FDPs
e agora vejam o tratamento da mesma noticia no JN..sao mesmo cabro*s
http://jn.sapo.pt/2007/03/14/nacional/n ... _bada.html
Intifada Escreveu:Esse texto, escrito em tom "popularucho", parece que sofre do interminável complexo de inferioridade do grande Porto, sim, digo Grande Porto e não Norte, pois em Braga, em Guimarães ou até em cidades como Vila Real ou Bragança esse sentimento não existe, e se existe é fruto da "culturalização do futebol".
Quanto à noticia, custa-me a acreditar que o governo tenha apoiado uma cidade espanhola em deterimento do Porto, devido a receios de "emancipação"....
OrDoS Escreveu:Fodasse, eu que estou no ramo da informática onde não deveria faltar emprego, mas só em Lisboa é que não faltam empregos, é aos magotes, eles têm de pagar bem para ter pessoal porreiro da minha área lá.
OrDoS Escreveu:No Porto, está quieto oh Freitas! Os bons empregos quase já não se vêm, em Braga que devia estar a crescer nesta área, estagnou há muito, pouco se inova na área e já não há excelentes oportunidades como havia há uns 5/6 anos atrás...
OrDoS Escreveu:EU QUERO FICAR NO PORTO, RECEBER COMO MEREÇO E FAZER O QUE GOSTO! NÃO VIM TIRAR ESTE CURSO PARA IR PRO DESEMPREGO COMO O PESSOAL DE ENSINO, ETC...! NÃO HÀ NECESSIDAD NENHUMA DE TER DE ME MUDAR PARA LISBOA PARA TER UM TRABALHO DECENTE E SER REMUNERADO COMO DEVE SER!
OrDoS Escreveu:Se eu já começo a sentir as diferenças acentuadas de uma "centralização" num dos ramos com mais procurados no mundo, imagino para aqueles ramos onde pouco emprego há. Braga já é a zona do país com mais desemprego, e o Porto para lá deve estar a caminhar...
OrDoS Escreveu:Vou ter de concordar com o PVZ, é ridículo que estejam a localizar tudo perto de Lisboa. É como se anda a dizer, os espanhóis andam a "comprar" o Alentejo por tuta e meia e o português deixa-se ficar, enquanto nuestros hermanos vão plantar Oliveiras por tudo quanto é sítio e claro, provavelmente vão encaixar esses terrenos para a produção de Biodiesel no qual a Espanha é dos (senão o) maiores fornecedores do mundo.
Bah... estou pra ver estou....
Lux-A Escreveu:OrDoS Escreveu:Fodasse, eu que estou no ramo da informática onde não deveria faltar emprego, mas só em Lisboa é que não faltam empregos, é aos magotes, eles têm de pagar bem para ter pessoal porreiro da minha área lá.
Meu caro, isto é história.Aqui em Lisboa tens tido o preço tabela entre 600 e 700¤ para alguém licenciado e que programe em tudo o que existe, que dê assistência em backoffice/helpdesk e se sujeite a porras maiores.Em Lisboa temos excesso de população e se existe (?) alguma taxa de emprego maior, deve-se ao facto de já se considerar Lisboa, zonas mais fora da cidade do que propriamente a cidade em si.
Lux-A Escreveu:OrDoS Escreveu:No Porto, está quieto oh Freitas! Os bons empregos quase já não se vêm, em Braga que devia estar a crescer nesta área, estagnou há muito, pouco se inova na área e já não há excelentes oportunidades como havia há uns 5/6 anos atrás...
Isso não se deve só ao Governo.Hoje em dia existem subsídios para os jovens começarem o seu próprio negócio e salvo erro até são apoios muito atractivos.Estás a falar de 2 cidades, sendo que Braga está em crescendo e salvo erro, o Porto está a ficar mais velho.Pode parecer que não, mas influencia e bem.No entanto, Braga não tem nem metade da dimensão de Lisboa e mesmo o Porto é "mais pequeno" em termos de oportunidades (apesar de albergar algumas empresas grandes e multinacionais) económicas.Lisboa sendo capital é o centro governativo da nação e por questões logísticas, certamente é muito mais fácil as empresas centrarem-se aqui.
Lux-A Escreveu:OrDoS Escreveu:EU QUERO FICAR NO PORTO, RECEBER COMO MEREÇO E FAZER O QUE GOSTO! NÃO VIM TIRAR ESTE CURSO PARA IR PRO DESEMPREGO COMO O PESSOAL DE ENSINO, ETC...! NÃO HÀ NECESSIDAD NENHUMA DE TER DE ME MUDAR PARA LISBOA PARA TER UM TRABALHO DECENTE E SER REMUNERADO COMO DEVE SER!
Tens também o meu caso, o inverso do teu, que quero mudar-me para Braga e manter a qualidade de trabalho que tenho.Hoje em dia existe oferta demais para certos tipos de procura.E a informática é um caso.Das duas uma...ou cá andamos à muito tempo e temos curriculum ou então mais vale apostarmos nas certificações de tudo e mais alguma coisa.Senão, não é só com um canudo que nos safamos.
Lux-A Escreveu:OrDoS Escreveu:Se eu já começo a sentir as diferenças acentuadas de uma "centralização" num dos ramos com mais procurados no mundo, imagino para aqueles ramos onde pouco emprego há. Braga já é a zona do país com mais desemprego, e o Porto para lá deve estar a caminhar...
Braga é a zona do país com mais desemprego?Desculpa, uma cidade onde o desemprego caí 7% em relação ao ano anterior e que está entre as 5 mais produtivas da nação é a zona do país com mais desemprego?As ofertas de emprego cresceram significativamente no Distrito de Braga em Janeiro deste ano, representando mais 20% em relação a Dezembro de 2006 e mais 55% em relação a Janeiro do ano passado.E não te esqueças que abarcar o distrito de Braga é abarcar as fábricas que fecham e com pessoal não especializado, muitas vezes sem grande literacia.E se te baseias na informação do JN acerca do desemprego, é bom que tenhas em atenção que se refere a Aveiro, Porto, Braga e Guarda.
Lux-A Escreveu:OrDoS Escreveu:Vou ter de concordar com o PVZ, é ridículo que estejam a localizar tudo perto de Lisboa. É como se anda a dizer, os espanhóis andam a "comprar" o Alentejo por tuta e meia e o português deixa-se ficar, enquanto nuestros hermanos vão plantar Oliveiras por tudo quanto é sítio e claro, provavelmente vão encaixar esses terrenos para a produção de Biodiesel no qual a Espanha é dos (senão o) maiores fornecedores do mundo.
Bah... estou pra ver estou....
Se é ridículo localizar tudo perto de Lisboa?Talvez seja e aí até concordo contigo.Mas num país onde o gasto é superior ao ganho, se descentralizarem, vai ser o pandemónio geral.A centralização já trouxe maior celeridade processual em termos governamentais e outros.Agora, no que toca ao particular, é a opção de cada um.Se eu tivesse uma multinacional, certamente era em Lisboa que a metia, já que existe mais oferta de mão de obra, mais recursos e mais proximidade de entidades estatais/particulares com as quais teria que interagir.
OrDoS Escreveu:Eu arranjo trabalho em Lisboa por mais de 1000¤ no ramo da consultoria informática
OrDoS Escreveu:Eu arranjo trabalho em Lisboa por mais de 1000¤ no ramo da consultoria informática e não em trabalho de helpdesk ou backoffice. Em Braga e no Porto não tenho tido muito sucesso na procura, mas também estou empregado e posso dizer-te que para o meu emprego (trabalho numa empresa da Maia) recebo um pouco acima dos preços de "tabela" que referiste e não tenho problemas nenhuns em dizê-lo
OrDoS Escreveu:Sim, claro que Lisboa é o centro e a capital e tudo mais, mas isso só diz quem é "cidade-centrista" e pensa que a economia e o panorama social só se resume às grandes cidades. É triste esse tipo de mentalidade e é o que leva à desertificação do interior do país. É que já falta pouco para o comércio nas zonas mais interiores ruir economicamente, qualquer dia só restam os empregos de função pública nessas zonas se não se apostar e investir mais nelas.
OrDoS Escreveu:Quanto aos incentivos para se criar novas empresas, é muito bonito, mas um jovem para abrir uma empresa e ter sucesso, precisa de algum capital inicial, e de ter algum desafogo financeiro para depois não se meter em trabalhos, mas principalmente precisa de duas coisas essenciais. Uma IDEIA e CONHECIMENTOS. Sem estes dois dificilmente se consegue sobreviver. Se a empresa for criada para utilizar ideias já existentes, os conhecimentos são muito importantes, se a ideia for muito boa e for tudo bem pensado mas não houver muitos conhecimentos, aí é preciso dar a conhecer as bases às pessoas e empresas "importantes", coisa que nem sempre é fácil.
OrDoS Escreveu:O teu caso é um pouco diferente do meu. Uma das principais razões para eu não ir para Lisboa é o facto de a vida ser bem mais cara aí. A vida em Braga é relativamente mais barata e a qualidade de vida é superior. Em Braga, em 5/10 min no máximo estás no emprego e poucas filas de trânsito tens. Eu vou e venho de Braga para a Maia/Porto todos os dias e já me resinto de cansaço que mete medo, mas pronto, temos de fazer pela vida, gostava muito de arranjar trabalho em Braga mas não tenho conseguido. Não estou muito mal onde estou, mas procuro sempre melhor. Não me compensava ir para Lisboa e ter o mesmo retorno financeiro e ainda mais stress do que cá
OrDoS Escreveu:O distrito de Braga na sua globalidade é o distrito com mais taxa de desemprego. O facto de ter crescido não o posiciona em melhor lugar. Só constatei factos reais, não é só conversa de JN. E para mim uma pessoa com literacia e sem literacia é indiferente. Um desempregado com formação é igual a um desempregado sem formação, e as pessoas não se medem por um canudo ou pelas notas que tiraram, medem-se pela sua capacidade de trabalho e de aprendizagem. Claro que um licenciado tem outra bagagem racional, por isso é que são mais bem pagos.
OrDoS Escreveu:Eu não vejo é planos para melhorar a siuação nas periferias e interior. O facto de se centralizar tudo em Lisboa e não apresentar medidas para desacentuar a diferença é que está mal. Tenho gostado das políticas do Sócrates, mas há algo que não me cheira bem. Há muita concentração de poder e economia em Lisboa, não é novidade para ninguém.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 60 visitantes