Recém Licenciados em Portugal...
Re: Recém Licenciados em Portugal...
Desemprego.
Acho que so vale a pena tirar o 12 ano.
kleber Escreveu:Desemprego.
Há cursos profissionais e tecnológicos com boa saída para quem quer completar o secundário sem ir para a universidade. É uma questão de cada um se informar sobre todas as possibilidades e ver qual se adequa mais ao seu projecto de vida.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.
Zombie_ Escreveu:kleber Escreveu:Desemprego.
Há cursos profissionais e tecnológicos com boa saída para quem quer completar o secundário sem ir para a universidade. É uma questão de cada um se informar sobre todas as possibilidades e ver qual se adequa mais ao seu projecto de vida.
Os pais gastam um dinheirao com a universidade e depois o filho vai trabalhar para um sitio onde nem sequer o 12 e preciso,muitas vezes nao arranja trabalho por excesso de curriculo.

Mais vale começar a trabalhar aos 18.
Aqui está um link para quem quiser (realmente) perceber coisas como: o emprego morreu. O emprego para a vida toda, o sair da universidade e ter um posto de trabalho assegurado para os próximos 30 anos is DEAD. Não é só em Portugal, é em todo o mundo ocidental...
Este texto (enorme) é de um gajo que está a fazer um mestrado sobre (o baixíssimo nível de) empreendedorismo em Portugal.
http://www.programa.psd.pt/contributos_ ... ?m=5&id=75
Em Portugal vive-se em eterna pity party massiva.... Nos outros países europeus talvez haja mais trabalho porque há pessoas com tomates que criam empresas.
Não é só o Estado que emprega as pessoas, as empresas privadas (coisa que dá tanto trabalho a criar que o Português só de pensar prefere encostar à box a beber uma bejeca e coçar os tomates) contribuem noutros países para a criação de postos de trabalho e riqueza para o seu país. Em Portugal, desculpem, mas é a merda que se vê. No entanto as pessoas preferem queixar-se que o país é uma merda e emigrarem, a arregaçarem as mangas, sujarem as mãos, tirarem as peneiras de terem uma merda de uma licenciatura que provavelmente foi tirada à pala de muita cábula e bezana... a criarem algo de útil para elees e para o país. É fodido, mas é o que penso. P.S. Penso e ponho em prática.
Sinceramente não tenho pena nenhuma de quem sai da universidade com canudos em licenciaturas que não lembram ao diabo e depois acabam a fazer tudo menos a exercer na área que estudaram. Ou seja, não partilho nada a visão pessimista e "Kalimerista" do país e dos recém-licenciados face ao (des)emprego. Se são tão poucos a criar negócios que proporcionem postos de trabalho, estão à espera de quê? Milagres? Ou que dêem um cheque em branco aos meninos com médias superior a 14V? Essas porcarias no mundo do trabalho de pouco ou nada valem. Vale sobretudo a tua atitude.
Vejo tanto pessoal a dizer que precisa de trabalho, do tipo «eu preciso, eu preciso, eu preciso». Uma empresa tá-se a cagar se tu precisas ou não de emprego e ganhar dinheiro, mas sim, interessa-lhes as mais valias que possas trazer para ela: o que é que eles ganham contigo. Se és uma pessoa dedicada, se dás ideias, etc. Que se fo** se precisas de «emprego». Um empresário está-se nas tintas para fazer esse tipo de "caridade" e acho muito bem.
Portugal é todo dependente de empresas estrangeiras, depois bazam para países com mão-de-obra mais barata e lá fica o tuga no desemprego e a dizer que o país e o governo são uma merda. Na Alemanha a economia tá mal, baixam-se impostos porque grande parte das coisas que consomem são produzidas no país. Se baixam impostos, as pessoas consomem mais, logo a economia retoma dinamismo. Em Portugal não se pode fazer a mesma coisa, porque o que é made in Portugal além de ser pouco (e de boa qualidade), é caro (porque será?) e para o Português não presta (mas no estrangeiro é sinónimo de qualidade). E enquanto não se mentalizarem de coisas básicas como esta, o país tá condenado a ser o eterno sítio mal frequentado de que Fernando Pessoa falava.
And nothing never happens... and I wonder...
Este texto (enorme) é de um gajo que está a fazer um mestrado sobre (o baixíssimo nível de) empreendedorismo em Portugal.
http://www.programa.psd.pt/contributos_ ... ?m=5&id=75
Em Portugal vive-se em eterna pity party massiva.... Nos outros países europeus talvez haja mais trabalho porque há pessoas com tomates que criam empresas.

Sinceramente não tenho pena nenhuma de quem sai da universidade com canudos em licenciaturas que não lembram ao diabo e depois acabam a fazer tudo menos a exercer na área que estudaram. Ou seja, não partilho nada a visão pessimista e "Kalimerista" do país e dos recém-licenciados face ao (des)emprego. Se são tão poucos a criar negócios que proporcionem postos de trabalho, estão à espera de quê? Milagres? Ou que dêem um cheque em branco aos meninos com médias superior a 14V? Essas porcarias no mundo do trabalho de pouco ou nada valem. Vale sobretudo a tua atitude.
Vejo tanto pessoal a dizer que precisa de trabalho, do tipo «eu preciso, eu preciso, eu preciso». Uma empresa tá-se a cagar se tu precisas ou não de emprego e ganhar dinheiro, mas sim, interessa-lhes as mais valias que possas trazer para ela: o que é que eles ganham contigo. Se és uma pessoa dedicada, se dás ideias, etc. Que se fo** se precisas de «emprego». Um empresário está-se nas tintas para fazer esse tipo de "caridade" e acho muito bem.
Portugal é todo dependente de empresas estrangeiras, depois bazam para países com mão-de-obra mais barata e lá fica o tuga no desemprego e a dizer que o país e o governo são uma merda. Na Alemanha a economia tá mal, baixam-se impostos porque grande parte das coisas que consomem são produzidas no país. Se baixam impostos, as pessoas consomem mais, logo a economia retoma dinamismo. Em Portugal não se pode fazer a mesma coisa, porque o que é made in Portugal além de ser pouco (e de boa qualidade), é caro (porque será?) e para o Português não presta (mas no estrangeiro é sinónimo de qualidade). E enquanto não se mentalizarem de coisas básicas como esta, o país tá condenado a ser o eterno sítio mal frequentado de que Fernando Pessoa falava.
And nothing never happens... and I wonder...
- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Na minha modesta opinião há um excessivo número de cursos, faculdades e institutos. A grande maioria não tem qualidade e depois é óbvio que as perspectivas de arranjar emprego são muito reduzidas.
Lembro-me perfeitamente que quando entrei para a faculdade estive a consultar a lista de cursos existente e só me dava vontade de rir. Então na área da Engenharia há cursos para todos os gostos e feitios. O que vai uma pessoa com o curso de Engenharia Textil fazer neste país? Muitas pessoas tiram cursos muito "bonitos" e depois queixam-se que não arranjam emprego. Eu adorava ter tirado o curso de História. Mas o que ia eu fazer com esse curso? Longe de mim estar a criticar certos cursos ou as pessoas que frequentam esses cursos, mas acho que às vezes a razão deve imperar em detrimento do coração.
Eu tirei o curso de Engenharia Civil na FEUP. Acabei em Julho e tanto eu como todos os meus colegas arranjamos emprego, com maior ou menor dificuldade.
Lembro-me perfeitamente que quando entrei para a faculdade estive a consultar a lista de cursos existente e só me dava vontade de rir. Então na área da Engenharia há cursos para todos os gostos e feitios. O que vai uma pessoa com o curso de Engenharia Textil fazer neste país? Muitas pessoas tiram cursos muito "bonitos" e depois queixam-se que não arranjam emprego. Eu adorava ter tirado o curso de História. Mas o que ia eu fazer com esse curso? Longe de mim estar a criticar certos cursos ou as pessoas que frequentam esses cursos, mas acho que às vezes a razão deve imperar em detrimento do coração.
Eu tirei o curso de Engenharia Civil na FEUP. Acabei em Julho e tanto eu como todos os meus colegas arranjamos emprego, com maior ou menor dificuldade.
- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
kleber Escreveu:Zombie_ Escreveu:kleber Escreveu:Desemprego.
Os pais gastam um dinheirao com a universidade e depois o filho vai trabalhar para um sitio onde nem sequer o 12 e preciso,muitas vezes nao arranja trabalho por excesso de curriculo.![]()
Mais vale começar a trabalhar aos 18.
Por isso é que eu referi os cursos profissionais e tecnológicos

Exemplos de cursos tecnológicos com equivalência ao 12.º:
- Construção Civil e Edificações;
- Electrotecnia e Electrónica;
- Informática;
- Design de Equipamento;
- Multimédia;
- Administração;
- Marketing;
- Ordenamento do Território e Ambiente;
- Acção Social;
- Desporto.
Os cursos tecnológicos são tanto direccionados para entrar imediatamente para o mercado de trabalho como para prosseguir os estudos na universidade. Não valem tanto como um canudo, mas são excelentes para quem quer começar logo a trabalhar após o 12.º ano e quer a oportunidade de ir para a faculdade de modo a prosseguir na carreira depois do emprego assegurado

Quanto aos cursos profissionais, são mais direccionados para o mercado do trabalho. Continuas a ter a possibilidade de ir para a universidade, mas não te dão a preparação para tal (provas de ingresso, conhecimento básico para não te veres à rasca para perceber as coisas mais complicadas, etc). Estes são às dezenas... Tenho uma lista enorme à minha frente com cursos profissionais e técnico-profissionais. Nem me vou dar ao trabalho de transcrever exemplos.
Há muita alternativa ao canudo e com mais oferta de emprego do que muitas habilitações universitárias. As pessoas apenas têm que se informar e procurar aquilo que é mais adequado ao que planeiam fazer na e da vida.
Neste momento, tenho uma amiga que está a completar o 12.º ano em Animação Sócio-Cultural, uma área que tem imensa procura actualmente. Ela adora aquilo e é uma das melhores alunas da escola (o resto está demasiado desinteressado... Muitos vão por pensarem que é a maneira mais fácil de tirar o 12.º

RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Sassequece Escreveu:Eu tirei o curso de Engenharia Civil na FEUP. Acabei em Julho e tanto eu como todos os meus colegas arranjamos emprego, com maior ou menor dificuldade.
Uia, eu conheço-te

- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
Brujo Escreveu:Sassequece Escreveu:Eu tirei o curso de Engenharia Civil na FEUP. Acabei em Julho e tanto eu como todos os meus colegas arranjamos emprego, com maior ou menor dificuldade.
Uia, eu conheço-te
Não me digas....

- Le Point Noir
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
- Contacto:
Re:
roque Escreveu:
É preciso acreditar e não desistir. E quanto à formação... continuo um romântico. O curso é, antes de mais, um projecto pessoal.... o emprego virá por acréscimo, nessa ou noutra área.
Para o bem ou para o mal, é essa também a minha posição.
qsafoda

Oui oui la baguette
- emperium
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm
para quem não consegue emprego em Portugal tem agora uma boa oportunidade de arranjar emprego a ganhar €€ a sério, mas não tem a hipotese de fazer o que muitos fazem cá (leia-se fuga aos impostos)
vejam este link e se estiverem perto de Coimbra visitem.
vejam este link e se estiverem perto de Coimbra visitem.
- Material Girl
- Metálico(a)
- Registado: terça abr 01, 2008 7:26 pm
Falta-me só o ano de estágio e depois saio para a selva, para a competição desenfreada do mercado. E esta treta de bolonha não sei o que veio trazer de bom, já que saímos com um mestrado integrado mas, no entanto, não equivale a um verdadeiro mestrado. Se quisessem adaptar os cursos, que o fizessem correctamente.
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Isso é bom para erasmus e para emigrar depois de ter o curso, visto que o curso passa a valer o mesmo em todos os países aderentes.
UE cada vez mais um único país
"Hate the ones who bring you down"
- Material Girl
- Metálico(a)
- Registado: terça abr 01, 2008 7:26 pm
Inmist Escreveu:Isso é bom para erasmus e para emigrar depois de ter o curso, visto que o curso passa a valer o mesmo em todos os países aderentes.
Pois, eu sei, mas é engraçado que acabam por criar igualdade em países da UE e criam, ao mesmo tempo, desigualdade no seu próprio país!
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes