
O percurso misantropo de Vilkacis, iniciado com o split-CD «Black Throne of Disease» e cuja plenitude foi atingida no acutilante «Pro Nihilo Esse», não considerando os trabalhos blasfemos com os Malleus, tem agora em «Clausura» a sua continuação lógica.
Com distribuição a cargo da Bubonic Productions, label cada vez mais na linha da frente no universo extremo nacional, o ainda guitarrista dos Lux Ferre embrenha-se na penumbra solitária do seu refúgio, preparando esta colectânea de comiserações soturnas, as quais nos arrastam de imediato para o abismo circundante, onde as paisagens cedo se desvanessem em ambientes experimentais e cadentes, recordando-nos alguns projectos dentro do género, mas sempre com um cunho pessoal. Versando sobre a natureza humana, cada malha transpira veladas descargas emocionais, num registo angustiante e hedonista onde ao longo de quase uma hora de sonoridades pesarosas e compêndios de suicídio, não há muito espaço para a luz da criatividade, característica que infelizmente também não abunda pelas terras lvsitanas.
Fechado, claustrofóbico, hermético e mesmo muito sufocante, este «Clausura» ainda assim contém uma réstia de aragem que faltava ao seu predecessor. Out-10 [ 73 / 100 ]
other stuff