Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: POLL: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sexta abr 17, 2009 11:41 am

Boas Spieg! Era para te enviar uma opinião minha acerca do teu primeiro tópico, mas acabei por me esquecer, desculpa lá! Espero que te tenha corrido bem a cena. Estou a acabar a licenciatura de CC na FCSH, e fiz um trabalho para Discurso dos Media, acerca do discurso lírico no heavy-metal.

Sobre este tema, acho complicado decidir entre a segunda e a terceira hipótese. Se pensarmos nuns Mayhem, vemos que são claramente a segunda, ou seja, um estilo de vida bem sério complementado por um tipo de música agressivo e pretensamente anti-social. Se pensarmos nuns Cradle of Filth e Dimmu Borgir vemos que a imagem é trabalhada em função da música composta.
Depende muito da seriedade que as bandas depositam na sua vida artistica: pode ser mais teatral (COF) ou pode ser bem mais séria (Emperor). Existe um claro contexto cultural que é preciso não descurar, por exemplo, o BM norueguês surgiu numa altura muito especifica da sociedade do país, quando o catolicismo era uma minoria religiosa. Assim como o thrash surgiu num contexto de fábricas e armazéns em que os pais passavam o dia inteiro a trabalhar e os putos educavam-se a eles mesmos (grande parte) através da música punk e heavy-metal.

Tenta ler o «Lords of Chaos» (livro sobre o BM nórdico), fanzines da altura, posso enviar-te uma mini-história do BM que saiu na terrorizer à algum tempo atrás, assim como um texto interessante que saiu num tributo aos mayhem.

Boa sorte!
Última edição por paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] em sexta abr 17, 2009 11:43 am, editado 1 vez no total.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » sexta abr 17, 2009 11:42 am

mantenho a minha opinião... BM para mim é um estilo de música e seguramente não é um estilo de vida para quase ninguém

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » sexta abr 17, 2009 11:46 am

[BR11] Escreveu:mantenho a minha opinião... BM para mim é um estilo de música e seguramente não é um estilo de vida para quase ninguém

Sou da mesma opinião.
.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » sexta abr 17, 2009 12:11 pm

Votei na segunda, muito embora também aceite a terceira. Mas votei na segunda porque a meu ver, se olharmos para o boom do movimento, havia realmente todo um estilo de vida associado ao BM que não se limitava ao aspecto musical do fenómeno, aliás como os próprios actos associados ao movimento o demonstram. Acho mesmo que o BM assenta, mais do que outro estilo de metal, ou até de muita música em geral, nos seus valores estéticos, valores esses que vão muito além do Corpse Paint e que se encontram também na própria produção e captação da música e nos seus valores culturais/sociais. Claro que, e isto é uma particularidade que merecia uma discussão à parte, depois o estilo diversificou-se como julgo que poucos estilos, ou subgéneros, se diversificaram, e tornou-se um pouco difícil definir ao certo o que significa actualmente o BM para uns Dimmu Borgir, uns DHG ou uns Deathspell Omega. No entanto na génese, mesmo com as suas diferenças, encontra-se realmente muitos pontos em comum entre as bandas que iniciaram o movimento na Noruega, e as que seguiram um pouco mais tarde em países como Áustria, Polónia ou França. Existe, mesmo hoje em dia, ainda muitos desses traços em muitos dos rituais que envolvem as pessoas mais ligadas ao movimento, e que de certa forma incorporaram alguns elementos do mesmo na sua vida. Por experiência própria, posso dizer que tenho alguns hábitos sociais que foram herdados deste estilo, entre eles, por exemplo, encontrar-me com os meus amigos de noite em Sintra para uma noite de copos, convívio, e música (onde regularmente o próprio BM marca presença), em oposição a ir para um bar ou uma discoteca. Isto foi sem dúvida influenciado pelos anos 90 e pela forma como vivi o BM na altura, interiorizando alguns aspectos do mesmo, e da mesma forma como me influenciou sei, por já o ter debatido, que também influenciou outras pessoas. De facto, um pouco como o Grunge ou o Hip-hop, entre outros, o BM veio dar voz a uma juventude que tinha as suas particularidades, mesmo que essa particularidade fosse uma certa psicopatia.

Bem, já me estou a esticar, mas o que eu queria basicamente dizer é que acho, porque de certa forma o experiencio, que o BM é um estilo de vida para muitas pessoas, e que os seus produtos estéticos não são de todo limitados a uma exploração do estilo, ou, de uma forma mais pictórica, que não é uma farda que se despe quando se sai do palco ou se desliga o disco.

Provavelmente divaguei de mais mas aqui ficam uns cêntimos.

misanthropy666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 02, 2007 11:08 am

Mensagempor misanthropy666 » sexta abr 17, 2009 12:23 pm

Ataegina Escreveu:
[BR11] Escreveu:mantenho a minha opinião... BM para mim é um estilo de música e seguramente não é um estilo de vida para quase ninguém

Sou da mesma opinião.

x3
minha honra e a lealdade

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » sexta abr 17, 2009 12:30 pm

Contorno Escreveu:Por experiência própria, posso dizer que tenho alguns hábitos sociais que foram herdados deste estilo, entre eles, por exemplo, encontrar-me com os meus amigos de noite em Sintra para uma noite de copos, convívio, e música (onde regularmente o próprio BM marca presença), em oposição a ir para um bar ou uma discoteca.

E isso é um estilo de vida? :|
.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » sexta abr 17, 2009 12:35 pm

Ataegina Escreveu:
Contorno Escreveu:Por experiência própria, posso dizer que tenho alguns hábitos sociais que foram herdados deste estilo, entre eles, por exemplo, encontrar-me com os meus amigos de noite em Sintra para uma noite de copos, convívio, e música (onde regularmente o próprio BM marca presença), em oposição a ir para um bar ou uma discoteca.

E isso é um estilo de vida? :|

Isso foi herdado do BM?

Também faço isso, e oiço pouco BM, além dos meus amigos nem ouvirem Metal.

misanthropy666 Escreveu:
Ataegina Escreveu:

Sou da mesma opinião.

x3

x4

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » sexta abr 17, 2009 12:37 pm

Se faz parte do meu estilo de vida, acho que pode ser considerado um estilo de vida. Acho que um estilo de vida é composto por vários aspectos, e este é um aspecto que eu tenho como importante. Se como estilo de vida apenas conta decapitar trolls, queimar igrejas, assassinar gays então retiro o que disse.

Anyway, acho que o que foi pedido aqui foi a nossa opinião, não sobre a opinião dos outros, mas sobre o assunto.
:arrow:

Frost
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jul 04, 2008 10:07 pm

Mensagempor Frost » sexta abr 17, 2009 12:42 pm

spiegelman Escreveu:
Frost Escreveu:
[BR11] Escreveu:votaria na segunda se a opção se limitasse a "um estilo de música"

relativamente às outras opções, há de tudo

exacto!!! tipo, é impossivel generalizar!! toda a gente sabe que por exemplo, os mayhem sempre levaram aquilo muito a serio (tanto a nivel musical como a nivel do estilo de vida).
hoje em dia, a maior parte (nao tou a dizer todas) das bandas so sao "trve" nos concertos! no Black metal, a componente visual faz parte do espectaculo! nao necessariamente da vida dos executantes...

Sim mas acho que não me expliquei bem. A POLL não é para saber se as bandas levam aquilo a sério, é para saber a opinião que os "stakeholders", ou seja, das pessoas que interessam no meio,. têm dessa imagem. Eu quero saber qual é a imagem que determinado grupo de pessoas (neste caso este universo do forum) tem do estilo.

Na gestão de imagem há a imagem produzida e a imagem recebida. Eu quero saber é como é que a imagem do Black Metalk é recebida independentemente de as bandas fazerm aquilo por paródia o ou por opção existencial.

Estou a analisar a recepção da imagem e só depois a sua produção. Para analisar a produção da imagem vou à fonte, às próprias bandas, e não ao público.

Get it?

ok acho que percebi! tu queres entao saber o qe as pessoas acham da componente visual do black metal... certo?
Imagem

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » sexta abr 17, 2009 12:52 pm

O black metal :metal:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

o resto sao migalhas

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sexta abr 17, 2009 12:53 pm

Votei na terceira porque acho que a segunda é uma hipótese demasiado extrema. Acho que a maioria das pessoas ligadas ao BM não segue nenhum estilo de vida especifico inerte a à música.
Claro que ao falar nisto num universo tão vasto corre-se o risco inevitável de generalizações, mas pronto, acho que resumindo o movimento, a terceira hipótese é a que se justifica mais.

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » sexta abr 17, 2009 12:54 pm

spiegelman Escreveu:O seminário em causa desta vez é uma opção de Comunicação Empresarial em "Gestão de Imagem" e propus ao professor fazer uma análise da construção, princípios, pressupostos, da imagem do Black Metal Norueguês.

assim votei na ultima..

Frost

Mensagempor Frost » sexta abr 17, 2009 12:55 pm

Sir Sardine Escreveu: Acho que a maioria das pessoas ligadas ao BM

eu concordo contigo, mas acho que temos que nos lembrar que o que está aqui em discussão é a segunda vaga!
Imagem

Frost

Mensagempor Frost » sexta abr 17, 2009 12:58 pm

coragem Escreveu:
spiegelman Escreveu:O seminário em causa desta vez é uma opção de Comunicação Empresarial em "Gestão de Imagem" e propus ao professor fazer uma análise da construção, princípios, pressupostos, da imagem do Black Metal Norueguês.

assim votei na ultima..

enfim
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta abr 17, 2009 1:04 pm

Sim, quero saber que tipo de imagem é transmitida pela componente estética no Black Metal. Como tem uma imagem muito marcante essa imagem transmite determinada ideia. Como é um estilo de música e com ele agregado está esta imagem visual com certeza que transmite uma certa ideia. Qual é essa ideia é o que quero saber.

Quando a comunidade metálica olha para uma banda de Black Metal da 2ª vaga o que é que vê. É essa a questão.

Vou tirar o estilo de vida que parece estar a fazer confusão.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes