TEMAS :
1. Irreversible
2. Ocean
3. Ouroboros
4. The Life of The Yellow Leaf
5. 7
6. The Cube
7. Labyrinth of Present
8. Odyssey
Tzvetan Khadjiiski - Vocais, Bagpipes, Percurssão
Ivan Todorov - Guitarras
Stefan Penev - Baixo
Andon Trapkov - Bateria
Existem, a meu ver, dois momentos absolutamente primordiais neste novo trabalho dos búlgaros Smallman: uma primeira dose de canções, onde se notam marcantes influências dos lendários Tool ou até dos Neurósis, o que por si só nem é negativo, porque considero estas duas bandas dois dos maiores portentos de criação na música pesada e de cariz exprimental, ajudando a criar o som onírico e quase surreal desta banda e uma segunda dose , que se reflecte de forma quase cirúrgica, no tema "7", onde os Smallman parece finalmente assumir o controle das operações. A partir daqui tudo se torna mais claro e esclarecedor da verdadeira capacidade desta banda.
O som das referidas bandas permanece, dissimulado, observando, mas os quatro músicos conferem-lhe personalidade própria e ouvimos este albúm de princípio ao fim siderados pela pujança criativa, capacidadde instrumental e vocalizações (porque Tzvetan Khadjiisk sabe, de facto, cantar) imensas de sentimentos e expressão.
Não existe a tentação para imitar. Tentam agarrar nas suas influências personaliza-las. "Labyrinth of Present" é esta viagem pejada de passagens de sonho cinzento, fusões de rítmos percurssivos e acima de tudo, algo que me surpreendeu, uma estranha angustia sufocante!
O sentido de melodia, reterão isso ao ouvir esta obra-prima, é cruelmente refinado e incrivelmente tocado!
A fasquia estava elevada após a gravação do primeiro longa-duração de 2006, mas foi, em minha opinião, largamente ultrapassada em tudo.
Sinuoso e rastejante, revela-se em todos os seu detalhes. Fino e delicado, é imenso para o Sludge, para o Post-Rock e derivados artisticos
que possam ser recriados pela música extrema.
Não se deve, de forma alguma, deixar este trabalho passar despercebido.