Enterrem-me estou morto - Delírio de Negação
Enterrem-me estou morto - Delírio de Negação
Achei interessante este "artigo" que li algures numa revista qualquer, como é que uma pessoa consegue de certa forma "viver" uma situação tão irreal como está.
Este enterrem-me estou morto, são casos da Sindrome de Cotard. Quem a sofre, crê estar morto.
Sente que lhe falta um determinado orgão, como o coração ou o pulmão, e chega a imaginar o seu proprio corpo em decomposição.
O transtorno foi identificado pelo médico francês Jules Cotard, em 1880. Chamou-se de Delírio de Negação, uma rara perturbação em que o enfermo pensa que não existe e que se encontra a apodrecer.
Este enterrem-me estou morto, são casos da Sindrome de Cotard. Quem a sofre, crê estar morto.
Sente que lhe falta um determinado orgão, como o coração ou o pulmão, e chega a imaginar o seu proprio corpo em decomposição.
O transtorno foi identificado pelo médico francês Jules Cotard, em 1880. Chamou-se de Delírio de Negação, uma rara perturbação em que o enfermo pensa que não existe e que se encontra a apodrecer.
Tenho um livro escrito por um neuropsicólogo, só com disturbios cerebrais/neurológicos deste tipo, mas este não conhecia!!! Ele conta várias estórias reais de pacientes dele, mesmo impressionantes. Lembro-me agora de um senhor em particular, que estava internado por ter tido um AVC se n estou em erro e a meio da noite chama a enfermeira todo fddo e diz "Mas k raio de brincadeira é esta?? puseram a perna de alguem na minha cama!" etc etc... A enfermeira viu a cama, tava tudo normal... Depois percebeu k o senhor se referia à própria perna, mas que não a sentia nem reconhecia como a sua. É ultra wierd mas mto interessante!!! O pior caso deste estilo era o de uma mulher a quem aconteceu o mesmo que ao senhor da perna, mas com o corpo todo!!! Ela n conseguia andar, tava sempre a cair, n conseguia estar sozinha na rua... Demorou mto mesmo a recuperar a vida "normal".
- Prates23_Mosher
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: segunda out 09, 2006 11:21 pm
- jp soturno
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am
-
subathory [RIP]
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 89 visitantes