Recém Licenciados em Portugal...

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Re: Recém Licenciados em Portugal...

Mensagempor kleber » sábado fev 23, 2008 12:28 am

Desemprego.

Acho que so vale a pena tirar o 12 ano.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » sábado fev 23, 2008 12:42 am

kleber Escreveu:Desemprego.

Há cursos profissionais e tecnológicos com boa saída para quem quer completar o secundário sem ir para a universidade. É uma questão de cada um se informar sobre todas as possibilidades e ver qual se adequa mais ao seu projecto de vida.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » sábado fev 23, 2008 12:04 pm

Zombie_ Escreveu:

Há cursos profissionais e tecnológicos com boa saída para quem quer completar o secundário sem ir para a universidade. É uma questão de cada um se informar sobre todas as possibilidades e ver qual se adequa mais ao seu projecto de vida.

Os pais gastam um dinheirao com a universidade e depois o filho vai trabalhar para um sitio onde nem sequer o 12 e preciso,muitas vezes nao arranja trabalho por excesso de curriculo. :roll:

Mais vale começar a trabalhar aos 18.

Cathy
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jan 07, 2008 12:20 am

Mensagempor Cathy » sábado fev 23, 2008 12:52 pm

Aqui está um link para quem quiser (realmente) perceber coisas como: o emprego morreu. O emprego para a vida toda, o sair da universidade e ter um posto de trabalho assegurado para os próximos 30 anos is DEAD. Não é só em Portugal, é em todo o mundo ocidental...
Este texto (enorme) é de um gajo que está a fazer um mestrado sobre (o baixíssimo nível de) empreendedorismo em Portugal.

http://www.programa.psd.pt/contributos_ ... ?m=5&id=75

Em Portugal vive-se em eterna pity party massiva.... Nos outros países europeus talvez haja mais trabalho porque há pessoas com tomates que criam empresas. :idea: :idea: :idea: Não é só o Estado que emprega as pessoas, as empresas privadas (coisa que dá tanto trabalho a criar que o Português só de pensar prefere encostar à box a beber uma bejeca e coçar os tomates) contribuem noutros países para a criação de postos de trabalho e riqueza para o seu país. Em Portugal, desculpem, mas é a merda que se vê. No entanto as pessoas preferem queixar-se que o país é uma merda e emigrarem, a arregaçarem as mangas, sujarem as mãos, tirarem as peneiras de terem uma merda de uma licenciatura que provavelmente foi tirada à pala de muita cábula e bezana... a criarem algo de útil para elees e para o país. É fodido, mas é o que penso. P.S. Penso e ponho em prática. :wink:

Sinceramente não tenho pena nenhuma de quem sai da universidade com canudos em licenciaturas que não lembram ao diabo e depois acabam a fazer tudo menos a exercer na área que estudaram. Ou seja, não partilho nada a visão pessimista e "Kalimerista" do país e dos recém-licenciados face ao (des)emprego. Se são tão poucos a criar negócios que proporcionem postos de trabalho, estão à espera de quê? Milagres? Ou que dêem um cheque em branco aos meninos com médias superior a 14V? Essas porcarias no mundo do trabalho de pouco ou nada valem. Vale sobretudo a tua atitude.

Vejo tanto pessoal a dizer que precisa de trabalho, do tipo «eu preciso, eu preciso, eu preciso». Uma empresa tá-se a cagar se tu precisas ou não de emprego e ganhar dinheiro, mas sim, interessa-lhes as mais valias que possas trazer para ela: o que é que eles ganham contigo. Se és uma pessoa dedicada, se dás ideias, etc. Que se fo** se precisas de «emprego». Um empresário está-se nas tintas para fazer esse tipo de "caridade" e acho muito bem.

Portugal é todo dependente de empresas estrangeiras, depois bazam para países com mão-de-obra mais barata e lá fica o tuga no desemprego e a dizer que o país e o governo são uma merda. Na Alemanha a economia tá mal, baixam-se impostos porque grande parte das coisas que consomem são produzidas no país. Se baixam impostos, as pessoas consomem mais, logo a economia retoma dinamismo. Em Portugal não se pode fazer a mesma coisa, porque o que é made in Portugal além de ser pouco (e de boa qualidade), é caro (porque será?) e para o Português não presta (mas no estrangeiro é sinónimo de qualidade). E enquanto não se mentalizarem de coisas básicas como esta, o país tá condenado a ser o eterno sítio mal frequentado de que Fernando Pessoa falava.

And nothing never happens... and I wonder...

Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm

Mensagempor Sassequece » sábado fev 23, 2008 1:11 pm

Na minha modesta opinião há um excessivo número de cursos, faculdades e institutos. A grande maioria não tem qualidade e depois é óbvio que as perspectivas de arranjar emprego são muito reduzidas.
Lembro-me perfeitamente que quando entrei para a faculdade estive a consultar a lista de cursos existente e só me dava vontade de rir. Então na área da Engenharia há cursos para todos os gostos e feitios. O que vai uma pessoa com o curso de Engenharia Textil fazer neste país? Muitas pessoas tiram cursos muito "bonitos" e depois queixam-se que não arranjam emprego. Eu adorava ter tirado o curso de História. Mas o que ia eu fazer com esse curso? Longe de mim estar a criticar certos cursos ou as pessoas que frequentam esses cursos, mas acho que às vezes a razão deve imperar em detrimento do coração.
Eu tirei o curso de Engenharia Civil na FEUP. Acabei em Julho e tanto eu como todos os meus colegas arranjamos emprego, com maior ou menor dificuldade.

Sassequece
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Sassequece » sábado fev 23, 2008 1:11 pm

8)

Human
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Contacto:

Mensagempor Human » sábado fev 23, 2008 2:53 pm

.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » sábado fev 23, 2008 3:07 pm

kleber Escreveu:
Zombie_ Escreveu:

Os pais gastam um dinheirao com a universidade e depois o filho vai trabalhar para um sitio onde nem sequer o 12 e preciso,muitas vezes nao arranja trabalho por excesso de curriculo. :roll:

Mais vale começar a trabalhar aos 18.

Por isso é que eu referi os cursos profissionais e tecnológicos ;) Considero que mais importante do que o canudo, é a oferta de emprego e as habilitações profissionais certas para cada um.

Exemplos de cursos tecnológicos com equivalência ao 12.º:
- Construção Civil e Edificações;
- Electrotecnia e Electrónica;
- Informática;
- Design de Equipamento;
- Multimédia;
- Administração;
- Marketing;
- Ordenamento do Território e Ambiente;
- Acção Social;
- Desporto.

Os cursos tecnológicos são tanto direccionados para entrar imediatamente para o mercado de trabalho como para prosseguir os estudos na universidade. Não valem tanto como um canudo, mas são excelentes para quem quer começar logo a trabalhar após o 12.º ano e quer a oportunidade de ir para a faculdade de modo a prosseguir na carreira depois do emprego assegurado ;)

Quanto aos cursos profissionais, são mais direccionados para o mercado do trabalho. Continuas a ter a possibilidade de ir para a universidade, mas não te dão a preparação para tal (provas de ingresso, conhecimento básico para não te veres à rasca para perceber as coisas mais complicadas, etc). Estes são às dezenas... Tenho uma lista enorme à minha frente com cursos profissionais e técnico-profissionais. Nem me vou dar ao trabalho de transcrever exemplos.

Há muita alternativa ao canudo e com mais oferta de emprego do que muitas habilitações universitárias. As pessoas apenas têm que se informar e procurar aquilo que é mais adequado ao que planeiam fazer na e da vida.

Neste momento, tenho uma amiga que está a completar o 12.º ano em Animação Sócio-Cultural, uma área que tem imensa procura actualmente. Ela adora aquilo e é uma das melhores alunas da escola (o resto está demasiado desinteressado... Muitos vão por pensarem que é a maneira mais fácil de tirar o 12.º :roll: ). Já está a fazer projectos para actividades em lares de idosos e, em princípio, começa a trabalhar em breve a animar festas de aniversário (e a ganhar uns bons trocos com isso :) ). Para o ano, irá para a universidade para preencher o currículo, enquanto tem a possibilidade de continuar a trabalhar naquilo que gosta e que rende bem.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sábado fev 23, 2008 9:45 pm

Sassequece Escreveu:Eu tirei o curso de Engenharia Civil na FEUP. Acabei em Julho e tanto eu como todos os meus colegas arranjamos emprego, com maior ou menor dificuldade.

Uia, eu conheço-te :shock:

Sassequece
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Sassequece » domingo fev 24, 2008 11:15 am

Brujo Escreveu:
Sassequece Escreveu:Eu tirei o curso de Engenharia Civil na FEUP. Acabei em Julho e tanto eu como todos os meus colegas arranjamos emprego, com maior ou menor dificuldade.

Uia, eu conheço-te :shock:

Não me digas.... :?

Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Contacto:

Re:

Mensagempor Le Point Noir » quarta fev 27, 2008 6:10 pm

roque Escreveu:
É preciso acreditar e não desistir. E quanto à formação... continuo um romântico. O curso é, antes de mais, um projecto pessoal.... o emprego virá por acréscimo, nessa ou noutra área.

Para o bem ou para o mal, é essa também a minha posição.

qsafoda :P
Oui oui la baguette

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » quarta fev 27, 2008 11:15 pm

para quem não consegue emprego em Portugal tem agora uma boa oportunidade de arranjar emprego a ganhar €€ a sério, mas não tem a hipotese de fazer o que muitos fazem cá (leia-se fuga aos impostos)

vejam este link e se estiverem perto de Coimbra visitem.
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

Material Girl
Metálico(a)
Registado: terça abr 01, 2008 7:26 pm

Mensagempor Material Girl » sábado abr 26, 2008 1:57 am

Falta-me só o ano de estágio e depois saio para a selva, para a competição desenfreada do mercado. E esta treta de bolonha não sei o que veio trazer de bom, já que saímos com um mestrado integrado mas, no entanto, não equivale a um verdadeiro mestrado. Se quisessem adaptar os cursos, que o fizessem correctamente.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado abr 26, 2008 4:54 am

Isso é bom para erasmus e para emigrar depois de ter o curso, visto que o curso passa a valer o mesmo em todos os países aderentes.

UE cada vez mais um único país
"Hate the ones who bring you down"

Material Girl
Metálico(a)
Registado: terça abr 01, 2008 7:26 pm

Mensagempor Material Girl » sábado abr 26, 2008 2:06 pm

Inmist Escreveu:Isso é bom para erasmus e para emigrar depois de ter o curso, visto que o curso passa a valer o mesmo em todos os países aderentes.

UE cada vez mais um único país

Pois, eu sei, mas é engraçado que acabam por criar igualdade em países da UE e criam, ao mesmo tempo, desigualdade no seu próprio país!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes