Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: POLL: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal

Mensagempor spiegelman » sexta abr 17, 2009 1:19 pm

Para perceberem a diferença entre a 2ª e a 3ª hipótese, a 2ª hipótese temn a ver com o facto de a imagem estar indisscociável do estilo e embora seja pensada não é feito de um modo estratégico. Há aquela imagem a que se colam e não a largam até ao fim da vida musical porque aquela ímagem "é" aquele estilo. No segundo caso a colagem a essa imagem é totalmente pensada de um modo similar à imagem dos Slipknot ou dos Blasted Mechanism por exemplo. SE quiserem a primeira imagem é "natural" e a segunda "construída"

As outras hipóteses são por si evidentes... Acho :P

Acho que me estou a fazer entender embora seja difícil, confesso...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » sexta abr 17, 2009 1:29 pm

Francamente estava a achar estranho a pool e depois o que estavas a pedir. Afinal fui eu que não entendi totalmente.

Mas mantenho o meu voto no nº 2 embora continue a concordar que o nº 3 também acaba por ter o seu lugar.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta abr 17, 2009 1:48 pm

Estilo de vida não concordo,mas uma procura de algo ideologico, claro que sim e neste ponto acho que o BM é bastante forte talvez até mesmo o mais forte dentro do Metal.
Quantos de nós não nos comecamos a interessar por certas culturas mais antigas ou até em determinadas filosofias que ajudaram de certa forma a moldar a nossa percepção das coisas a partir do BM?
O BM nos dias de hoje pode parecer banal e até idiota mas quem na altura assistiu a explosão do genero não era nada disso é dificil de explicar hoje em dia sem se cair num discurso que possa provocar risinhos idiotas á nova geração,mas havia algo de mistico quando se ouvia um Kronet Til Konge,um Again Shall Be um Frost ou um DMDS ou se olhava para aqueles flyers de Dimmu ou Emperor.
Estas pequenas coisas nos dias de hoje quase passam despercebidas mas na altura era como a descoberta de um novo mundo cheio de intensidade,negritude e sei lá mais o quê.
Por outro lado poderá dizer-se que isto era uma fase de revolta da juventude e talvez até fosse, mas revolta ou não foi algo que marcou e continua a marcar toda uma legião de fans de musica extrema.
Imagem do BM nos dias de hoje?
Corpse Paint?
Banalidade e por vezes parvoice diga-se o que dizer até mesmo os grandes nomes acabam por gozar com eles mesmo por ex CoF ou Dimmu,sim é um cliché obvio mas verdadeiro.
Entretanto surgiram outros nomes apostados apenas em transmitir aquilo que realmente se deve ter em conta ou seja a musica+mensagem e deixar a imagem de fora como os casos de DsO ou BaN,já alguem viu uma imagem deles?
Tirando o Aspa não creio.
Explodiu e espalhou-se como um virus por todo o lado como ja aqui se escreveu originando coisas boas e outras nem tanto veja-se o caso do USBM que aqui ás uns anos era motivo de chacota e agora é de onde vem algumas bandas interessantes e muitas deles com uma imagem absolutamente normal e até despercebida o que prova que as vezes não é um camisola preta e um pentagrama que cria algo interessante...basta ter mentalidade no estilo e junta-lo com a sua maneira de ser para se criar algo do genero veja-se o caso de Panopticon onde um gajo de rastas(?!) faz BM coisa quase impensavel aqui há uns anos em termos de visual ou melhor seria muito mal aceite pela chamada elite e pelos proprios fans embora existam historias miticas de certas bandas que usavam perucas de cabelo preto nos anos 90 para criar uma imagem diferente...

O BM é fascinante que outro estilo dentro da musica extrema permite tanta divagação? :P

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sexta abr 17, 2009 2:02 pm

Zyklon Escreveu: veja-se o caso de Panopticon onde um gajo de rastas(?!) faz BM coisa quase impensavel aqui há uns anos em termos de visual ou melhor seria muito mal aceite pela chamada elite e pelos proprios fans embora existam historias miticas de certas bandas que usavam perucas de cabelo preto nos anos 90 para criar uma imagem diferente

Lembro-me quando surgiram os Anaal Nathrakh que havia imensa gente que lhes torcia o nariz só porque o mick usava rastas, ou, se estiver a confundir, era simplesmente por terem os dois um look completamente casual. No entanto lançaram o codex necro que é das coisas mais necro-fodidas de sempre.

Depois já passou a ser fixe curtir AN porque ficaram simplesmente chatos. :ar:
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sexta abr 17, 2009 2:02 pm

Zyklon Escreveu: veja-se o caso de Panopticon onde um gajo de rastas(?!) faz BM coisa quase impensavel aqui há uns anos em termos de visual ou melhor seria muito mal aceite pela chamada elite e pelos proprios fans embora existam historias miticas de certas bandas que usavam perucas de cabelo preto nos anos 90 para criar uma imagem diferente

Lembro-me quando surgiram os Anaal Nathrakh que havia imensa gente (IRCs e afins) que lhes torcia o nariz só porque o mick usava rastas, ou, se estiver a confundir, era simplesmente por terem os dois um look completamente casual. No entanto lançaram o codex necro que é das coisas mais necro-fodidas de sempre.

Depois já passou a ser fixe curtir AN porque ficaram simplesmente chatos. :ar:
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » sexta abr 17, 2009 2:14 pm

Coragem, é do blackmetal da segunda vaga, não a primeira.
lord of chaos é sem dúvida um bom complemento.
Das primeiras bandas que a quebrar o ícone do corpsepaint, lembro-me de Arcturus, Ulver (acho que estes dois nunca usaram), Ved Buens Ende, Fleurety.
Mais tarde foram os Emperor e os DHG, se não tou em erro.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta abr 17, 2009 3:25 pm

Frost Escreveu:
coragem Escreveu:
spiegelman Escreveu:O seminário em causa desta vez é uma opção de Comunicação Empresarial em "Gestão de Imagem" e propus ao professor fazer uma análise da construção, princípios, pressupostos, da imagem do Black Metal Norueguês.

assim votei na ultima..

enfim

Enfim, porquê? É uma opinião válida como outra qualquer!

Eu também votei na última hipótese, apenas alterando ali o pressuposto do "ninguém poder levar a sério", para "EU não consigo levar a sério"! É a minha percepção do movimento, esteticamente falando.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

DevilPiggy
Metálico(a)
Registado: quinta nov 20, 2008 3:01 pm

Mensagempor DevilPiggy » sexta abr 17, 2009 4:01 pm

Só uma questão, spiegelman: tu vais usar este inquérito exactamente com estas opções para o trabalho? É que não me parecem exactamente neutras nem colocadas do "lado de fora" da questão, que acho que é o que se pretende num estudo deste género. Mas, na volta, até é isso que queres, num xei. *shrug*

Não votei, pq não me revejo em nenhuma das opções. :naçi:
Última edição por DevilPiggy em sexta abr 17, 2009 4:04 pm, editado 1 vez no total.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sexta abr 17, 2009 4:01 pm

Votei na segunda, porque realmente creio que a imagética black é importantíssima, vindo logo após a música e a filosofia de vida. Se pensarmos bem, nos 80's a aparência dos músicos de glam rock/metal (baton, eyeliner, tons rosa choque, base, etc...) distanciava-os imediatamente de qualquer outro tipo de som dentro do próprio metal, caso de Poison, Skid Row ou Warrant, para nomear os mais gritantes. O mesmo com thrashers e deathsters (calça de ganga + casaco de ganga + casaco de couro + ténis bota + cinto de balas, na sua vertenta mais clássica), e claro está que os black metallers não poderiam deixar de ter o seu nicho, como qualquer subgénero do metal, sendo que mesmo nos 80's já a imagery destes era bem vincada, com algum corpse paint (ainda raro), muitas cruzes invertidas, muitas armas medievais à mistura, muito couro,...
Acho que a imagem é demasiado importante para ser deixada de lado, sendo que sabemos bem que esta está intimamente ligada à filosofia do black, já que o corpse paint remonta ao paganismo bárbaro germânico. O thread starter e mais uns poucos por aqui já devem ter ouvido falar nos Oskorei, e as semelhanças são notórias. Para quem desconhece, fica uma imagem que descreve os Oskorei e que com certeza é automaticamente reconhecida por qualquer heavy, old school ou não:

Imagem

Numa representação individual, encontrei isto:

Imagem

Ring a bell???

Assim, o corpse paint representa simbologica e geralmente um demónio (ou outro ser mitológico inumano), a falta de sentimento, a impureza e/ou a guerra, logo acho que é extremamente importante no seu contexto, daí o meu voto.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » sexta abr 17, 2009 4:04 pm

esteticamente meto qualquer imagem mais tratada dentro do metal no mesmo saco... desde os cabelos com laca, ao corpse paint, aos blusões de patches, às mascaras dos Gwar até às vísceras em promoção no lidl!

e como a imagem dificilmente de dissocia à filosofia da banda ... essas também as ponho no mesmo saco desde os satânicos aos foda-gore passando pelos mais espirituais ... vai dar tudo ao mesmo!

através destas duas vertentes que não sendo propriamente musicais as mais variadas bandas acrescentam um pouco à musica, para mim o tal sentimento na musica passa um pouco por isto, é aquilo que não está lá nas notas mas que os tipos conseguem ajudar a criar por de certa forma abraçar uma ideologia ou uma imagética.

sei que é um pouco fora do assunto... mas os vários tipos de metal também os ponho muitas vezes no mesmo saco! :P
hoje passei o dia a ouvir Bal Saggoth... às vezes quando estou mais absorvido no trabalho e de vez em quando presto mais atenção ao que estou a ouvir fico naquela de estar a ouvir uma banda sonora da Disney e penso automaticamente no Pateta faz história... depois lembro-me que afinal são os bal sagoth afinal estou no meio de uma incantação antiga e a observar a queda e a ruína de civilizações antigas e poderes cósmicos. Há coisas que só a musica não transmite... muitos dizem que sim mas eu não acredito

e sinceramente acho que sem esta imagética toda e o metal tinha muito menos piada!

generalizando, voto na 3ª opção embora ache que há muita banda que de BM, e não só, que caí nas outras!
god's business, witchfinding!

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » sexta abr 17, 2009 4:20 pm

Count Raven Escreveu:(...) já que o corpse paint remonta ao paganismo bárbaro germânico.

acredito que muitas bandas de black metal que façam uso de corpse paint se revejam nessa vertente pagã e que isso seja a justificação para fazerem uso dessa imagética. a verdade é que a única razão pela qual se começou a usar corpse paint foi porque uns putos brasileiros se lembraram de pintar a cara e o resto é história. isto (na minha opinião) indica que o corpse paint não é mais que uma imagem específica associada a este sub-género, sem nenhuma razão justificativa para tal. não é algo que retira credibilidade à música e aos seus executantes mas também não deve, só por si, diferencia-los de outros estilos de música como algo "superior".
Wine, women and song.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta abr 17, 2009 4:58 pm

nyarlathotep Escreveu:
Count Raven Escreveu:(...) já que o corpse paint remonta ao paganismo bárbaro germânico.

acredito que muitas bandas de black metal que façam uso de corpse paint se revejam nessa vertente pagã e que isso seja a justificação para fazerem uso dessa imagética. a verdade é que a única razão pela qual se começou a usar corpse paint foi porque uns putos brasileiros se lembraram de pintar a cara e o resto é história. isto (na minha opinião) indica que o corpse paint não é mais que uma imagem específica associada a este sub-género, sem nenhuma razão justificativa para tal. não é algo que retira credibilidade à música e aos seus executantes mas também não deve, só por si, diferencia-los de outros estilos de música como algo "superior".

O corpse paint nordico pelo que sei apenas tinha como base dar uma imagem morbida e proxima da Morte nada mais.
È certo e sabido tambem que as indumentarias belicas do Thrash alemão e Blasphemy tambem ajudaram bem como a forte imagem dos Sarcofago,alias o Frost fala muito nisso.
Nada tinha a ver com isso que falam...pelo menos inicialmente.

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » sexta abr 17, 2009 5:05 pm

pelo que sei (e já li isto em bastantes revistas e sites) os sarcofago foram os primeiros a usar corpsepaint e foram eles que inspiraram toda a cena nórdica a usar esta imagem (o cd deles foi lançado em 1987). só os meus dois tostões.

Imagem
Wine, women and song.

Ish Mael
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 01, 2007 9:55 am
Contacto:

Mensagempor Ish Mael » sexta abr 17, 2009 5:07 pm

nyarlathotep Escreveu:pelo que sei (e já li isto em bastantes revistas e sites) os sarcofago foram os primeiros a usar corpsepaint e foram eles que inspiraram toda a cena nórdica a usar esta imagem (o cd deles foi lançado em 1987). só os meus dois tostões.

Eheh...E os The Misfits? E os...The Cure...

J/k....siga, siga :D
*pant* *pant* *pant* It's...

Comedy & Tragedy

Release the Geese

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta abr 17, 2009 5:12 pm

Convem não esquecer Celtic Frost já agora...ou melhor Hellhammer.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes