Cinema - "Der Untergang - A Queda"
Cinema - "Der Untergang - A Queda"
Revi ontem este filme e gostaria de saber a vossa opinião sobre o mesmo!
O que mais me impressiona no filme é a loucura/delirio de homem, totalmente deslocado da realidade/verdade.... e pior, a cegueira colectiva, a atitude profundamente acritica e submissa de quem o segue e sabe que caminha para o fim, a desgraça, a queda, para as ruinas!
O que mais me impressiona no filme é a loucura/delirio de homem, totalmente deslocado da realidade/verdade.... e pior, a cegueira colectiva, a atitude profundamente acritica e submissa de quem o segue e sabe que caminha para o fim, a desgraça, a queda, para as ruinas!
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Re: Der Untergang - A Queda
Intifada Escreveu:...e pior, a cegueira colectiva, a atitude profundamente acritica e submissa de quem o segue...!
Mas isso é com o contexto de hoje, e com a visão dos vencedores! Uma das coisas que aprendi é que nunca se pode comparar NADA em contextos diferentes marcados pelo tempo! E se os Nazis tivessem ganho? O filme seria outro!...
O filme está muito bom...
E ainda bem que perderam
-
Zyklon [RIP]
Talvez um dos filmes mais fantasticos e realistas que vi até hoje.
O senhor Bruno Ganz tem um papel verdadeiramente assustador aquele actor merecia não um mas dois Oscares pelo papel que fez de Hitler.
Adoro adorei muitas das frases ditas por ele.
Espero que isto ñ se torne em mais um topico....enfim
O senhor Bruno Ganz tem um papel verdadeiramente assustador aquele actor merecia não um mas dois Oscares pelo papel que fez de Hitler.
Adoro adorei muitas das frases ditas por ele.
Espero que isto ñ se torne em mais um topico....enfim
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
-
Zyklon [RIP]
- Sylandria
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: segunda out 03, 2005 12:56 pm
Zyklon Escreveu:Sylandria Escreveu: Espiritos Inquietos... outro grande filme.
Não digas isso que o filme é mauzinho nem o Kevin Bacon salva o emaranhado que é aquela historia...na altura tinha grandes esperanças pelo filme mas depois de o ver foi uma desiluçao enorme.
Mas são gostos.
Eu já o vi há algum tempo, mas lembro-me de ter gostado bastante dele...
-
Absolut [RIP]
Dos melhores filmes que vi este ano, sem sombra de dúvida!
Realização, argumento, fotografia, interpretação... 5*
Há uns tempos que não via o Bruno G. num papel tão emblemático (talvez desde as Asas do Desejo... será possivel?!!?)
Uma visão nada miserabilista, nem exagerada-histérica, nem pseudo-politicamente correcta ou incorrecta, a louvar!
Obrigatório ver no cinema... perde muito em televisão (
ainda estou para perceber como foi possivel passa-lo na 1 em tão pouco tempo.... será que a legislação mudou?!)
Realização, argumento, fotografia, interpretação... 5*
Há uns tempos que não via o Bruno G. num papel tão emblemático (talvez desde as Asas do Desejo... será possivel?!!?)
Uma visão nada miserabilista, nem exagerada-histérica, nem pseudo-politicamente correcta ou incorrecta, a louvar!
Obrigatório ver no cinema... perde muito em televisão (
ainda estou para perceber como foi possivel passa-lo na 1 em tão pouco tempo.... será que a legislação mudou?!)
Não o vi ontem mas vi-o no cinema, excelente! Algumas pessoas de sectores da esquerda, nomeadamente na Alemanha, fartaram-se de malhar no filme porque dizem que apresenta uma "imagem humanizada do Hitler", o que para mim é algo surpreendente
Talvez por ser filme alemão não apresenta a totalidade do povo alemão como carrascos (ao contrário do que um ou outro Spielberg costuma fazer) mas não deixa de lhes inculcar alguma responsabilidade (patente no discurso final da secretária).
Falando em Hitler, vi à venda na Fnac o dvd de uma mini-série que retrata a ascensão dele ao poder (como o Robert Carlyle como Hitler), alguém viu?
Talvez por ser filme alemão não apresenta a totalidade do povo alemão como carrascos (ao contrário do que um ou outro Spielberg costuma fazer) mas não deixa de lhes inculcar alguma responsabilidade (patente no discurso final da secretária).
Falando em Hitler, vi à venda na Fnac o dvd de uma mini-série que retrata a ascensão dele ao poder (como o Robert Carlyle como Hitler), alguém viu?
- Grimner
- Administrador
- Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
- Contacto:
Razor Escreveu:Não o vi ontem mas vi-o no cinema, excelente! Algumas pessoas de sectores da esquerda, nomeadamente na Alemanha, fartaram-se de malhar no filme porque dizem que apresenta uma "imagem humanizada do Hitler", o que para mim é algo surpreendente![]()
Talvez por ser filme alemão não apresenta a totalidade do povo alemão como carrascos (ao contrário de um ou outro Spielberg) mas não deixa de lhes inculcar alguma responsabilidade (patente no discurso final da secretária).
A imagem "humanizada" faz comichão, especialmente na Alemanha, porque há uma dificuldade em pensar no Hitler como uma pessoa. Vê-lo simplesmente como a encarnação terrena do demónio é algo muito mais reconfortante.
Para mim, a imagem humanizada é algo de muito mais brutal que as "demonizações" do Spielberg. Mal a comparado, conseguem pensar momento mais humilhantes que aquele do Saddam a ser inspeccionado à cata de piolhos?
Mas, tudo isso à parte, é um registo importante. Ele foi um ser humano, viveu e morreu. Independentemente daquilo que fez. Quanto muito, humanizá-lo ajuda a compreender aquilo que aconteceu, e a maneira como aconteceu. A guerra, afinal, é muito mais que o Holocausto, e o "sonho Nazi" é muito mais que isso.
E é por não ceder a pressões policamente correctas que o filme é o colosso que é.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage
Hordes of Yore webpage
- BKD.
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
- Contacto:
Uma das ideias mais fortes que o filme me transmitiu, é que muitos dos próximos de Hitler discordavam de muita coisa, mas todos tinham medo de dizer alguma coisa. Muitas das altas patentes do exército alemão, há muito andavam a fazer planos para se safarem, mas depois, como andavam aos grupinhos, e ninguém confiava em ninguém, acabaram por se afundar juntos. Acho que se nota é que a histeria/distorção da realidade, não era tão colectiva assim, mas no geral, concordo com muitas das opiniões aqui já expressas.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
Razor Escreveu:Falando em Hitler, vi à venda na Fnac o dvd de uma mini-série que retrata a ascensão dele ao poder (como o Robert Carlyle como Hitler), alguém viu?
Sim já vi, e não está nada de especial. Muito parado e parece pouco veridico,isto apesar de até curtir o Robert Carlyle.não recomendo
Quanto a "A Queda ", vi-o assim q saiu e ontem fiz questão de rever. Acho o filme brutal, com um desempenho do Bruno Ganz dos melhores que alguma vez vi.
Não há nhuma mensagem subliminar a ser passada, apenas o retrato(ao q parece fiel) de cm as coisas eram passadas e sentidas na chancelaria.
Hitler Humano? Alguém alguma vez acreditou no contrário?...
.
-
Pestilens [RIP]
-
Absolut [RIP]
Eu só aprovava se era verdade ou mentira o filme, se tivesse vivido na época
o filme não tem o objectivo de ser um documentário histórico, é baseado nas memórias da secretária do Hitler e no livro de um historiador.
Acho que nem se deve colocar a questão de veracidade ou não... é a visão do realizador, um produto cinematográfico de altissima qualidade, felizmente.
Obviamente que se quer credível, e realista mas daí a reflectir ou ser a verdade, vai uma grande distância.
Até porque não há verdades absolutas
Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes