Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: POLL: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal

Mensagempor spiegelman » terça abr 21, 2009 8:58 am

[BR11] Escreveu:eu vou dizer uma cena que na volta ainda me vou arrepender mas a maior parte dos blackers está para o metal assim como os diabólicos seguidores de slipknots, korns, limp bizkits e afins está para o meio mainstream... pure fuckin' plastic evil

posso estar enganado mas é a ideia que tenho

Interessante o conceito de "plastic evil" :D Vou-te citar oh Br11 :cheers:

Penso que, e esta é uma opinião muito pouco fundamentada e só estou a lançar um bitaite que poderá muito bem ser contraposto, a imagem do black metal como "evil" em muito se deve aos actos de um grupo mínimo de bandas que colou logo, de tal sorte que se não fossem essesa acontecimentos a imagem desse subgénero seria sempre vista apenas como mais um estilo com uma componente imagética muito forte e não algo com uma aurea de maldade. A partir daí todos os clones quiseram colar-se a essa áurea para chamarem a atenção numa procura de fama fácil porque pintavam a cara e emitiam uns grunhidos.

Quando a áurea passou e continuaram a querer colar o estilo a um "estilo de vida" a uma "ideologia" em vez de admitirem que são apenas mais um estilo com uma imagem de marca que não significa mais do que as máscaras dos Kiss ou dos Slipknot, acabaram por caír em descrédito e no ridículo perante a restante comunidade metálica. Os que conseguiram escapar deram-se ao trabalho de pensar mais o seu acto e a sua qualidade musical e os restantes transformaram-se em paródia.

Penso eu de que...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça abr 21, 2009 9:31 am

Permitam-me este pequeno off:
Apraz-me saber que cada vez existem mais trabalhos a englobar o Heavy Metal para fins de investigação e que servirão inevitavelmemte para desmistificar algumas baboseiras instituídas.
Acabei de responder a um questionário sobre este tipo de música e a sua relação ou não com a violência.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » terça abr 21, 2009 9:47 am

[BR11] Escreveu:eu vou dizer uma cena que na volta ainda me vou arrepender mas a maior parte dos blackers está para o metal assim como os diabólicos seguidores de slipknots, korns, limp bizkits e afins está para o meio mainstream... pure fuckin' plastic evil

parte deste "problema" também está em chamar black metal a tudo o que é banda que tenha músicos parecidos com pandas, da mesma forma que se chama metal a tudo o que tenha uma guitarra com distorção...

parte da solução será também educar os ouvidos e não só de forma a não se cair em generalizações que acabam por ser mais erradas que certas (aqui já não me estou a dirigir ao [BR11])
god's business, witchfinding!

Ish Mael
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 01, 2007 9:55 am
Contacto:

Mensagempor Ish Mael » terça abr 21, 2009 9:51 am

meninobesta Escreveu:

parte deste "problema" também está em chamar black metal a tudo o que é banda que tenha músicos parecidos com pandas, da mesma forma que se chama metal a tudo o que tenha uma guitarra com distorção...

PRRRRRRRRRRRRRRRLEASE ...don't kill me...até ponho num spoiler e tudo.
Spoiler: Mostrar
Imagem
*pant* *pant* *pant* It's...

Comedy & Tragedy

Release the Geese

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça abr 21, 2009 9:59 am

:beer:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça abr 21, 2009 10:13 am

Sim, depois temos essa questão em que se colou demasiado uma imagem a um estilo de música durante um certo tempo. Mas acho que se está a desmistificar essa colagem.

Eventualmente o corpse paint irá desaparecer dos moldes como era usado? Fica a questão.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » terça abr 21, 2009 11:43 am

Ele Escreveu:Há umas semanas deu um documentario na Sic Noticias sobre o Black Metal,Satanismo e Nazismo.Como só apanhei a meio nao sei o nome,alguem viu?Sei que pelo menos o GonçaloBCunha viu...

Vi mas também não o apanhei do início. Mas é mandar um mail à SIC a indagar.

spiegelman Escreveu:Eventualmente o corpse paint irá desaparecer dos moldes como era usado? Fica a questão.

Eu acho que irá mudar, inevitavelmente. Mas irá co-habitar com a imagem tradicional que continuará a ser usada pelos newcomers.

Já agora, Espiga, se pudesses votar, em qual das hipóteses caíria a tua escolha?
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » terça abr 21, 2009 12:36 pm

Ou seja se o Metal e neste caso o BM é circo,gostava de ouvir aquele pessoal Ortodoxo do Metal tradicional.
Vamos generalizar então toda a musica que ouvimos não passa de uma coisa bué gira para nós divertirmos,uau.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » terça abr 21, 2009 12:38 pm

Zyklon Escreveu:Vamos generalizar então toda a musica que ouvimos não passa de uma coisa bué gira para nós divertirmos,uau.

... e não é!?

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » terça abr 21, 2009 12:39 pm

[BR11] Escreveu:
Zyklon Escreveu:Vamos generalizar então toda a musica que ouvimos não passa de uma coisa bué gira para nós divertirmos,uau.

... e não é!?

É sim senhor. :D

Ermo
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça mar 10, 2009 6:54 pm

Mensagempor Ermo » terça abr 21, 2009 12:45 pm

Ora, eu também ouço musica para poder criar um blog e escrever nele sobre essa musica que ouvi.
"This is a bowel disruptor. And you are just full of shit."

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça abr 21, 2009 1:10 pm

goncalobcunha Escreveu:
Já agora, Espiga, se pudesses votar, em qual das hipóteses caíria a tua escolha?

E votei... :D Eu explico. O BM não é a minha cena. O que gosto de sonoridades mais agressivas se calhar já não se insere como BM tradicional Dimmu Borgir e early COF. Immortal, Emperor, Burzum, not really my scene e então o underground fujo mesmo a sete pés.

Foi a pensar na vaga mais tradicional e underground do BM que votei a penúltima hipótese. Não considero uma paródia, embora muitas vezes acabem por caír nela, porque considero que uma parte gere bem as suas produções esteticamente, quer as nível sonoro (os que se dão ao trabalho de ter boas produções), quer a nível imagético com boas construções a esse nível. Mas são algumas excepções. O resto, e é assim que vejo a imagem desse BM, considero mesmo que a preocupação com a estética e a mensagem é demasiado exacerbada para muito pouca preocupação musical e instrumental. Mas é apenas a minha opinião que serve para a estatística e nada mais.

Não vou fazer o trabalho sobre a minha opinião mas sobre a imagem geral que este subgénero tem neste universo metálico, mesmo que os resultados finais não se coadunem com a minha opinião.

Carry on with the topic. :cheers:

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » terça abr 21, 2009 1:45 pm

Zyklon Escreveu:
[BR11] Escreveu:

... e não é!?

É sim senhor. :D

O BM é tão divertido que até bato palmas! :lol:

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » terça abr 21, 2009 2:05 pm

spiegelman Escreveu:
goncalobcunha Escreveu:

E votei... :D Eu explico. O BM não é a minha cena. O que gosto de sonoridades mais agressivas se calhar já não se insere como BM tradicional Dimmu Borgir e early COF. Immortal, Emperor, Burzum, not really my scene e então o underground fujo mesmo a sete pés.

Foi a pensar na vaga mais tradicional e underground do BM que votei a penúltima hipótese. Não considero uma paródia, embora muitas vezes acabem por caír nela, porque considero que uma parte gere bem as suas produções esteticamente, quer as nível sonoro (os que se dão ao trabalho de ter boas produções), quer a nível imagético com boas construções a esse nível. Mas são algumas excepções. O resto, e é assim que vejo a imagem desse BM, considero mesmo que a preocupação com a estética e a mensagem é demasiado exacerbada para muito pouca preocupação musical e instrumental. Mas é apenas a minha opinião que serve para a estatística e nada mais.

Não vou fazer o trabalho sobre a minha opinião mas sobre a imagem geral que este subgénero tem neste universo metálico, mesmo que os resultados finais não se coadunem com a minha opinião.

Carry on with the topic. :cheers:

Txi, vais ser linchado.

Eu votei na segunda, porque não consigo considerar algo black metal sem a imagem. Todo aquele trve evil, tanto fisicamente como na ideologia é, para mim, uma parte da música, algo que não só a enriquece como um não poderia subsistir sem o outro sem que parecesse uma paródia ou algo do género.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Masmorra
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jul 28, 2006 8:31 am

Mensagempor Masmorra » terça abr 21, 2009 2:18 pm

Ele Escreveu:Há umas semanas deu um documentario na Sic Noticias sobre o Black Metal,Satanismo e Nazismo.Como só apanhei a meio nao sei o nome,alguem viu?Sei que pelo menos o GonçaloBCunha viu...

Eu apanhei esse episódio do documentário, por acaso,simplesmente é uma pérola para quem diz que o BM a sério vem da Escandinavia, bastou só ver o menino de Urgehal a orar e fiquei muito mais preenchido e com a percepção que o gajo entende da cena como caraças, porque para além de nao ter dito nada com nada , a lingua enrolava a uma velocidade tremenda.
Poderia pensar" grande cromo" e nem gosto da banda ,mas pelo menos tenho o ponto de vista de que quem fez a edição para o documentário teve mesmo o objectivo de ridicularizar o movimento.
Isto é como tudo, há cromaria em todos os países e em todos os movimentos , como existem boas e más bandas em todo o lado.Em todos os movimentos há o tipico "Eu sou mais true que tu ....", " Eu conheço mais cenas que tu..." Simplesmente isso.
Posso dar exemplos de bandas lá de fora e cá da terra.Por exemplo, estrangeiras : Celestia, Grand Belial`s Key, Taake , Lucifugum.
Portuguesas: Vapulah , Urze , Onirik,embora hajam mais boas bandas.Estas são peculiares, com uma veia muito original.
São todas diferentes e todas excelentes ,mas se calhar falam muito do Bm e nem sequer o conhecem ou simplesmente porque o melhor amigo diz que é uma merda.
Na sua generalidade ,é uma valente bosta , até porque o meu interesse pelo estilo já se foi há muito , devo assumir , mas há algumas bandas que fogem à excepção.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes