Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Re: POLL: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal

Mensagempor Zyklon » sábado abr 18, 2009 6:00 pm

Como disse aconselho a veres alguns documentarios como o Satan Rides The Media bem como o Once Upon A Time In Norway ou alguns feitos para TV para teres uma ideia.
Já agora mais um que nasce para tentar perceber o que se passou no BM noruegues,chama-se Until The Light Takes Us e é um documentario realizado pela Audrey Ewell e o Aaron Aites .
Ainda não o vi mas espero ver em breve ficam aqui alguns videos e uma sinopse:
Until the Light Takes Us is a feature length documentary chronicling the history, ideology and aesthetic of Norwegian black metal - a musical subculture infamous as much for a series of murders and church arsons as it is for its unique musical and visual aesthetics. This is the first (and only) film to truly shed light on a movement that has heretofore been shrouded in darkness and rumor and obscured by inaccurate and shallow depictions... Featuring: Gylve "Fenriz" Nagell, Varg Vikernes, Jan Axel "Hellhammer" Blomberg, Kjetil "Frost" Haraldstad, Ivar Bjornson, Abbath and Demonaz Doom Occulta, Kris "Garm" Rygg, Bjarne Melgaard, Harmony Korine, and more. The film, shot on 35 mm and dv, is directed and produced by Audrey Ewell and Aaron Aites.

Tem em atenção a entrevista aos realizadores no final.
Espero ter ajudado alguma coisa se quiseres alguns links para documentarios com base na cena nordica posso dar-te alguns..

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » sábado abr 18, 2009 7:15 pm

Seria talvez precioso consultares um qualquer ensaio sociológico/etnográfico sobre as sociedades escandinavas... Há pequenos pormenores que adquirem um outro significado quando devidamente contextualizados.

Neste caso, aconselhava qualquer coisa sobre a média etária de emancipação social/cultural/económica e/ou o estatuto da adolescência na Escandinavia. :cheers:

xhavokx
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 29, 2008 12:39 am

Mensagempor xhavokx » domingo abr 19, 2009 3:40 am

Eu votei na última hipotese, e justifico-o com o facto de muitas das bandas pelas quais passo os olhos são realemente muito muito más musicalmente, mas depois tem aquela imagem evil que o pessoal acha piada.

Imagem no Black Metal para mim só faz sentido se falarmoa de Dimmu Borgir ou Satyricon por exemplo. Os primeiros são completamente teatrais, os segundos são completamente minimalistas e monocromáticos, o que liga bem com o género músical.

Agora, cá para mim, caras borradas, pulseiras com espetos de 30 cm e cruxifixos invertidos são um circo, é que é cada banda mais ridicula que outra. [claro que há certas excepções em que as bandas tem uma certa piada, mas contam-se pelos dedos]

Como disse o senhor Alice Cooper (esse sim, verdadeiro impulsionador da "imagem"), miudos com a cara pintada, vestidos de preto com uma guitarra na mão e a gritar de um lado para o outro não é Black Metal, é o Halloween!

Boa sorte mais uma vez ;)

PS: just for the record, tenho a mesma opinião das bandas ligadas ao Death Metal com temáticas grind/gore que as aplicam na sua imagem/música/letras

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » domingo abr 19, 2009 3:58 am

goncalobcunha Escreveu:
jp soturno Escreveu:Quando vejo aqui pessoal a votar na ultima opção, só me pergunto que estilo e que bandas gostam eles e se eles olharam para a imagem, letras, etç.. dessas bandas, porque se formos por ai, todas as bandas e estilos musicais (mesmo fora do Metal) acabam por ser ridículas.

JP, tudo em cima?

Acho que o estilo de música que oiço é um pouco irrelevante para esta questão (além de serem demasiados para os enumerar a todos). Neste caso específico, o que está em análise é toda a imagética inerente ao BM.

Tendo isso em conta, não consigo levar a sério toda a imagem inerente ao estilo, talvez porque todo e qualquer género musical demasiado teatralizado, não me diga muito. Mas repara que eu até posso não levar a imagem a sério, mas posso gostar da música. Posso não gostar das letras, mas posso continuar a gostar da música, que, para mim, continua a ser o mais importante! Mas com isto não quero dizer que quem está dentro do movimento não leve esta mesma questão bastante a sério. Se calhar, até demasiado! ;) Acho até que não têm muita capacidade de se rir de si mesmos. E nem vou entrar na piada fácil de que são trve evil e que nem sequer conseguem rir seja do que for! ;) Acho ainda que sentem que fazem parte de uma certa elite musical e não toleram que lhes apontem o dedo, acusando de ignorância ou de não perceberem a cena, todos aqueles que não gostam do referido movimento musical.

