Recém Licenciados em Portugal...

Frigga
Participante
Registado: domingo set 16, 2007 12:04 am

Recém Licenciados em Portugal...

Mensagempor Frigga » quinta jan 31, 2008 11:58 pm

Nos últimos tempos (anos) os meios de comunicação social têm referido a dificuldade que um recém licenciado sente para arranjar um emprego, especialmente na sua área de formação. Muitos optam por mudar de área (trabalhando no que "vier à mão"), outros voltam a estudar enveredando por cursos que terão, a priori, maior empregabilidade, outros no entanto optam mesmo por sair do país...

Existem ainda aqueles, sortudos, que conseguem trabalho na sua área, no entanto muitos deles são altamente explorados, quer nos horários quer no que concerne também à remuneração.

Eu, enquanto recém licenciada, pondero neste momento tentar a minha sorte para além fronteiras... Não sei se alguém se encontra nesta posição(ou melhor dilema), ou se por acaso alguém já o fez gostaria de saber algumas das dificuldades com que se depararam...

apok
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quarta dez 05, 2007 5:08 pm

Mensagempor apok » sexta fev 01, 2008 12:25 am

Sem qualquer tipo de experiência própria nem especialização no assunto, penso que os maiores problemas nessas situações acabam sempre por ser a fronteira da lingua, os problemas de adaptação e mesmo o encontrão de culturas, dependendo do local em escolha. Apesar do universal inglês e da capacidade ou não das pessoas de o falares, acaba sempre por ser dificil ires por exemplo para França e te 'safares' só a falar inglês. Mas isso são coisas que com o tempo se resolvem ;)

Por mera curiosidade, que licenciatura tiraste?

Frigga
Participante
Registado: domingo set 16, 2007 12:04 am

Mensagempor Frigga » sexta fev 01, 2008 12:42 am

Tens toda a razão, a lingua é sem dúvida uma das maiores barreiras!!!!
Por acaso estou a ponderar acerca de um país de lingua oficial inglesa, exactamente por essa ser uma lingua que, de certa forma, domino.

Sou recém licenciada em Ciências do Desporto... Na minha área ainda é possivel arranjar trabalho no entanto as condições que nos oferecem em termos de remuneração não é das melhores...

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » sexta fev 01, 2008 1:03 am

Eu tenho uma licenciatura em Filosofia.
Tenho o primeiro ano curricular de um Mestrado em Ciências da Informação concluído (que tive que interromper, por ter ido dar aulas para o Alentejo).
Estou a frequentar uma licenciatura em Engenharia Electrónica e Informática.

Futuro? Não vejo nenhum, pelo menos cá em Portugal... estrangeiro? Yes please!
RIP

Cathy
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jan 07, 2008 12:20 am

Mensagempor Cathy » sexta fev 01, 2008 2:23 am

Eu o que fiz depois de terminar a licenciatura foi criar o meu posto de trabalho. Resulta, mas dá muito trabalho.

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta fev 01, 2008 2:36 am

Dá resultado tirar licenciaturas as quais quase não tens outro remédio senão ir lá para fora.

Astronomia ftw.
Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta fev 01, 2008 9:29 am

Intifada Escreveu:Eu tenho uma licenciatura em Filosofia.
Tenho o primeiro ano curricular de um Mestrado em Ciências da Informação concluído (que tive que interromper, por ter ido dar aulas para o Alentejo).
Estou a frequentar uma licenciatura em Engenharia Electrónica e Informática.

Futuro? Não vejo nenhum, pelo menos cá em Portugal... estrangeiro? Yes please!

Se não te importas que te pergunte, quais os motivos e expectativas para tirares esse mestrado?
Éque estou a tirar o mesmo :P

Cathy
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jan 07, 2008 12:20 am

Mensagempor Cathy » sexta fev 01, 2008 11:18 am

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:Dá resultado tirar licenciaturas as quais quase não tens outro remédio senão ir lá para fora.

Astronomia ftw.

Eu sou licenciada em turismo e não tenho um único ex-colega desempregado. Uns são guias intérpretes, outros comissários/assistentes de bordo, técnicos de agências de viagens, outros trabalham em hotéis, postos de turismo, monumentos, etc.

O que constato no entanto é que muitas vezes é que pessoas com licenciaturas em filosofia, sociologia, relações internacionais e afins acabam a trabalhar nesse sector. :?

skorzen
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 5:03 pm

Mensagempor skorzen » sexta fev 01, 2008 11:40 am

Fui recentemente ao ISEL e a pessoa que lá estava encarregue das "relações externas" disse que o grau de empregabilidade dos cursos naquela área, naquela faculdade, eram de 100%.

É claro que é uma área bastante requisitada, tanto que, segundo me foi dito, os alunos de lá quando estão no final do curso já estão a ser chamados pelas empresas.

Não sei como funciona nas outras áreas mas Electrónica, Informática e afins têm bastante saída no mercado actual. No entanto, falo apenas dos factos que me tentaram transmitir, e não por experiência, porque essa não tenho nenhuma.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta fev 01, 2008 11:53 am

Pá licienciei-me em Filosofia mas não foi para arranjar emprego, tanto que preferi não dar aulas. Por isso toca de me especializar numa área que gosto. Pós graduei-me em edição de texto e estagiei na Dom Quixote e demorei cerca de 1 ano e meio após acabar o estágio a arranjar trabalho na área.

A área de letras é o parente pobre da investigação e empregabilidade em Portugal... Tá visto que somos um país de trolhas com canudo (engenheiros) e geeks cheios da pasta (SysAdmin) :twisted:

(Kiddin' ... peace :cheers:)
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sexta fev 01, 2008 12:18 pm

spiegelman Escreveu: Tá visto que somos um país de trolhas com canudo (engenheiros) e geeks cheios da pasta (SysAdmin) :twisted:

correcto

bem...espanha here i go (hope)
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » sexta fev 01, 2008 12:21 pm

Em relação à minha área é melhor nem comentar.

bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am

Mensagempor bella-morte » sexta fev 01, 2008 12:33 pm

Eu que gastei 4 anos de borgas, devaneios sexuais e afins a tirar um curso, estou à espera de ir para a Suiça. Devido a alguns problemas familiares ainda lá não estou, mas cá não fico de certeza. Dei aulas durante quatro anos, mas já não dá para ser cigano, prefiro ser emigrante.

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » segunda fev 04, 2008 12:50 pm

Se não te importas que te pergunte, quais os motivos e expectativas para tirares esse mestrado?

Na altura foi mesmo para abrir outras portas, para editoras, comunicação social, bibliotecas, basicamente tudo que tenha a ver com tratamento de informação.
Contudo, como fui dar aulas para longe ainda não pude concluir, por isso não sei até que ponto é um bom investimento em termos profissionais, pois em termos pessoais é sempre.
RIP

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » segunda fev 04, 2008 1:10 pm

Skorzen Escreveu:Fui recentemente ao ISEL e a pessoa que lá estava encarregue das "relações externas" disse que o grau de empregabilidade dos cursos naquela área, naquela faculdade, eram de 100%.

É claro que é uma área bastante requisitada, tanto que, segundo me foi dito, os alunos de lá quando estão no final do curso já estão a ser chamados pelas empresas.

Não sei como funciona nas outras áreas mas Electrónica, Informática e afins têm bastante saída no mercado actual. No entanto, falo apenas dos factos que me tentaram transmitir, e não por experiência, porque essa não tenho nenhuma.

Isso é verdade! Eu tou no ISEL e posso te adiantar que colegas que entraram 1º que eu já estão a trabalhar e a ganhar bastante bem e com uma media entre 13-15 nada mau!

Mas também no ano passado fui a uma palestra sobre trabalhar na Noruega e lá então vives ainda melhor e és MTO bem pago....o problema é ´so mesmo saber falar noruegues....eu ate vejo algumas vantagens lol...mas infelizmente existem muitos assuntos que me prendem aqui a Portugal. Se pudesse saia deste País....um gajo ganha mal como a merda.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes