Acreditas em Deus?
- Bilic
- Participante Inspirado(a)
- Registado: quarta ago 24, 2005 2:08 pm
- Contacto:
otnemeM Escreveu:Bilic Escreveu:otnemeM Escreveu:Bilic Escreveu:O homo apenas se tornou sapiens quando se tornou igualmente religioso. Isto é irrefutável. De qualquer forma deixo-vos com uma citação do nosso amigo Emile M. Cioran: “A civilização apenas é destruída quando os seus deuses são destruídos.”
Irrefutável? Por essa ordem de ideias, seres anteriores ao Homo Sapiens, que prestavam culto aos mortos e que tinham a espiritualidade implicita no quotidiano já eram religiosos. E porquê? Por pura incompreensão das leis da Natureza. Quão sapiente é isso? A falta de respostas e essencialmente de questões que leva a uma mistificação de tudo o que é transcendente parece-me uma prova irrefutável sim, mas da falta de sapiencia.
Errr... mas os rituais funerarios começaram com os sapiens e com eles apareceram as primeiras manifestaçoes daquilo que se viria a tornar na pré-arquitectura e assim... logo... caro amigo nao entrava por ai.
Outra coisa... citar Thomas Jefferson ou Lincon dois americanos maçons e gays para refutar um Cioran. Lamento dizer mas essa sapiencia e de colar ao tecto! Por pouco não citaste o Anton LaVey ou algum dos seus amiguinhos da APS!
Eu falei em culto dos mortos e em espiritualidade, que já estava presente ANTES do Homo Sapiens. Nem é uma questão de semantica, é tão simples quanto possível, por isso nao vale a pena alterares o q eu disse para te servir melhor.
De resto, se quiseres ser anal, os primeiros rituais datados e catalogados estão ligados ao homo neanderthalensis, que como devias saber, existiu em paralelo com o homo sapiens, mas é tecnicamente anterior. Aí tens o teu processo simples de historiografia.
Conseguiste então apontar defeitos pessoais a 4 autores das citações que incluí... parabéns, só nao vejo a relevancia disso para a validade das mesmas, já que refutar as citações que é bom já era mais complicado nao é?
Também, no caso de nao teres reparado são todas elas pessoas de grande relevancia para a Historia Mundial, já o teu Emile M. Cioran foi quem? Um escritor filósofo meio underground (está no sitio ideal), com perturbações que nao o deixavam dormir e que nem estudou. Fixe.
Foste de Napoleão á Rev. Francesa para poderes tecer uma crítica, mas é melhor nao humilhar a tua crença em Deus com as barbaridades que a mesma crença já originou, são os chamados telhados de vidro e se continuas a atirar mais pedras arriscas-te a ouvir o que nao queres
Em todo o caso mantenho o essencial... nao encontrei relevancia nenhuma nos teus posts e muito menos argumentos justificativos para a existencia ou nao de Deus, e ainda menos para acreditares nisso ou não mas suponho q aí entraria o transcendente e a fé injustificável ou mesmo os três F's do tempo de Salazar, como de resto é hábito nos "crentes"
Sem comentários... não vale a pena perder tempo com isto.
"Pior cego é o que quer ver!" não o que não quer...

Mas olha, digo-te já... se o mal do Cioran era não ter tido vida académica, podia colocar-te aqui uma lista vastissima de outras individualidades que também não tiveram. Então durante o séc. XIX foram mesmo muitos os casos, surgindo até aquela famosa expressão do "selfmade man". Já que estamos numa de história até te dou um nome de um caso bem próximo de todos nós. Alexandre Herculano. Escritor, pensador, politico, soldado, tido como o nosso maior historiador de todos os tempos e reoganizador da BPMP e de outras instituiçoes... não teve qualquer carreira académica, não deixou no entanto de ser quem foi e de dominar tamb+em várias linguas estrangeiras.
Já quanto ao homo neanderthal, tinha efectivamente uma capacidade craniana maior do que a do proprio sapiens e seria o natural vencedor... contudo tal nao aconteceu e acabou extinto... e conforme disseste... conviveu de perto com o sapiens nao sendo anterior. Logo nao vejo pq pegas por ai... Queres pegar naquela corrente que diz que o homem e contemporaneo do dinossauro mas ng altera isso pq iria mexer com muitos dogmas cientificos?
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Ya, há mais exemplos sem formaçao académica, mas foste logo dar um que fez alguma coisa na vida para alem de ser filho de um padre, nao dormir e escrever
Mas em todo o caso, tens alguma coisa a acrescentar sobre a existencia de (um) Deus, ou vais continuar a andar em círculos e a pegar nas coisas (que apesar de estarem correctas são as) menos relevantes q escrevo?

Mas em todo o caso, tens alguma coisa a acrescentar sobre a existencia de (um) Deus, ou vais continuar a andar em círculos e a pegar nas coisas (que apesar de estarem correctas são as) menos relevantes q escrevo?

- Sataere
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
- Contacto:
Às vezes vejo Deus.
Depois puxo o autoclismo e ele desaparece.
Deus vai com a corrente.
Depois puxo o autoclismo e ele desaparece.
Deus vai com a corrente.
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m
Bilic tens todo o direito as tuas ideias... por isso deixo aqui algumas das minhas
Os elementos usados para "refutares" ou na melhor das hipoteses, embora a meu ver nem isso, contradizeres as citaçoes do otnemeM explicam pq achas irrefutavel a tua propria citaçao.
Bah e ja n m apetece escrever mais.
Os elementos usados para "refutares" ou na melhor das hipoteses, embora a meu ver nem isso, contradizeres as citaçoes do otnemeM explicam pq achas irrefutavel a tua propria citaçao.
Bah e ja n m apetece escrever mais.
- BestialRipper
- Participante Inspirado(a)
- Registado: sexta jan 07, 2005 9:09 pm
- DimeSlime
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta ago 05, 2005 12:01 pm
- Contacto:
Eu acredito em algo para além da morte. Acredito em algo superior a tudo e a todos. Chamem-lhe o que quiserem. Eu chamo-lhe "Deus" por ter sido habituado dessa maneira, talvez por não ter outro nome para "lhe" chamar. Felizmente cresci num bom ambiente, onde nada foi impingido e a opção sempre foi minha.
Não pratico nenhum "ritual" religioso. É tudo apenas e só a nível pessoal, a nível psicologico. Talvez até seja superstição
Não pratico nenhum "ritual" religioso. É tudo apenas e só a nível pessoal, a nível psicologico. Talvez até seja superstição

We believe, so we're misled
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.
- Undersaver.nuno
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
- Contacto:
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”