses músicos e os sentimentos das suas famílias, amigos e fãs genuínos, que não alinham na farsa milionária. Os regressos constituem, aliás, uma violação abjecta do legado que as respectivas bandas ergueram. Vemos assim ícones da música reduzidos a (más) bandas de covers de si próprios, manchando irreversivelmente passados gloriosos que deveriam manter-se intocados. Inestimáveis contributos para a música são arrastados pela lama. O erro histórico que constituem estas reuniões não vale o dinheiro que geram. Agora, “a quente”, os fãs não terão discernimento para o reconhecer, mas o tempo encarregar-se-á de o demonstrar.
Dico

* Blaze Bailey constituiu uma excepção à regra, tendo-se desde logo revelado incapaz de honrar o brilhante legado que herdara de Bruce Dickinson.

** É certo que também no Underground se verificam regressos injustificados, mas apenas as bandas sem ambições de profissionalização voltam ao activo por genuíno amor à música. Na cena metálica nacional a moda das reuniões também já pegou mas, até agora, quase sempre de forma digna, com os Paranormal Waltz, Brutal Orgasmo ou Filli Nigrantium Infernalium a dignificarem a cena, o que não podemos dizer da novela em que se tornou a existência dos Alkateya, dando origem aos Gárgula.

Avatar do Utilizador
diabox
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8208
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am
Localização: Mafra

Re: O negócio multimilionário das reuniões de bandas

Mensagempor diabox » terça fev 12, 2008 9:15 pm

Dico Escreveu: Led Zeppelin sem John Bonham (Jason, o filho, constituiu um mero prémio de consolação. Resta saber até quando a banda resistirá ao apelo monetário que uma digressão mundial constitui).


esperemos que nao muito
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Avatar do Utilizador
BKD.
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1629
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Localização: Algarve
Contacto:

Mensagempor BKD. » terça fev 12, 2008 9:20 pm

E qual é o problema? It's showbizz...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Avatar do Utilizador
Human
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 722
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Localização: Sunbury-on-Thames, UK
Contacto:

Mensagempor Human » terça fev 12, 2008 10:03 pm

rob alford e' gay

Avatar do Utilizador
diabox
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8208
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am
Localização: Mafra

Mensagempor diabox » terça fev 12, 2008 10:08 pm

:roll:
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Avatar do Utilizador
The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2017
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Localização: Infernö
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » terça fev 12, 2008 10:14 pm

:lol:

Avatar do Utilizador
UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3423
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm
Localização: na roloute do ralis

Mensagempor UnderØath » terça fev 12, 2008 10:21 pm

my 2 cents!

eu apoio as reunioes! eu que tantas horas passei a ouvir sex pistols, vejo com bons olhos a passagem deles por paredes! qtas pessoas veneram bandas que já acabaram e anseiam por uma possivel reuniao para as ver ao vivo?

tou-me a cagar se eles precisam de guito ou não! se eu puder, no caso de sex pistols ( ja que tenho de queimar 2 dias de ferias) la estarei a contribuir de bom grado!
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Avatar do Utilizador
diabox
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8208
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am
Localização: Mafra

Mensagempor diabox » terça fev 12, 2008 10:23 pm

UnderØath Escreveu:my 2 cents!

eu apoio as reunioes! eu que tantas horas passei a ouvir sex pistols, vejo com bons olhos a passagem deles por paredes! qtas pessoas veneram bandas que já acabaram e anseiam por uma possivel reuniao para as ver ao vivo?

tou-me a cagar se eles precisam de guito ou não! se eu puder, no caso de sex pistols ( ja que tenho de queimar 2 dias de ferias) la estarei a contribuir de bom grado!


olha, e eu estourava bastante guita de led zep ca viesse...e nao me chateava nada com a prometida tour ahah
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2373
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » terça fev 12, 2008 11:57 pm

Na minha humilde opinião, as reuniões das bandas não transmitem o mesmo impacto que os trabalhos ou concertos que lhes deram notoriedade no seu inicio.

Os Obituary não voltam a lançar um "Slowly We Rot" ou um "Cause Of Death" nem os At The Gates conseguem lançar um "Slaughter of the soul".

São reuniões de bandas que tiveram o seu destaque e que regressam por motivos económicos aproveitando uma legião de fãs que já está conquistada.

Não pondo em causa o gosto que tenho por estas bandas o certo é que fico apreensivo pelo facto de se estar a apostar naquilo que é certo e não em bandas novas capazes de inovar e fazer avançar o som que todos gostamos.

E andam por aí tantas...

Avatar do Utilizador
diabox
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8208
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am
Localização: Mafra

Mensagempor diabox » quarta fev 13, 2008 12:02 am

led zep nao falhou

pelo que ouvi - viva os bootlegs - o gig foi excelente...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta fev 13, 2008 12:58 am

Penso que quanto maior o pedestal maior a queda. Oas maiores actos falhados foram precisamente das maiores bandas: Doors, Queen e o eterno regresso adiado de Gun's and Roses são bons exemplos.

Por outro lado espero ansiosamente o regresso de Faith No More e iria ver Led Zeppelin.

O regresso de Alice in Chains em forma de homenagem ao Layne também não resultou mal.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
diabox
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8208
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am
Localização: Mafra

Mensagempor diabox » quarta fev 13, 2008 12:58 am

spiegelman Escreveu:Penso que quanto maior o pedestal maior a queda. Oas maiores actos falhados foram precisamente das maiores bandas: Doors, Queen e o eterno regresso adiado de Gun's and Roses são bons exemplos.

Por outro lado espero ansiosamente o regresso de Faith No More e iria ver Led Zeppelin.

O regresso de Alice in Chains em forma de homenagem ao Layne também não resultou mal.


agree
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Dico
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: segunda fev 02, 2004 1:41 pm

Mensagempor Dico » quarta fev 13, 2008 8:21 pm

Pedro Lopes Escreveu:Na minha humilde opinião, as reuniões das bandas não transmitem o mesmo impacto que os trabalhos ou concertos que lhes deram notoriedade no seu inicio.

Não pondo em causa o gosto que tenho por estas bandas o certo é que fico apreensivo pelo facto de se estar a apostar naquilo que é certo e não em bandas novas capazes de inovar e fazer avançar o som que todos gostamos.

E andam por aí tantas...


Está tudo dito. Subscrevo totalmente, essa é também a minha opinião.

O que acabou está acabado, porquê voltar ao activo se não se vai conseguir a mesma mística de outros tempos? Porquê pegar no passado, ignorando o futuro? E realmente há aí tantas bandas novas promissoras...Mas a indústria musical quer é jogar pelo seguro, é isso que rende. Enfim...

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » quinta fev 14, 2008 2:55 am

Normalmente a reuniao de bandas nem sempre implica lançarem albuns novos, mas quando isso acontece é normal que nao consigam lançar um classico ofcourse, mas eu ca nao me chateio nada, eles que ganhem o dinheiro que quiser, desde que eu ganhe um bom punhado de musicas pa ouvir

Avatar do Utilizador
BlackUnicorn
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 328
Registado: terça mai 23, 2006 9:29 pm
Localização: Amora
Contacto:

Mensagempor BlackUnicorn » quinta fev 14, 2008 4:32 am

Se bem que as vezes não o seja, é dificil saber verdadeiramente a intenção de uma banda quando se reúne. Se calhar quando se separaram, nao haviam as condições necessárias para continuar e alguns anos depois o bichinho decidiu sair da toca e ora de tentar levar esta máquina para a frente. Por amor à música. Refilam muito que a banda X ou Y não irá lançar nunca mais "aquele" álbum que os tornou famosos ou respeitados... Isso é verdade para bandas que existem anos e anos sem interrupções. Cada álbum é uma fase da sua existência, mal seria se andassem a repetir, aí sim seriam uma pobre banda de tributo a si própria. Ou senão agora cada banda que lançasse um álbum de sucesso, teria de acabar, sob o risco de "manchar" a reputação caso continuassem a lançar álbuns. Deixem lá estar, se eles estiverem a fazer mal, a consciência há de lhes pesar.

Felizmente no que toca a gostos musicais acho que todos nós temos cabeça para pensar, não há mãezinha a tentar impingir aquela sopa que detestamos. Quem não gosta, não come.

Atenção: Há sempre excepções (A tudo o que aqui foi dito).
Oniromant / Doom Metal
Alchemist / Black Metal
Pestilência / Avant-Garde/Prog/Psych Metal


Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 70 visitantes