Alkateya - "Lycantrophy"
Alkateya - "Lycantrophy"
Finalmente pude ouvir este CD. Fico triplamente satisfeito:
1 - Está muito bom! Mantém o espírito e as músicas estão muito fortes.
2 - Fico especialmente contente por tantos anos depois ver os Alkateya ressurgidos das cinzas e finalmente com um álbum a sério. Seria uma pena que deixassem como legado apenas as demos.
3 - Pode ser que comece a ressurgir em Portugal uma cena de Heavy Metal tradicional e que o pessoal mais novo se aperceba que antes do termo Power Metal se aplicar às bandas de Happy Metal comercial actual existiam nos anos 80 bandas como esta, Manilla Road, Cirith Ungol, Omen, Brocas Helm, Hell, etc. etc. e que fora deste país ainda existe um forte movimento Underground virado para essa onda, inclusivamente com excelentes "novas" bandas como Slough Feg, Overlorde, Ram, Wolf, Goat Horn, etc. etc.
2 - Fico especialmente contente por tantos anos depois ver os Alkateya ressurgidos das cinzas e finalmente com um álbum a sério. Seria uma pena que deixassem como legado apenas as demos.
3 - Pode ser que comece a ressurgir em Portugal uma cena de Heavy Metal tradicional e que o pessoal mais novo se aperceba que antes do termo Power Metal se aplicar às bandas de Happy Metal comercial actual existiam nos anos 80 bandas como esta, Manilla Road, Cirith Ungol, Omen, Brocas Helm, Hell, etc. etc. e que fora deste país ainda existe um forte movimento Underground virado para essa onda, inclusivamente com excelentes "novas" bandas como Slough Feg, Overlorde, Ram, Wolf, Goat Horn, etc. etc.
Do not walk behind me, for I shall not lead. Do not walk ahead of me, for I shall not follow. Do not walk beside me either. Just leave me alone, dude.
-
The_Mirror_Black
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: segunda set 05, 2005 7:29 pm
-
coragem [RIP]
Re: ALKATEYA - Lycantrophy
Rick Escreveu:Finalmente pude ouvir este CD. Fico triplamente satisfeito:
yeap tambem mal posso esperar para ouvir o regresso dos grandes Alkateya, como já tenho dito Alkateya foi e sempre será a minha banda Portuguesa de eleição, nunca esquecerei aquela tarde de sabado quando ouvi 'star riders' pela primeira vez, foi pena terem terminado depois da 3 demo mas pronto felizmente regressaram
tambem espero que esse movimento de Heavy Metal tradicional surja aí encabeçados por Alkateya e Ironsword
bem das bandas que disseste tambem juntaria Battleroar, Stormwarrior, Metal Inquisitor e por aí fora
-
Bronze [RIP]
-
JJR [RIP]
Nem sei como é que esses Alkateya abriram para os Judas Priest. Foi o pior concerto que já vi na minha vida e eu que adoro Heavy 80's. Podiam era perder o egozinho de se assumirem como a melhor banda portuguesa dos 80's. Em relação ao Happy Metal, ou PMG como vocês adoram chamar, não estou a ver como é comercial, bem pelo menos nunca vi videos na MTV nem aparecer num top+. Nos outros países é capaz mas só em alguns (Finlandia, Alemanha, etc...).
Eu nem usei a expressão PMG propositadamente por achá-la desrespeitosa e por não ser o meu objectivo desrespeitar ninguém. Tenho ouvido alguns CDs de bandas dessas cuja técnica é fantástica e em que os guitarristas conseguem tocar cerca de mil notas por segundo, o que não me impede de pessoalmente achar aquilo perfeitamente intragável. Há quem se venha a ouvir Rhapsody, Dragonforce e bandas dessas, e eu respeito isso inteiramente. Também adoro ouvir bandas com excelente técnica e solos magníficos (como Coroner ou Judas Priest), mas a questão que trago aqui é basicamente a seguinte:
essas bandas de Power Metal moderno são de facto muito mais visíveis e comerciais (tanto que até vêm cá tocar, coisa impossível de acontecer com bandas como Brocas Helm ou Manilla Road, que tive a honra de ver ao vivo e que seria inviável trazer cá precisamente porque quase ninguém as conhece e aprecia). As bandas de Power Metal moderno surgem nas revistas, vendem imenso, e quanto a aparecerem na MTV não sei porque nem tenho televisão. Não me chateia que haja pessoal a ouvi-las e a gostar delas. Porém, a cada um a sua cena, e a minha é a do Power Metal dos anos 80, com base em boas músicas e peso a sério, não floreados de guitarra e vozes bonitas. Ouve o 'Battle Cry' de Omen (uma obra-prima eterna) e compara. O Power Metal comercial moderno desenvolveu-se sobretudo a partir dos Helloween (cujas primeiras obras adoro) por via dos Blind Guardian etc e deu no que deu. Mas o ponto a que chegou, comparado com aquilo que foi o Power Metal dos anos 80, traz-me sempre a mesma imagem à cabeça, e já o escrevi antes:
É a diferença entre teres um cavaleiro de armadura prateada e caracóis dourados ao vento que mata o dragão com a sua espada mágica e galantemente salva a princesa, por um lado, e teres por outro um bárbaro com um machado sangrento numa mão e um corno cheio de cerveja na outra que depois de matar o lagarto gigante à pedrada e ao pontapé vai à caverna comer a princesa em várias posições.
Desculpem a crueza (não há machismo implícito), mas tal como respeito quem gosta do Metal bonitinho, para mim a verdadeira cena é a do Metal bárbaro que saiu da NWOBHM e das bandas americanas da mesma altura que estavam a fazer esse tipo de som.
São opiniões, nada mais. Apenas creio que há muita malta nova em Portugal que não ouve bandas como Manilla Road ou Slough Feg simplesmente porque não as conhece, nem imagina que lá fora (Alemanha, Grécia, Inglaterra, etc.) há um movimento forte à volta deste tipo de som, cujos seguidores em Portugal se devem contar pelos dedos das mãos, sobretudo por desconhecimento, presumo eu.
essas bandas de Power Metal moderno são de facto muito mais visíveis e comerciais (tanto que até vêm cá tocar, coisa impossível de acontecer com bandas como Brocas Helm ou Manilla Road, que tive a honra de ver ao vivo e que seria inviável trazer cá precisamente porque quase ninguém as conhece e aprecia). As bandas de Power Metal moderno surgem nas revistas, vendem imenso, e quanto a aparecerem na MTV não sei porque nem tenho televisão. Não me chateia que haja pessoal a ouvi-las e a gostar delas. Porém, a cada um a sua cena, e a minha é a do Power Metal dos anos 80, com base em boas músicas e peso a sério, não floreados de guitarra e vozes bonitas. Ouve o 'Battle Cry' de Omen (uma obra-prima eterna) e compara. O Power Metal comercial moderno desenvolveu-se sobretudo a partir dos Helloween (cujas primeiras obras adoro) por via dos Blind Guardian etc e deu no que deu. Mas o ponto a que chegou, comparado com aquilo que foi o Power Metal dos anos 80, traz-me sempre a mesma imagem à cabeça, e já o escrevi antes:
É a diferença entre teres um cavaleiro de armadura prateada e caracóis dourados ao vento que mata o dragão com a sua espada mágica e galantemente salva a princesa, por um lado, e teres por outro um bárbaro com um machado sangrento numa mão e um corno cheio de cerveja na outra que depois de matar o lagarto gigante à pedrada e ao pontapé vai à caverna comer a princesa em várias posições.
Desculpem a crueza (não há machismo implícito), mas tal como respeito quem gosta do Metal bonitinho, para mim a verdadeira cena é a do Metal bárbaro que saiu da NWOBHM e das bandas americanas da mesma altura que estavam a fazer esse tipo de som.
São opiniões, nada mais. Apenas creio que há muita malta nova em Portugal que não ouve bandas como Manilla Road ou Slough Feg simplesmente porque não as conhece, nem imagina que lá fora (Alemanha, Grécia, Inglaterra, etc.) há um movimento forte à volta deste tipo de som, cujos seguidores em Portugal se devem contar pelos dedos das mãos, sobretudo por desconhecimento, presumo eu.
Última edição por Rick em terça mai 09, 2006 3:39 pm, editado 1 vez no total.
Do not walk behind me, for I shall not lead. Do not walk ahead of me, for I shall not follow. Do not walk beside me either. Just leave me alone, dude.
-
JJR [RIP]
JJR Escreveu:Onde é que os Gamma Ray, Stratovarius, Sonata Arctica, Thunderstone, Helloween, Twilightning, Metalium, Lost Horizon, Iced Earth, EdGAY etc, falam de cavaleiros dourados com cabelos encaracolados?
Não me estou a referir a letras das bandas, nem vou estar agora a perder tempo à procura de referências desse tipo, apesar de achar que até acabaria por encontrar várias. Estou simplesmente a falar da imagem que me surge na cabeça quando comparo o feeling de cada um dos estilos. Essas bandas modernas sobrevalorizam a meu ver a técnica em relação ao peso, abusam imenso dos teclados e dos efeitos e têm um estilo "alegre", com vocalizações limpinhas e melódicas e canções quase tipo festival da Eurovisão. Mas não ponho tudo no mesmo saco: gosto imenso de determinadas coisas de Helloween, e Iced Earth também é outra coisa, apesar de nunca ter gostado particularmente do som deles. E há bandas que estão ali na fronteira entre os estilos com coisas de que até gosto, como Gamma Ray e os próprios Blind Guardian. Olha, gosto imenso do 'Tales Of Mystery And Imagination' de Nocturnal Rites, por exemplo.
Não te estou a recriminar nem a criticar por ouvires essas bandas, tal como não recriminaria quem me dissesse que gosta imenso de coisas que detesto, como Hip-Hop e Techno. Somos todos diferentes, e ainda bem. 99,9% do que ouço é Metal, mas por vezes gosto de ouvir Cat Stevens, Sting e Police, Crosby Stills Nash & Young, etc. Gostos são gostos, e a cada um o seu. Não estou a dizer que a música que ouves é uma merda, estou só a dizer que não é o meu estilo pessoal, mais nada.
Última edição por Rick em terça mai 09, 2006 4:09 pm, editado 1 vez no total.
-
JJR [RIP]
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
JJR Escreveu:Essas bandas modernas sobrevalorizam a meu ver a técnica em relação ao peso
Isso é mais para os campos do Metal progressivo.
Desculpa?
E porque é que partem do principio que se deve dar mais valor ao peso?
Penso que isto terá origens em algum bairrismo, mas colocar os Alkateya acima dos Tarantula, seja em importancia para o Metal nacional, seja em antiguidade, seja em qualidade ou seja no que for, parece-me a mim muito errado.
Não tendo ouvido ainda este álbum, a ideia que tenho deles é que são fraquinhos em capacidade para produzir musica.
-
JJR [RIP]
-
coragem [RIP]
Para mim os Alkateya são a melhor banda nacional!! não pela técnica dos musicos nem pela antiguidade isso nem está em causa, mas sim pelo carisma e força que transmitem com o seu HEAVY METAL em letras grandes.
Todos sabemos que os Tarantula são musicos exímios, para aqueles que preferem a destreza técnica lógicamente estes serão melhores, é apenas uma questão de ponto de vista
contudo entre os Alkateya e os Tarantula não pode haver pontos de comparação pois actuam em campos diferentes, é o mesmo que perguntar 'qual é melhor? Iron Maiden ou Death?' conforme os gostos musicais uns dirão Maiden outros Death.
outro exemplo são os Venom que tambem não eram tecnicamente perfeitos, mas é das bandas que ocupa um lugar de destaque na historia do metal, nem todos podem ser Satrianis ou Malmsteens eheheh
É o que o metal tem de bom
um enorme campo diversificado de estilos para todos os gostos 
Todos sabemos que os Tarantula são musicos exímios, para aqueles que preferem a destreza técnica lógicamente estes serão melhores, é apenas uma questão de ponto de vista
outro exemplo são os Venom que tambem não eram tecnicamente perfeitos, mas é das bandas que ocupa um lugar de destaque na historia do metal, nem todos podem ser Satrianis ou Malmsteens eheheh
É o que o metal tem de bom
-
The Penetrator [RIP]
Re: ALKATEYA - Lycantrophy
Rick Escreveu:Pode ser que comece a ressurgir em Portugal uma cena de Heavy Metal tradicional e que o pessoal mais novo se aperceba que antes do termo Power Metal se aplicar às bandas de Happy Metal comercial actual existiam nos anos 80 bandas como esta, Manilla Road, Cirith Ungol, Omen, Brocas Helm, Hell, etc. etc. e que fora deste país ainda existe um forte movimento Underground virado para essa onda, inclusivamente com excelentes "novas" bandas como Slough Feg, Overlorde, Ram, Wolf, Goat Horn, etc. etc.
Acrescente Ironsword
Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes