Há tanta gente, jovem e adulta, que diz que não tem tempo para ler um livro, porque hão-de perder tempo a procurar música boa ou decente? É mais fixe ser ludibriado pela publicidade que dá na televisão - que nos diz o que vestir, ouvir, comer, como agir, se queremos ser pessoas normais -e por aqueles programas estúpidos típicos de paises de mentalidade provinciana, que infelizmente temos tão vincada, que dão nos intervalos.
Aliás, em Portugal há pessoas tão anormais que tudo o que tenha a ver com estudo, cultura, ou valorização pessoal é visto como ridículo ou perda de tempo.
Tenho formação musical; estudei solfejo cerca de 6 anos e clarinete durante 5. Toquei numa banda filármonica também durante 5 anos (para quem não sabe, Portugal tem uma tradição de bandas filármonicas tão forte como, por exemplo, nos Estados Unidos) e ainda me lembro bem da reacção imbecil de muitos adolescentes da minha idade, naquela altura. Era mais fixe ir fumar uns charros atrás da escola, fazer/dizer merda e não objectivos nenhuns na puta da vida.

Ter cultura em Portugal é ser uma ilha; é estar sozinho. Ou segues o rebanho ou és cilindrado pelas "ovelhas" porque és "diferente".