Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Mensagempor spiegelman » quinta jul 23, 2009 1:21 am

Johnny B Goode Escreveu:
atenção que a minha chamada de atenção foi apenas, para ainda ires a tempo de poderes corrigir...
sobre a história do BM tanto a tua versão como qq outra poderá ser válida...é uma visão...
mas ao fim ao cabo o que te quero dar és os parabens por teres ido buscar esse tema com tanta coisa que podias ter ido buscar e dar-te metade do trabalho.
tiveste sorte de eu não ser o professor que recebeu isso, e azar de eu ainda arranhar nas linguas nórdicas :cheers:

Fizeste bem Johnny Bigodes, a sério. Confesso que foi mesmo uma falha. Aliás, esta história começa com o facto de eu querer ilustrar a história da construção de um edifício de sentido que começa com o Varg a mudar, legalmente, o nome de Kristian para Varg. Isso faz a diferença de alguém que adopta um pseudónimo só para fazer figura e alguém que muda o nome legalmente. Não estava para colocar essa referência mas vi-a na Bibliografia. O problema é que vi-a mas perdi-lhe o rasto. No livro lord of chaos vem referenciado a mudança legal de nome, mas não vem referenciado o sinónimo de varg. A referencia surgiu-me numa leitura travesse e espetei lá com isso sem uma contra referência... é uma falha metodológica... eu sei :-|

De qualquer maneira, obrigado :cheers:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jul 23, 2009 1:27 am

EDIT!!!

Descobri de onde vem a referência!!! Eu sabvia que não tinha inventado.

Na página 192 do livro Lucifer Rising de Gavin Baddeley, o autor diz especificamente também que o Varg mudou legalmente de nome de Kristian para Varg e que Varg é norueguês para Lobo. Foi daí que retirei a referência... :P

Mas pelos vistos o Baddeley está errado e limitei-me a por lá isso sem uma contra referência...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta jul 23, 2009 1:42 am

E não estás errado. Só que a palavra Varg surge é no Sueco.

Vargtimmen, por exemplo, é um filme do Ingmar Bergman. Traduzido para português, é a Hora do Lobo. Tendo o Sueco a mesma raiz que o norueguês, é bem possível que a palavra Varg exista no norueguês, como sinónimo, ou como "herança" de uma lingua mais arcaica comum, e que tenha sido por isso esclhido pelo Vikernes para completar o seu anagrama.

Mas Varg é uma palavra escandinava para lobo.

existe um outro filme chamado Varg de 2008. Tambem sueco, e tambem aí se traduz como "Lobo."
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta jul 23, 2009 1:46 am

(da wikipedia:)

In Old Norse, vargr is a term for "wolf" (ulfr). In Norse mythology, wargs are in particular the wolf Fenrir and his sons Skoll and Hati. Based on this, J. R. R. Tolkien in his fiction used the Old English form warg to refer to a wolf of a particularly evil kind.

The Proto-Germanic wargaz meant "strangler" (see modern German würgen), and hence "evildoer, criminal, outcast". Varg is still the modern Swedish word for "wolf". Also cognate is Old English warg "large wolf".

... O que parece comprovar a minha "especulação"

Hordes of Yore webpage

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jul 23, 2009 2:09 am

Bom, afinal mesmo sem contra referência... estava certo... OU não... tanto faz... Bom, os que quiserem discutir hermenêutica e etimologia das línguas escandinavas, estejam à vontade. Eu é mais cerveja.

Por falar nisso, quando é que queres os livros de volta? Esperemos não ter que esperar até o Ehmerich estrear o 2012...

P.S. Esta malta não tem vida... 3 da manhã e aqui especados no MU...

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » quinta jul 23, 2009 8:52 am

Gostei, do teu trabalho, apesar de faltar algumas coisas, como as fanzines que tiveram importancia, como a do Faust, o seu crime também. A rivalidade que existia entre as bandas suecas e norueguesas de blackmetal.Mas também se calhar não tinhas mais espaço. Não sei se havia um limite de páginas ou palavras para o teu mestrado.
De resto tá porreiro. Gostei.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 9:01 am

Grimner Escreveu:E não estás errado. Só que a palavra Varg surge é no Sueco.

Vargtimmen, por exemplo, é um filme do Ingmar Bergman. Traduzido para português, é a Hora do Lobo. Tendo o Sueco a mesma raiz que o norueguês, é bem possível que a palavra Varg exista no norueguês, como sinónimo, ou como "herança" de uma lingua mais arcaica comum, e que tenha sido por isso esclhido pelo Vikernes para completar o seu anagrama.

Mas Varg é uma palavra escandinava para lobo.

existe um outro filme chamado Varg de 2008. Tambem sueco, e tambem aí se traduz como "Lobo."

a palavra arcaica é ULVR

em sueco moderno é ULV ou VARG tambem (conforme as regiões) VARG é mais usado pelos finlandeses bilingues do que pelos suecos em si.

falando em traduções de filmes...se traduzires lobisomem para sueco de certeza que te dará VARULV (e aqui sim...esta palavra é interessante para o surgimento da palavra varg)

se fizeres uma busca em boksmal ves que a palavra varg não existe ete re-direcciona para ulv, mesmo com a wipipedia ter erros para caraças, não sei como a consideram uma fonte de informação credivel mas...
varg ainda é usado pelos velhadas na noruega(falta-me o nome em PT para isto, nós tb temos cá vários nomes para o lobo)...especialmente junto das fronteiras suecas... foi-me dito agora pelo velhadas por isso penso ser uma fonte credivel!!!

quanto ao nome da personagem foi criado pelo esquema que postei antes...
dito pelo mesmo e estava o esboço na net feito pela personagem para quem quisesse ver...
ROMA surge no meio como centro do mundo...AMOR surge pelo sentimento mais forte e GRAV surge pela palavra norueguesa para sepultura
e é tudo!

p.s Besides, 'Varg' derives from an archaic Nordic language and means wolf." as únicas 2 oficiais são o boksmal e o norse e em nenhuma delas varg aparece...como havia outra linguagem falada(oral)...é a única hipotesse que pode derivar a palavra varg
e atenção que nórdico não quer dizer sueco ou noruegues! pode até vir lá do dialecto old norse (mais dos lados da islandia que adopta uma lingua muito parecida ainda com o old norse falado na escandinávia "medieval") mas nem isso vem pois a palavra em islandes é ulfur

e já agora um off topic em jeito de desabafo... Dinamarca não é escandinávia :mrgreen:
Última edição por Johnny B Goode em quinta jul 23, 2009 10:43 am, editado 1 vez no total.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » quinta jul 23, 2009 10:33 am

para mim é.... e finlândia tb :mrgreen:

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 10:39 am

a escandinávia é uma peninsula constituida pela noruega e suécia...(norte da finlândia tb)
há historiadores que juntam a dinamarca (deve ser por causa dos vikings) as ilhas faroé e a islandia :shock:
e raramente a finlândia...
mas...geográficamente é errado!

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta jul 23, 2009 10:41 am

A wikipedia torna-se uma fonte muito mais credivel quando são 2 da manhã e procuro algo para rapidamente confirmar aquilo que tinha dito. :D

Mas sabia como facto que a palavra Varg era usada na Suécia, ou não fosse eu fã de Bergman.

E gostei do trabalho. Como já tive oportunidade de dizer, tentar condensar um tema como o Black metal dava uma tese de fim de curso, não um "simples" trabalho, e mesmo assim, ia ficar muito de fora. Nesse sentido, foi boa a decisão de te focares na imagem (afinal, estás a fazer um trabalho para um mestrado de ciencias da comunicação, e não um estudo sociológico), mas acho que, se falta alguma coisa, é o sentido de ambivalência. A "Ortodoxia" da imagem do Black Metal foi criada quase que mais pelos seus seguidores, que pelos impulsionadores, e se foi uma imagem "pensada", por um lado, tambem teve muito de espontaneidade e impetuosidade juvenil. Foi uma bola de neve que ultrapassou em muito as expectativas de quem a iniciou e é dificil nos impulsionadores de encontrar uma ortodoxia, ou uma "doutrina" de regras. Aliás, os mesmos impulsionadores não ajudam, porque já em muitos casos vieram desmentir muitas das imagens feitas sobre a "cena" (Hoje toda a gente nega a existência de um Inner Circle, por exemplo, e que foi algo inventado à pressão para confundir os media. Aliás, o Varg "desculpa" muitas das suas afirmações da altura com o argumento de que estava literalmente a gozar com os entrevistadores. A ajudar ainda mais, já veio a público afirmar que a entrevista dada ao Baddeley foi inventada por este.), e outros têm revelado que a sua atitude sempre foi meio entre o estar no gozo e um "fuck you" às convenções e hoje estendem esse fuck you à imagem do Black Metal (ver Darkthrone).

Mas é evidente que condensar isso é mesmo uma tarefa dantesca e a preocupação principal é mesmo a imagem. E essa criou-se um pouco sobre a imagem das bandas da segunda vaga, quase mais que por essas bandas em si. De novo a ambivalencia, eram simultaneamente cientes de uma imagem, um figurino que criava uma estética bem própria, mas essa estética foi criada não por uma máquina de relações publicas (como o foram os sex pistols, por exemplo, esses icones do punk anarcocorporativo), mas por uma sensação de "ena, fixe, vou fazer o mesmo", e fomentada por cultos de personalidade em torno dos membros mais carismáticos.

Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta jul 23, 2009 10:51 am

E como o bigodes está a editar o texto, faço uma adenda. :D

Tecnicamente, Varg não é lobo, embora conste do léxico sueco. Do que me lembro, e puxando pela memória, a palavra está realmente mais associada ao estatuto de malfeitor, de exilado (o ostracismo era pena comum para os criminosos, tanto quanto me lembro), e só depois foi associada com uma conotação negativa, ao "lobo mau", no sentido mais geral que não se limita aos contos de fadas (veja-se que ainda hoje é dificil convencer as populações rurais a não contribuir para a extinção do lobo, e que este continua a ser visto como maldito). Terá sido por isso que o Tolkien, que deixava pouco ao acaso, chamou wargs aos lobos malditos.

Hordes of Yore webpage

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 10:52 am

o trabalho está muito fixe sim sra...e já tinha dado os parabens ao autor
o meu reparo foi na intenção de o autor ir a tempo de corrigir e meter o diagrama...que esse foi a verdadeira origem do nome.

já agora grimner... deixaste uma explicação por dar lá atrás sobre ROMA--AMOR que o besta sugeriu...e eu até tou interessado em ver!!!

Roma não é o meu forte históricamente :mrgreen:

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » quinta jul 23, 2009 10:54 am

Johnny B Goode Escreveu:a escandinávia é uma peninsula constituida pela noruega e suécia...(norte da finlândia tb)
há historiadores que juntam a dinamarca (deve ser por causa dos vikings) as ilhas faroé e a islandia :shock:

Quanto à península escandinava não há dúvidas, é Nor/Swe... relativamente à escandinávia eu aprendi como sendo uma zona geográfica mais alargada, englobando todos esses países que mencionaste. Se está errado, ou não....

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 10:55 am

Grimner Escreveu:E como o bigodes está a editar o texto, faço uma adenda. :D

Tecnicamente, Varg não é lobo, embora conste do léxico sueco. Do que me lembro, e puxando pela memória, a palavra está realmente mais associada ao estatuto de malfeitor, de exilado (o ostracismo era pena comum para os criminosos, tanto quanto me lembro), e só depois foi associada com uma conotação negativa, ao "lobo mau", no sentido mais geral que não se limita aos contos de fadas (veja-se que ainda hoje é dificil convencer as populações rurais a não contribuir para a extinção do lobo, e que este continua a ser visto como maldito). Terá sido por isso que o Tolkien, que deixava pouco ao acaso, chamou wargs aos lobos malditos.

editei tesxto sim senhor porque me estava a faltar palavras em portugues...e depois para o texto que vem a seguir ao varulv...
a palavra deste tu agora...conto de fadas

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 10:57 am

[BR11] Escreveu:
Johnny B Goode Escreveu:a escandinávia é uma peninsula constituida pela noruega e suécia...(norte da finlândia tb)

Quanto à península escandinava não há dúvidas, é Nor/Swe... relativamente à escandinávia eu aprendi como sendo uma zona geográfica mais alargada, englobando todos esses países que mencionaste. Se está errado, ou não....

acho que todos nós aprendemos :mrgreen:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes