LS Escreveu:Lurker Escreveu:LS Escreveu:Mas usa o termo. O facto de significarem coisas diferentes para os seguidores de LaVey e para os cristãos parece-me irrelevante já que o que conta é o simbolismo de Satanás, como o Phobos disse, e queira-se ou não, este é indissociável da conotação cristã/judaica. Se o LaVey ou o homem da peixaria lhe dão outro significado, bem isso não quer dizer nada, simplesmente que existe uma minoria que decidiu reinterpretar o significado dado pela maioria. E isto também é válido para o Lúcifer.
Bem, não podia estar mais em desacordo com esta afirmação. Vou refutá-la com um exemplo: na tua linha de pensamento, sendo a cruz suástica imediatamente associada ao regime nazi pela maioria das pessoas, isso torna a opinião da minoria que a cruz suástica é um símbolo ancestral com milhares de anos perfeitamente irrelevante. O único problema é que a minoria está correcta (ou isso ou então os Romanos faziam parte do regime nazi e nem sequer sabiam, só para citar um exemplo)... Uma pequena falha no raciocínio.
Lurker.
Se os meus conhecimentos sobre a suástica não me falham, esta foi usada pelos nazis como forma de apregoar a sua descendência ariana, daí o simbolo hindu. O facto de se associar ao extermínio de judeus a suástica é tão correcto como associar um gajo numa cruz torturado ao cristianismo. Não define nem significa nada per se. Não estou a falar de associações simples, estou a falar do significado dos símbolos, e o significado de Satanás ou Lúcifer enquanto símbolo, inseridos na nossa cultura é a de uma entidade maléfica.
Inseridos num sociedade cristã é um simbolo maléfico para
eles. O conceito de Satan não implica ser a inversão de cristo. Mas sim um EU. Não vejam a palavra "Satan" no Satanismo como "Satanás" que a vossa mente associa. Limpem tudo que tenham acerca de "Satanás". "Satanás" perante a filosofia cristã é uma castração de sentimentos Naturais do Homem. O que no Satanismo não acontece, Satan, a liberdade, o Homem nas sua sua forma mais pura, livre de qualquer entrave sentimental. Seja ele algum dos "7 pecados mortais" ou não.
LS Escreveu:Mas se queres que siga a tua lógica de raciocinio então a suástica designaria também algo cruel e maligno para muitas pessoas, para a maioria da população ocidental pelo menos. Isso não torna a interpretação errada do símbolo mentira pois não? Não entre a população ocidental pelo menos. Ora qual é o simbolismo de Satanás e Lúcifer entre a população ocidental? O mal personificado. O facto de haver uma minoria que aproveita parte desse simbolismo mas quer atirar areia para os olhos com teorias próprias sobre o simbolismo de Satanás torna a teoria ridícula. Não só entre a maioria como também pela própria contradição básica do símbolo (ie: a origem deste). Mas nesta parte, como até - a meu ver - a própria Igreja falha, o erro está em ambas as partes aqui em oposição.
Portanto em suma, a única coisa que se pode considerar é o simbolismo do termo, e o simbolismo do termo aproveitado quer pelos luciferianistas ou lá como é que eles se designam quer pelos satanistas, é um termo que se contradiz por querer apropriar-se de uma base histórica e subvertê-la a ideias que não estão em nada (ou muito remotamente) relacionadas com esse termo.
Mais uma vez refiro, Satanismo nada tem a ver com outras religiões. É independente. Assenta numa base individual assim como o Satanista. Não depende da religião cristã ou da religião budista, ou dos conceitos que estas religiões têm sobre "Satanás" ou "Lucifer".