Os álbuns têm os dias contados?

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Os álbuns têm os dias contados?

Mensagempor meninobesta » terça mar 27, 2007 12:59 pm

http://www.nytimes.com/2007/03/26/busin ... ref=slogin

será que na musica o futuro passa pelas bandas lançarem 2 ou 3 musicas de uma assentada e os respectivos videoclips e ringtones e já está?

acredito que no mundo da pop (e aqui posso englobar tudo o que é artistas musicais que vendam muito seja lá que género for) o futuro seja assim .... pois para lançamentos de longa duração há sempre os best-of, greatest-hits e concertos + vídeos em DVD

e os fans mais hardcore (onde acho que se insere muito boa gente ouvinte de metal) ? acham que vão gostar desta forma de publicar musica?

será que este "anunciado fim" dos álbuns se possa apenas aplicar à área pop ou no mundo do metal e outros géneros underground* o culto do album se vai manter? as bandas vão nessa conversa ou não?

será que é agora que vamos ver quais são as "bandas de metal vendidas" por serem as que adoptam esta filosofia ? :D

* PS: antes que a discussão se torne à roda se o movimento musical X ou Y tb é underground ou não, ou que as bandas I ou J também vendem pouco ou muito, fiz esta adaptação ao metal pois estamos num fórum disso e acho que o mais importante era discutir-se nessa direcção!
god's business, witchfinding!

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Re: Os álbuns têm os dias contados?

Mensagempor Nevoeiro » terça mar 27, 2007 1:12 pm

Espero que não! Eu adoro comprar álbuns, não sou menino para gastar dinheiro em mp3 ou ringtones, mas a verdade é que sinto que há cada vez menos pessoas como eu e como tudo isto é um negócio...não sei não! :S

Lord Marduk
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta fev 17, 2006 4:04 pm

Mensagempor Lord Marduk » terça mar 27, 2007 1:18 pm

Sinceramente, não sei como o mercado irá evoluir! Mas não me parece que os albúns irão deixar de existir devido á sua riqueza tanto como na qualidade do cd/dvd/lp/cassette que é bem superior á de um vulgo mp3, e também ao material inerente (booklet e afins), digipacks, raridades,etc. E falo no caso especifico do metal, que na minha opinião é importante não acabar as edições de albúns, porque são importantes na compreensão, de certa forma, de um músico/banda, e também estar a contribuir para o(a) mesmo(a)! De referir também que a nova forma de publicar música (pondo na net faixas de albuns) é boa num sentido,visto que conhecemos alguma coisa do musico ou banda, mas muito vaga noutro, devido ao certo vácuo que se cria com esse método, e não estarmos a apoiar completamente a banda, e a contribuir de uma forma mais clara!
Em suma, para mim os albúns não acabariam!!!

Acidmother [RIP]

Mensagempor Acidmother [RIP] » terça mar 27, 2007 1:23 pm

Não. Nem sequer o vinil desapareceu, quando toda a gente auguriava esse fim. Eu pelo menos farto-me de comprar álbuns, seja em cd ou vinil. Nem acho piada nenhuma aos mp3 (aparte o facto de ser uma óbvia forma de fácil divulgação, e tb para meter no leitor portátil).

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça mar 27, 2007 1:29 pm

Continuará sempre a haver discos fisicos para quem quiser, tal como ainda há vinis.

Quanto ao mercado em geral, o futuro é incerto.

1 As vendas de música em formato "MP3" estão a aumentar rapidamente, mas não o suficiente para compensar a queda nas vendas de CDs.

2 As "Big 5" são muito relutantes em permitir a venda da música que editam em formato "MP3" sem medidas anti-cópia. Mas essas medidas esbarram em problemas de incompatibilidade entre dispositivos e expectativas e direitos dos consumidores.
Por exemplo, uma faixa comprada no iTunes Music Store não pode ser ouvida nalgo que não seja um PC/MAC ou um iPod/iPhone.

3 Muitos consumidores estão interessados em apenas duas ou três faixas por álbum. Isto coloca as editoras perante um dilema interessante: por um lado, os consumidores são reticentes em dar 15¤ por 10 faixas das quais só querem 2 ou 3 e podem decidir simplesmente não comprar o CD. Por outro lado, há alguns que apesar disso poderiam gastar os 15¤ no CD e se tiverem a hipótese de adquirir faixas individuais só vão gastar 4 ou 5¤.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça mar 27, 2007 1:38 pm

Parece-me irreversivel o gradual desaparecimento da distribuição... o produto final chegará de forma muito mais rápida, fácil e acessível ao consumidor.

O suporte da informação tb sofrerá claros ajustamentos derivado desta nova maneira de comercialização.

Vai ser fácil encomendar 3 músicas de Cannibal Corpse, 1 de Sargeist e 2 da Ágata com o click de um botão.

Em suma, o disco físico apenas estará disponível para melómanos.

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » terça mar 27, 2007 9:50 pm

Há vários factores que a meu ver terão influência no não desaparecimento do conceito "album". Mais do que uma compilação de músicas sob um título, perfazendo uma "obra de arte", o album apareceu por razões económicas.

Nos Estados Unidos, nos anos 50 e 60, os artistas praticamente só gravavam singles, mas a partir do momento em que começam a aparecer "bandas" e "grupos", e se começam a desenvolver tecnologicamente os estúdios de gravação, gravar uma música apenas era [ e é ] quase tão dispendioso como gravar 7 ou 8.

O trabalho que dá preparar e fazer o som de uma bateria, por exemplo, é o mesmo para 1 tema ou 10 temas. Outro factor determinante nesta orientação, foi o suporte físico, e tanto no vinil como actualmente no cd, é quase tão caro fabricar um single ou um EP como um album.

Se com o advento das novas tecnologias, e da venda de música pela internet o factor do suporte se altera, continuará a ser mais compensatório gravar 8 temas em estúdio do que apenas 2 ou 3, e tendo em conta que gravar "x" temas num estúdio será na maioria dos casos fruto de um processo criativo e de registo em determinado intervalo de tempo, fará todo o sentido continuar a agrupar esse resultado debaixo de um mesmo título e conceito.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » terça mar 27, 2007 10:06 pm

Eu tinha uma ideia para este ramo, ao nível da distribuição/difusão na internet e apoiada no formato físico, uma ideia muito gira e tal, mas que só partilharei alguma vez se me der na cabeça e com alguém que gostasse de de pegar nela e usá-la (colhendo eu parte dos frutos/lucros, se os gerasse claro) :)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Contacto:

Mensagempor Onesolo » quarta mar 28, 2007 2:11 pm

Será inevitável que a diminuição na distribuição dos formatos fisicos acontece. Agora o desaparecimento, penso que levará muito tempo, talvez 50/100 anos ou mais quem sabe. Eu por mim vejo com grande tristeza, as pessoas trocaram formatos de melhor qualidade por formatos inferiores. Por agora, não me vejo a trocar a qualidade do cd por um mero conjuntos de bites.
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta mar 28, 2007 2:17 pm

Onesolo Escreveu:Por agora, não me vejo a trocar a qualidade do cd por um mero conjuntos de bites.

O que vem num CD audio também não passa de bits...
god's business, witchfinding!

Pharaodium
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta mai 26, 2006 11:00 pm
Contacto:

Mensagempor Pharaodium » quarta mar 28, 2007 3:11 pm

Espero bem que não. :?
O cd, ou o vinil são insubstituíveis, na minha opinião. É sempre bom ter o disco do nosso artista favorito, o booklet com o fantástico artwork, e se vier com bónus ainda melhor.
A internet também é uma boa coisa, não me assumo contra, acho que por um lado dá-me a oportunidade de ouvir um álbum e ver se realmente gosto dele e aí sim adquiri-lo.
E conseguem arranjar-se cds a bom preço, aqui no Porto a Lost Underground pratica preços muito acessíveis tanto para cd novos como usados, encontra-se muita cena porreira.
Depois as boxes de edição limitada que são o sonho molhado de qualquer fã, aquela peça de colecção que o mundo virtual não nos dá.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » quarta mar 28, 2007 3:32 pm

Quanto à indústria Pop (a saber, como definida no primeiro post), acho que os CDs relativos a uma única banda desaparecerão. Esses ouvintes e fãs ouvem as músicas hit que passam na MTV e na rádio (ou entidades similares) e, como tal, preferem pagar ¤4 ou ¤5 por duas ou três músicas de cada artista do que pagar por um álbum inteiro do qual só aproveitam o mesmo número de músicas.

Os únicos CDs que este tipo de audiência comprará serão, muito provavelmente, CDs Best Of, compilações de vários artistas, DVDs de concertos e de videoclips, etc.

Claro que vão sempre haver algumas pessoas que prefiram comprar CDs na mesma, mas creio que será um número tão reduzido de pessoas que não irá justificar a permanência deste método. Estas pessoas serão forçadas a adoptar a compra online de um número reduzido de músicas em formato MP3.

Quanto à indústria do Metal (e afins), acho que o mesmo não acontecerá. Sempre tive a ideia de que este auditório dava muito valor aos CDs das bandas. Aliás, ainda hoje vejo vejo gente que espera religiosamente por um CD que irá sair e que o vai comprar à loja mal isso aconteça. O que eu vejo é que estes fãs e ouvintes dão mais valor a um álbum inteiro nas mãos do que aos singles que são vendidos na Internet.

Para estes "metaleiros", eu penso que o culto dos CDs não se extinguirá.

Pessoalmente, eu espero que isso não aconteça. Sinto-me muito melhor com este sistema do que com a venda de duas ou três músicas na Internet. Dou mais valor ao livrinho e ao disco achatado que vêm dentro da caixinha quando dou ¤17 ao homem da loja.

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado set 17, 2005 6:38 pm
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » quinta mar 29, 2007 3:39 am

Blablabla vai acabar tudo...uma treta!
vejam o volume de negocios todos os dias do ebay as compras e vendas de vinil e cd!
Quem gosta de musica a serio nao gosta de mp3!
Alguma vez alguma dessas merdas pode substituir a bela da aparelhagem a debitar som de alta fidelidade???
Acho q o pessoal anda mesmo a dormir e so ouvir musica a despachar no computador...se por acaso tiverem uma boa aparelhagem e experimentarem ouvir la o mesmo CD (se for mp3 tem o som ranhoso) que estavam a ouvir no computador vao sentir uma grande diferença... :shock: :o
http://www.bloodandironrecords.com

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado set 17, 2005 6:38 pm
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » quinta mar 29, 2007 3:39 am

E se nao têm uma boa aparelhagem...comprem-na! Vendam o telemovel 3G e a playstation! :x
http://www.bloodandironrecords.com

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quinta mar 29, 2007 6:38 am

Dawnrider Escreveu:Blablabla vai acabar tudo...uma treta!
vejam o volume de negocios todos os dias do ebay as compras e vendas de vinil e cd!
Quem gosta de musica a serio nao gosta de mp3!
Alguma vez alguma dessas merdas pode substituir a bela da aparelhagem a debitar som de alta fidelidade???
Acho q o pessoal anda mesmo a dormir e so ouvir musica a despachar no computador...se por acaso tiverem uma boa aparelhagem e experimentarem ouvir la o mesmo CD (se for mp3 tem o som ranhoso) que estavam a ouvir no computador vao sentir uma grande diferença... :shock: :o

Depende da compressão do mp3. Se for entre 192kbps e 320kbps, já é muito difícil a distinção :)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 53 visitantes