Mitos e crenças antigas
Mitos e crenças antigas
Lendas de dragões, vampiros, crenças em espiritos maus e bons, fantasmas, demónios e exorcismo dos mesmos, isto é antigo. É esquesito, como é que á muitos anos atrás, onde muito mundo era desconhecido, havia muitas difiuldades de comunicação entre povos distantes uns dos outros, ou até quase impossivel, e havia mitos e crenças em comum, como por exemplo, o mito do dragão tanto existia a Europa como na Asia e o mesmo acontece com a crença em vampiros, espiritos, fantasmas, demonios, e não sei se para ai mais alguma crença.
Neste tópico pretendia uma boa discussão sobre este tema, que acho interessante, que se calhar parece dificil de discutir.
Se este tópico for inutil, peço ao administrador ou ao moderador que não tenham prolema de o eliminar.
Neste tópico pretendia uma boa discussão sobre este tema, que acho interessante, que se calhar parece dificil de discutir.
Se este tópico for inutil, peço ao administrador ou ao moderador que não tenham prolema de o eliminar.
Mors Omnia Solvit
- Malleus
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mai 19, 2006 11:24 pm
- Contacto:
Re: Mitos e crenças antigas
Não fales aqui em exorcismos...
Bem, quanto ao assunto do teu tópico é uma coisa que me interessa bastante até, mas sou da opinião que não passavam de mitos marados para assustar o pessoal durante a idade média.
Bem, quanto ao assunto do teu tópico é uma coisa que me interessa bastante até, mas sou da opinião que não passavam de mitos marados para assustar o pessoal durante a idade média.
Malleus Maleficarum Escreveu:Bem, quanto ao assunto do teu tópico é uma coisa que me interessa bastante até, mas sou da opinião que não passavam de mitos marados para assustar o pessoal durante a idade média.
Sim, mas como é que existiam em civilizações completamente diferentes e, na altura, ser quase impossivel a comunicação?
Mors Omnia Solvit
- Malleus
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Não me pronunciei sobre isso porque não sei a resposta...
Mas não deixa de ser curioso, não havendo qualquer tipo de interacção cultural na altura como foram criadas certas crenças e mitos baseados num ponto em comum?
Segundo li ou ouvi num documentário qualquer, as religiões assim mais primitivas tiveram quase todas uma origem bastante comum, mesmo em termos de cronologia...
Mas não deixa de ser curioso, não havendo qualquer tipo de interacção cultural na altura como foram criadas certas crenças e mitos baseados num ponto em comum?
Segundo li ou ouvi num documentário qualquer, as religiões assim mais primitivas tiveram quase todas uma origem bastante comum, mesmo em termos de cronologia...
Malleus Maleficarum Escreveu:Não me pronunciei sobre isso porque não sei a resposta...![]()
Por exemplo a dos dragoes surge em muitos locais (mais na europa e asia) porque as pessoas viam ossos de dinossauros e associavam a dragões, os ciclopes por exemplo julga-se que o mito provem dos cranios de elefantes que tem um buraco no meio para passar os nervos e arterias da tromba.
Os lobisomens uma vez ouvi falar numa doença penso que se chama licantropia que causas sintomas como olhos vermelhos e comportamento raivoso que podem ser associados aos lobisomens.
Os vampiros não conheço muito bem, o Dracula empalava pessoas(inimigos de guerra), e penso que chegava a beber seu sangue mas não tenho a certeza disso, a sua parente Elizabeth Bathory é um assunto que me desperta muito interesse e pelo que tenho lido o problema dela era psicologico ou trauma ou então simplesmente gosto pelo sofrimento dos outros.
Espero ter ajudado.
- Malleus
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Eusmilus Escreveu:Malleus Maleficarum Escreveu:Não me pronunciei sobre isso porque não sei a resposta...![]()
Por exemplo a dos dragoes surge em muitos locais (mais na europa e asia) porque as pessoas viam ossos de dinossauros e associavam a dragões, os ciclopes por exemplo julga-se que o mito provem dos cranios de elefantes que tem um buraco no meio para passar os nervos e arterias da tromba.
Os lobisomens uma vez ouvi falar numa doença penso que se chama licantropia que causas sintomas como olhos vermelhos e comportamento raivoso que podem ser associados aos lobisomens.
Os vampiros não conheço muito bem, o Dracula empalava pessoas(inimigos de guerra), e penso que chegava a beber seu sangue mas não tenho a certeza disso, a sua parente Elizabeth Bathory é um assunto que me desperta muito interesse e pelo que tenho lido o problema dela era psicologico ou trauma ou então simplesmente gosto pelo sofrimento dos outros.
Espero ter ajudado.
Já estamos a ver que percebes umas coisas de anatomia pah...
Uma correção, pelo que sei, licantropia não é nenhuma doença biológica, é um termo que advém do folclore popular ou pagão para determinar uma
capacidade que o homem tinha em se transformar em lobisomen, mas nao posso confirmar isto, eheh...
Lycanthropy's Spell por acaso é uma banda bem interessante...
- grim_
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: sábado fev 11, 2006 3:06 pm
- Contacto:
Malleus Maleficarum Escreveu:Uma correção, pelo que sei, licantropia não é nenhuma doença biológica, é um termo que advém do folclore popular ou pagão para determinar uma
capacidade que o homem tinha em se transformar em lobisomen, mas nao posso confirmar isto, eheh...
O Eusmilus tem razão, a licantropia é mesmo um termo médico (para além de também ter o significado que disseste). Teve a dar um documentário na 2 a pc tempo sobre o mito dos lobisomens e eles iam buscar coisas fantásticas para explicar, desde essa doença psicológica, a doenças que causam o crescimento exagerado de pelos por todo o corpo ou até alucinações causadas por um fungo do trigo, que era a principal fonte de alimento da altura
Eusmilus Escreveu:Por exemplo a dos dragoes surge em muitos locais (mais na europa e asia) porque as pessoas viam ossos de dinossauros e associavam a dragões,
Quando os humanos surgiram e tinham capacidades para comunicar e criar essas histórias os dinossauros estavam já bem enterrados, não tinhas aí ossos deles aos pontapés
Nvnnvs Escreveu:Sim, mas como é que existiam em civilizações completamente diferentes e, na altura, ser quase impossivel a comunicação?
A comunicação não deveria ser assim tão impossivel, os povos sempre fizeram trocas comerciais entre si. A cultura dos mitos e lendas eram trocados juntamente com a carga.
There is no way to metal, metal IS the way
"Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the universe." (Albert Einstein, 1879 - 1955)
"Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the universe." (Albert Einstein, 1879 - 1955)
Eusmilus Escreveu:Por exemplo a dos dragoes surge em muitos locais (mais na europa e asia) porque as pessoas viam ossos de dinossauros e associavam a dragões,
Quando os humanos surgiram e tinham capacidades para comunicar e criar essas histórias os dinossauros estavam já bem enterrados, não tinhas aí ossos deles aos pontapés
.[/quote]
Olha que na China e Mongolia ate tens.
Imagina que vivias nessa altura e vias isto, ao que associavas?
Na Asia existem muitos assim, na Europa ja não tanto, mas a informação pode muito bem ter vindo de la para ca.
Isto é o osso do femur de um Megalosaurus.
Muitos seculos atras pensou-se pertencer a um homem gigante.
Já na primeira metade do seculo XIX(com as ciencias biologicas mais avançadas), um homem chamado Gideon Mantell descobre isto em Inglaterra.
É um dente, ele investiga e nota semelhanças com os dentes das iguanas modernas, mas em tamanho muito superior, conclui tratar-se de um animal extinto ao qual chama Iguanodon.
Depois passado algum tempo é descoberto isto.
Esta mandibula tambem é atribuida a um animal extinto, desta vez carnivoro ( Megalosaurus - Que por sinal passeou por ca, assim como o Iguanodon), mas isto numa altura em que a ciencia estava evoluida, passados poucos anos um cientista ingles, Richard Owen, usa a palavra "Dinossaurio"(Lagarto terrivel), para descrever estas especies extintas.
Mas séculos antes bastavam alguns dentes, mandibulas ou ate garras gigantes, para assustar as pessoas e leva-las a criar mitos como os dos dragões.
grim_ Escreveu:Nvnnvs Escreveu:Sim, mas como é que existiam em civilizações completamente diferentes e, na altura, ser quase impossivel a comunicação?
A comunicação não deveria ser assim tão impossivel, os povos sempre fizeram trocas comerciais entre si. A cultura dos mitos e lendas eram trocados juntamente com a carga.
Mais ou menos á 1000 anos havia comunicação entre os europeus e a China, por exemplo? O mito do Dragão, penso eu, existe á mais de 1000 anos, emenda-me se tou enganado, e a imagem do Dragão apresentada na China e na Europa são muito semelhantes.
Mors Omnia Solvit
-
subathory [RIP]
- haemonculus
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
- Contacto:
Os lobisomens também tem origem numa doença chamada porfiria que tem os seguintes sintomas:
As bolhas aparecem nas zonas expostas ao sol, como o dorso das mãos, os braços e a cara. A pele, especialmente a das mãos, é sensível a pequenos traumatismos. As bolhas são substituídas posteriormente por crostas e cicatrizes que demoram muito a curar. As lesões da pele produzem-se porque as porfirinas originadas no fígado são transportadas pelo plasma do sangue até à pele. Pode aumentar a penugem facial. O fígado em geral fica lesado em certo grau, por vezes parcialmente devido a uma infecção pelo vírus da hepatite C ou pelo abuso de álcool. Com a evolução do processo pode-se desenvolver cirrose hepática e inclusive cancro do fígado.
- cacildo
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
- Contacto:
Eusmilus Escreveu:Os lobisomens uma vez ouvi falar numa doença penso que se chama licantropia que causas sintomas como olhos vermelhos e comportamento raivoso que podem ser associados aos lobisomens.
Espero ter ajudado.
Sei que exintem algumas doenças associadas a questão do vampirismo. Não sei os termos tecnicos, mas sei por exemplo que existe gente que não suporta a luz solar, se mesmo hoje em dia lebam uma vida limitada porque não podem andar de dia expostos ao sol, imagino o que passaria pela cabeça dasgentes numa Baixa Idade Media por exemplo...
outra era mais do foro psicologico, mas tinha haver com a vontade de beber sangue por se achar que fazia bem a regeneração do corpo...
basta juntar-mos as duas coisas e da um... Sanguessuga horrendus!
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!
- LORDofPAIN
- Metálico(a)
- Registado: domingo nov 21, 2004 5:52 pm
- Contacto:
Nico Claux o Vampiro de Paris 
When the earth spits out the dead, they will rise to suck the blood of the living!
Black Metal Addicted! Support the Lvsitanian Black Metal.
https://lvsitanian-blackmetal.net/
Black Metal Addicted! Support the Lvsitanian Black Metal.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 75 visitantes