Criatividade VS. Técnica

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Criatividade VS. Técnica

Mensagempor pantufa » quarta ago 05, 2009 10:48 am

Criatividade a cima de tudo.
ex: Pink Floyd, não eram grandes músicos do ponto de vista técnico(os próprios admitem-no ), pelo menos no inicio da carreira, no entanto foram uma das maiores se não mesmo a maior banda de sempre.
Muitos exemplos de bandas e estilos que nao primam pela técnica e vingam bastante. Neurosis, por exemplo.

coragem Escreveu:o apogeu da criatividade e da tecnica foi nos 80.

Descordo, acho que a nível de criatividade os anos 80 foram provavelmente a pior década desde os 70's até hoje. A nivel de técnica, foi a era dos guitar heros que não me diz nada. Já anos 70 tem projectos bastante interessantes, como The Doors(60's/70's), todo o movimento de Rock Progressivo, Velvet underground etc.
os 90's a nível mainstream não primam muito pela criatividade mas num nível mais underground foi o inicio de muita coisa que sem duvida pôs a criatividade e o experimentalismo muito a frente da técnica.

guitar solo anos 80/90 com feeling pa crl é este;
Última edição por pantufa em quarta ago 05, 2009 11:31 am, editado 1 vez no total.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta ago 05, 2009 10:53 am

sim, não estamos apenas a falar apenas de criatividade a níbvel de solos ou riffes mas no todo da composição. Nesse sentido o topo da criatividade foi a época das drogas. A criatividade aliada à técnica (e aos ácidos :mrgreen: ) criou aberrações musicais no sentido de monstros de expressão criativa inigualáveis.

Os anos 80 não foram tanto a época da criatividade mas a época da invenção e fixação de cânones do rock e do metal. A partir daí foi a clonagem.

Costumo dizer que o rock acabou depois do Umma Gumma e, fora duas ou três bandas, ainda estão para me provar o contrário.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

REG [RIP 2011/01/28]

Mensagempor REG [RIP 2011/01/28] » quarta ago 05, 2009 11:05 am

Vejo técnica e criatividade on this one

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quarta ago 05, 2009 11:10 am

spiegelman Escreveu:sim, não estamos apenas a falar apenas de criatividade a níbvel de solos ou riffes mas no todo da composição.

sem duvida, e pra mim é ai que reside a generalidade da musica, pensar na canção como um todo e se possível no album também. cada vez tenho menos paciência para solos e é engraçado porque quando comecei a ouvir rock/metal recusa-me a ouvir bandas sem solos. Adoro musicas com secções instrumentais gigantes e ate bandas totalmente instrumentais (long distance calling, pellican, if this trees could talk, etc etc etc e bastante jazz/bee bop), simplesmente acho que há muitos mais para fazer a nivel instrumental do que o classico guitar solo, mas tambem depende dos estilos de musica claro.

spiegelman Escreveu:Nesse sentido o topo da criatividade foi a época das drogas. A criatividade aliada à técnica (e aos ácidos :mrgreen: ) criou aberrações musicais no sentido de monstros de expressão criativa inigualáveis.

sim, mas a drogas não fazem a musica pelas pessoas. e ha muitos exemplos de pessoal que metia muita coisa e nao era nada por ai alem. mas sem duvida que o LSD(e outros) contribuíram muito para a inovação da musica e das outras artes também.

spiegelman Escreveu:Os anos 80 não foram tanto a época da criatividade mas a época da invenção e fixação de cânones do rock e do metal. A partir daí foi a clonagem.

Costumo dizer que o rock acabou depois do Umma Gumma e, fora duas ou três bandas, ainda estão para me provar o contrário.

o umma gumma e sem duvida um album inovador mas acho que o attom heart mother ainda tras muito de novo, pelo menos numa vertente mais orquestral e "ambiente".
acho que algumas bandas de rock dito alternativo e do chamado post rock agora tao badalado estão a conseguir contrariar essa tendência, mas sem duvida que o pico mais alto já foi, e entretanto pouco se criou de completamente novo, mas ao longo dos últimos 20 anos há prai muita banda e propostas inovadoras e interessantes.

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quarta ago 05, 2009 11:15 am

REG Escreveu:outube]http://www.youtube.com/watch?v=duHGXK1PZEM[/youtube]

Vejo técnica e criatividade on this one

destas não lhe dão os guitar heroes dos 80's...

David gilmour the feeling master!
Spoiler: Mostrar

Oscar peterson e joe pass

Randy Brecker and Bill Evans Soulbop Band - Cool Eddie
Tecnica, feeling, diversão.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quarta ago 05, 2009 11:31 am

A criatividade ultrapassa mais obstaculos que a técnica. Uma banda técnica sem a criatividade pouco mais consegue que sacar uns "eh pah, que bem que tocam". Um artista criativo consegue fazer algo de bom mesmo de bases simples.

O ideal é haver técnica, subordinada à criatividade
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta ago 05, 2009 11:34 am

Hey pantufa, a minha observação é mais caricatural que outra coisa, e olha, o Sr. Butler é um guitarrista e compositor extremamente criativo (e secundado por uma banda do c*ralhão). Bem lembrado :beer:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quarta ago 05, 2009 11:36 am

spiegelman Escreveu:Hey pantufa, a minha observação é mais caricatural que outra coisa, e olha, o Sr. Butler é um guitarrista e compositor extremamente criativo (e secundado por uma banda do c*ralhão). Bem lembrado :beer:

:D venero o cabrao o butler!
um guitarrista de certo modo pouco valorizado e que para mim é um SENHOR é o jerry cantrell

The Clansman
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:05 am
Contacto:

Mensagempor The Clansman » quarta ago 05, 2009 11:41 am

Na minha opiniao as duas coisas tem de estar interligadas. Tecnica+Creativadade.
..."I´m a Slave to the power of Death"

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quarta ago 05, 2009 11:45 am

apagar
Última edição por pantufa em quarta ago 05, 2009 1:33 pm, editado 1 vez no total.

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quarta ago 05, 2009 11:45 am

nada de especial em termos tecnicos. genial em termos criativos.
depois ha mastodon genial técnica e criativamente.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta ago 05, 2009 12:29 pm

Este tópico vem 25 anos atrasado.

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » quarta ago 05, 2009 12:38 pm

A criatividade e a técnica podem ser perfeitamente interligadas, a diferença é que esta última não é indispensável.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta ago 05, 2009 12:41 pm

Imagem

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » quarta ago 05, 2009 12:48 pm

pantufa Escreveu:Criatividade a cima de tudo.
ex: Pink Floyd, não eram grandes músicos do ponto de vista técnico(os próprios admitem-no ), pelo menos no inicio da carreira, no entanto foram uma das maiores se não mesmo a maior banda de sempre.

Discordo completamente disto, mesmo que tenham sido eles a dizê-lo. Acho que se reconhece de longe o virtuosismo do Barret, do Gilmour ou do Wright e falta de técnica é coisa que eles não tinham.

Agora acho que há aqui uma questão fundamental que é o facto de que a criatividade é limitada pela técnica (que não se tem). Aliás vemos que as grandes bandas são as que conseguem pôr a técnica ao serviço da criatividade.

Sinceramente acho que andam as duas de mão dada e não vejo que uma ganhe predominância sobre a outra quando se trata de fazer boa música. Técnica não é só ser capaz de tocar 1000 notas num segundo. Um bend, uma pinch harmonic, sweep picking, tudo isto é técnica e não é necessariamente ouvir alguém gastar uma palheta em 5 segundos.

Acham que a música de John Butler que ai colocaram, por exemplo (ou outras das muitas grandes músicas que ele tem), é mais fácil de tocar do que a Master of Puppets só porque não é tão rápida?

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes