Ensino de publicidade nas escolas.

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1882
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Ensino de publicidade nas escolas.

Mensagempor Intifada » sexta set 21, 2007 11:01 am

A secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) disse hoje à Lusa que o ensino de publicidade nas escolas portuguesas arranca no início de 2008, adiantando que o programa já está a ser testado entre os professores.

O programa "Media Smart" é um projecto de literacia em publicidade baseado no ensino extracurricular de temas e conceitos relacionados com a comunicação comercial e não comercial de marcas e entidades, tendo como grupo-alvo crianças entre os 6 e os 11 anos (1º e 2º ciclos).

"No início de 2008, o programa deverá estar a ser implementado em todas as escolas que aderirem", afirmou Manuela Botelho, adiantando que a apresentação pública do projecto está prevista para o final de Setembro.

Segundo as previsões da APAN, o "Media Smart" poderá, nos primeiros três anos de aplicação, abranger cerca de 50 por cento dos alunos portugueses da referida faixa etária, podendo chegar num prazo de 10 anos ao universo global das escolas nacionais.

Até ao final deste ano, o programa será apresentado de forma mais detalhada junto das escolas, referiu a responsável, explicando que os conceitos e os materiais desenvolvidos para dar apoio ao ensino - livros de exercícios, manuais e DVD - vão ser testados até Outubro em algumas salas de aula do país.

"Vamos fazer 12 testes-piloto em diversas escolas, privadas e públicas, em áreas representativas do ensino no país e que foram indicadas pelo Ministério da Educação, que é nosso parceiro neste projecto", frisou.

Em Julho passado, a APAN organizou encontros com 55 professores do 1º Ciclo, provenientes de todas as regiões de Portugal, onde foram realizados pré-testes aos conceitos do "Media Smart".

De acordo com Manuela Botelho, os professores encararam o programa com "entusiasmo" e consideraram que esta iniciativa poderá ser "uma boa ferramenta para estimular as crianças e para o desenvolvimento das suas capacidades de argumentação".

Constituído por três módulos de ensino - Introdução à Publicidade, Publicidade Dirigida às Crianças e Publicidade Não Comercial -, o programa foi desenvolvido para ter uma implementação flexível, podendo ser leccionado enquanto disciplina extracurricular autónoma ou ver introduzidos alguns dos seus conteúdos em disciplinas curriculares já existentes.

Nesta recta final foi ainda constituído o Comité de Direcção, órgão que vai reunir todos os patrocinadores do "Media Smart" e que terá como objectivo assegurar a correcta implementação do projecto no terreno.

O director-geral do Grupo Nestlé, António Saraiva de Reffóios, foi o nome escolhido para a presidência do comité, que já conta com a presença assegurada de outros anunciantes como a Danone, o Modelo/Continente, a Diageo e a Kellogg`s, segundo Manuela Botelho.

Este comité, que será responsável pelo financiamento do "Media Smart", terá que contar com, "pelo menos, 15 patrocinadores-financiadores para que o programa arranque em pleno", admitiu a secretária-geral da APAN.

O projecto tem um investimento global estimado de cerca de um milhão de euros para os próximos 6 anos, 200 mil euros anuais no primeiro triénio e cerca de 150 mil euros anuais para o restante período.

A iniciativa conta ainda com um grupo de peritos, presidido pelo ex-ministro da Educação Roberto Carneiro, que tem como função adaptar os conteúdos e definir os objectivos de aprendizagem.

O grupo de peritos, composto por 12 elementos, é constituído, entre outros, por representantes da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Ministério da Educação), da Direcção-Geral da Saúde, do Instituto do Consumidor e da Confederação Nacional das Associações de Pais.

O projecto "Media Smart" arrancou em 1998 no Canadá, tendo sido introduzido na Europa através do Reino Unido (em 2002), país onde já chegou a mais de um milhão de crianças.

Depois do Reino Unido, foi lançado na Holanda, Bélgica, Suécia e, mais recentemente, na Finlândia.

Portugal é o primeiro país do sul da Europa a implementar este programa.

© 2007 LUSA



O Bloco de Esquerda questionou a ministra de Educação sobre o programa "Media Smart", que prevê o ensino de publicidade nas escolas do 1º ciclo a partir de 2008, num projecto promovido pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN). Participam no Comité de Direcção do programa empresas como a Nestlé, Danone, Kellogg's e Modelo/Continente.
O requerimento, apresentado pela deputada Ana Drago, salienta: "o Governo abre as portas das escolas portuguesas exactamente às empresas que gastam milhões de euros em publicidade para levar as crianças a consumir açúcar e alimentos hipercalóricos, acreditando que serão estas empresas quem melhor ensina a fazer uma leitura crítica dos seus próprios anúncios? Pensará o Governo que a colocação de formadores nas escolas públicas, pagos pela Nestlé e pela Danone, é o melhor caminho para promover a educação alimentar e combater o crescente problema de obesidade infantil?"


A escolha das pessoas para liderarem este projecto não deixa de ser surpreendente, apesar de termos inumeros professores universitários, técnicos e especialistas em publicidade, as escolhas residiram em pessoas ligadas a grandes multinacionais. Não será como entregar uma geração acritica aos lobos?
Em vários paises, como nos EUA, há programas e aulas nos curriculos das escolas que são financiadas/patrocinadas por grandes multinacionais, tal como a Macdonalds, Coca-Cola, etc... e actualmente discute-se a alimentação hiper-calórica que se faz nas escolas norte-americanas e o debate já chegou a um ponto onde se pondera a eliminação de fast-food de todos os menus das escolas, assim como a proibição de publicidade dentro das escolas a esses mesmos produtos.
No entanto, nós estamos agora a começar, não devemos aprender com os erros do sistema de ensino norte-americano?
RIP

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Mensagempor Surtr » sexta set 21, 2007 2:13 pm

Desta já eu me safei... 8)

Avatar do Utilizador
Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1137
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » sexta set 21, 2007 2:40 pm

sem comentarios...
e claro que os nosso politicozecos continuam a fazer pela vidinha, dai que nada haja a aprender com os exemplos alheios...

"os outros ja se encheram, agora e a nossa vez..."

e uma tristeza e sao coisas destas que me fazem sentir feliz por ter cavado dai...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Avatar do Utilizador
Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1885
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Localização: Porto
Contacto:

Mensagempor Ishkur » sexta set 21, 2007 2:49 pm

Eu acho extremamente positivo que ensinem este tema. Tornou-se uma das mais importantes formas de comunicação na sociedade de hoje e é uma parte enorme do mundo dos media. Mais a mais, o seu ensino e compreensão é uma forma de desmontar as suas estratégias e tornar as gerações futuras mais protegidas e menos influenciáveis em relação à mesma publicidade.

Mal, muito mal, já acho a escolha de quem vai tratar do mesmo ensino... Um publicitário pode perceber muito do que faz, mas supostamente e quanto a mim o interesse prende-se a nível semiótico, simbólico, estrutural e comunicativo. E isso teria de ser um especialista em comunicação, línguas, linguística ou até antropologia ou sociologia a ministrar dado ensino... É o mesmo que me porem a ensinar pintura ou história da pintura só porque calhava de eu até fazer uns quadros giros...

Ainda por cima, é tão fácil passar de forma subliminar, dissimulada ou até descarada publicidade numa sala de aula... Sobretudo quando se têm interesses secundários... (leia-se: se é empregado por uma multinacional que procura publicidade)

Avatar do Utilizador
KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1700
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Localização: Submundo

Mensagempor KonigLowe » sexta set 21, 2007 2:58 pm

Eu sugiro já a mudança dos nomes das escolas públicas!!!

Em vez de Escola do escritor x, Escola Secundária Danone, Escola Secundária Nestlé ou Instituto Superior Somague!!!

E depois os uniformes tinham o patrocínio da respectiva entidade claro. Claro que isto implicaria o financiamente de uma grande percentagem do ensino!

Depois faziam-se rankings, tipo campeonatos e as empresas que tivessem maus resultados no aproveitamento escolar perdiam a concessão!!!

Bem esta ideia dá pano para mangas!! E nas cadeias??
Os presos também podiam ser patrocinados!! Isto levaria a uma disputa dos presos mais mediáticos ....


:D
Mas livrai-nos do Malamén

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta set 21, 2007 3:05 pm

Hilariante no mínimo.

O mais giro deste sistema… destas “nossas” gloriosas democracias é a forma descarada como se fazem as coisas no que toca ao servir dos grandes grupos económicos. Um claro caso onde se demonstra que é o estado que se submete e não o contrario.

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Mensagempor Inmist » sábado set 22, 2007 1:36 am

Concordo com o ensino da publicidade nas escolas. Como disse o Ishkur, se as novas gerações souberem como funciona a publicidade, podem deixar de ser influenciadas por ela. Bem vistas as coisas, ajudaria a complementar algumas disciplinas já lecionadas que promovem o sentido crítico, mas também promoveria a capacidade de decisão pessoal, não influenciada por média, nem por outra qualquer pessoa ou manada. Ajudaria a promover o individualismo intelectual.

O ponto negativo já se sabe qual é... mas dependendo dos moldes dessas disciplinas, poderá ser bom ou mau. Se for apenas o ensino da publicidade, da sua "confecção", dos seus objectivos, etc. até pode ser o patrão da mcdonalds, desde que ensine bem o que está pré-definido no programa curricular.
Uma analogia para este caso que referi é o de ter um padre a ensinar convenientemente o evolucionismo

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » sábado set 22, 2007 7:30 am

Democracia, a maior experiencia musical, espiritual e sentimental de sempre.

Avatar do Utilizador
lagrimasdedor
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 131
Registado: domingo set 16, 2007 2:43 pm
Localização: Beja .portugal
Contacto:

Mensagempor lagrimasdedor » sábado set 22, 2007 11:29 am

sao as escolas do futuro....
"Sou alguem que fechou todas as portas para a vida e fiquei de fora"

http://www.pensamentosdebruadossobremim.blogspot.com

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Mensagempor Surtr » sábado set 22, 2007 2:00 pm

Ishkur, e tu achas que os alunos vão ligar alguma coisa a estas aulas?! Vai ser a típica atitude do: "Isto é só mais uma aula para nos encher o horário". Desconfio muito que eles aprendam alguma coisa de jeito nestas aulas, uma vez que, como tu disses-te, esta disciplina não será leccionada por um profissional que realmente saiba como encaminhar os alunos para uma melhor compreensão da publicidade... Se pusessem uma campanha contra a publicidade nos Morangos com Açucar, aí sim, eles iriam agir :P Enfrentemos o facto, a maioria das pessoas da faixa etária referida já está completamente dominada pela publicidade e os seu espírito consumista... Enfim...

Avatar do Utilizador
Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1885
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Localização: Porto
Contacto:

Mensagempor Ishkur » sábado set 22, 2007 2:09 pm

Lá está, o grande mal quanto a mim está mesmo na escolha de quem vai leccionar a disciplina.

Quanto a não ligar, eu também não ligava a muitas das disciplinas do ciclo ou liceu (ou até faculdade :X) e no entanto assimilei certas coisas e outras, sem dar conta, tornaram-se "transparentes" ou automáticas... Odiava matemática e no entanto quando cortam uma fatia de bolo automaticamente fico a extrapolar sobre que percentagem do bolo representará isso X_X

É um exemplo estúpido, claro, mas é ilustrativo. Da mesma forma, por muito que não liguem nenhum, o facto de alguém lhes explicar que num anúncio de comida toda a gente está sempre a sorrir para quem vê associar de forma inconsciente a dita comida a "momentos felizes", quando voltar a ver o anúncio pode (e é o mais provável) estar-se a marimbar para dissecar o mesmo, mas ESSE conceito vai estar ali, e vai ser identificado e compreendido. Nem que seja com estes pequenos apontamentos, a "protecção" já surte algum efeito.

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Mensagempor OrDoS » sábado set 22, 2007 2:31 pm

O Ishkur disse tudo por mim no 1º post que fez :metal:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Mensagempor Surtr » sábado set 22, 2007 2:57 pm

Ishkur Escreveu:Lá está, o grande mal quanto a mim está mesmo na escolha de quem vai leccionar a disciplina.

Quanto a não ligar, eu também não ligava a muitas das disciplinas do ciclo ou liceu (ou até faculdade :X) e no entanto assimilei certas coisas e outras, sem dar conta, tornaram-se "transparentes" ou automáticas... Odiava matemática e no entanto quando cortam uma fatia de bolo automaticamente fico a extrapolar sobre que percentagem do bolo representará isso X_X

É um exemplo estúpido, claro, mas é ilustrativo. Da mesma forma, por muito que não liguem nenhum, o facto de alguém lhes explicar que num anúncio de comida toda a gente está sempre a sorrir para quem vê associar de forma inconsciente a dita comida a "momentos felizes", quando voltar a ver o anúncio pode (e é o mais provável) estar-se a marimbar para dissecar o mesmo, mas ESSE conceito vai estar ali, e vai ser identificado e compreendido. Nem que seja com estes pequenos apontamentos, a "protecção" já surte algum efeito.

Para o bem deste país, espero bem que sim... :P

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Grimner » sábado set 22, 2007 5:34 pm

Ishkur Escreveu:Eu acho extremamente positivo que ensinem este tema. Tornou-se uma das mais importantes formas de comunicação na sociedade de hoje e é uma parte enorme do mundo dos media. Mais a mais, o seu ensino e compreensão é uma forma de desmontar as suas estratégias e tornar as gerações futuras mais protegidas e menos influenciáveis em relação à mesma publicidade.

Mal, muito mal, já acho a escolha de quem vai tratar do mesmo ensino... Um publicitário pode perceber muito do que faz, mas supostamente e quanto a mim o interesse prende-se a nível semiótico, simbólico, estrutural e comunicativo. E isso teria de ser um especialista em comunicação, línguas, linguística ou até antropologia ou sociologia a ministrar dado ensino... É o mesmo que me porem a ensinar pintura ou história da pintura só porque calhava de eu até fazer uns quadros giros...

Ainda por cima, é tão fácil passar de forma subliminar, dissimulada ou até descarada publicidade numa sala de aula... Sobretudo quando se têm interesses secundários... (leia-se: se é empregado por uma multinacional que procura publicidade)



x2


Desde que não tome precedência sobre outras matérias importantíssimas *cof*educaçãosexual*cof*, não acho que faça mal. É, sem duvida um tema a que a sociedade moderna não pode nem deve ficar alheia, mas não o colocaria na primeira linha da lista de elementos a introduzir nos curriculos das escolas.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Avatar do Utilizador
Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2011
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Localização: Amarante/Mesão frio
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » sábado set 22, 2007 8:09 pm

Ermo Escreveu:Democracia, a maior experiencia musical, espiritual e sentimental de sempre.


:lol: :lol: :lol:

A melhor frase de sempre do mu!!!


Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 47 visitantes