Nightwish - "Imaginaerum" (2011)

Miguel Linkin [RIP 2012/09/25]

Nightwish - "Imaginaerum" (2011)

Mensagempor Miguel Linkin [RIP 2012/09/25] » quarta nov 30, 2011 10:54 am

Imagem

1. "Taikatalvi"
2. "Storytime"
3. "Ghost River"
4. "Slow, Love, Slow"
5. "I Want My Tears Back"
6. "Scaretale"
7. "Arabesque"
8. "Turn Loose the Mermaids"
9. "Rest Calm"
10. "The Crow, the Owl and the Dove"
11. "Last Ride of the Day"
12. "Song of Myself"
13. "Imaginaerum"

:arrow:
Ora bem...cá vai a minha review.
Muito se critica às vezes as female fronted metal bands pelos mais diversos motivos. Mas uma coisa é certa, em todos os géneros de metal, há quem faça música super generalista e banal e há quem saiba realmente como fazer boa música, demarcando-se das restantes devido ao facto de realmente terem algo válido e diferente a oferecer ao público. Como fanboy tinha elevadas espectativas para este álbum. Tinha gostado imenso do anterior e tinha muita curiosidade em ver até quando é que este tinha capacidade de o superar. À primeira audição nota-se alguma variedade, principalmente na inclusão de elementos jazz numa das músicas, um uso de efeitos sonoros à Tim Burton e um aumento das sonoridades celtas. A nivel de gosto pessoal, achei o álbum genial à excepção da Slow love Slow, que não sendo uma má música, também não é nada de especial e ficava bem como faixa bónus. Fora isso, as músicas estão muito bem conseguidas, principalmente as 3 últimas faixas do álbum com destque para a gigante Song of Myself, assim como a última malha instrumental do álbum - Imaginaerum. A banda tem perdido um pouco de peso mas tem ganho imenso a nivel orquestral. Diria sem grandes dificuldades que a nivel orquestral, isto é das coisas mais ousadas dentro do metal que alguma vez se fez. O Tuomas Holopainen é um génio...tenho dito.
Álbum do ano!
9,2/10

Avatar do Utilizador
Nhec
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4052
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Nhec » quarta nov 30, 2011 11:05 am

Curiosidade: onde "vês" o ousado? É que eu a ouvir este álbum só "vejo" o all over the place.
Na minha opinião, pior álbum da banda. De longe!
Prometiam qualquer coisa conceptual (o que vindo do Holopainen poderia ser algo excelente) mas lançam algo de ridículo. Que raio é aquela balada-jazzy? Que raio de vozes são aquelas usadas por vezes? Que raio é aquela 'I want my tears back'?
Sabem fazer bem melhor (e orquestralmente, o álbum anterior é claramente superior, imo).

(Talvez lhe dê outra oportunidade mais tarde mas nestas primeiras audições foi isto que achei).
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Avatar do Utilizador
Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 887
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Opuskulo » quarta nov 30, 2011 11:34 am

Ainda não ouvi o disco nem sei se deverei perder tempo a ouvi-lo, mas achei o título desta faixa absolutamente delicioso:

"Slow, Love, Slow" :lol:

Avatar do Utilizador
Nhec
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4052
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Nhec » quarta nov 30, 2011 11:35 am

Opuskulo Escreveu:Ainda não ouvi o disco nem sei se deverei perder tempo a ouvi-lo, mas achei o título desta faixa absolutamente delicioso:

"Slow, Love, Slow" :lol:


Continuo preferir a gargalhada que o início desta música (e o refrão) me proporcionam:
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Avatar do Utilizador
Toretto
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1068
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm
Localização: Leiria

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Toretto » quarta nov 30, 2011 11:40 am

Não sou saudosista da Tarja. Gosto da fase dela mas abracei a ideia feliz de não terem tentado arranjar uma voz parecida e mais, de não terem tentado replicar o som antigo com uma voz diferente. Daí que tenha gostado bastante do DPP. Este novo álbum é o virar definitivo da página. Existem umas 4/5 músicas que podiam ser cantadas pela Tarja mas nota-se que já foram compostas a pensar apenas na Anette.
Como já referiram, os sons folk estão muito presentes e existem algumas faixas surpreendentes como a Slow, Love, Slow. De resto, o álbum tem uma enormidade de sons completamente inesperados, como se os Nightwish se tivessem reinventado... e reinventaram.
Eu gostei muito.
Imagem

Avatar do Utilizador
José Sousa
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 953
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor José Sousa » quarta nov 30, 2011 1:14 pm

Miguel Linkin Escreveu:
Spoiler: Mostrar
Ora bem...cá vai a minha review.
Muito se critica às vezes as female fronted metal bands pelos mais diversos motivos. Mas uma coisa é certa, em todos os géneros de metal, há quem faça música super generalista e banal e há quem saiba realmente como fazer boa música, demarcando-se das restantes devido ao facto de realmente terem algo válido e diferente a oferecer ao público. Como fanboy tinha elevadas espectativas para este álbum. Tinha gostado imenso do anterior e tinha muita curiosidade em ver até quando é que este tinha capacidade de o superar. À primeira audição nota-se alguma variedade, principalmente na inclusão de elementos jazz numa das músicas, um uso de efeitos sonoros à Tim Burton e um aumento das sonoridades celtas. A nivel de gosto pessoal, achei o álbum genial à excepção da Slow love Slow, que não sendo uma má música, também não é nada de especial e ficava bem como faixa bónus. Fora isso, as músicas estão muito bem conseguidas, principalmente as 3 últimas faixas do álbum com destque para a gigante Song of Myself, assim como a última malha instrumental do álbum - Imaginaerum. A banda tem perdido um pouco de peso mas tem ganho imenso a nivel orquestral. Diria sem grandes dificuldades que a nivel orquestral, isto é das coisas mais ousadas dentro do metal que alguma vez se fez. O Tuomas Holopainen é um génio...tenho dito.
Álbum do ano!
9,2/10

Subscrevo na integra.
Álbum muito bem composto. :metal:

Miguel Linkin [RIP 2012/09/25]

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Miguel Linkin [RIP 2012/09/25] » quarta nov 30, 2011 2:11 pm

Nhec Escreveu:Curiosidade: onde "vês" o ousado? É que eu a ouvir este álbum só "vejo" o all over the place.
Na minha opinião, pior álbum da banda. De longe!
Prometiam qualquer coisa conceptual (o que vindo do Holopainen poderia ser algo excelente) mas lançam algo de ridículo. Que raio é aquela balada-jazzy? Que raio de vozes são aquelas usadas por vezes? Que raio é aquela 'I want my tears back'?
Sabem fazer bem melhor (e orquestralmente, o álbum anterior é claramente superior, imo).

(Talvez lhe dê outra oportunidade mais tarde mas nestas primeiras audições foi isto que achei).


Ousado porque é de todos os álbuns deles aquele que usa e abusa mais da parte sinfónica e o que usa menos guitarra e baixo. Dai por si só é o trabalho mais ousado da banda, visto que desde o Century Child que a banda vinha aumentando as suas partes sinfónicas de álbum para álbum, e neste eles atingem máximos quase absolutos. Creio que se fizerem um álbum mais sinfónico que este, a banda deixa de ser metal.
Concordo contigo em relação à faixa jazz, eu também não achei nada de especial. Quanto à "I want my tears back", parte do refrão é um bocado para o lol sim, mas a música tem uma das melhores partes instrumentais do álbum IMO, mais ou menos para meio 8)

Avatar do Utilizador
Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3904
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Localização: Alfragide
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Cyberquake » quarta nov 30, 2011 4:07 pm

Nhec Escreveu:Curiosidade: onde "vês" o ousado? É que eu a ouvir este álbum só "vejo" o all over the place.
Na minha opinião, pior álbum da banda. De longe!
Prometiam qualquer coisa conceptual (o que vindo do Holopainen poderia ser algo excelente) mas lançam algo de ridículo. Que raio é aquela balada-jazzy? Que raio de vozes são aquelas usadas por vezes? Que raio é aquela 'I want my tears back'?
Sabem fazer bem melhor (e orquestralmente, o álbum anterior é claramente superior, imo).

(Talvez lhe dê outra oportunidade mais tarde mas nestas primeiras audições foi isto que achei).

Tendo em conta que gostas bastante dos primeiros, ou o álbum está mesmo mau, ou então está óptimo. :D

Avatar do Utilizador
HrodwolfOdinson
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 230
Registado: quinta nov 24, 2011 12:45 pm
Localização: Parede
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor HrodwolfOdinson » quarta nov 30, 2011 4:34 pm

Nightwish será sempre uma banda sujeita a mtas criticas pelo facto de terem perdido uma carismatica vocalista. Que posso eu dizer? já ouvi o album e soou-me mto bem mesmo, na verdade surpreendeu-me pela positiva, gostei logo á primeira audiçao completa que fiz do album.
As pessoas ou aceitam bem a Anette e continuam fans da banda, ou fiquem na vossa, acompanhem a carreira solo da Tarja (bah, que seca) e oiçam os antigos albuns da banda. Eu pessoalmente prefiro a primeira opção. Nightwish em frente!

Avatar do Utilizador
Nhec
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4052
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Nhec » quarta nov 30, 2011 4:39 pm

...ainda ninguém tinha referido nada sobre a vocalista.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Avatar do Utilizador
HrodwolfOdinson
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 230
Registado: quinta nov 24, 2011 12:45 pm
Localização: Parede
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor HrodwolfOdinson » quarta nov 30, 2011 4:45 pm

...que sorte, fui o primeiro!

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2224
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Matusalem » quinta dez 01, 2011 12:31 pm

Nhec Escreveu:Curiosidade: onde "vês" o ousado? É que eu a ouvir este álbum só "vejo" o all over the place.
Na minha opinião, pior álbum da banda. De longe!


Estás enganado, camarada Nhec, o pior album de Nightwish foi o anterior. :)
E passo a explicar porquê: nota-se claramente que no album anterior as musicas foram feitas ainda para o timbre de voz da Tarja - claramente estupidez de quem compôs - e, claro, a Anette patinava chegando mesmo a desafinar por não ter capacidade de ir aos agudos quando a musica assim impunha. Neste, nota-se claramente que ouve uma maior preocupação em escrever cançoes para a voz da Anette. É tipo Iron Maiden fase Blaze Bayley.
Eu achei este album razoável, nada de extraordinário mas audível, umas cenas meio jazz pelo meio, coros com fartura, e já ouvi coisas bem piores. Destaco sim o 2º CD da edição especial, sendo o album na integra mas só em formato instrumental.

Avatar do Utilizador
HrodwolfOdinson
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 230
Registado: quinta nov 24, 2011 12:45 pm
Localização: Parede
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor HrodwolfOdinson » quinta dez 01, 2011 2:07 pm

Matusalem Escreveu:
Nhec Escreveu:Curiosidade: onde "vês" o ousado? É que eu a ouvir este álbum só "vejo" o all over the place.
Na minha opinião, pior álbum da banda. De longe!


Estás enganado, camarada Nhec, o pior album de Nightwish foi o anterior. :)
E passo a explicar porquê: nota-se claramente que no album anterior as musicas foram feitas ainda para o timbre de voz da Tarja - claramente estupidez de quem compôs - e, claro, a Anette patinava chegando mesmo a desafinar por não ter capacidade de ir aos agudos quando a musica assim impunha. Neste, nota-se claramente que ouve uma maior preocupação em escrever cançoes para a voz da Anette. É tipo Iron Maiden fase Blaze Bayley.
Eu achei este album razoável, nada de extraordinário mas audível, umas cenas meio jazz pelo meio, coros com fartura, e já ouvi coisas bem piores. Destaco sim o 2º CD da edição especial, sendo o album na integra mas só em formato instrumental.


haha comédia, o segundo disco, só para nao ter que ouvir a Anette lol

Avatar do Utilizador
Miguel79
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 625
Registado: quinta nov 27, 2008 9:11 pm
Localização: Loures
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor Miguel79 » quinta dez 01, 2011 3:35 pm

Gostei bastante do disco,não sou grande fanboy ou grande conhecedor da discografia da banda,mas o que ouvi neste CD agradou-me.

Avatar do Utilizador
portluis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2965
Registado: quarta mar 05, 2008 11:18 am
Localização: Coimbra/Aveiro
Contacto:

Re: Nightwish - Imaginaerum (2011)

Mensagempor portluis » quinta dez 01, 2011 5:27 pm

Não gostei muito do que ouvi neste álbum, vou ver se lhe dou uma segunda rodada e dar uma opinião mais completa...


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes