The Firstborn - "Lions Among Men"

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor pantufa » sábado mar 10, 2012 7:20 pm

Imagem

Directamente do site da Fnac:

"Como leões entre os homens, os THE FIRSTBORN afirmam-se como uma verdadeira força da natureza num movimento em que cada vez mais a repetição contínua das mesmas fórmulas é confundida com talento. Com raízes bem marcadas no movimento Black Metal da primeira metade da década de 90, a banda revelou desde cedo uma vontade imensa de se destacar da multidão de clones que começavam então a invadir o underground.
Na viragem para o novo milénio, já com dois álbuns no fundo de catálogo, aguçaram os sentidos e sofreram uma mutação. O amadurecimento demorou cinco anos, mas eventualmente viu-os definir uma identidade própria e a abraçarem um caminho que é só seu.
Na busca por um lugar mais iluminado, foram dando, e continuam a dar, passos seguros na busca pela perfeição. A novidade «Lions Among Men», quarto álbum de uma carreira que já viu a banda tocar de Norte a Sul do país com a ocasional incursão pelo estrangeiro, sucede a «The Noble Search», de 2008, um disco aclamado pela crítica e pelo público.
Na sua essência, este material representa o derradeiro passo em frente na recta de crescimento em que os THE FIRSTBORN caminham desde que se juntaram a em meados da década de 90. Apostando na evolução e no refinamento enquanto colocam o pé no travão da metaforse, «Lions Among Men» eleva-os a um patamar superior; de intensidade, de envolvência e da forma como compuseram um álbum que funciona como uma experiência completa do início ao fim e em que todas as peças estão no sítio certo.
Bruno Fernandes explora toda a amplitude das suas cordas vocais, mostrando uma versatilidade incrível e revelando uma capacidade imensa para interpretar, sempre com àvontade, distintos registos e, sobretudo, diversos estados de espírito. Nuno Gervásio e Filipe Lima assinam um trabalho exemplar a nível da guitarra, incisivo quando tem de o ser e mais experimental quando se requer.
Por seu lado, a secção rítmica formada por Hélder Malícia no baixo e Rolando Barros na bateria mostra um pulso decisivo, ondulando e adaptando-se aos temas com uma elasticidade impressionante, movendo-se entre cadências lentas, pesadas e densas, e meios-tempos demolidores, que compõem as fundações de um disco vigoroso e bombástico em termos rítmicos.
Uma vez mais, Luís Simões revela-se muito mais que um convidado, desempenhando um papel fulcral no atingir de um nirvana sónico com o seu Sitar, os seus sintetizadores, a percussão e alguns samples. «Lions Among Men» soa enorme, orgânico, credível, fiel aos princípios do grupo e a uma ideia muito pessoal do que é a arte nos dias que correm. Dando continuidade ao conceito budista a que aderiu e que desenvolveu nos dois álbuns anteriores, o colectivo embrenha-se ainda mais numa filosofia verdadeiramente surpreendente – desta vez focando-se na escola de pensamento Mahayana – e deixa que o conteúdo lírico sirva de combustível às composições.
O que distingue os THE FIRSTBORN de tantas outras bandas que escrevem música tendo por base um mote comum a todos os temas é a facilidade aparente como equilibram o lado musical e o lírico. Os ganchos estão lá, a segurar a história. Sem nunca sacrificarem uma componente em prol da outra, o quinteto escreveu sete temas que prendem o ouvinte do primeiro ao último dos 55 minutos de duração do disco.
Depois da experiência em «The Noble Search» com a dupla Chris Fielding e Bob Weston – nomes associados aos Primordial e Shellac, respectivamente – «Lions Among Men» foi totalmente gravado em Portugal, num dos melhores estúdios do género no país. Os MDL Studios serviram de palco a um processo que se estendeu por seis meses, na busca incessante pela perfeição, em parceria com o engenheiro de som André Tavares. Posteriormente masterizado por Collin Jordan, nos Boiler Room em Chicago, resulta numa viagem sonora de abandono e desprendimento para com o mundo material. Densos, introspectivos, ritualistas e ocasionalmente hipnóticos, os THE FIRSTBORN fazem música desafiante para o ouvinte atento."
Última edição por pantufa em segunda mar 12, 2012 9:43 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor HFVM » sábado mar 10, 2012 11:47 pm

Grande review mas parei de ler após o primeiro parágrafo.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor Wolfheart66 » domingo mar 11, 2012 11:41 pm

Já ca canta, quando lhe pegar com atenção mando a posta...
Imagem

Avatar do Utilizador
Ratonni di Poronni
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: sexta jan 15, 2010 6:33 pm

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor Ratonni di Poronni » segunda mar 12, 2012 2:15 pm

Já saiu? Hum...ainda não vi á venda!
Falam de anarquia, de lutar pra viver. O povo hoje em dia aprendeu a perecer.
A apatia é grande e a crise é geral, se lembram disso sempre, esquecem no carnaval.
A seleção é grande, a novela é legal, a vida é mais dura só depois do carnaval

Avatar do Utilizador
Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4457
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm
Localização: Lesboa

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor Grind-zé » segunda mar 12, 2012 9:30 pm

Só o vi à venda aqui: http://www.rastilho.com/cd/detail/4/lio ... a0a289947/
Contudo, não encontro referencia a digi's.

Oh Chinelo, chega-te à frente e diz-nos aonde encontras-te o digipack???
E já agora, escreve mais qualquer coisa.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor pantufa » segunda mar 12, 2012 9:42 pm

THE FIRSTBORN
Lions Among Men (DGP)
11,90 €

http://www.fnac.pt/THE-FIRSTBORN-Lions- ... 21396&Fr=0

Avatar do Utilizador
Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4457
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm
Localização: Lesboa

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor Grind-zé » segunda mar 12, 2012 9:53 pm

pantufa Escreveu:THE FIRSTBORN
Lions Among Men (DGP)
11,90 €

http://www.fnac.pt/THE-FIRSTBORN-Lions- ... 21396&Fr=0



Ena, dá descontos pro cartão da loja.
Gracias.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor Wolfheart66 » segunda mar 12, 2012 11:15 pm

Ouvi hoje a minha cópia, bastante competente... A banda conseguiu um equilibrio perfeito entre groove, experimentalismo e melodia.
As que mais gostei foram a S/t a wantless a Vajra eyes e a Eight flashing lances.
:metal:
Imagem

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor pantufa » segunda mar 12, 2012 11:28 pm

Wolfheart66 Escreveu:Ouvi hoje a minha cópia, bastante competente... A banda conseguiu um equilibrio perfeito entre groove, experimentalismo e melodia.
As que mais gostei foram a S/t a wantless a Vajra eyes e a Eight flashing lances.
:metal:


Já ouvi o album 9/10 vezes e agora é que começo a digerir bem as canções.
A Eight flashing lances destaca-se e a ultima malha (instrumental) tá do caralho....

Avatar do Utilizador
Sludge
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2325
Registado: quarta jul 02, 2008 11:42 am
Localização: leiria/Silvares city

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor Sludge » terça mar 13, 2012 5:56 pm

Tenho que ouvir isto, uma das melhores senão mesmo a melhor banda portuguesa, se estiver ao nível do anterior já é muito bom.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor abyssum » terça mar 13, 2012 6:15 pm

Tenho que dar uma escuta nisto um dia destes.

Avatar do Utilizador
joaonuno2009
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2181
Registado: terça jul 27, 2010 12:16 am
Localização: Serra D'El Rei/Caldas Da Rainha
Contacto:

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor joaonuno2009 » terça mar 13, 2012 6:22 pm

Epá, o álbum está muito bom, se há bandas que mereciam alta contrato com uma grande editora eram estes senhores, são geniais. Tenho ouvido o álbum todo seguido e não sei que faixa hei-de destacar, está tudo interligado como se fosse uma música só. Está menos pesado que o Noble Search, mas está mais complexo, com mais pormenores espectaculares, e aqueles ambientes..... Excelente trabalho, vai ser muito difícil destrona-lo de álbum nacional do ano!
https://joaonvno2009.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor pantufa » terça mar 13, 2012 6:57 pm

joaonuno2009 Escreveu:Está menos pesado que o Noble Search


Olhe que não sei, não...
Acho que está um álbum menos directo que o anterior. Mais envolvente, e por conseguinte mais esmagador. Não tem tanto aqueles riffs mais "metal" do Noble Search; acho que consegue ser pesado de uma outra forma. Tem um som mais encorpado!

Avatar do Utilizador
joaonuno2009
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2181
Registado: terça jul 27, 2010 12:16 am
Localização: Serra D'El Rei/Caldas Da Rainha
Contacto:

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor joaonuno2009 » terça mar 13, 2012 7:31 pm

pantufa Escreveu:
joaonuno2009 Escreveu:Está menos pesado que o Noble Search


Olhe que não sei, não...
Acho que está um álbum menos directo que o anterior. Mais envolvente, e por conseguinte mais esmagador. Não tem tanto aqueles riffs mais "metal" do Noble Search; acho que consegue ser pesado de uma outra forma. Tem um som mais encorpado!

Está menos pesado porque não há tantos guturais e mesmo os que há, são menos, pá não sei explicar muito bem... menos fortes/intensos... e este álbum não tem momentos assim bué rápidos como tinham algumas faixas do outro álbum.
https://joaonvno2009.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
Dr.Pepper
Metálico(a)
Mensagens: 168
Registado: sexta jul 29, 2011 12:39 am

Re: The Firstborn - "Lions Among Men"

Mensagempor Dr.Pepper » terça mar 13, 2012 10:41 pm

abyssum Escreveu:Tenho que dar uma escuta nisto um dia destes.

Eu tambem.
Imagem


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes