Criatividade VS. Técnica

AntonioCTD
Participante
Registado: quinta fev 19, 2009 4:25 pm
Contacto:

Re: Criatividade VS. Técnica

Mensagempor AntonioCTD » sexta ago 07, 2009 11:05 am

Almah Perditae Escreveu:
AntonioCTD Escreveu:É claro que o criador da obra têm uma mensagem em mente quando a cria! Mas eu não ponho isso em causa. É essa mensagem, conceito, sentimento, etc... que faz o autor organizar o som no tempo de determinada forma.

Agora, parece-me óbvio que a mensagem original do autor nunca vai ser recebida ou interpretada de forma absoluta pelo ouvinte. Cada pessoa que ouvir um determinado tema dará a sua própria interpretação. E claro, dependendo da interpretação, se identificará ou não com o tema e gostará ou não de o ouvir.

Para mim qualquer peça de arte não tem significado nem mensagem nenhuma. O significado é dependente do ser humano. Tanto o artista (que atribui significado enquanto cria) como o observador/ouvinte (que atribui significado enquanto observa/ouve).

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

há aqui uma diferença abismal para o que se está a discutir. Há uma diferença ainda abismal entre uma música, uma canção e um exercicio musical. Sempre houve e sempre haverá quem faça musica enquanto exercicio, um encadeamento de notas para treinar algo, para tentar levar ao limite uma técnica seja ela interpretativa ou de composição. nada contra, mas faz-me especie que muitos ouvintes confundam essas peças especificas com uma música ou composição com "mensagem", com "sentimento" ou com um qualquer fundamento artistico ou sentimental. São duas coisas completamente diferentes. E muita da música que ouço por aí, não passa de simples exercicios, muitas vezes até bastante masturbatórios, e querem vende-la (e é comprada) como se fosse algo mais. mas não é.

Como fazes a distinção? Qual é o teu critério de avaliação? Como sabes se a intenção do artista é fazer um exercício ou uma canção. Como sabes se, mesmo sendo a intenção fazer um exercício, se não seria essa a mensagem original e portanto arte valida?

Repara, tu não estás na cabeça do artista. O artista cria aquilo que entender. E claro o ouvinte ouve aquilo que entender. Nunca nenhum vai entender o outro. É tudo muito subjectivo.

Vou pegar de novo no mesmo exemplo: Tony Carreira. Aquilo são progressões de acordes super estudadas e "batidas". As letras são feitas com o propósito de ir de encontro ás preocupações e interesses do publico alvo e as melodias são feitas maioritariamente nas tónicas de forma simples de entender e decorar. Se isto não é um exercício de composição puramente matemático não sei o que seja! E no entanto tens muito bom gente a ir á lágrimas com esta musica. Entendes agora?

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » sexta ago 07, 2009 12:35 pm

Ninguém sabe o que vai exactamente na cabeça do autor. É possível receber a mensagem de muitas formas na arte, e nos mais diversos autores colocarmos-nos com suposições do que quereriam dizer, nunca passará disso, suposições. Pois até podemos 'acertar' em alguns mas noutros poderá ser algo completamente diferente.

E para mim, a musica vista de um prisma geral, bem como a arte, tem sempre "mensagem". Tirando meia dúzia de 'aves raras' que se preocupam com outras questões. E ainda assim, há musica de composição um pouco mais elaborada, em que se recorre a níveis superiores de técnica e no fim consegue-se obter uma mensagem e uma expressão consistente.

Tudo isso depende da interpretação de cada um.#

O artista cria aquilo que entender. E claro o ouvinte ouve aquilo que entender. Nunca nenhum vai entender o outro. É tudo muito subjectivo.

#Agora partir disto, para dizer que a ligação entre autor-ouvinte é 100% subjectiva, não é bem assim...
Para se ir as lágrimas com Tony Carreira, é preciso estar 'pré-disposto' a isso. Tem que haver uma relação de background de influencias, pois as pessoas são reflexos de influencias vindas do mundo exterior a elas próprias. Esse background vai-lhes dar as ferramentas para saber interpretar determinadas formas de arte.

PorEx - muita gente que ouve metal, tem tendência a gostar de clássica. a aprecia-la mais que outras pessoas, e creio que isso é influencia desse contexto. ou quem gosta de gramar radio provavelmente nunca na vida há de apreciar bons instrumentais, pois ao não encontrar a voz sente que não tem nada para ouvir (demonstra-se aqui que não sabe apreciar a musica como som, como arte, e que aprecia apenas palavras cantadas). ou ainda quem gosta de jazz e suas variantes, muito mais facilmente consegue apreciar um frevo, baião, chorinho, bossa, batucada, tudo o que tenha ritmos "menos quadrados" e harmonias mais desenvolvidas, etc...

AntonioCTD
Participante
Contacto:

Mensagempor AntonioCTD » sexta ago 07, 2009 12:55 pm

Concordo!

E devido a isso tudo, o gosto musical modifica-se e amadurece á medida que o ouvinte têm contacto com diferentes estilo musicais.

Até concordo que muita gente (incluindo eu) não aprecia certas musicas apenas por "mania". Ideias preconcebidas e preconceitos. Todos o fazemos. Eu tento muitas vezes forçar-me a ouvir certas coisas para tentar bloquear os preconceitos. Mas não é fácil.

Também concordo que a relação autor-ouvinte é determinante para a interpretação da obra.

Agora a obra em si não têm nada! Tudo isto é dependente de interpretação.

É como aquela pergunta: Se no meio de um deserto, sem nenhum ouvido humano ou animal por perto uma pedra cair haverá ruído? Resposta: Não!
Haverá sim movimento nas moléculas de ar. Sem um cérebro para processar esse movimento e interpretar como ruído não há ruído.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sábado ago 08, 2009 4:14 am

AntonioCTD Escreveu:Como fazes a distinção? Qual é o teu critério de avaliação? Como sabes se a intenção do artista é fazer um exercício ou uma canção. Como sabes se, mesmo sendo a intenção fazer um exercício, se não seria essa a mensagem original e portanto arte valida?

Repara, tu não estás na cabeça do artista. O artista cria aquilo que entender. E claro o ouvinte ouve aquilo que entender. Nunca nenhum vai entender o outro. É tudo muito subjectivo.

Vou pegar de novo no mesmo exemplo: Tony Carreira. Aquilo são progressões de acordes super estudadas e "batidas". As letras são feitas com o propósito de ir de encontro ás preocupações e interesses do publico alvo e as melodias são feitas maioritariamente nas tónicas de forma simples de entender e decorar. Se isto não é um exercício de composição puramente matemático não sei o que seja! E no entanto tens muito bom gente a ir á lágrimas com esta musica. Entendes agora?

Eu faço a distinção nalguns casos que são óbvios, tão óbvios que acho que deviam ser os próprios artistas a fazerem a distinção. não lhes retiro mérito no que fazem, quem me dera a mim tocar como esses gajos, mas são duas coisas completamente diferentes, e digo-te mais, quem retira mérito a essa vertente são os próprios artistas, que parece que têm vergonha em admitir que apenas fazem música técnica e não artistica. Técnica tambem é uma arte, ou devia ser, e deve ser encarada pelo que é. Música que se ouve e estuda, usar frases como aqui leio de "posso ficar emocionado a ouvir um gajo fazer x ou y" é que não faz sentido, isso não é emoção, pelo menos não emoção emocional, é emoção intelectual, são duas coisas diferentes. E devem ser aceites as diferenças. Sem desprimor para nenhum dos lados.

depois, desculpa mas o ex sempre batido do Tony Carreira é um bocado naquela. honestamente nem aceito esse ex e digo-te porque. A gente de fora até pode achar que muita gente gosta da música dele, mas sinceramente isso é mentira. pega em qualquer fã dele e pergunta-lhe o que acha da música dele, não conseguem dizer mais do que "tem canções bonitas" (as duas ou tres mais conhecidas, porque as outras nem conhece), ou "gosto muito dele" (porque o vê na televisão muito sorridente, nem sonha que o homem é um fdp de primeira, mas isso são outras histórias). E sim, já sei, vão dizer que ele enche o Atlantico e o sei lá o que, mas tens que por isso em perspectiva, a esmagadora maioria das pessoas que lá vão vê-lo não vão pelo concerto em si, vão em excursão, vão pelo convivio, porque até são coisas organizadas, e as fãs, que são na sua maioria mulheres casadas e com filhos que não sabem o que é uma saida há anos, vão pelo escape, pela diferença no dia, com ou sem os maridos, mas os maridos ficam noutro sitio qualquer a beber uns copos com os outros maridos. não é a denegrir o homem, mas isto é uma outra função da música tambem, o seu lado social, e existem muitos e variados eventos que a música é apenas uma desculpa para uma festa num determinado circulo social. tens os festivais, mais ou menos especificos, tens as discotecas, festas de dance, trance, etc etc. A Música não passa duma desculpa para um evento social. O Tony carreira e os seus concertos são-no para um determinado publico, donas de casa.

É uma outra dimensão da música, tão ou mais válida como qualquer outra, mas não vale a pena dar peso á música do Tony carreira onde não o tem. Ele é um icone cultural muito especifico, a música é um pormenor apenas. Ele podia começar a fazer metal que não mudava nada, as donas de casa continuavam todas a ir vê-lo.
Imagem

AntonioCTD
Participante
Contacto:

Mensagempor AntonioCTD » sábado ago 08, 2009 12:10 pm

Ou seja: Tudo é arte. Mais técnica, menos técnica, mais intelectual, mais sentimental, social etc... é sempre arte. E toda ela tem um publico.

Resumindo concordas comigo e eu contigo. Boa. Não era preciso escrever tanto LOL

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo ago 09, 2009 2:17 am

Eu tenho uma tendencia estupida para escrever testamentos lol este nem foi dos maiores, já escrevi posts que até eu me assusto, e confesso, se eu os tivesse que ler... não os lia lol

mas basicamente é isso é, cada um na sua, I don't give a shit. Eu tenho as minhas preferencias, os outros as deles, no meio há discussão, que é sempre boa :)
Imagem

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo ago 09, 2009 2:36 am

Deves de ler devagar então LOL xDDD eu mando grandes postas em 5mins e ainda tenho tempo de reler para evitar gralhas lololol.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo ago 09, 2009 2:47 am

Eu não releio lol Dou com cada erro, alguns mesmo parvos, mas já desisti, eu ainda não me habituei a escrever no teclado. É-me estranho... prefiro papel e caneta.
Imagem

Unexpect3D
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm

Mensagempor Unexpect3D » segunda ago 10, 2009 4:14 pm

Primeiro tecnica seja ela elementar ou nao, liberdade e improvisação, depois sim criatividade para transformar isso em algo objectivo, nem que seja ate ao extremo...é uma questão de quantidade vs. qualidade.

Blame it on Allen Collins with that blatant live solo.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda ago 10, 2009 4:26 pm

Almah Perditae Escreveu:depois, desculpa mas o ex sempre batido do Tony Carreira é um bocado naquela. honestamente nem aceito esse ex e digo-te porque. A gente de fora até pode achar que muita gente gosta da música dele, mas sinceramente isso é mentira. pega em qualquer fã dele e pergunta-lhe o que acha da música dele, não conseguem dizer mais do que "tem canções bonitas" (as duas ou tres mais conhecidas, porque as outras nem conhece), ou "gosto muito dele" (porque o vê na televisão muito sorridente, nem sonha que o homem é um fdp de primeira, mas isso são outras histórias).

Só para pegar neste trecho porque é curioso que isso passa-se em qualquer ocasião onde se vai ou está por moda ou porque fica bem.
Não são raras as vezes até em concertos de metal (nos festivais principalmente), quando entrevistam o público, estes dizem a resposta mais fácil à pergunta sobre quais a musicas preferidas «ah, eu gosto de todas», ou então respondem com a mais conhecida e está a andar de mota.

Agora com o funeral do Solnado foi a mesma coisa, toda a gente gostava da cena da Guerra porque não conheciam mais nada, mas no entanto não deixaram de ir chorar o homem.

Apeteceu-me dizer isto
:arrow:

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 11, 2008 4:09 pm

Mensagempor Mescaline » segunda ago 10, 2009 7:12 pm

Vooder Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:depois, desculpa mas o ex sempre batido do Tony Carreira é um bocado naquela. honestamente nem aceito esse ex e digo-te porque. A gente de fora até pode achar que muita gente gosta da música dele, mas sinceramente isso é mentira. pega em qualquer fã dele e pergunta-lhe o que acha da música dele, não conseguem dizer mais do que "tem canções bonitas" (as duas ou tres mais conhecidas, porque as outras nem conhece), ou "gosto muito dele" (porque o vê na televisão muito sorridente, nem sonha que o homem é um fdp de primeira, mas isso são outras histórias).

Só para pegar neste trecho porque é curioso que isso passa-se em qualquer ocasião onde se vai ou está por moda ou porque fica bem.
Não são raras as vezes até em concertos de metal (nos festivais principalmente), quando entrevistam o público, estes dizem a resposta mais fácil à pergunta sobre quais a musicas preferidas «ah, eu gosto de todas», ou então respondem com a mais conhecida e está a andar de mota.

Agora com o funeral do Solnado foi a mesma coisa, toda a gente gostava da cena da Guerra porque não conheciam mais nada, mas no entanto não deixaram de ir chorar o homem.

Apeteceu-me dizer isto
:arrow:

This one's about going from place to place, and disposing of things that are bad or you dislike. Because out of every hundred of you guys here, there's at least five people that probably don't belong here. 'Like it's a cool thing to do, I don't know if I like the band, but I'm going to go because it's cool.' Those people need to be found, thrown out, and DESTROYED!

Paul Baloff. :D

AntonioCTD
Participante
Contacto:

Mensagempor AntonioCTD » terça ago 11, 2009 11:10 am

Não vejo nada de mal em algumas pessoas irem a concertos ou ouvirem algumas musicas porque está na moda ou "It's cool".

Aliás até é um fenomeno muito positivo para os verdadeiros apreciadores de música. Ora vejamos:

-> A industria musical move mais dinheiro e portanto organizam-se mais concertos.

-> Mesmo que estejamos a falar de concertos de música popular entra dinheiro e interesse das maças no mundo da musica. Ou seja, se eu ouvir um grupinho de donas de casa a falar de Tony Carreira fico muito satisfeito porque de outra forma essas pessoas nem se lembrariam que existe música!

-> O facto dos putos irem aos concertos e festivais por que "é muita fixe" faz com que pelo menos um pequena porcentagem deles se torne no futuro apreciador de música.

Ou seja: só coisas boas :mrgreen:

WhiteSnake
Participante
Registado: sexta ago 07, 2009 11:18 pm

Mensagempor WhiteSnake » terça ago 11, 2009 8:41 pm

Uma coisa sem a outra não vale a pena, se for bem feita, é claro.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » terça ago 11, 2009 9:56 pm

Bem, francamente não sei se as bandas estão mais inovadoras ou mais técnicas e também não me interessa!

Eu continuo com a mesma filosofia.

Não arrumo a musica em gavetinhas de rótulos. Tenho um armário onde guardo a musica que gosto. Tenho um registo onde escrevi os nomes que ouvi e não gostei (até porque posso vir a gostar deles mais tarde) e uma lista com os nomes que ainda não conheço.

O resto é o estado de alma a comandar. Nao se consegue reduzir a uma certeza objectiva aquilo que é a incerteza da subjectividade humana.

Já agora deixo-vos com uma peça considerada genialmente criativa executada por excelentes musicos. Por vezes nem é preciso tocar para que uma musica seja aclamada de pé por uma assistência ávida por ouvir esta peça em 3 actos.

Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » terça ago 11, 2009 10:02 pm

pantufa Escreveu:by the way....................MIKE PATTON.....criatividade e insanindade

Eu diria antes talento e insanidade. Não o acho minimamente criativo, simplesmente tão hiperactivo que faz 3746358395 coisas. Algumas pegam. Senti-me com 15 anos outra vez a ver os clips do concerto de FNM, por exemplo, mas ABOMINO Fantomas, e derivados. O patton só é tão bom quanto as pessoas que o rodeiam. E tendo em conta o talento envolvido em Fantomas, às vezes nem isso.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes