
TEMAS
1. Aion
2. The Threefold Life
3. Seven Spirits
4. Lightning Goeth From Fire
5. Aurora
6. Dawn In Rising
7. Paradigma
8. Ungrund
M. Krall ... instrumentos/vocais/criação
Já se sabe da díficil tarefa que é tentar fundir a terrível combinação Black Metal e Doom. É raro conseguir libertar de forma convincente, a frieza suícida e nihilista do Black Metal , com a depressão lenta e tortuosa do Doom mais cínico, em doses brutais e eficazes.
A maior parte das tentativas perde-se de forma absolutamente rídicula. Nem sequer se fala disso!
Quando tive acesso ao novo trabalho deste músico, M. Krall, e tendo ainda na mente, o brutal e excelente "Rivers of Dead Leaves" de 2008, pude constatar, para minha grande satisfação, uma transição interessante.
Se no anterior ainda se notava grandemente a presença do Black metal sobre o Doom, neste "Aurora", o universo estranhamente negro e distorcido deste músico, expande-se e alonga-se. Forjado em rítmos muitas vezes lentos e que caberiam perfeitamente no universo Doom, revela tambem, um natural tendencia para um certo som negro, suícida e caótico.
Este é um trabalho onde se viaja em atmosferas sonoras de incontornável beleza! Tantas e tantas vezes arrastado para a mais pura devocão a elementos de escuridão! Tantas e tantas vezes caminhando para um som colossal em peso e em sofoco!
M. Krall afasta-se de forma consciente do passado. E daí o interesse.
As vocalizações, ásperas e malignas ainda aqui estão. Mas são muito mais raras. Dá-se assim, espaço para a exploração puramente instrumental. Surge a submissão a longas passagens instrumentais que poderiam ser post-black metal. Surgem pequenos pormenores "folk" e até, elementos próximos de um certo "industrial"...
No fundo, banhado por um estranho brilho frio e assustador, que poderia perfeitamente habitar o mundo do chamado Black Metal depressivo. Gigantesco!!
Para mim , quande se consegue tamanha fusão rítmica, é só por si, já de louvar. Mas quando se obtem, desta perola negra, algo que, egoísticamente, brilha de si e para si, só pode ser inesquecível.
Absolutamente disfuncional , frio e lúgubre.