Vencer é conformar-se....

Freyja [RIP]

Mensagempor Freyja [RIP] » quinta dez 25, 2003 8:05 pm

Concordo com o primeiro parágrafo da tua resposta, aliás afirmei isso na minha!
A única coisa com que não concordo é com o quererem enquadrar a personalidade de Pessoa
num dos quados de distúrbio psiquiátrico! :shock:
Como tu mm afirmaste, são "biografias inventadas", Pessoa tinha
consciência do que fazia, por isso não lhe chamo esquizofrénico ou digo
que tem algum distúrbio de personalidade. Posso sugerir, isso sim, uma
personalidade "border-line" ou, em extremo, uma depressão crónica.

Quem somos nós para chamar louco seja a quem for... O que é a loucura?
Quem garante que não sejamos nós a estar errados ou reduzidos a uma
fracção´ao ridícula de uma realidade muito maior e rica do que aquela que
percepcionamos e não serão "os loucos" os previligiados que vislumbram
mais além... :wink:

Fiquem bem...

Blessed be...

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Pessoa

Mensagempor Amphion » sexta dez 26, 2003 1:04 am

Eu não afirmei que Pessoa tinha biografias inventadas mas sim que Pessoa era por vezes invadido por forças que não controlava, sob a forma de personalidades totalmente distintas. No entanto, enquanto era dominado, tinha noção de que estavam a actuar e não se deixava enlouquecer por elas. É o mesmo que uma força invisível te estar a agarrar e a forçar certos movimentos. Tu sabes o que estão a fazer e tens noção do que se está a passar, mas não controlas nenhum dos movimentos. Mais tarde, podes escolher entre ficar louca pelo que aconteceu (por não conseguires explicar e ficar aterrorizada) ou então aceitar o facto.

Quando à definição psiquiátrica do que Fernando Pessoa tinha, nunca seria personalidade border line, nem a depressão major é um extremo da personalidade border line. São coisas completamente distintas. Dadas as múltiplas personagens existentes, a única possibilidade seria mesmo esquizofrenia. No entanto, a psiquiatria tem tanto ainda para descobrir...

Concordo plenamente com a perspectiva do louco. O termo louco é mais uma concepção da sociedade totalmente falaciosa que ostraciza injustamente muitas pessoas. Criámos um estereotipo de não-louco e quem não encaixa nesse molde, tem que ser internado e isolado da sociedade. Embora cada vez mais se mude este paradigma e se aposte na reintegração, ainda há muitas lacunas a preencher. Na minha opinião, só deverá ser internado e isolado, enquanto louco, quem põe clara, voluntária e objectivamente a vida de pessoas em risco. Assim sendo, grande parte dos internados, na minha óptica, seria libertado dos hospitais psiquiátricos. No entanto, tal só poderia acontecer com uma grande mudança de mentalidades para poder ocorrer a tal reintegração. Como dizes, os loucos são tão sãos quanto nós. Eles apenas vêm as coisas de modo diferente e tiveram o azar de habitar num planeta onde não são a norma. Quantos génios eram loucos? Muitos? Ser louco será perjorativo? Cada vez penso menos que não. A genialidade é loucura? Quase sempre é vista assim. Porque será a genialidade loucura? Porque não a compreendemos. O que é a genialidade? É algo que ultrapassa aquilo que alguma vez seremos capazes de fazer. Será que chamamos a isso louco porque convém? Provavelmente....

Bem hajam!

Freyja [RIP]

Mensagempor Freyja [RIP] » sexta dez 26, 2003 2:08 am

Beeeeemmmm... cm uma msg tão grande tinha mt pa dizer... ms não
abusemos... :D
Antes de +, não vamos estar aki com lições d psiquiatria, (tbm não sou crake nisso) ms kero esclarecer q não keria dizer q a depressão major é o extremo da personalidade border-line! A pressa fez cm q o portuguÊs não fosse o melhor! :oops: Sorry...

Queria esclarecer q não sei em que síndrome(s) psiquiátrico(s) se enquadrava Pessoa e q, sinceramente, não acho (opinião pessoal) isso mt relevante... Por muito que me sinta fascinada e curiosa perante tão enigmática personalidade, mais do rotulá-la ou racionalizá-la, prefiro deixar-me transportar pelos seus frutos enquanto leio...
A magia não se explica... se se explicar, deixa de ser magia... :wink:

Qt à loucura... concordo ctg...
:) Em tudo... :D

Para muitos este forum é uma assembleia de loucos...
Loucos, sim, os que desperdiçam a vida, que é só sua, vivendo-a como os outros querem e acham que deve ser vivida...

Blessed be...

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Loucura

Mensagempor Amphion » sexta dez 26, 2003 5:56 pm

Sem dúvida, loucos são os que vivem a vida dos outros...

Concordo que a magia perde o encanto quando é explicada e também prefiro não saber as coisas que não têm que ser explicadas!

Bem hajam!

Daylight Ghost [RIP]

Mensagempor Daylight Ghost [RIP] » quinta jan 22, 2004 12:51 pm

Abnos Escreveu:já ouvi dizer q o fernando pessoa era esquizofrénico ou então q simplesmente tinha desordem de múltipla personalidade... muito mais depressa creio nisso do q ele ter inventado um universo de personagens por puro lazer/arte

e eu que ele era um viciado em ópio, também podia dizer bebida mas disso nao tenho a certeza.

sei que ele abdicou da pessoa que am@va pois pressentiu que estava destinado a algo maior que a uma vida conformada...

tambem penso que uma vida conformada é o culminar de diversos e diferentes factores. de certa maneira discordo do "uma pessoa feliz morreu pois nada mais alemeja" , eu penso que para essa pessoa se manter no seu auge, tem de trabalhar incessantemente para o manter.

lagrimas666 [RIP]

Mensagempor lagrimas666 [RIP] » sexta abr 13, 2007 4:24 pm

vencer é acreditar na esperança ......é sonhar mais alto ser mais forte que tudo superar os medos vencer os inimigos......vencer é.......vencer é ser maior ser mais forte e seguir e ser seguido vencer é.....

fearoftheD [RIP]

Mensagempor fearoftheD [RIP] » domingo abr 15, 2007 2:18 pm

vivo com uma máxima na boca (penso que é de um filósofo grego) que se relaciona com o topic:
" verdade essa eterna fugitiva do campo dos vencedores"

Acidmother [RIP]

Mensagempor Acidmother [RIP] » domingo abr 15, 2007 4:52 pm

sobretudo não deixemos tópicos velhíssimos conformarem-se na sua inactividade :lol:

lagrimas666 [RIP]

vencer

Mensagempor lagrimas666 [RIP] » quinta abr 19, 2007 1:47 pm

vencer é algo que desconheco.......lutamos mas nunca nos conformamos com a perda.....por isso vivemos........ :cry:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 70 visitantes