Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: POLL: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal

Mensagempor spiegelman » sexta mai 22, 2009 6:39 pm

Pips. Algum ultra metal nerd coleccionador de revistas não terá por acaso o artigo original da Kerrang onde se faz referência aos incidentes das igrejas na Noruega e ao Black Metal Circle, intitulado ""WE ARE BUT SLAVES OF THE ONE WITH HORNS...", se não me engano e disponibilizar um secâne? Tenho aqui a transcrição mas gostaria de ter o original.Thx.

Já agora, ajudava a referência bibliográfica, número e data da revista.

P.S.
Grimner. Obrigado pelos livros. Boa malha e boas entrevistas no capítulo "Ragnarok and Roll" do Lucifer Rising.
Dentro de dias começo a atacar o Lords of Chaos

P.S. 2
Se todos os trabalhos de mestrados fossem assim mais depressa apanhava cirrose com a faculdade do que com o Rock :D :cheers:

P.S. 3
Boa selecção. Deathspell Omega... :beer:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda jun 01, 2009 1:26 pm

spiegelman Escreveu:Pips. Algum ultra metal nerd coleccionador de revistas não terá por acaso o artigo original da Kerrang onde se faz referência aos incidentes das igrejas na Noruega e ao Black Metal Circle, intitulado ""WE ARE BUT SLAVES OF THE ONE WITH HORNS...", se não me engano e disponibilizar um secâne? Tenho aqui a transcrição mas gostaria de ter o original.Thx.

Já agora, ajudava a referência bibliográfica, número e data da revista.

P.S.
Grimner. Obrigado pelos livros. Boa malha e boas entrevistas no capítulo "Ragnarok and Roll" do Lucifer Rising.
Dentro de dias começo a atacar o Lords of Chaos

P.S. 2
Se todos os trabalhos de mestrados fossem assim mais depressa apanhava cirrose com a faculdade do que com o Rock :D :cheers:

P.S. 3
Boa selecção. Deathspell Omega... :beer:

Acho que tenho essa Kerrang,vou procura-la e já te digo....
Já agora:
Norway's NRK reports that a Satanism expert believes that Friday's (May 29) arson attack on a church in Våler, about 150 km northeast of Oslo, could mean the beginning of a new wave of attacks on churches in Norway.

According to About.com's guide to Scandinavia travel, Norwegian police were called to the historic wooden church, which was built in 1805, on Friday morning, where fire was quickly engulfing the beautiful church within just a few hours. They later confirmed that the fire had been intentionally set, reminding of the number of arson fires taking place in the '90s in Norwegian places of worship.

The local police have now asked for assistance from the National Bureau of Crime Investigation (KRIPOS), and for information from the public, to help solve the crime, reports The Norway Post.

The firemen managed to bring out an altarpiece from 1697 and the Communion silver, but many irreplaceable pieces of church art were destroyed in the raging fire.

A semingly unrelated incident occurred in early May which involved graveyard vandalism in Oslo and Sandefjord. Journalist Jonathan Tisdall reported on his blog that just under 30 headstones were toppled in Sandefjord, according to newspaper Tønsbergs Blad, while Nordstrand Church in Oslo had 30-40 gravestones overturned and "Satanistic" messages as part of damages to the church itself.

Aftenposten's web site reported that windows were smashed and unpleasant messages scribbled on the church windows. Photos in the article show both the damage to the graveyard and the church door defaced with such messages as "Satan lives" and "666."

Members and fans of the early '90s Norwegian black metal scene claimed responsibility for inspiring (and perpetrating) over 50 arsons directed at Christian churches between 1992 and 1996. Many of the buildings were hundreds of years old, and widely regarded as important historical landmarks. One of the first and most notable was Norway's Fantoft stave church, which the police believed was destroyed by BURZUM mastermind Varg Vikernes. He was found guilty for the arsons of Holmenkollen Chapel, Skjold Church and Åsane Church.

Imagem
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jun 01, 2009 1:48 pm

Hei, obrigado Zyk.

Entretanto vou-me centrar mais nos discursos. Na construção a narrativa do "mal" para transmitir a imagem que tinham na altura. Penso que o "corpse paint" para a construção daquela imagem era secundário. Muito mais impacto tinham os discursos e as entrevistas.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » segunda jun 01, 2009 1:54 pm

Há também uma série de números da Terrorizer que incluem uma reportagem especial sobre o género. :cheers:

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda jun 01, 2009 3:41 pm

Afinal a que tenho é esta de 2000:
Imagem
Como podes ver tem como base o Satanismo na musica.
Tem duas paginas dedicadas ao BM noruegues:
Imagem
Imagem
Na cena da Terrorizer que o Old_Skulll falou ,já é outra coisa bem mais interessante e de outro campeonato.
Não sei se tens,foi algo que saiu durante 2005 durante 3 numeros (128,129,130) e onde se escreveu praticamente um apanhado desde os Bathory(1º vaga) até Burzum(2º vaga),até as suas ramificações pelo mundo fora, quer sejam no aparecimento de pequenos nichos inspirados pelo Inner Circle quer sejam na influencia musical ou filosofica que eles tiveram,entre mais coisas..
È um artigo bastante interessante e completo que te posso digitalizar no caso de não teres ou não conheceres.
Já agora ficam aqui duas paginas desse artigo que certamente te irão interessar.
Imagem
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jun 25, 2009 6:53 pm

Obrigado Zyk e restante pessoal. Vou-me centrar no "discurso do mal" para analisar a construção de um sentido "black metal" e tentar perceber porque é que esta foi a imagem melhor conseguida em termos de força dentro de toda a imagética Rock. Terei de entregar o trabalho dentro de um mês.

Fazer caber a construção da imagem do black metal através de metodologias e conceptualizações de gestão de imagem empresarial é provavelmente o o maior mindfuck académico onde já me meti :beer: :beer:

Entretanto continuem a dar a vossa opinião.

:cheers:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jul 20, 2009 10:31 pm

Aqui está o resultado de alguns meses de trabalho, muita leitura e muita demo tape de Dark Throne.

O BLACK METAL NORUEGUÊS: A IMAGEM CRUA

O trabalho centra-se sobre a construção de sentido na imagem da 2ª vaga do Black metal na Noruega. Muito do material que me doisponibilizaram foi lido mas não referenciado, embora tido em conta nas considerações que aqui faço. Esta é uma simples análise semiótica e discursiva. Não é um juízo de valor acerca da música ou dos seus membros, fãs, ou pretensões. è uam análise objectiva que parte necessariamente de um sujeito académico que se propõe a analisar um problema.Existem algumas falhas de formatação e frases comidas nos anexos devido à conversão para PDF. Não me apeteceu repetir. :P

A todos os que colaboraram comigo o meu agradecimento.

STAY TRVE :grim:

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Re: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Mensagempor Pedro Lopes » segunda jul 20, 2009 10:44 pm

Bom trabalho Spiegelman!

Se fosses meu aluno levavas 20 valores!

Abraço,
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jul 20, 2009 10:57 pm

Ah... e já posso devolver os livros ao xôr moderador... Muntóbrigadus é quando quiser... mais cerveja :cheers: :jeroen:

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » segunda jul 20, 2009 11:00 pm

Humberto Escreveu:O Black Metal é o auge da arte e da exclusão transformados em poder

gostei desta frase!
pena que o trabalho estivesse limitado a tão poucas páginas, nota-se que há temas que gostavas de desenvolver mais (e penso que ganhariam mais com isso)!
gostei de ler!

bom trabalho :metal:
god's business, witchfinding!

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jul 20, 2009 11:47 pm

Ao ler a obra do José Gil e a olhar para os logotipos, imagens promocionais e capas dos álbuns do BM norueguês apeteceu-me fazer um trabalho só de análise semiótica.

Há objectos absolutamente geniais. A capa do Transylanian Hunger é provavelmente uma das capas mais cruas e arrepiantes que existe.

Curti o molho de fazer este trabalho. Toda a imagem do Metal é um mundo para explorar, a imagem do BM então é algo de único. Comecei a ouvir mais BM (e continuo a não gostar), mas fora o gosto musical, comecei a compreender mais um pouco o movimento.

(É claro que a minha opinião dada na pole não mudou um milimetro: um subterfúgio estético para disfarçar má música :mrgreen: )

Mas isso não invalida nada o resto. o BM é o objecto de estudo metálico mais fascinante, cultural, musical e esteticamente falando.

firewalker
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jun 21, 2009 11:56 am

Mensagempor firewalker » terça jul 21, 2009 12:25 am

votei na 3ª apesar de as vezes me parecer que a ultima é a mais correcta. Não é definitivamente o meu estilo de metal mas existem algumas bandas que me agradam.
Parece-me um assunto interessante para o trabalho, quando o ler digo o que achei, mas boa iniciativa.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » terça jul 21, 2009 12:35 am

Como foi feita a apresentaçao na aula?seria giro terem filmado isso e pores no youtube,dava pra ter uma visao mais alargada da coisa.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » terça jul 21, 2009 12:51 am

ultimamente ando fodido com o pessoal e no teu caso sacava-te logo 5 valores na nota final... só li 2 linhas e sai-me isto:

"A expressão Heavy Metal, surge pela primeira
vez na letra da música “Born to be Wild” dos rockers Steppenwolf “I like smoke and
thunder, Heavy Metal lightning
” (1968)"

onde devia estar "I like smoke and lightning / Heavy metal thunder" :mrgreen:

mais a sério, vou ler e tirar-te os pontos todos.... j/k

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça jul 21, 2009 7:54 am

[BR11] Escreveu:ultimamente ando fodido com o pessoal e no teu caso sacava-te logo 5 valores na nota final... só li 2 linhas e sai-me isto:

"A expressão Heavy Metal, surge pela primeira
vez na letra da música “Born to be Wild” dos rockers Steppenwolf “I like smoke and
thunder, Heavy Metal lightning
” (1968)"

onde devia estar "I like smoke and lightning / Heavy metal thunder" :mrgreen:

mais a sério, vou ler e tirar-te os pontos todos.... j/k

God damnit... Isso foi dislexia ao escrever :|

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes