PETIÇÃO

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » sexta out 26, 2007 5:09 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:
subathory Escreveu:
Inmist Escreveu:É verdade, é usar um animal apenas para capricho humano, tal como numa tourada ou qualquer acto que retire liberdade a um animal...

como ter um animal doméstico e ir passea-lo ao domingo à tarde?

Esse prazer de descontextualizar as coisas e mandar piadas é mesmo mais forte que tu não é?

Tou a falar a sério. Domesticar um animal e tê-lo em casa é retirar-lhe a liberdade não é?

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » sexta out 26, 2007 5:10 pm

Inmist Escreveu::lol: sinceramente... sim!

Gostavas de que a cada vez que sais de casa (yah, uma por semana, magnífico) ter que ter uma trela ao pescoço e não poder ir a mais de uns poucos metros do teu dono?

Lá está.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta out 26, 2007 5:18 pm

Hein? Que raio de discussão. Se calhar o melhor mesmo é "libertar" os animais e os mesmos aparecerem na rua atropelados, ao invés de se passear com eles, sendo colocada uma trela nos mesmos para que estes não fujam ou sejam atropelados.

Oh Imnist, sinceramente, se queres discutir não fumes antes, porque não tem lógica nenhuma o que estás a dizer.

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta out 26, 2007 5:24 pm

Neste momento estamos a discutir violação de liberdade, mas no contexto de VIOLÊNCIA, por isso deixem lá os animais domésticos pra outros tópicos, sff.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta out 26, 2007 5:30 pm

Brujo, no fim de já se ter um animal, não se pode libertar, pois isso seria pior para ele, pois ele já depende do seu dono, e isso seria, como foi dito, abandoná-lo.
É o mesmo que um gajo que vá para a prisão com apenas alguns anitos (vá uns 5) e saia de lá aos 60... ele dependeria da prisão para conseguir sobreviver não te parece?

Digo, se não têm um bom e grande quintal onde eles possam viver +\- livres (castrando-os também para não sentirem necessidade reprodutora) não vale a pena arranjá-los, pois isso só os faz sofrer.
E falo assim porque os meus pais já tiveram animais (ainda têm um rolo) e eu sentia a tristeza deles, assim como a do rolo (mas libertá-lo seria condená-lo à morte)

Brujo, não faças juizos de mim acerca do meu estado de lucidez, estou lúcido há muitas semanas, e não é por fazer certos comentários sobre drogas que eu esteja necessáriamente pedrado, certo? :wink:

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta out 26, 2007 5:44 pm

Insurgi-me contra a tua ideia de liberdade que inicialmente passaste. E essa a mim não tinha lógica alguma. Se querias dar um exemplo de falta de liberdade, acho que não era esse que devias ter passado mas depois lá emendaste num segundo post.

mnl-stl
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 17, 2003 12:04 pm

Mensagempor mnl-stl » sexta out 26, 2007 5:51 pm

Como é visível a sensibilidade do pessoal em relação a este tema, aqui ficam umas notas legais e procedimentais.

1 - Constituem contra-ordenações puníveis pela DGV, com coima cujo montante mínimo é de 5000$00 ou (euro) 24,939 e o máximo de 750 000$00 ou (euro) 3740,984:

c) A realização de circos, espectáculos, competições, concursos ou manifestações similares em que intervenham animais de companhia em incumprimento das normas regulamentares deste diploma, bem como das previstas na Convenção;

Em casos urgentes, peça a presença e assistência imediata da autoridade policial da área (PSP ou GNR). Se o caso for grave mas se não for necessário pedir a colaboração imediata da autoridade policial no local, opte por ligar directamente para a esquadra da Polícia Municipal (se existir na área), da PSP ou posto da GNR da área, explicando a situação e pedindo à autoridade policial que compareça no local e que proceda de acordo com o que a lei prevê para o caso específico denunciado. Faça *sempre* uma participação da situação que denuncia à Polícia Municipal (PM), à PSP ou à GNR e fique com uma prova documental que confirme que fez essa participação e que foi recebida por essa autoridade. Cabe à PM/PSP/GNR dirigir-se ao local, avaliar a situação, impedir qualquer acto de violência, negligência ou abuso de animais, desde que seja proibido por lei, identificar os autores destas infracções e participar a situação ao Ministério Público ou directamente à autoridade veterinária local ou regional.
Última edição por mnl-stl em sexta out 26, 2007 5:56 pm, editado 1 vez no total.

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sexta out 26, 2007 5:53 pm

Tens toda a razão, não fui suficientemente claro... as vezes é por essas faltas de clareza que se dão os mal entendidos. :cheers:

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta out 26, 2007 7:49 pm

Inmist Escreveu:Brujo, no fim de já se ter um animal, não se pode libertar, pois isso seria pior para ele, pois ele já depende do seu dono, e isso seria, como foi dito, abandoná-lo.
É o mesmo que um gajo que vá para a prisão com apenas alguns anitos (vá uns 5) e saia de lá aos 60... ele dependeria da prisão para conseguir sobreviver não te parece?

Digo, se não têm um bom e grande quintal onde eles possam viver +\- livres (castrando-os também para não sentirem necessidade reprodutora) não vale a pena arranjá-los, pois isso só os faz sofrer.
E falo assim porque os meus pais já tiveram animais (ainda têm um rolo) e eu sentia a tristeza deles, assim como a do rolo (mas libertá-lo seria condená-lo à morte)

Brujo, não faças juizos de mim acerca do meu estado de lucidez, estou lúcido há muitas semanas, e não é por fazer certos comentários sobre drogas que eu esteja necessáriamente pedrado, certo? :wink:

Tive duas cadelas - agora só uma - que até há uns anos viviam num prédio. Apesar disso, saíamos sempre com elas, inclusive podiamos soltá-las, elas não fugiam de nós. Nunca me pareceram infelizes.

Talvez fosse melhor nunca tê-las adoptado, talvez fossem mais felizes a comer nos contentores e morrere atropeladas.
Imagem

nazgul
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm

Mensagempor nazgul » sexta out 26, 2007 8:37 pm

Bem não parece nada que o cão naquele estado, ou pior já que desde que lá esteve nunca foi alimentado, conseguisse fugir da galeria... o desgraçado nem se conseguia pôr em pé decentemente quanto mais correr!!

Em relação à domesticação de animais convém lembrar que o homem começou a domesticar animais para seu belo prazer, e quem tem familiares que vivem no campo e têm cães, sabe que o modo como estas pessoas vêem os cães nada tem a ver com o modo como nós, meninos de cidade os vemos; não passa pela cabeça de um agricultor deixar o cão entrar em casa (tou a falar na generalidade e não nas excessões) pois este tem a sua casota e o seu próprio espaço; o cão também não existe para nós lhe fazermos festinhas, mas sim porque tem uma utilidade: guardar a casa, guardar o gado, etc.
E será que podemos dizer que eles não gostam dos animais? E será que podemos dizer que os caçadores que utilizam os seus cães para a caça, não gostam deles?
Então será que podemos dizer que nós é que gostamos dos nossos animaizinhos domésticos? Porque uma coisa é verdade: fomos nós que lhes retirámos a liberdade para eles nos servirem, seja nos trabalhos agrícolas, seja quando estão sentados ao nosso lado no sofá para nos fazerem companhia.
Esta é, a meu ver, o tipo de relação que criamos com os animais domésticos: eles servem-nos! Nós têmo-los para nossa satisfação, porque nos sentimos bem ao tratá-los bem... ou noutros casos, ao tratá-los mal.

É mais que óbvio que isto não implica que façamos com os animais tudo aquilo que queremos.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sábado out 27, 2007 2:10 am

Directora da galeria = serious broad.

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » terça out 30, 2007 1:50 pm

nazgul Escreveu:Bem não parece nada que o cão naquele estado, ou pior já que desde que lá esteve nunca foi alimentado, conseguisse fugir da galeria... o desgraçado nem se conseguia pôr em pé decentemente quanto mais correr!!

Em relação à domesticação de animais convém lembrar que o homem começou a domesticar animais para seu belo prazer, e quem tem familiares que vivem no campo e têm cães, sabe que o modo como estas pessoas vêem os cães nada tem a ver com o modo como nós, meninos de cidade os vemos; não passa pela cabeça de um agricultor deixar o cão entrar em casa (tou a falar na generalidade e não nas excessões) pois este tem a sua casota e o seu próprio espaço; o cão também não existe para nós lhe fazermos festinhas, mas sim porque tem uma utilidade: guardar a casa, guardar o gado, etc.
E será que podemos dizer que eles não gostam dos animais? E será que podemos dizer que os caçadores que utilizam os seus cães para a caça, não gostam deles?
Então será que podemos dizer que nós é que gostamos dos nossos animaizinhos domésticos? Porque uma coisa é verdade: fomos nós que lhes retirámos a liberdade para eles nos servirem, seja nos trabalhos agrícolas, seja quando estão sentados ao nosso lado no sofá para nos fazerem companhia.
Esta é, a meu ver, o tipo de relação que criamos com os animais domésticos: eles servem-nos! Nós têmo-los para nossa satisfação, porque nos sentimos bem ao tratá-los bem... ou noutros casos, ao tratá-los mal.

É mais que óbvio que isto não implica que façamos com os animais tudo aquilo que queremos.

Eu cá acho que estás a generalizar os motivos de toda a gente que tem animais. E se calhar também não sabes que, primariamente, os animais que hoje em dia são chamados de animais domésticos começaram a aproximar-se das populações humanas por uma questão de conveniência. Comida mais fácil, etc. Aliás, hoje em dia, na natureza, podes observar como isso terá começado por exemplo nos ursos polares e outros que de vez em quando aproximam-se um pouco demais das populações em busca dos nossos restos.

E por outro lado começou-se a estabelecer laços entre o Homem e o Cão ou o gato. Mas, da mesma forma que evoluímos, é pena que muitas vezes a metalidade das pessoas em relação aos animais não o faça. Referiste os caçadores..e eu posso garantir-te que muitos deles abandonam os cães que lhes deram proveito, quando não fazem pior. E, no entanto, há pessoas que sacrificam irem de férias, que sacrificam até a economia lá de casa para ajudar animais doentes e abandonados. Queres comparar uma coisa com a outra? Achas que tem parecenças ou que é por uma questão de vaidade da consciência? Não me parece!

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » terça out 30, 2007 9:20 pm

Ajudar alguem não é egocentrismo na mesma?

disfarçado, difícil de admitir, mas é! Quem ajuda não se sente bem?

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » terça out 30, 2007 11:24 pm

Inmist Escreveu:Ajudar alguem não é egocentrismo na mesma?

disfarçado, difícil de admitir, mas é! Quem ajuda não se sente bem?

Egocentrismo de um lado, egocentrismo do outro. Eu prefiro optar por aquilo que, para além de me dar gratificação pessoal, ajuda, de certo modo, os outros.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

nazgul
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm

Mensagempor nazgul » terça out 30, 2007 11:48 pm

Os animais são levados por um instinto que comanda também o homem, já que nós próprios somos também animais: o instinto de auto-conservação ou sobrevivência, logo os animais vão para onde há comida. Por que motivo andam as gaivotas nas lixeiras e os pombos nos centros das cidades e as ratazanas nos esgotos?
Também o urso polar se aproxima dos humanos, mas daí até à sua domesticação vai um passo gigante.
Penso que a domesticação dos animais, tais como cão ou gato, não é mais do que uma própria adaptação/evolução ao meio que os rodeia, meio esse que, comparando com o meio natural, É UMA DESVIRTUAÇÂO!!!
Será até engraçado pensar que, se um gato não for capado mto dificilmente se conseguirá mantê-lo dentro de um apartamento (desde que não seja um 12º andar ou coisa que o valha), e por acaso os gatos até são mto mais independentes que os cães e sobrevivem bem melhor sozinhos.

A verdade é que os animais domésticos mantém-se ao nosso lado porque precisam de nós, ou melhor, porque nós fazemos com q eles precisem de nós. É óbvio que sim, que lhes damos mtas coisas boas, carinhos, miminhos, comidinha, etc., mas tb não deixa de ser verdade que se isso é bom para eles, é primeiro BOM PARA NÓS!!! E acho que isto não tem nada de mal, sinceramente, agora passo-me é quando as pessoas defendem que gostam dos animais ou de qualquer outra pessoa desinteressadamente, e pronto é em relação a este termo é que podem surgir várias discussões e conflitos.
Há muitas pessoas que ajudam outras pessoas e ainda mais outros animais por questões de vaidade sim!!! E reconhecimento social!! Não tenho a mínima dúvida!! Também há outras que o fazem, não por vaidade ou por reconhecimento social mas porque se sentem bem ao fazê-lo e isto quer nós queiramos quer não, é um aspecto egocêntrico em relação ao qual não é possivel desligarmo-nos!!!

E agora socorro-me de uma frase de um fílósofo que pessoalmente detesto mas que ainda não consegui provar que ele não tem razão:
«O homem não conseguirá nunca atingir esse estado de pureza racional que é o de conseguir desligar-se da parte animal, em que só pensa em si próprio, e pensar e agir unica e exclusivamente POR DEVER» - ou seja, fazer as coisas porque DEVE FAzer e não porque isso lhe traga qualquer benefício ou até uma pequena pontinha infinitézima de prazer!!
Pois é, isto é do KANT esse grande estafermo!!!

Em relação aos caçadores nem vou entrar por aí porque como bem sabes há MUITAS pessoas a abandonar os seus animais domésticos quando vão de férias.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes