Alargamento da União Europeia
Alargamento da União Europeia
O Pavilhão Atlântico, em Lisboa, será o principal palco da próxima presidência portuguesa da União Europeia, no segundo semestre de 2007, acolhendo sete das onze reuniões ministeriais e ainda uma cimeira de líderes europeus.
De acordo com o calendário oficial da presidência portuguesa, a capital portuguesa receberá também a cimeira UE/África, cuja realização, ainda não confirmada, é um dos grandes objectivos do Governo de Lisboa para o exercício, e Mafra, nos arredores de Lisboa, acolhe a cimeira UE/Rússia, a 26 de Outubro.
No segundo semestre de 2007, e pela terceira vez desde que aderiu à Europa comunitária, há 20 anos, Portugal vai presidir ao Conselho de Ministros da UE, a mais poderosa instituição da União, naquela que será uma mega-operação político-diplomática que dará ao país grande visibilidade externa, situando-o no centro de todas as deliberações comuns europeias.
No período, a UE já terá 27 Estados membros, pois a Roménia e a Bulgária juntam-se aos actuais 25 já a 1 de Janeiro próximo.
Portugal irá desempenhar um papel importante nas negociações com a Turquia, com vista a uma possível adesão á UE.
Que acham, deve a Turquia ser mais um membro da União Europeia e transformar-se numa ponte de aproximação entre Ocidente e Oriente?
Ou são contra a adesão da Turquia, pois so iriam trazer mais problemas e insegurança?
De acordo com o calendário oficial da presidência portuguesa, a capital portuguesa receberá também a cimeira UE/África, cuja realização, ainda não confirmada, é um dos grandes objectivos do Governo de Lisboa para o exercício, e Mafra, nos arredores de Lisboa, acolhe a cimeira UE/Rússia, a 26 de Outubro.
No segundo semestre de 2007, e pela terceira vez desde que aderiu à Europa comunitária, há 20 anos, Portugal vai presidir ao Conselho de Ministros da UE, a mais poderosa instituição da União, naquela que será uma mega-operação político-diplomática que dará ao país grande visibilidade externa, situando-o no centro de todas as deliberações comuns europeias.
No período, a UE já terá 27 Estados membros, pois a Roménia e a Bulgária juntam-se aos actuais 25 já a 1 de Janeiro próximo.
Portugal irá desempenhar um papel importante nas negociações com a Turquia, com vista a uma possível adesão á UE.
Que acham, deve a Turquia ser mais um membro da União Europeia e transformar-se numa ponte de aproximação entre Ocidente e Oriente?
Ou são contra a adesão da Turquia, pois so iriam trazer mais problemas e insegurança?
Pessoalmente, só aceitaria a adesão da Turquia se respeitassem/cumprissem certos critérios.
Tais como a liberdade religiosa, reconhecimento dos Direitos Humanos, em particular das mulheres e das crianças. Liberdade de expressão e uma imprensa verdadeiramente livre, um regime laico e democrático. Reconhecimento de Chipre e reconhecimento de atrocidades cometidas no passado não muito distante.
O único receio é que ela se torne numa porta de entrada de fanáticos religiosos, terroristas e imigrantes ilegais.
Tais como a liberdade religiosa, reconhecimento dos Direitos Humanos, em particular das mulheres e das crianças. Liberdade de expressão e uma imprensa verdadeiramente livre, um regime laico e democrático. Reconhecimento de Chipre e reconhecimento de atrocidades cometidas no passado não muito distante.
O único receio é que ela se torne numa porta de entrada de fanáticos religiosos, terroristas e imigrantes ilegais.
Acho que se alguém deve temer pela segurança, são os próprios Turcos como alvo potencial de radicais islâmicos desagradados pela forma como o pais se tem tornado mais laico.
De resto, não me parece que a adesão da Turquia vá trazer mais problemas à UE que outro qualquer pais com 57M de habitantes em desenvolvimento.
Dito isto, prevejo que *.tr continue banido no #metal @undernet.org.
De resto, não me parece que a adesão da Turquia vá trazer mais problemas à UE que outro qualquer pais com 57M de habitantes em desenvolvimento.
Dito isto, prevejo que *.tr continue banido no #metal @undernet.org.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!
When in doubt, ban!
-
Lux-A [RIP]
Infelizmente não é preciso a Turquia entrar para a UE para isto acontecer, países como a França ou a Inglaterra (entre outros) há muito que acolhem perigosos líderes fundamentalistas, que muitas vezes são procurados nos seus países de origem pela autoria de atentados.Intifada Escreveu: O único receio é que ela se torne numa porta de entrada de fanáticos religiosos, terroristas
-
Valleyofpain
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta ago 05, 2005 10:55 pm
Dá-me a ideia que é o contrário, a Turquia já foi um país bem mais laico. O que ainda lhes vale é o Presidente, que não quer saber da religião para nada e tem vetado montes de projectos-lei da autoria do PM, que é tudo menos laico. Há décadas atrás havia por exemplo muitas mais igrejas católicas que agora, uma vez que tem aumentado a intolerância para com as outras religiões (inclusive homicídios de padres católicos), a juventude é cada vez mais fanática (o nº de mulheres jovens a usar véu e até burka tem aumentado a olhos vistos), os crimes de honra continuam a ser praticados...raxx7 Escreveu: radicais islâmicos desagradados pela forma como o pais se tem tornado mais laico.
- Mindwalker
- Administrador
- Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm
Também sou da opinião de que, seguindo normas rígidas e sujeitando-se a fiscalizações regulares, deveriam ser aceites no seio da União Europeia.
Seria, aliás, um país que até traria mais benefícios à UE que aqueles que em breve se lhe juntarão... mas quanto a isso pouco há a fazer.
Quanto aos terroristas e criminosos, julgo que se deve ter em conta que a má reputação dos turcos enquanto etnia se deve, hoje em dia, a incidentes isolados, dado que a maioria das comunidades turcas (que se instalaram em grande número em países como a Alemanha ou a Bélgica) atingiu já uma coexistência considerada "normal" com as populações que as acolheram.
Falando da minha experiência pessoal, conheço alguns turcos e são das pessoas mais impecáveis com quem tive o prazer de privar. Mas mesmo eles referem as enormes assimetrias ainda vincadas no seu país, onde face a uma Istanbul cosmopolita e desenvolvida de uma forma dita "europeia" subsistem, paradoxalmente, ainda muitas regiões onde a pobreza e o sub-desenvolvimento são a norma.
Creio ser este ainda um dos principais entraves (a par da vaga questão dos "direitos humanos", que se vai progressivamente dissipando) levantados pela União Europeia. Mas presumo que seja, essencialmente, uma questão de tempo até que essas situações sejam corrigidas... sem antes o serem, junto-me ao coro dos que se opoem à sua adesão.
Seria, aliás, um país que até traria mais benefícios à UE que aqueles que em breve se lhe juntarão... mas quanto a isso pouco há a fazer.
Quanto aos terroristas e criminosos, julgo que se deve ter em conta que a má reputação dos turcos enquanto etnia se deve, hoje em dia, a incidentes isolados, dado que a maioria das comunidades turcas (que se instalaram em grande número em países como a Alemanha ou a Bélgica) atingiu já uma coexistência considerada "normal" com as populações que as acolheram.
Falando da minha experiência pessoal, conheço alguns turcos e são das pessoas mais impecáveis com quem tive o prazer de privar. Mas mesmo eles referem as enormes assimetrias ainda vincadas no seu país, onde face a uma Istanbul cosmopolita e desenvolvida de uma forma dita "europeia" subsistem, paradoxalmente, ainda muitas regiões onde a pobreza e o sub-desenvolvimento são a norma.
Creio ser este ainda um dos principais entraves (a par da vaga questão dos "direitos humanos", que se vai progressivamente dissipando) levantados pela União Europeia. Mas presumo que seja, essencialmente, uma questão de tempo até que essas situações sejam corrigidas... sem antes o serem, junto-me ao coro dos que se opoem à sua adesão.
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि
बोधि
Razor Escreveu:Dá-me a ideia que é o contrário, a Turquia já foi um país bem mais laico.raxx7 Escreveu: radicais islâmicos desagradados pela forma como o pais se tem tornado mais laico.
Tens razão, estava a pensar em "Estado" e escrevi "país".
PS: Preciso de cafeina. Em vez de fazer quote do teu post, fiz edit. Vá lá, ainda deu para reparar o estrago.
Última edição por raxx7 em quinta dez 14, 2006 2:24 pm, editado 1 vez no total.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!
When in doubt, ban!
- Onesolo
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
- Contacto:
NUNCA!!!!
Porra, pensem numa coisa, a Turquia fisicamente n pertence à Europa, apenas uma infinita parte, e ao entrar na mesma vai-se verificar o agravamento e aumento de entrada de pessoas ilegais vindas sobretudo da Asia. A turquia actualmente é uma das "portas" de imigração ilegal para a Europa. Depois o resto, diferenças culturais, falta de liberdade e expressão, sinceramente, digam Não a entrada desses porcos...
Porra, pensem numa coisa, a Turquia fisicamente n pertence à Europa, apenas uma infinita parte, e ao entrar na mesma vai-se verificar o agravamento e aumento de entrada de pessoas ilegais vindas sobretudo da Asia. A turquia actualmente é uma das "portas" de imigração ilegal para a Europa. Depois o resto, diferenças culturais, falta de liberdade e expressão, sinceramente, digam Não a entrada desses porcos...
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Eu estou de acordo com o Intifada e somando tb o facto de ser abolida a pena de morte que penso que tb têm! A Turquia em certos aspectos é e pode ser num curto espaço de tempo um dos mais fortes países da Europa (economicamente alando). A Europa se se quiser afirmar no mundo tem de aceitar outras religiões que não o cristianismo no seu seio, ser um continente completamente laico (e a Turquia é). Cá em Portugal até o CDS quis colocar a Igreja Católica em Portugal como igreja oficial, onde um exemplo foi a sua oposição à retirada dos crucifixos das escolas!
Acho que é uma oportunidade única para nos amigármos do mundo islâmico sem terrorismos! Os turcos são islâmicos sim senhor, mas não são extremistas! Lá por exemplo os católicos são respeitados!
Acho que é uma oportunidade única para nos amigármos do mundo islâmico sem terrorismos! Os turcos são islâmicos sim senhor, mas não são extremistas! Lá por exemplo os católicos são respeitados!
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 71 visitantes