GUERRA 1961/1974

Alba
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 03, 2007 1:32 am
Contacto:

GUERRA 1961/1974

Mensagempor Alba » terça out 16, 2007 9:04 pm

Pode não ser um tópico adequado ao fórum, mas penso que é uma questão actual.
Pode não dizer nada às novas gerações, mas existe muita gente que convive com familiares que tiveram em África...
O meu pai teve na Guiné. Quase nunca se fala sobre as suas vivências por lá, porque sei o quanto isso o afecta...
Conhecem ou lidam com familiares ou conhecidos que passaram por esta situação?
VINYL * CD * DVD...@ http://albaqubra.blogspot.com/

Baalrech
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 20, 2006 10:43 pm
Contacto:

Mensagempor Baalrech » terça out 16, 2007 9:24 pm

A minha familia teve que deixar Angola, o seu lar, a sua terra em 1975. Eu era bebé, o alimento não abundava, e muito menos a segurança. Perdemos muita coisa, tivemos muito pouco apoio na chegada a Portugal, mas houve quem ficasse pior, e melhor também ($) já agora...

Malleus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 19, 2006 11:24 pm
Contacto:

Mensagempor Malleus » terça out 16, 2007 9:54 pm

Off topic, o meu vizinho deixou um olho em Angola...
Imagem

nazgul
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm

Mensagempor nazgul » terça out 16, 2007 10:35 pm

Tem tudo a ver com o fórum: Napalm... Napalm Death... ok, infeliz!!!

Bem, queria ver o documentário mas á mesa discutia-se outra merda qualquer, vou esperar que sai em dvd pra ver tudo com mais calma.
O meu pai também teve na Guiné... mas pouco fala nisso, aliás fala sempre nas mesmas cenas e refere mais as situações caricatas boa onda que aconteciam para se conseguir suportar aquilo... do género beber até morrer!!!

Hoje acordei com a telefonia a reflectir por mim: fórum da TSF a falar do Prós e Contras - Doc GUERRA, e alguém dizia que os portugas tinham nas suas cabeças o assunto da guerra mto recalcado. Ninguém fala nisso. Foi mto doloroso pra todos: para os soldados que iam pra lá e não concordavam com ela, para os retornados que voltaram de lá SEM NADA!! tenho mtos amigos a quem lhes aconteceu isso, porq moro numa zona de mto retornado.

Noutro dia, com um amigo Black, em conversa ele chamou-me a atenção para não só os brancos que sairam de lá porque não era o país deles mas também dos próprios negros que queriam continuar a ser portugueses e não Angolanos/moçambicanos/etc. e como tiveram uma vida do caralho por cá!!!

Enfim há mta coisa pra descobrir e pensar.
Parabéns à RTP... parece que estamos nos últimos (2) anos a ter um canal mais ou menos decente...

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » quarta out 17, 2007 12:18 am

O meu pai foi Comando em Angola e participou activamente na frente de batalha. É tudo o que sei, porque ele nunca falou nem fala da guerra em pormenor, nunca falou dos que matavam, feriam ou capturavam, apenas que viu companheiros morrer e ficarem feridos ao lado dele, mas arranja sempre forma de mudar de conversa.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » quarta out 17, 2007 1:30 am

O meu pai esteve em Angola. O irmão dele na Guiné. Outros tios meus conseguiram fugir dando o salto para França.

Este assunto nunca foi falado em casa e não vai ser falado porque entretanto o meu pai faleceu.

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quarta out 17, 2007 9:25 am

o meu pai esteve em mocambique.
nao sei se e bem verdade, mas ele conta que teve um servico militar santo, nunca viu um guerrilheiro e em dois anos so disparou a arma em combate uma vez.
de resto era interminaveis marchas, patrulhas e exercicios alternados com nativas e cerveja.

entretanto ao voltar a portugal conheceu a minha mae, mas sabe-se la quantos irmaos eu tenho em mocambique. :lol:
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta out 17, 2007 9:37 am

Pessoalmente estive no campo de concentração de Tavira e ainda hoje acordo sobressaltado com os traumas de guerra por lá adquiridos...

Na família mais chegada tenho um ex-combatente em Angola (hard stuff) e um outro regressado de S. Tomé e Princípe, onde consta que o tempo era passado entre os viveiros das lagostas e as pretinhas de chocolate

MarkArchangel
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda jan 08, 2007 12:26 pm
Contacto:

Mensagempor MarkArchangel » quarta out 17, 2007 9:49 am

A minha família saiu de Angola e veio para os Açores em 1966 devido à guerra. Tenho alguns tios e avôs que estiveram por Moçambique, mas nunca falei nisso com eles.

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » quarta out 17, 2007 10:18 am

Nasci em Moçambique em 1974. Vim para cá com poucos meses de vida. Da situação que se vivia lá sei muito pouco, sei que ao voltar para cá tiveram que recomeçar do zero e passaram por dificuldades tremendas.
Don't talk to strangers...

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » quarta out 17, 2007 10:24 am

O meu pai esteve em Angola, era o enfermeiro chefe da Companhia dele. Fala abertamente dos dois anos que lá passou. Um ano fui com ele ao encontro anual da Companhia. Por sorte, e mesmo tendo tido vários encontros com os "terroristas" não morreu nenhum homem da Companhia. Há alguns que tiveram ferimentos mas nada de muito grave. Apenas um ficou com um grave trauma, porque no último dia, já tinha acabado a comissão da Companhia, foi por carolice a acompanhar um pelotão da Companhia substituta. Foram atacados em força e apenas sobreviveu ele.

O meu padrinho, militar de carreira esteve 4 anos na Guiná e 2 ou 3 em Angola. Tem estilhaços de granada nas costas, recebeu várias condecorações, mas não fala muito sobre a guerra. Até há bem pouco tempo, se estivesse distraído quando deitassem um foguete, dava um salto, rebolava pelo chão e quando davamos por ela estava debaixo da mesa... Esteve na Guiné no auge da guerra, e passou por situações bastante complicadas.
Em Angola esteve no final da guerra, e no pós-25 de Abril. Ainda ajudou muitos portugueses a entrar nos barcos. Felizmente não foi daqueles oficiais que confiscavam diamantes e outros bens de valor. Quase deu um tiro num superior dele que estava a embolsar diamantes e a cobrar dinheiro aos portugueses para poderem entrar nos barcos.

O meu sogro esteve em Moçambique, segundo ele a comer marisco e beber cerveja. Nunca deu um tiro.

Tenho é vários conhecidos que passaram maus bocados, mataram e viram morrer.
Dois foram prisioneiros de guerra na Índia durante dois anos, onde fizeram trabalho escravo.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Phantom
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça set 05, 2006 11:12 pm

Mensagempor Phantom » quarta out 17, 2007 11:25 am

nazgul Escreveu:refere mais as situações caricatas boa onda que aconteciam para se conseguir suportar aquilo... do género beber até morrer!!!

o meu pai é a mm coisa. teve na guiné, era motorista n sei do que, n sei se tb andou lá aos tiros ou não, mas nca o ouvi falar em matar, capturar o que quer que seja...em vez disso conta essas tair historias boa onda da merda que faziam lá. Chegaram ao ponto de por um oficial a lavar pratos :lol: e o meu pai como é todo engenhocas para n ter de se levantar da cama para ir fazer uma merda qq no poço da água, arranjou uma corda e esticou-a até á cama pra fazer o serviço e dps virar pro lado e dormir outra vez :lol: :lol:

até na guerra tuga é tuga crl!!

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » quarta out 17, 2007 1:05 pm

Bronze Escreveu:Pessoalmente estive no campo de concentração de Tavira e ainda hoje acordo sobressaltado com os traumas de guerra por lá adquiridos...

Na família mais chegada tenho um ex-combatente em Angola (hard stuff) e um outro regressado de S. Tomé e Princípe, onde consta que o tempo era passado entre os viveiros das lagostas e as pretinhas de chocolate

S. Tomé e Princípe...eu sou de lá...
Agora lembrei-me de uma situação que valeu ao meu pai um ódio de estimação. O meu pai viveu em S.Tomé e Princípe dos 7 anos até pouco depois do 25 de Abril. Fez lá parte da tropa, até se ter voluntariado para os comando e ter feito serviço na guerra em Angola. Para quem tem uma ideia de S.Tomé, aquilo era [ e é ] o paraíso na terra. Nunca lá se passou nada, era quase uma colónia de férias para quem lá fazia serviço.

Poucos anos depois de ter voltado para Portugal, estava o meu pai colocado no BNU em Silves, e após ter saído do trabalho, foram a uma tasca beber uns copos, e no meio da conversa com uns gajos que lá estavam, surgiu a guerra colonial. Aquilo era um a dizer "eu estive na Guiné, aquilo lá é que era mau", outro "eu vi colegas meus a morrer ao lado", etc etc, até que um gajo lá se vira e diz "eu é que estive no inferno, os guerrilheiros não nos davam paz, acordávamos com bombas a rebentarem frente a casa, rajadas de metralhadora a meio da noite, todos os dias morriam soldados, era o terror...". Ficaram todos espantados e perguntaram onde é que ele tinha estado, e o gajo, colocando um ar altivo e confiante disse "eu estive no inferno da ilha do Princípe". O meu pai cuspiu a cerveja que estava a beber e partiu-se a rir. Depois disse que viveu em S. Tomé quase 25 anos e explicou o que era S.Tomé e a ilha do Princípe. O outro artista, se tivesse um buraco para se enfiar, tinha desaparecido. Por ironia do destino, esse gajo voltou a cruzar-se com o meu pai em diversas situações, e até comigo, e já demonstrou ter ficado com um ódio visceral ao meu pai, por o ter feito fazer figura de urso.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quarta out 17, 2007 1:09 pm

Eu tenho um tio que lá andou, tem uma daquelas tatus rascas no ombro. Vem cá jantar hoje, vou ver se ele fala algo disso. Nunca o ouvi falar muito sobre isso.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » sexta out 19, 2007 6:11 pm

O meu avô foi marinheiro. Fez missões em vários sítios, incluindo em Timor e Macau. Não sei se alguma vez disparou uma arma, não se fala muito nisto. O meu pai nasceu em Angola e viveu lá até aos 14 anos, quando foram desterrados. Deixaram lá imensa riqueza, a única coisa que trouxeram foi o carocha atafulhado de coisas. Refizeram a sua vida na terra-natal, em Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ajuda da família. Conseguiram, pelas próprias mãos, construir uma casa e adquirir várias terras. Acabaram por conseguir viver bem passados uns bons anos, mas os traumas ficaram... Por exemplo, tanto o meu pai como o meu avô são profundamente racistas, embora o meu pai consiga aceitar alguns.

Esta é uma das razões pelas quais eu tanto gosto do nosso carocha. Simboliza anos prósperos e felizes do meu pai e dos meus avós.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 63 visitantes