Há muitas coisas de que gosto dentro do universo HM (e de outros estilos também) e que são alvo do meu escárnio. Uma coisa não invalida a outra. Continuo a ter aquela capacidade de me rir de mim mesmo e de alguns gostos que tenho. Sem qualquer tipo de problema! :mrgreen:

Espero que tenhas compreendido as minhas razões para ter votado na última opção e de não encares isto como um ataque pessoal ao estilo aqui debatido...longe disso! :cheers:

Tá tudo Gonçalo.
Em todos os estilos (e apesar de se estar a falar aqui de BM) existe a sua imagem, vá, de marca, numas mais que em outras mas existe.
Se assim é e quando alguém diz que o BM no seu todo (inicial, pois as coisas estão diferentes) é Uma paródia que ninguém pode levar a sério, eu questiono-me acerca das bandas que esse pessoal ouve e gosta, para depois também comprarar a imagem.
Desde o Pop, Rock, Rap, Glam (que tem bandas que eu adoro desde puto, mas repara na imagem, etç…), power Metal, Thrash, Speed…bláblá Metal tudo tem as suas imagens, letras e por ai fora, assim sendo que não leva o BM a sério deve aplicar o mesmo ás bandas que gosta e ouve.

E as elites também existem em todos os estilos musicais e todos dizem a mesma coisa…
Tal como no BM existe quem leve a cena demasiado a sério, nos outros estilos também existe.
Por exemplo se pensares no BM, sem as letras e sem outras coisas e pensares só na música como fazes com as bandas que gostas, também tens uma opinião diferente do estilo ou não?

E podia andar aqui ás voltas para acabar no mesmo e por isso deixo aqui a questão:
Acham que a imagem do Metal no seu todo e a imagem dos headbangers é uma paródia que ninguém pode levar a sério.
Já que insistem na da 1ª e na 2ª vaga de BM em relação a imagem, qual é a diferença?
:lol:
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo abr 19, 2009 12:22 pm

É melhor eu nem opinar neste tópico senão vem aí a santa inquisição, o carmo e a trindade e ainda sou açoitado em praça publica. Votei na penultima hipotese

Mas pronto, vai uma ligeira opinião:

A estética numa banda é claramente essencial para se criar algo novo/original, (vimos isso no Glam, no Heavy Metal, no Punk, no gótico) e o black metal conseguiu isso. Conseguiu fazer algo teatral ligado à bruxaria, aos tempos medievais, ao antigo satanismo e misticismo e essas coisas que voces sabem melhor que eu.

E por causa disto de entre todos os géneros de MEtal este é o mais aparte da sociedade, o mais obscuro, e de certa forma é isso que os jovens mais novos procuram num genero musical e num "estilo" (digamos assim) pois não é por acaso que o Black Metal tomou as proporções que vemos hoje num curto espaço de tempo.

Mas sinceramente trata-se de um género já um pouco saturado, por um lado temos antigas bandas a fazer algo mais acessivel, mais comercial, mais sedutor a nivel estetico para o publico jovem do que propriamente fiel à sua própria sonoridade. E por outro lado temos aqueles que ainda conseguem estabelecer um equilibrio entre a estetica e a musica de modo a não entrar pela palhaçada. E de certa forma, para alguem menos erudito nesta cena do Black MEtal é hoje em dia bastante dificil alguem se orientar naquilo que é mesmo verdadeiro e aquilo que não o é. Porque sinceramente, o BM que salta à vista em primeira mão é uma palhaçada, parece um mundo de cultistas dominado por Góticos.

É só isto que acho porque no meu caso é-me dificil encontrar algo genuino no Black Metal de hoje, até agora de bandas de BM recentes de que gosto só encontrei Taake, Infernus, Darkthrone, os Absu, Abigor, Summoning , Astarte, bathory, Iuvenes, gorgoroth, immortal os Mayhem e os Burzum, Demonic Christ e pouco mais. No entanto se alguem me quiser dar umas luzes no género esteja à vontade :mrgreen:
Última edição por Venøm em domingo abr 19, 2009 12:39 pm, editado 2 vezes no total.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » domingo abr 19, 2009 12:30 pm

O post do xhavokx :arrow: WIN

metallady
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 16, 2007 5:10 pm

Mensagempor metallady » domingo abr 19, 2009 12:58 pm

Votei na 3ª hipotese, sem duvida!
:)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » domingo abr 19, 2009 3:48 pm

Cool Zyk. Thx pips.

Coloquei aí a 4ª opção para tentar perceber até que ponto, dentro do universo metal, o BM é ou não visto como um subgénero que se leva a sério ou não. Ou seja, se aquilo é só imagem ou não. Como já disse anteriormente as 5 hipóteses poderiam ser vistas por gradações percentuais mas assim ilustra-se melhor a coisa. Entretanto este estudo ainda está no início e desta vez, Old_Skull, a temática é apenas a imagem e o modo como é gerida. As fundamentações sociológicas e a sua origem históricas do porquê de determinada imagem ser assim deixo-as um pouco de parte.

Quero apenas perceber o impacto da imagem tradicional da 2ª Vaga de BM neste universo restrito.

Mas todo o que postarem para aqui servir-me-á com certeza
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

BRANN
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda mar 16, 2009 9:52 pm

Mensagempor BRANN » domingo abr 19, 2009 6:00 pm

Eu votava na 1ª e na 2ª opinião se eu vivesse em países,não necessariamente a Noruega ou a Suécia,que vivessem o Black Metal como uma verdadeira filosofia de vida e não em Portugal, onde eu já assisti a certas cenas protagonizadas por aqueles que dizem sentir o "feeling" do TRUE BLACK METAL!
(noite de natal com a familia!) :mrgreen:

Visto-me de preto como sempre o fiz até agora,mas o verdadeiro feeling do Black Metal fica entre as minhas 4 paredes!

There are too much ASSHOLES out there in the streets playing (false) evil feelings! :mrgreen:

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » segunda abr 20, 2009 12:58 am

Bom, como é dos géneros que mais oiço e de longe o meu favorito acho que também devo deixar aqui a minha opinião para que o tópico não fique cheio de críticas destrutivas. Escolhi a terceira opção, acho que é uma imagem que encaixa na perfeição com o estilo em si, para mim não é um estilo de vida, sou apenas fã do género. Portanto para mim resume-se a isso, um género com uma sonoridade muito singular que quando presenciado em concertos, obviamente aliado à sua imagem característica que transforma "tudo num todo", consegue criar ambientes únicos por vezes quase ritualísticos e que nunca em nenhum concerto de outro género conseguiria sentir.
.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda abr 20, 2009 9:48 am

que quando presenciado em concertos, consegue criar ambientes únicos por vezes quase ritualísticos e que nunca em nenhum concerto de outro género conseguiria sentir.

Depende de que vê e assimila as coisas e claro das bandas.
Mas uma coisa é certa as vezes assiste-se a cada idiotice por parte dos fans/bandas em concertos de BM que chega a meter nojo.
As vezes não basta ter um visual todo fodido....mas isso é outra historia.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda abr 20, 2009 10:05 am

Eu curtia era saber onde é que este pessoal compra as máquinas que permitem avaliar o "sentimento" dos outros. :(

Amazon?

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » segunda abr 20, 2009 10:11 am

Imagem

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » segunda abr 20, 2009 10:14 am

Contorno Escreveu:Eu curtia era saber onde é que este pessoal compra as máquinas que permitem avaliar o "sentimento" dos outros. :(

Amazon?

Aqui é mais barato...
Imagem

Eu acho que cada 1 deve ser livre nas suas opções, e cada qual gostar do que quer, sem problemas, como disse, o que seria do amarelo se todos só gostassem do vermelho...Isso da imagem tem muito que se lhe diga
Última edição por tampinhas13 em segunda abr 20, 2009 10:15 am, editado 1 vez no total.
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda abr 20, 2009 10:15 am

Tchii, obrigado. Nunca me passou pela cabeça que era aí que o pessoal se orientava.

Vou dar lá um pulo e depois também vou estar apto a saber se os outros são honestos com o que dizem que sentem ou não. :metal:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes