
Tracklist:
01- Crestfallen
02 - Sleep in Sanity
03 - Kingdom
04 - They Die
05 - Everwake
06 - J´ai Fait Une Promesse
07 - Alone
08 - We, the Gods
09 - Sunset of Age
Lançado a 5 de Setembro pela Kscope, "Falling Deeper" é o novo trabalho dos Anathema, uma compilação de regravação de temas antigos, dando continuação, de certa forma, a "Hindsight" de 2008.
Este trabalho é marcado pela presença de uma orquestra convidada, que ajudou a recriar os temas da fase antiga da banda, dando-lhe assim uma nova aura. Temas estes que na sua maior parte sofreram mesmo grandes alterações, sendo encurtados e ganhando uma sonoridade completamente nova. Um caso flagrante será por exemplo "We, the Gods" que na sua versão original tinha cerca de 10 minutos, e nesta nova versão tem apenas 3 min, e torna-se apenas numa faixa instrumental, com muita pena minha.
No geral pode-se dizer que os temas recriados resultam bastante bem, ganhando nova vida, e tornando-se faixas sobretudo atmosféricas, com pouca letra, mais virado para a sonoridade orquestral, e também para as vozes femininas de Anneke van giersbergen, convidada especial também neste disco.
O ponto fraco do álbum parece ser mesmo o facto de que os próprios convidados se sobreporem aos Anathema, dando menos importância na interpretação dos temas à banda dos irmãos Cavanagh. Se calhar a intenção da banda foi mesmo realçar a atmosfera do álbum, tendo convidado a orquestra com este propósito, mas em detrimento disso parece-me que a própria banda perdeu destaque. De qualquer forma é de assinalar a fantástica "Sunset of Age", uma música que não foge muito (comparando com as outras faixas do disco) à original, e que apresenta um excelente desempenho de todos os participantes, e onde finalmente podemos ouvir um grande destaque para a excelente voz de Vincent Cavanagh.
Mas, de certa forma, este "Falling Deeper" fica a saber a pouco, e penso que nunca poderá ser visto com um registo "a sério" da banda, um pouco à semelhança de "Hindsight", álbum este onde penso que foram mais felizes na reinterpretação dos temas escolhidos, talvez pelo facto de não os terem alterado tanto, fazendo apenas versões acústicas de músicas que por si só parecem feitas para serem interpretadas dessa forma. "Falling Deeper" apresentou-se um desafio maior do que essa última compilação, e no geral penso que a banda superou o teste, mas de qualquer forma fico com a ideia de que poderiam ter ido mais a fundo ainda nos temas, e não precisavam de ter encurtado tanto os temas, podendo explorar melhor a atmosfera que os trabalhos dos primórdios da banda têm para oferecer.