Judy Chicago Escreveu:Talvez em Portugal [...] as autoridades competentes tivessem agido para proibir este acto.
Infelizmente, acho muitíssimo improvável que o tivessem feito. A legislação em Portugal é ineficaz, e as autoridades estão, na generalidade, a borrifar-se para os direitos dos animais.
Judy Chicago Escreveu:Ocorrem-me também outros dois artistas que escolhem fazer passar as suas mensagens através da polémica: [...] Damien Hirst faz "pickles animais", como esta vaca cortada a meio com a sua cria
Mas aí a) as vacas já estavam mortas (pressuponho eu, tanto mais que de outro modo até seria bastante difícil fazer a coisa) quando foram cortadas a meio, portanto não houve tortura como no caso do cão, e b) vejo aí um trabalho análogo ao da exposição do corpo humano, em que não se retira dignidade à pessoa/animal.
O que mete nojo na questão do cão não é terem usado um cão para a exposição; depois de morto, presumo que o cão não esteja minimamente preocupado com o que fazem com o corpo - e para mais, até há artistas como o Joel-Peter Witkin que usam corpos/órgãos de pessoas e animais para as suas obras, e não tenho problema nenhum com isso - a questão é que o cão estava vivo e foi torturado, e por isso o artista merece repúdio.
Já agora, o Mark McGowan com essa manobra da torneira faz-me lembrar a velha máxima bombing for peace is like f-cking for virginity.
(heh, o filtro de labreguice aqui da empresa não me deixa escrever f-ck em condições)