Acreditas em Deus?

Believe in a God?

Sim
64
18%
Não
198
55%
Não Sei
43
12%
Vários
24
7%
Sou demasiado trve pa responder....lol
32
9%

Total de votos: 361

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Re: Acreditas em Deus?

Mensagempor Nando » segunda jul 07, 2008 7:05 pm

Venøm Escreveu:
E a natureza? É perfeita e infalível?

É. E acrescentaria implacável. A sua perfeição espelha-se no facto de haverem deficientes mentais, por exemplo. Faz parte da sua perfeição existiram coisas não tão bem formadas... Se fosse tudo fosse extremamente perfeito a própria natureza deixaria de ter o seu papel dominador do mundo. O homem, os animais, as plantas, etc, terão sempre de ser imperfeitos e terem limitações para não por em causa o planeta e a vida na terra.

Dou-te o exemplo do homem: se nós fossemos perfeitos seriamos imortais, seres extremamente inteligentes e consequentemente dominaríamos a própria natureza. Nós temos de ser limitados, uns são mais do que outros, daí as deficiências mentais e outras.

Mas eu percebo o que queres dizer e o problema é que o homem, ao longo destes anos todos, têm-se vindo a esquecer da perfeição da natureza e da sua infalibilidade e acha-se o dono do mundo e então tratam-na com desrespeito, estando as consequências à vista de todos. Mas acreditem que isto não vai durar muito mais tempo porque a natureza tem os seus mecanismos para eliminar os animais que a põem em causa.

Eusmilus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » segunda jul 07, 2008 7:15 pm

Nando Escreveu:
Venøm Escreveu:
E a natureza? É perfeita e infalível?

É. E acrescentaria implacável. A sua perfeição espelha-se no facto de haverem deficientes mentais, por exemplo. Faz parte da sua perfeição existiram coisas não tão bem formadas... Se fosse tudo fosse extremamente perfeito a própria natureza deixaria de ter o seu papel dominador do mundo. O homem, os animais, as plantas, etc, terão sempre de ser imperfeitos e terem limitações para não por em causa o planeta e a vida na terra.

Dou-te o exemplo do homem: se nós fossemos perfeitos seriamos imortais, seres extremamente inteligentes e consequentemente dominaríamos a própria natureza. Nós temos de ser limitados, uns são mais do que outros, daí as deficiências mentais e outras.

Mas eu percebo o que queres dizer e o problema é que o homem, ao longo destes anos todos, têm-se vindo a esquecer da perfeição da natureza e da sua infalibilidade e acha-se o dono do mundo e então tratam-na com desrespeito, estando as consequências à vista de todos. Mas acreditem que isto não vai durar muito mais tempo porque a natureza tem os seus mecanismos para eliminar os animais que a põem em causa.

Então mas pelos exemplos que dás conclui-se que é imperfeita.

Na minha opinião é perfeitamente imperfeita. :evillol:

Neblina
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo mar 16, 2008 11:22 pm

Mensagempor Neblina » segunda jul 07, 2008 7:27 pm

Kronos Agony Escreveu:Eu acredito em Deus. Mas compreendo toda a gente que não acredita pois é algo um bocado díficil de compreender, mas acho que é ímpossivel pensar que quando morremos tudo acaba para nós, tenha a certeza que tem que haver algo depois desta vida, pois senão acho que não seríamos a única raça que tem sentimentos e inteligência, e não instintos como os animais. Acho que para o ser humano tem que haver algo depois da morte. Senão toda a vida não faria nenhum sentido.

E também acho um bocado parvo uma pessoa acreditar na natureza como um "deus", quer dizer, deste modo quando eu abato uma árvore estou a "bater" num deus???

....ya! Perfeito sentido esse último parágrafo. :lol:
Ah, e acho parvo, muito sinceramente, achares-te superior a outro animal qualquer, simplesmente pelo facto de seres mais inteligente ou sentimental que todos eles. WRONG! E caso não te tenhas apercebido, o ser humano continua a ser impulsionado por instintos animais. Por exemplo comer, beber, dormir, procriar..
O ser humano, como todos os outros animais depende da Natureza, é essa a beleza e é POR ISSO que a devemos respeitar e cuidar. Foi ao esquecimento deste facto que me referia. E que depois resulta em opiniões/crenças *cough* mais mirabolantes que eu sei lá o quê! Mas hey, volto a frisar, cada um acredita no que quiser.

BTW: Concordo com tudo o que o Nado disse no seu último post
hun?

twiggysp
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta nov 16, 2007 1:50 pm

Mensagempor twiggysp » terça jul 08, 2008 4:22 pm

Venøm Escreveu:Então porque é que existem deficientes mentais, por exemplo?

Tenho de reconsiderar, e aceitar que a natureza não é perfeitíssima, é apenas perfeita: existe o Homem! :?

E é óbvio porque existem doentes mentais...mas isso não faz com que a natureza não seja perfeita. Também depende da definição de natureza de cada um de nós, não é?! E já agora, e tomando em conta a tua questão, o nível moral e ético de cada um.
Imagem

Liberate your mind...FUCK RELIGION

Ireth
Moderador
Registado: sexta jun 27, 2008 12:06 pm

Mensagempor Ireth » terça jul 08, 2008 5:25 pm

Ataegina Escreveu:
Venøm Escreveu:
Ataegina Escreveu:E porque é que os homens têm mamilos? :mrgreen: (já tinha perguntado isto noutro tópico mas ninguém me soube dizer)

Não sabes isso? mas é tão obvio! :shock:

A minha teoria é esta: foi algo que não desenvolveu completamente uma vez que não tem função aparente, mas caso evolua o ser humano pode vir a tornar-se hermafrodita :mrgreen:

Quanto à possibilidade de evolução, quem sabe! Mas não te esqueças que o clitóris também é uma "pseudo-pilinha" que simplesmente não desenvolveu... eheh digo eu que deve ser mais ou menos o mesmo com as "mamas" dos homens :mrgreen:

Eu cá não acredito em Deus nenhum e acho a coisa mais provável e normal do mundo não existir nada depois de morrermos. Viemos ao mundo como os outros animais todos e como eles vamos acabar... Eu acho que as pessoas complicam um bocado. Nunca tive grandes crises existenciais do género "Porque é que aqui estamos? Para quê?" etc... Também eu acho que a natureza domina tudo e estamos cá porque sim, lá deve ter calhado haver uma mutação genética qualquer para nos fazer inteligentes... (a nós e a provavelmente outros por esse universo fora)

Já alguém disse que sentia pena das pessoas que precisam de rezar/acreditar em algo superior. Eu sinto o mesmo... Tenho pena que desde sempre a maioria dos seres humanos tenha sentido essa necessidade de acreditar na existência de alguém que justificasse a sua, os seus actos, os acontecimentos na sua vida, etc. E sim, já me vieram com a tagarelice de "Ai, um dia se estiveres muito doente ou alguém da tua família estiver muito mal tu vais ver, vais ver como vais precisar de algo a que te agarrar". É verdade, agarro-me aos médicos e espero que façam o melhor possível. É para isso que eles cá estão. E procuro conforto nas pessoas que me são próximas (quando não se está sozinho não se precisa de Deus pra nada e eu sei que vou ter sempre alguém em quem me apoiar).

Ornus
Registado: quinta out 05, 2006 9:33 am
Contacto:

Mensagempor Ornus » terça jul 08, 2008 6:54 pm

Neblina Escreveu:Mais uma vez, só li o primeiro post e ainda não votei. Provavelmente vou votar não.
A ideia de Deus, como a maioria das religiões a concebe, é-me completamente inconcebível! Dando um lugar de 'honra' à religião católica. Talvez por ser aquela com que entro em mais contacto, dada a nossa raíz europeia judaico-cristã.

Desculpa, a nossa raíz é pan-europeia obviamente, mas nunca judaico-cristã!

Muito antes dos 2000 anos a que essa doença asiática existe, já se praticavam rituais e cultos pagãos cá especificamente europeus, especificamente ibéricos e até específicos de diferentes partes da Península.

É uma pena que o ensino nacional não dê qualquer ênfase a essa outra "raiz", por sinal a única verdadeira.

Mesmo no "catolicismo" deste País a crença é politeísta de infinitas formas, basta pensar no conceito dos "santos".

Votei na opção menos popular.
(E não, não é a "Sou demasiado trvue..blablabla.. 8) )
Dechristianizing, blaspheming, killing the lamb.

Ireth
Moderador

Mensagempor Ireth » terça jul 08, 2008 6:57 pm

Ornus Escreveu:Mesmo no "catolicismo" deste País a crença é politeísta de infinitas formas, basta pensar no conceito dos "santos".

Mas os santos não são um fenómeno português, alargam-se a toda a comunidade cristã...

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » terça jul 08, 2008 10:26 pm

Lá porque se vêm velhotes a rezar aos santos não significa que o catolicismo seja politeistas, é um perfeito disparate considerar isso.

Ornus
Contacto:

Mensagempor Ornus » quarta jul 09, 2008 5:06 pm

Ireth Escreveu:
Ornus Escreveu:Mesmo no "catolicismo" deste País a crença é politeísta de infinitas formas, basta pensar no conceito dos "santos".

Mas os santos não são um fenómeno português, alargam-se a toda a comunidade cristã...

Sem dúvida, mas quase que aposto que Portugal é dos países com mais santos, assim como outros de forte raíz indo-europeia, como a Irlanda, País de Gales, Escócia, etc.

Venøm Escreveu:Lá porque se vêm velhotes a rezar aos santos não significa que o catolicismo seja politeistas, é um perfeito disparate considerar isso.

Disparate é interpretares as coisas como um miúdo de 10 anos como dizia o outro.

Óbviamente que não dizia que o "nosso" catolicismo é praticamente politeísta, mas têm fortes resquícios dele.

Grande parte das capelas nas zonas interiores encontram-se perto de grutas, cavernas, penedos, montes. Locais anteriormente sagrados de uma outra forma, se me faço entender.

Procurem informar-se sobre os temas, antes de dissertarem sobre eles. E eu estou longe de ser o expert máximo no assunto, até porque o catolicismo nunca fez parte dos meus interesses. 8)

Ireth
Moderador

Mensagempor Ireth » quarta jul 09, 2008 5:15 pm

Ornus Escreveu:
Ireth Escreveu:

Sem dúvida, mas quase que aposto que Portugal é dos países com mais santos, assim como outros de forte raíz indo-europeia, como a Irlanda, País de Gales, Escócia, etc.

É óbvio que os há dessas nacionalidades, mas basta consultares um dicionário de santos (coisa que já tive de fazer muitas vezes) para perceberes que são MUITOS aqueles que têm origem sobretudo em França, na Itália, na Ásia Menor, muito do Norte de África, como os grandes doutores do cristianismo primitivo. E acredita que não vais encontrar uma igreja católica sem altares com diversas invocações. Em qualquer parte do mundo.
Última edição por Ireth em quarta jul 09, 2008 6:43 pm, editado 1 vez no total.

Ireth
Moderador

Mensagempor Ireth » quarta jul 09, 2008 5:28 pm

Ah e quanto ao facto de lhe chamares politeísta... Os santos na religião católica estão muito longe de servir o mesmo papel dos, por exemplo, deuses do panteão grego. Os santos são objecto de adoração mas porque eram pessoas como qualquer outra que fizeram coisas que ou ainda hoje são de facto importantes para a história da religião, ou que foram importantes e/ou místicas na altura em que viveram.

Servem de exemplo a seguir aos crentes. Essa era a "função" primária dos santos. Hoje em dia essa vontade de tentar seguir o mesmo caminho dos santos pode estar mais afastada, mas é consequência de uma história mais recente.

Ornus
Contacto:

Mensagempor Ornus » quarta jul 09, 2008 7:10 pm

Ireth Escreveu:É óbvio que os há dessas nacionalidades, mas basta consultares um dicionário de santos (coisa que já tive de fazer muitas vezes) para perceberes que são MUITOS aqueles que têm origem sobretudo em França, na Itália, na Ásia Menor, muito do Norte de África, como os grandes doutores do cristianismo primitivo.

Ainda desenvolveste mais o meu argumento. As zonas que referiste são só das de maior tradição pré-católica do planeta, acho que não preciso de especificar porquê. Gauleses, Romanos, Macedónios/Persas/Assírios/Medos/etc, Egípcios!

Ireth Escreveu:E acredita que não vais encontrar uma igreja católica sem altares com diversas invocações. Em qualquer parte do mundo.

Isto não entendi minimamente. Onde queres chegar? Já todos sabemos que a doença de que estamos a falar atingiu o planeta inteiro. Há quem lhe chame o maior negócio de todos os tempos, com razão.

Ireth Escreveu:Ah e quanto ao facto de lhe chamares politeísta... Os santos na religião católica estão muito longe de servir o mesmo papel dos, por exemplo, deuses do panteão grego. Os santos são objecto de adoração mas porque eram pessoas como qualquer outra que fizeram coisas que ou ainda hoje são de facto importantes para a história da religião, ou que foram importantes e/ou místicas na altura em que viveram.

Servem de exemplo a seguir aos crentes. Essa era a "função" primária dos santos. Hoje em dia essa vontade de tentar seguir o mesmo caminho dos santos pode estar mais afastada, mas é consequência de uma história mais recente.

Porque haveriam os santos portugueses ter de haver com os deuses gregos? Apesar de a nossa raiz indo-europeia ter algumas características em comum com a deles (até pelo facto de eles cá terem estado), em termos de mitologias não somos propriamente semelhantes.

Os santos são objecto de adoração porque vieram suprimir as lacunas de inúmeras deidades que existiam em todos os povos da nossa Península e em muitas outras zonas do Planeta, nada mais.
O culto surgiu maioritariamente por impulso popular por alguma razão.

DeadMeatGrinder
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça mai 13, 2008 8:22 pm
Contacto:

Mensagempor DeadMeatGrinder » quarta jul 09, 2008 8:57 pm

Kronos Agony Escreveu:E também acho um bocado parvo uma pessoa acreditar na natureza como um "deus", quer dizer, deste modo quando eu abato uma árvore estou a "bater" num deus???

Bem dito, eu acredito apenas na natureza e adoro a natureza... mas não a considero um "Deus", apenas algo que pelos meus olhos consigo ver que pode mudar o mundo, destruir vidas, criar vidas... enquanto que em relação a deuses, nunca vi nada acontecer. Já os cientistas dizem exactamente o mesmo e os cientistas só acreditam naquilo que podem provar a sua existência. Não sei se faz sentido, mas se Deus realmente existisse, para quê eliminar os dinossauros(que, tudo bem... lutavam e etc.), para criar algo como o ser humano? Que mata por algo que não existe? Que mata por causa de uma crença?! Sim, porque muitos dos que se vêm por aí nas ruas da paz e do amor a roubar e a agredir outras pessoas são católicos... Perguntas, qual a razão de fazeres isso? E respondem-te que é por Deus... Deus?! Deus não é da paz, da luz, da fé e mais não sei quê? Porque matas por ele?(isto foi uma minima adaptação das palavras do Anton LaVey, que eu li isto algures na net) Enfim... lavagem cerebral das religiões!

I'm a nature lover :!: :mrgreen:
Imagem

Ireth
Moderador

Mensagempor Ireth » quinta jul 10, 2008 10:23 am

Ornus Escreveu:Ainda desenvolveste mais o meu argumento. As zonas que referiste são só das de maior tradição pré-católica do planeta, acho que não preciso de especificar porquê. Gauleses, Romanos, Macedónios/Persas/Assírios/Medos/etc, Egípcios!

Pareceu-me que te estavas a referir unicamente àqueles que são originários de países mais próximos.

Ornus Escreveu:Isto não entendi minimamente. Onde queres chegar? Já todos sabemos que a doença de que estamos a falar atingiu o planeta inteiro. Há quem lhe chame o maior negócio de todos os tempos, com razão.

Isto tem a ver com o facto de teres falado do culto aos santos como sendo uma coisa muito portuguesa. E eu estou-te a dizer que não é uma coisa portuguesa, nunca foi necessariamente, porque os primeiros santos provavelmente demoraram tempo a cá chegar.

Ornus Escreveu:Porque haveriam os santos portugueses ter de haver com os deuses gregos? Apesar de a nossa raiz indo-europeia ter algumas características em comum com a deles (até pelo facto de eles cá terem estado), em termos de mitologias não somos propriamente semelhantes.

Os santos são objecto de adoração porque vieram suprimir as lacunas de inúmeras deidades que existiam em todos os povos da nossa Península e em muitas outras zonas do Planeta, nada mais.
O culto surgiu maioritariamente por impulso popular por alguma razão.

Oh homem, porque chamaste ao catolicismo politeísta. Politeísta = adoração de vários deuses. Eu acho errado interpretares isso assim e daí ter dado o exemplo de uma das culturas mais conhecidas que foi politeísta. Os santos não são deuses, nunca o foram, nunca o serão. Acho que se um professor meu lesse isso te ia chamar herege eheh.

Quanto à supressão dessa lacuna... Sim, talvez faça algum sentido, mas cuidado com a aplicação de termos como deidades, porque qualquer bom cristão sabe que existe um e um só Deus. (LOL) Aliás, não é por acaso que algumas variantes do Cristianismo, como o Protestantismo, recusam o culto a qualquer santo. E, acho eu, agora não posso falar com certeza, mesmo nessas partes da Europa existiam cultos pagãos politeístas, e esse pano de fundo não os impediu de recusar essa multiplicidade de cultos que são os santos.

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » quinta jul 10, 2008 10:58 am

Está correcto!
Existem é costumes adaptados ao Cristianismo, como modo de aproximação aos povos que tentavam evangelizar na altura.
Quanto à questão dos locais de culto, isso prende-se essencialmente com a necessidade de ocultação (chamemos-lhe assim) da prática cristã, sobretudo no período que vai do nascimento de Cristo até cerca do ano 305, altura em que Constâncio Cloro se tornou imperador.Isto porque, imperadores como Nero ou Diocleciano, promoveram éditos a favor da morte dos cristãos, levando a que o Cristianismo não fosse praticado como viria a ser na altura de Constantino.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes