TEMAS...
01. The Province of Thieves
02. Under a Hunter’s Moon
03. Wolves…
04. An Entrance to Altered Mindtrips
05. Momentary Lapse
06. Fog
Mihalis (guitarra / vocais), Ilias (guitarra), Thanos (baixo) and Nikos (bateria).
Este foi de facto, uma das minhas mais gratas surpresas, a nível de música, deste ano. Absolutamente surpreendente! Tem rodado insistentemente nos meus ouvidos nas últimas semanas.
Para já, e por isto desde logo merecem a minha admiração, este álbum foi gravado sem acesso a qualquer contrato com editoras discográficas. Assim, só posso sentir respeito por estes excelentes músicos gregos, com uma banda formada há apenas 2 anos, e que decidiram gravar este monstro investindo do seu próprio bolso, pagando despesas e ainda assim, conseguindo um dos grandes trabalhos sónicos deste 2010.
Que tal este facto, para justificar verdadeiro amor e apego à sua arte? Que tal tamanha demonstração de independência e carácter pessoal!?
"Subtopia" revela-se desde logo. Para um trabalho auto financiado, detém uma excelente produção sonora. A banda, apesar de grandemente influenciada pelos supremos senhores Neurósis e seus acólitos Isis (entre outras), recusa-se a seguir, apenas, a copiar como tantas e tantas bandas fazem actualmente.
Pessoalmente, acho que mesmo com tão pouco tempo de existência, conseguem na perfeição, ombrear e até, ultrapassar a maior parte das bandas de Post-metal da actualidade. Reside na paixão a 100% com que destilam a sua veia musical.
Não são perfeitos, mas isso é irrelevante. Possuem a arte instrumental e a paixão para progredir.
Cada tema de "Subtopia" encerra em si próprio a força de uma atmosfera que raia, sem temores, o épico. Falo de agressividade e pura intensidade sonora.
São muitos os momentos inesquecíveis, e só temos de nos deter e escutar. Passagens Stoner-rock ligam-se a momentos pesados e metálicos. As fases, sempre frequentes, de pura entrega instrumental são esmagadoras e estamos sempre a desejar que não terminem.
Outro factor muito importante deste trabalho, reside no esforço da banda para uma escrita deliberadamente sensível, "partida" por desespero e pela cada vez mais visível inadaptação do ser humano à sociedade actual.
Tal é perfeitamente sentido nas vocais raivosas, nervosas e tão "sludge" de Mihalis. São vociferadas até à exaustão! Cruas e brutais.
Está neste facto, o grande portento deste álbum: a mistura perfeita de riffs Doom, Sludge rastejante e atmosfera Stoner de nos fazer dores no pescoço pelo "headbang", bem como pela eficácia de ideias Post metal que aqui surgem.
Penso que será apenas uma questão de tempo até terem contracto com uma grande editora. No meu caso, e porque a banda faz a própria distribuição do seu trabalho, encomendei o CD através do próprio site destes senhores. Creio que merecem todo o apoio que possamos dar para sobreviverem. Bem o merecem!
Espero com ansiedade um seguimento deste trabalho, já que a nível de concertos, actividade tem sido grande.
Enquanto isso e o tempo não passa, escuto "Subtopia" com a Jack Daniels por perto...