Afinações
- maxado
- Participante Compulsivo(a)
- Registado: sábado nov 10, 2007 8:52 pm
- Contacto:
Afinações
Pessoal preciso d ajuda. tou a aprender a tocar guitarra a cerca d 4 meses e inda n percebi mt bem essa cena das afinações. Já saquei umas qtas cenas da net i nada... Alguém m ajuda? 

You bastard, I hate you
I kill you, you can lick my butt
So pious and gracious
Intention isn't very clear
You bastard, still hate you
Need money for a fucking beer
I kill you, you can lick my butt
So pious and gracious
Intention isn't very clear
You bastard, still hate you
Need money for a fucking beer
Post movido por estar claramente na secção errada...
Fotografia - http://www.joseramos.com | http://www.facebook.com/joseramosphotography/
Amphion (blackened death metal)
Amphion (blackened death metal)
- The Einherjar
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
- Contacto:
The Einherjar Escreveu:MinDFirE Escreveu:Ju-On Escreveu:Compras um afinador e só meteres la q afinação queres (o meu método)
Se tiver micro, basta sacar um afinador da net.
Nem é preciso tanto, ligas a guitarra à placa de som e voilá.
Se ele tiver o adaptador para o jack, sim! Como no meu caso...
"O sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito."
- The Einherjar
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
- Contacto:
- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
- Contacto:
Malleus Escreveu:Isso é fácil, afinas cada corda com uma uma frequência de 450 Hz e está feito, isto para a afinação mais comum.
Sugiro que compres um afinador, não custam mais de 8 euros e tanto dão para baixo como para guitarra.
Passado uns tempos quando tiveres o ouvido "calibrado" já nem precisas do aparelho.
As coisas que eu aprendo...

Vamos lá ver se ajudamos o rapaz em vez de lhe complicar a vida.
Lembra-se do Diapasão ou do LáMiRé? Pois bem estas ferramentas seviam antigamente para dar uma Nota de referência que era o LA (4) 440HZ.
Com esta referência afinavas a 5º corda da Guitarra e depois afinavas todas as outras por referência desta.
Ora bem o (4) significa indice 4, e serve para identificar qual a oitava do piano onde temos um LA 440HZ.
Só para teres uma ideia se afinasses tudo com 450HZ tinhas uma guitarra com seis notas todas iguais e que iam soar a Lás desafinados.
Que disparate!
Agora em relação à ajuda.
Como o Demoniac disse, e bem. Convem que aprendas a Cifra
A - La
B - Si
C - Do
D - Re
E - Mi
F - Fa
G - Sol
Depois disso convem que saibas que notas tens na guitarra.
6 corda (mais grossa) - MI
5 - La
4 - Re
3 - Sol
2 - Si
1- Mi
Recomenda-se que compres um aparelho digital (afinador digital), disponivel em qualquer loja de musica e barraco, que te ajuda a afinar a guitarra. visto que supostamente quando começas a aprender ainda não tens o ouvido educado.
Se a guitarra tiver um Floyd Rose, entao compra mesmo um afinador, senão não sais do sitio.
Convem que percebas que cada um pode alterar as afinações e construir alternativas, no entanto esta é o Standard que encontras nos Livro e que 99% dos músicos usam. A alternativa mais comum no metal, é baixar a afinação um ou mais tons, para que o som fique mais cheio e supostamente mais pesado.
Normalmente isso é feito por transposição em que todas as notas baixam respectivamente o mesmo numero de tons ou meios tons.
Mas isso fica pa outras história. Se ainda tiveres dúvidas avisa.
- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Malleus Escreveu:Pode não ser o modo mais indicado, mas a mim foi a primeira coisa que me ensinaram foi essa, todas a 450 hz, mas disso percebes tu Shore por isso quem sou eu para falar de guitarras...
Não leves a mal, mas se soubesses o que estás a dizer percebias que isso é um disparate monumental.
Aliás se pensares um pouco percebes.
Aliás ai tens dois disparates na mesma frase.
Uma frequência é uma nota. Logo se afinas todas as cordas com a mesma frequência vão ter todas a mesma nota. (DUH)
Depois a frequencia 440HZ é a nota LA, mais 10 HZ em cima vai soar a um Lá desafinado ou um Lá sustenido. Algo por aí.
Não encontro nenhuma referência sequer a uma nota que seja 450HZ.
Capiche?
- Malleus
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mai 19, 2006 11:24 pm
- Contacto:
Ok totalmente esclarecido sobre o assunto Shore.
Eu sei que percebo pouco de guitarra e afins, mas sempre usei este modo de afinar a guitarra e para o que eu faço serve perfeitamente.
Só mexo em guitarras acusticas e toco algumas coisas, mas não passa disso.
Bem vou para as aulas...
Edit, olhando agora para o meu afinador tens razão, diz 440 e não 450.
Eu sei que percebo pouco de guitarra e afins, mas sempre usei este modo de afinar a guitarra e para o que eu faço serve perfeitamente.
Bem vou para as aulas...

- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Malleus Escreveu:Ok totalmente esclarecido sobre o assunto Shore.
Bem vou para as aulas...
Pois diz.
O que tu não sabes é que ao usar o teu afinador em 440HZ.
Ele automaticamente muda as outras frequencias para ficarem com os intervalos correctos relativamente ao LA 440HZ.
Como foi dito antes, essa é a nota de referência.
É o mesmo que quando dizes "eu afino a gutiarra em MI", não estas de facto a por todas as cordas em MI, mas sim a usar uma afinação que tem como referência o Mi da 6ª e 1ª cordas. Neste caso o LA é o 440HZ.
Esclarecido?

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes