Acreditas em Deus?
- Einherjer
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
- Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
- Contacto:
eu já...
mas o livre arbitrio não existe na corrente dos vagabundos do deserto...
na tradição judaica-cristã-muçulmana (onde também se inserem os devil worshippers) "livre arbitrio" é um mito...
tipo: "és livre, MAS, ou fazes o que eu digo ou levas..."
além do mais, e após suficiente conversa com qualquer um representante destas crenças (tirando os worshippers, claro) chega-se à conclusão que deus criou o homem com o único intuito de ser por ele adorado... no caso dos worshippers, o foco de adoração e escravatura muda de deus para o diabo... é a rebeldia: "não quero ser o teu escravo, prefiro ser escravo deste senhor..."
não consigo acreditar em visões tão preto-branco do cosmos... acho que a crença num deus biblico (ou talmudico, ou corânico) é altamente castradora e simplista neste contexto universal onde existimos e, às vezes, vivemos...
eu acredito na Fonte... uma Fonte de toda a Existência, chamem-lhe energia, chamem-lhe deus, deuses ou demónios... acredito no equilibrio assente na cerimónia constante de forças opostas de cuja luta flui a vida...
(não estão a ouvir musica tipo pan-pipes?)
e acredito na constante evolução do ser na sua viagem pela Existência...
na nossa evolução podemos escolher modelos... arquétipos que representam um ideal, que nos ajudam nos momentos de sofrimentos... as esses modelos eu chamo deuses, e escolhi as forças que desde tempos ancestrais foram os arquétipos dos povos do norte... poderia ter escolhido outro qualquer, mas foram esses que escolhi... se são reais ou existem apenas no meu espirito, não importa... importa que nos momentos dificeis estão lá para me dar alento e força...
enfim... desculpem lá o paleio... deve ser da fome... em todo o caso, esta é apenas a minha visão das coisas, que é a verdadeira... para Mim... cabe a cada um de nós encontrar a sua verdade...
mas o livre arbitrio não existe na corrente dos vagabundos do deserto...
na tradição judaica-cristã-muçulmana (onde também se inserem os devil worshippers) "livre arbitrio" é um mito...
tipo: "és livre, MAS, ou fazes o que eu digo ou levas..."
além do mais, e após suficiente conversa com qualquer um representante destas crenças (tirando os worshippers, claro) chega-se à conclusão que deus criou o homem com o único intuito de ser por ele adorado... no caso dos worshippers, o foco de adoração e escravatura muda de deus para o diabo... é a rebeldia: "não quero ser o teu escravo, prefiro ser escravo deste senhor..."
não consigo acreditar em visões tão preto-branco do cosmos... acho que a crença num deus biblico (ou talmudico, ou corânico) é altamente castradora e simplista neste contexto universal onde existimos e, às vezes, vivemos...
eu acredito na Fonte... uma Fonte de toda a Existência, chamem-lhe energia, chamem-lhe deus, deuses ou demónios... acredito no equilibrio assente na cerimónia constante de forças opostas de cuja luta flui a vida...
(não estão a ouvir musica tipo pan-pipes?)
e acredito na constante evolução do ser na sua viagem pela Existência...
na nossa evolução podemos escolher modelos... arquétipos que representam um ideal, que nos ajudam nos momentos de sofrimentos... as esses modelos eu chamo deuses, e escolhi as forças que desde tempos ancestrais foram os arquétipos dos povos do norte... poderia ter escolhido outro qualquer, mas foram esses que escolhi... se são reais ou existem apenas no meu espirito, não importa... importa que nos momentos dificeis estão lá para me dar alento e força...
enfim... desculpem lá o paleio... deve ser da fome... em todo o caso, esta é apenas a minha visão das coisas, que é a verdadeira... para Mim... cabe a cada um de nós encontrar a sua verdade...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien
- ThunderDrum
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta jul 15, 2004 12:53 pm
- Contacto:
- Mindwalker
- Administrador
- Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm
Einherjer Escreveu:eu acredito na Fonte...
Fonte da Telha?
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि
बोधि
- Adsartha
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
- Contacto:
Não acredito em deus algum nem em absolutamente nada paranormal. Do ponto de vista antropólogico e compreensão do íntimo da mente humana e também de fantasia (a realidade às vezes é muito chata) gosto de ler acerca de. Acreditar, acreditar, acredito na natureza e de como ela rege as nossas vidas, apesar de muitas vezes pensarmos que não e na física e na química. E na capacidade do homem mudar o seu destino sem recurso a subterfúgios de ordem sobrenatural para justificar o seu comportamento ou a inércia em relação à realidade. É nisto que acredito. E acima de tudo na expressão: " A liberdade de um acaba onde a de outro começa", por isso na minha opinião as pessoas que acreditem naquilo que quiserem desde que não afectem mais ninguém.
- Quetzalcoatl
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm
- Mindwalker
- Administrador
Não necessariamente... o principio base da filosofia budista é o facto de seres o teu próprio Deus, ou melhor, teres o potencial de atingires esse patamar de perfeição (o denominado "nirvana", em sânscrito). O processo para aí chegares é discutivel, mas pessoalmente inclino-me mais a procurar a perfeição para mim (com ou sem sucesso, isso é relativo), e como tal, o self-improvement, do que a acreditar numa qualquer força exterior.
Mas isto sou eu... what do I know?
Mas isto sou eu... what do I know?

बोधि
बोधि
- Quetzalcoatl
- Metálico(a) Supremo(a)
- Mindwalker
- Administrador
Buddha não é adorado como um Deus per se, antes como um exemplo (primeiro e basilar) da obtenção do acima referido "nirvana".
De qualquer modo, saliento a diferença entre a FILOSOFIA Budista (que eu havia referido) e a Religião Budista - também alvo de heterodoxismos e variantes/evoluções/whatever. Admiro o princípio do Budismo, parece-me pragmático e adequado a uma vivência em sociedade, mas não me considero "budista", do ponto de vista religioso.
Isso exigiria um grau de abstracção do mundo material que não imagino conseguir, por ora, atingir.
De qualquer modo, saliento a diferença entre a FILOSOFIA Budista (que eu havia referido) e a Religião Budista - também alvo de heterodoxismos e variantes/evoluções/whatever. Admiro o princípio do Budismo, parece-me pragmático e adequado a uma vivência em sociedade, mas não me considero "budista", do ponto de vista religioso.
Isso exigiria um grau de abstracção do mundo material que não imagino conseguir, por ora, atingir.
बोधि
बोधि
- Quetzalcoatl
- Metálico(a) Supremo(a)
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes