Na minha opinião o filme era demasiado físico, em detrimento da espiritualidade.
No entanto posso dizer que o filme me marcou muito pela incrível (e provavelmente real) violência deste, não deixando indiferentes a esmagadora maioria das pessoas que viram o filme.
Existem 2 grandes grupos de pessoas a emitir opinião sobre o filme: umas adoraram pelo seu realismo, outras detestaram pelo seu realismo.
Na minha opinião, questões de veracidade aparte (pois acho que não se pode dizer que aquela personagem não existiu, nem que o que professava era falso), acho que é um filme muito bom (mas não excelente) a retratar uma história incrível de alguém que rompeu radicalmente com os moldes hipócritas vigentes da sociedade daquela época, e que ainda teve a gigantesca coragem de provar as suas crenças do modo mais verosímil possível, isto é, submetendo-se sem hesitação às mais hediondas práticas de tortura e assassínio conhecidas na altura.
Mais uma vez, supondo que seria real o seu testemunho, deu uma grande lição a toda a humanidade, que posteriormente pegou na sua mensagem e a deturpou num fanatismo nada saudável, que já todos conhecemos...
Em resumo, e tendo em conta o que disse, o filme ultrapassa as "simples" palavras da bíblia, dando corpo e cor ao sofrimento pelo qual Cristo passou.