Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Re: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Mensagempor Grimner » terça jul 21, 2009 9:23 am

dislexia ou cervejas...

E gostaste de Deathspell Omega que me vieste dizer, ora sê lá justo!
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça jul 21, 2009 11:44 am

Sim, gostei de Deathspell Omega, de algumas coisas. Gosto de algumas coisas de Satyricon, de Emperor, mas continuo a não gostar do estilo mais cru. Acho-lhes mais piada como objecto de estudo estético, imagético e pulsional e ao conceito da sua crueza, que não se pode reduzir apenas ao seu som.

Eu se ouvisse isoladamente a faixa "A Blaze in the Northern Sky" sem conhecer absolutamente nada de quem a toca, sobre o que é que falam, qual o seu aspecto e o seu contexto, aquela faixa isolada não me chamaria em nada a atenção e provavelmente nem lhe reconhecia um mínimo de interesse musical. "Putos a arranhar guitarras" diria. No entanto ela faz parte de um corpo de sentido em que se calhar nem é o membro mais importante e é nesse sentido que o Black Metal me cativa, enquanto objecto de interesse cultural. Assim como o punk. mas o punk é muito mais vulnerável à instrumentalização de interesses económicos do que o Black Metal. O BM construiu um edifício de sentido muito mais consistente e sem contradições que o Punk. Porque musicalmente são equivalentes.

Só por causa disso e para chatear os TRVES vou ouvir Dimmu Borgir :mrgreen:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » terça jul 21, 2009 11:47 am

Presumo que falas do BM ideal ou utópico... porque se falamos em contradições deve ser o movimento onde elas existem mais.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça jul 21, 2009 11:56 am

[BR11] Escreveu:Presumo que falas do BM ideal ou utópico... porque se falamos em contradições deve ser o movimento onde elas existem mais.

Sim, sim, aquela faixa específica do objecto estudado. O ideário criado é quase sem falhas... Mas durou só 3 ou 4 anos
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Centifolia [RIP 2011/04/17]

Mensagempor Centifolia [RIP 2011/04/17] » quarta jul 22, 2009 10:25 am

Parabéns pelo trabalho spiegelman.
Como não sou muito dada à sonoridade do Black Metal (tirando alguns projectos que conseguem realmente chamar-me a atenção), não estava minimamente a par de todo o seu contexto e sentido social. É realmente pena que o trabalho estivesse limitado a um determinado número de páginas dado o interesse do projecto... anyways gostei bastante de o ler.

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quarta jul 22, 2009 10:57 am

"Penso que, através de uma análise pulsional da sua estética, à qual terá faltado uma análise semiótica mais profunda"

Sem dúvida! Acho que fazes uma boa análise histórico-estética do black metal, mas faltou aprofundar os signos que caracterizam e tornam o black metal tão invulgar. Bom trabalho e parabéns! Já sabes a nota?

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quarta jul 22, 2009 11:52 am

posso te dizer que tens 1 erro no trabalho e ainda não o acabei de ler...

1- varg não quer dizer lobo em noruegues ULV sim é lobo
alem da escolha de varg serem iniciais de vários nomes que não me lembro todas A-amor (sim) R-roma pelo que disse a personagem.
mas tambem o pode ter tirado do senhor dos aneis

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » quarta jul 22, 2009 12:03 pm

Johnny B Goode Escreveu:posso te dizer que tens 1 erro no trabalho e ainda não o acabei de ler...

1- varg não quer dizer lobo em noruegues ULV sim é lobo
alem da escolha de varg serem iniciais de vários nomes que não me lembro todas A-amor (sim) R-roma pelo que disse a personagem.
mas tambem o pode ter tirado do senhor dos aneis

O Grishnackh vem do LoTR.
E quando falas em Venom a editora responsavel pelo album Black Metal não foi a RR.

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quarta jul 22, 2009 12:17 pm

V A R G
A M O R
R O M A
G R A V

é este o diagrama

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta jul 22, 2009 12:19 pm

amor era o nome secreto de roma... se alguém o dissesse era mau augúrio ou sinal de grande mudança!

mas a inquisição espanhola é capaz de ser pessoa que explique isto melhor eu :mrgreen:
god's business, witchfinding!

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quarta jul 22, 2009 12:27 pm

roma é com a inquisição mm :mrgreen:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta jul 22, 2009 3:56 pm

Essa do lobo foi já referida sem cabeça para confirmar, confesso. Na fase final da escrita e lá para as 4 da manhã :P.

A referência à RoadRunner vem apenas das declarações do Vice-presidente da RR no documentário HeadBangers Journey. É natural que tenha deixado passar essa ideia. Aliás. Esse é o problema de um paper onde tenho de enfiar muita informação em poucas páginas. è claro que se tivesse mais tempo para rever isso muitas coisas podia ser melhor documentadas.

De qualquer maneira este não é um trabalho sobre a história do Black Metal ou do Metal, é sobre como foi construida a imagem sob o ponto de vista de duas metodologias, a "pulsional" ou "imagem nua" e a de "sensemaking", construção de um edifício de sentido.

Tive mesmo pena de não me limitar apenas à análise semiótica. É o que de mais rico existe no Black Metal.

Obrigado por lerem e continuam a detectar-me as gralhas e falhas ;)

Avô Metralha
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta fev 08, 2008 8:36 pm
Contacto:

Re: POLL: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal

Mensagempor Avô Metralha » quarta jul 22, 2009 8:12 pm

Gostei do que li. Aprendi mais qualquer coisita sobre o género, que embora oiça de vez em quando, não é aquele som que esteja muitas vezes disposto a ouvir. É, de facto, uma matéria interessante sob vários pontos de vista que não o musical e que dava pano para mangas. Pese embora algumas gralhas evitáveis, estás de parabéns.

Zyklon Escreveu:Como disse aconselho a veres alguns documentarios como o Satan Rides The Media bem como o Once Upon A Time In Norway ou alguns feitos para TV para teres uma ideia.
Já agora mais um que nasce para tentar perceber o que se passou no BM noruegues,chama-se Until The Light Takes Us e é um documentario realizado pela Audrey Ewell e o Aaron Aites .

Alguém viu o Until The Light Takes Us?
Não consigo arranjar isto em lado nenhum. Anyone?

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quarta jul 22, 2009 8:38 pm

spiegelman Escreveu:Essa do lobo foi já referida sem cabeça para confirmar, confesso. Na fase final da escrita e lá para as 4 da manhã :P.

A referência à RoadRunner vem apenas das declarações do Vice-presidente da RR no documentário HeadBangers Journey. É natural que tenha deixado passar essa ideia. Aliás. Esse é o problema de um paper onde tenho de enfiar muita informação em poucas páginas. è claro que se tivesse mais tempo para rever isso muitas coisas podia ser melhor documentadas.

De qualquer maneira este não é um trabalho sobre a história do Black Metal ou do Metal, é sobre como foi construida a imagem sob o ponto de vista de duas metodologias, a "pulsional" ou "imagem nua" e a de "sensemaking", construção de um edifício de sentido.

Tive mesmo pena de não me limitar apenas à análise semiótica. É o que de mais rico existe no Black Metal.

Obrigado por lerem e continuam a detectar-me as gralhas e falhas ;)

atenção que a minha chamada de atenção foi apenas, para ainda ires a tempo de poderes corrigir...
sobre a história do BM tanto a tua versão como qq outra poderá ser válida...é uma visão...
mas ao fim ao cabo o que te quero dar és os parabens por teres ido buscar esse tema com tanta coisa que podias ter ido buscar e dar-te metade do trabalho.
tiveste sorte de eu não ser o professor que recebeu isso, e azar de eu ainda arranhar nas linguas nórdicas :cheers:

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Re: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal

Mensagempor beastchild » quarta jul 22, 2009 10:52 pm

Void Escreveu:voto na terceira.
Sempre achei que viviam muito à base do culto e da imagem, e alguns destacaram-se pela música que faziam.

Eu também votei na terceira.
Gosto de Black Metal, gosto muito de ouvir Black Metal e gosto ainda mais das bandas que fazem Black Metal e sobrepõem-se à imagem que têm/criaram. Para mim somos mais do que aparentamos.
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante