Cinema - "A Paixão de Cristo"

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Cinema - "A Paixão de Cristo"

Mensagempor Amphion » terça mar 23, 2004 11:20 pm

Abri este tópico para se continuar a discussão sobre o filme.

Na minha opinião o filme era demasiado físico, em detrimento da espiritualidade.

No entanto posso dizer que o filme me marcou muito pela incrível (e provavelmente real) violência deste, não deixando indiferentes a esmagadora maioria das pessoas que viram o filme.

Existem 2 grandes grupos de pessoas a emitir opinião sobre o filme: umas adoraram pelo seu realismo, outras detestaram pelo seu realismo. :wink:

Na minha opinião, questões de veracidade aparte (pois acho que não se pode dizer que aquela personagem não existiu, nem que o que professava era falso), acho que é um filme muito bom (mas não excelente) a retratar uma história incrível de alguém que rompeu radicalmente com os moldes hipócritas vigentes da sociedade daquela época, e que ainda teve a gigantesca coragem de provar as suas crenças do modo mais verosímil possível, isto é, submetendo-se sem hesitação às mais hediondas práticas de tortura e assassínio conhecidas na altura.

Mais uma vez, supondo que seria real o seu testemunho, deu uma grande lição a toda a humanidade, que posteriormente pegou na sua mensagem e a deturpou num fanatismo nada saudável, que já todos conhecemos...

Em resumo, e tendo em conta o que disse, o filme ultrapassa as "simples" palavras da bíblia, dando corpo e cor ao sofrimento pelo qual Cristo passou.

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » quarta mar 24, 2004 12:00 am

Acho-o uma obra d'arte quase perfeita.

Painkiller [RIP]

Mensagempor Painkiller [RIP] » quarta mar 24, 2004 3:23 am

Um filme MUITO BOM!

Dygon
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo dez 28, 2003 6:14 pm

Mensagempor Dygon » quarta mar 24, 2004 9:12 am

Como já disse no tópico 11, o filme é bom, aliás excelente. Mas o tema é k é uma palhaçada. Como é toda a Igreja Católica.

LS [RIP]

Re: A Paixão de Cristo

Mensagempor LS [RIP] » quarta mar 24, 2004 11:45 am

Amphion(José Ramos) Escreveu:Na minha opinião o filme era demasiado físico, em detrimento da espiritualidade.

No entanto posso dizer que o filme me marcou muito pela incrível (e provavelmente real) violência deste, não deixando indiferentes a esmagadora maioria das pessoas que viram o filme.

(...)

...de alguém que rompeu radicalmente com os moldes hipócritas vigentes da sociedade daquela época, e que ainda teve a gigantesca coragem de provar as suas crenças do modo mais verosímil possível, isto é, submetendo-se sem hesitação às mais hediondas práticas de tortura e assassínio conhecidas na altura.

Mais uma vez, supondo que seria real o seu testemunho, deu uma grande lição a toda a humanidade, que posteriormente pegou na sua mensagem e a deturpou num fanatismo nada saudável, que já todos conhecemos...

Em resumo, e tendo em conta o que disse, o filme ultrapassa as "simples" palavras da bíblia, dando corpo e cor ao sofrimento pelo qual Cristo passou.

gostava de apontar algumas coisas só, apesar de ainda n ter visto o filme (coisas q vi nos trailers e outras q sao "factos" biblicos), por isso quem viu, q me aponte já o dedo:

-parece q o filme ganha mais adeptos por causa da violência de toda a coisa do q propriamente pela qualidade.

-jesus de facto rompeu com os moldes hipocritas, mas ele n foi o unico, pois já na sua altura, a seita dos fariseus fazia o mesmo. aliás toda a maneira de jesus pensar se baseia muito no molde fariseu, apesar da denegrição posterior dos fariseus (e dos judeus em geral) por parte dos primeiros cristãos

-foi esta mesma denegrição (pois na altura em q a primeira igreja cristã se formou os cristãos eram perseguidos pelos judeus) q levou q até hoje muita gente pense q foram os judeus q crucificaram jesus, o q é completamente errado. a crucificação é uma punição exclusivamente romana, guardada APENAS para crimes politicos. jesus foi crucificado por andar a ganhar demasiado poder entres as massas JUDAICAS (as mesmas q aparentemente o crucificaram... alguém nota o paradoxo?) e a certa altura tornou-se tao perigoso q os romanos tiveram q agir. apesar de tudo, o senhor mel gibson continua a achar q os judeus é q tiveram culpa.

-os pregos na crucificação n eram colocados nas mãos, mas sim nos pulsos... as mãos n teriam sustentação suficiente para o corpo. ainda assim, e apesar de isto já se saber há umas décadas, um filme q se professa moderno, vai cometer uma gralha deste tamanho.

-por fim, e ultimo ponto a apontar, segundo o q sei, "a paixao de cristo" foi inspirada não pelos evangelhos (o q poderia desculpar os tipicos erros históricos) mas sim por uma fanática religiosa qq q diz q teve visoes com jesus e escreveu um livro sobre isso, o q origina muita história inventada pelo meio (já ouvi falar dumas tentações de satanás - eis a parte espiritual do filme - mas isto é coisas q eu vou aprofundar qdo vir o filme)

aguardo piamente q este filme estreie aqui, para em vez de tar a mandar biscates destes poder fazer uma critica decente, mas uma coisa é certa, acho q enquanto houver filmes destes a serem feitos por religiosos q nem se dignam a tentar fazer um pouco de investigação histórica, e hoje já existe bastante à volta de jesus, nunca vamos ter algo muito credível.

acho q um filme sobre jesus seria muito mais polémico se fosse baseado não numa natureza espiritual, mas sim numa natureza humana, descartando todo e qualquer toque de paranormal, do q propriamente exibir violência gratuita, um filme q se focasse no jesus, essa personagem tão interessante, e negasse o cristo.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » quarta mar 24, 2004 12:33 pm

Com este título "A paixão de Cristo" até pensei que fosse um filme de traulitadas entre Jesus e Maria Madalena !!!! ...paixão??......Afinal é mais do mesmo ...com uma grande produção holiudesca, com a polémica a ajudar ao marketing. Já quantas vezes foi contada esta história? É como aquela história ficcionada do aparecimento da Virgem em Fátima ...vai daí alguém de lembra.....

Agora a sério ainda n vi não posso comentar.....já ouvi a dizerem o melhor.....e o pior......Uma coisa é certa, indiferente não passará certamente!

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm

Mensagempor Quetzalcoatl » quarta mar 24, 2004 1:01 pm

Abnos..Tens razao em alguns pontos! Os pregos na foram colocados nas maos,mas sim entre dois ossos que ligam o pulso e o antebraço!Esta provado cientificamente!! Agora quanto aos Judeus..eles foram sim os que queriam que Cristo fosse morto!Os romanos limitaram se a fazer o que a lei mandava na altura! Mesmo sabendo que o Homem nao tinha cometido nenhum crime... Mas se nao leste a biblia ou outros livros ...ve o filme ! O pior veio foi depois...messias houve muitos!

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quarta mar 24, 2004 1:14 pm

Tolteca Escreveu:Abnos..Tens razao em alguns pontos! Os pregos na foram colocados nas maos,mas sim entre dois ossos que ligam o pulso e o antebraço!Esta provado cientificamente!! Agora quanto aos Judeus..eles foram sim os que queriam que Cristo fosse morto!Os romanos limitaram se a fazer o que a lei mandava na altura! Mesmo sabendo que o Homem nao tinha cometido nenhum crime... Mas se nao leste a biblia ou outros livros ...ve o filme ! O pior veio foi depois...messias houve muitos!

li a biblia sim senhor, mas isso não quer dizer q aceite tudo o q lá está como facto. como já disse, na altura em q os evangelhos foram escritos, entre cerca a 30 a 50 anos depois da morte de cristo, os cristaos eram motivos de perseguição por parte da comunidade judaica, incluindo os fariseus, q achavam q os cristãos estavam a ir longe de mais em relação à mensagem original de jesus (basicamente a serem fanaticos). vai dai, toca de denegri-los nos seus escritos.

como também já disse, a crucificação era uma medida politica romana, se realmente jesus fosse culpado de algum delito religioso, era simplesmente açoitado, segundo a lei romana. além do mais, acho a história de pilatos e de lavar as mãos e isso tudo algo muito pouco credível, tal como a de judas, q não creio q seja uma personagem real, e se o é, certamente q n traiu jesus daquela forma, pois não tinha um motivo claro para o fazer, ou até mesmo a historia dos dois criminosos na cruz. para mim estas histórias figuram entre as muitas q foram "acrescentadas" nos evangelhos.

para mim o mais credível é q jesus já estava a irritar as autoridades romanas, o q era bastante comum naquele tempo aliás, pois os judeus estavam constantemente a revoltar-se contra a ocupação romana (aliás, todo o "Apocalipse" é uma grande parábola da ocupação romana) e foi punido como tal: "Jesus Nazareno, rei dos Judeus" mais um a tentar comandar os judeus contra roma. se não fosse pelo fanatismo de alguns seguidores seus, se calhar hoje não estávamos aqui.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta mar 24, 2004 1:30 pm

O melhor filme de todos sobre este tema é, sem qualquer margem para dúvidas, a «Vida de Bryan» .

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quarta mar 24, 2004 1:31 pm

ahahah, apoiado bronze :D

Gothmog
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda out 20, 2003 11:20 pm

Mensagempor Gothmog » quarta mar 24, 2004 1:51 pm

Apesar da crucificação ser uma medida apenas aplicada pelos romanos, Pilatos concordou em crucificar Cristo, para evitar os motins e tumultos que se seguiriam, caso não o fizesse (situação essa alías retratada no filme). E isso seria a última coisa que ele queria, um motim. segundo o filme ele (Pilatos) teria já a cabeça a prémio pelo César. Daí a simbologia do lavar das mãos.
E não façam mais comentários sem primeiro verem o filme. :evil:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quarta mar 24, 2004 1:52 pm

Jesus nao é nada mais q uma figura POP, deve ser mesmo a mais antiga e tambem a mais conseguida de sempre e este filme só prova isto. E acho tambem piada as pessoas q acham q o q vem na biblia é um facto historico por si só quando ate em relatos historicos bem mais recentes nao se pode confiar. O q dizer entao de um com com milhares de anos, feito por pessoas nada independentes.

De qualquer forma as palavras de Cristo houve muitos antes e depois q as falaram. Certamente haverao morrido muitos q poderiam ser ate "maiores" q o barbas mas q nao deu jeito a ninguem vender o peixe deles. Mas uma coisa é verdade ele veio realmente nao para trazer paz mas uma espada, o mundo continua ainda hoje banhado em sangue.

Prefiro a "Vida de Bryan" ou o "Envangelho segundo Jesus Cristo" ou mesmo um "Ichi, the killer".

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quarta mar 24, 2004 2:54 pm

o evangelho segundo jesus cristo não é perfeito historicamente (nem tenta sê-lo, afinal saramago brinca muito com o q é real ou produto das ilusoes da mente em muitos dos seus livros, este incluido), mas a historia de jesus q ele conta é muito mais correcta do q qualquer filme sobre jesus até hj feito. (o evangelho segundo jesus cristo) é um dos livros mais fantasticos q eu li até hoje, esse sim, valia uma adaptação ao cinema, mas como filmes destes são sempre grandes produções, duvido q o façam, pra grande pena minha.

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » quarta mar 24, 2004 5:08 pm

Lord_Phobos wrote:
Mas uma coisa é verdade ele veio realmente nao para trazer paz mas uma espada, o mundo continua ainda hoje banhado em sangue.

Se não percebi mal, acho que estas a fazer alguma confusão.

Do ponto de vista da doutrina cristã, que induzo ser o que contestas nesta afirmação, Cristo não trouxe a paz, trouxe o ensinamento do caminho para paz pela mensagem de amor fraterno e a redenção dos homens pelo sofrimento que suportou. A religião cristã, independetemente de todos os defeitos que possui, tem o pressuposto da liberdade de opção de cada individuo. Cristo "ensinou" o que fazer para que "tudo esteja bem" mas o Homem escolhe proceder de acordo ou não.

A "espada" como te referes é o que é esperado do messias de acordo com a religião judaica. Qualquer coisa tipo um rei que comandará vitoriosamente o povo contra os seus opressores e establecerá na terra o reinado de Deus. (espero não estar a dizer asneiras)

\00/

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » quarta mar 24, 2004 6:18 pm

Obviamente, "A Paixão de cristO" é pura propaganda católica. É incrível como um mito judaico-cristão consegue sobreviver 2 milénios, incrível o feito judaico de transformar um homem em mártir a bem da manipulação de consciências.
Contudo, gostei do filme, que vale o que vale... um grande soco no estômago...
Ainda, de louvar o facto de ser bastante fiel ao novo testamento, cumprindo o seu objectivo.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes