TEMAS ...
1. Prelude
2. Solution Called War
3. Awakening of a Discordant Machine
4. Infiltration
5. Swallowed By Defeat
6. Obey
7. Cut From Gaia
8. The Final Framework
9. Redemption
10. Chaos Archetype
Psycho - Vocais
Juho Räihä - Guitarra
Juho Matikainen - Guitarra, Baixo
Aki Salonen - Baixo
Kauko Kuusisalo - Bateria
O mundo que "existe" neste "Anthems of Annihilation", cinicamente urdido pelos Gloria Morti no frio da Finlândia, é, no mínimo e pela falta de melhor descrição, monocórdico. É cinzento e sem esperança.
Desde o início deste pesadelo musical, com um "Prelude" marcado pelos passos sinistros de botas da tropa em marcha marcial, bem como pelas palavras assassinas de Hitler e as justificações do ex-presidente norte americano, G. Bush, que sentimos a verdadeira vocação desta banda: uma mistura de Black/Death Metal que só tem uma meta, a guerra!
Habitam, neste trabalho, várias influências que, a meu ver, o poderão tornar de início, de difícil audição, mas ultrapassada esta fase , somos autenticamente invadidos por um tormento sonoro.
Algumas passagens de teclas, dão um estranho vigor ao som deste projecto. São uma estranha chamada de atenção ao que de sinfónico podemos encontrar no Black metal. A este facto, juntamos uma intensa dose de brutalidade sonora, cortesia do Death Metal mais profano e destruidor possível. Esta é, aliás, uma característica a onde se junta umas vocalizações absolutamente surreais!
Reconheço ter sido apanhado de surpresa neste trabalho. Fiquei com uma certa noção de algo que se afasta do marasmo que parece existir actualmente neste tipo de música. Fiquei agradavelmente surpreendido! Para alem de muito bem executado ( que bateria!) está pejado (sim!) de excelentes passagens melódicas e riffs que nos deixam imersos...
A faixa "Obey", com uma bateria esmagadora e um balanço punitivo, é um daqueles fenómenos que que explicam porque venero este tipo de extremismo.
"Infiltration" é um acto da mais pura violência sonora. Uma incitação ao caos e ao sufoco auditivo.
É na faixa, "Awakening of a Discordant Machine", pessoalmente, a minha preferida, que tudo se conjuga. Uma monstruosa demonstração do mais incrível terrorismo sonoro! Maquinal, pela sua essência de veneração à guerra, profetiza uma destruição total, fruto da maquinaria criada pela humanidade:
"Biblical beast made by man, rises from the sea
Seven heads, ten horns, bio-mechanical
The queen of machines, conceives more alloy
To rule the earth, conceives more alloy".
Um tema realmente eficaz.
Pessoalmente, sugiro este trabalho para os que procuram algo de realmente intenso e fora do normal, mesmo para os mais habituados a este som.
Existe imenso por explorar neste pedaço de extremismo. Quer pelas diferentes ramificações que aqui abundam, que irão decerto agradar aos que gostam de Black Metal de cariz mais sinfónico, quer aos que gostam da extrema dureza do Death Metal marcial-
...Ou então, apenas e só porque está muito bem tocado e é uma gema da mais pura insanidade musical!